Estudos da Bíblia: Terceiro trimestre de 2008
Tema geral: Mensageiros da esperança
Estudo nº 11– Missão em terra pagã: Daniel e companhia
Semana de
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Comentário complementar ao estudo da lição da Escola Sabatina
Você pode encontrar esse comentário com 4 semanas de antecedência em: www.cristovoltara.com.br
Verso para memorizar: "E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos" (Apoc. 1:18).
- Introdução – santo sábado, dia do Senhor, da vida e da felicidade
Sou fã de profetas. Aprecio-os porque são homens ou mulheres que, pela sua humildade, simplicidade e consagração foram escolhidos pelo próprio Criador para serem nossos professores, sendo eles mesmos, diretamente ensinados por DEUS. Isso é pouco? Não foram eles que fizeram concurso para serem profetas, DEUS os escolheu, porque eram pessoas tão maleáveis que os poderia tornar até mesmo, profetas. Profeta é uma pessoa com a qual DEUS Se comunica e revela a Sua vontade. Inclusive, aos profetas DEUS pode revelar seus segredos em relação ao futuro. Todos nós deveríamos ser profetas. Eles são poucos porque as demais pessoas optam por serem autos-suficientes de DEUS, e assim, elas não servem para serem profetas.
Mas no final dos tempos, antes do fechamento da porta da graça, todos os filhos de DEUS serão profetas. Todos mesmo, porque aqueles que não servirem para profetas também não servirão para fazerem parte do povo de DEUS nessa Terra, nem de participarem do enfrentamento final com os inimigos do Senhor do Universo. Nos últimos dias a igreja de DEUS não poderá contar com meio convertidos, só com aqueles inteiramente entregues a JESUS para serem inteiramente transformados, e, evidentemente, inteiramente salvos. Não há um meio salvo, nem um 99% salvo, nem mesmo um 99,99% salvo, assim como não pode haver uma pessoa apenas 99,99% cristã. No final DEUS terá um povo puro, desvencilhado de tudo o que for do mundo e que não serve para os santos que habitarão com DEUS na eternidade.
No final, diz Ellen G. White, "Vi que ninguém poderia participar do 'refrigério' a menos que obtivesse a vitória sobre toda tentação, orgulho, egoísmo, amor ao mundo, e sobre toda má palavra e ação. Deveríamos, portanto, estar-nos aproximando mais e mais do Senhor, e achar-nos fervorosamente à procura daquela preparação necessária para nos habilitar a estar em pé na batalha do dia do Senhor. Lembrem todos que Deus é santo, e que unicamente entes santos poderão morar em Sua presença" (Primeiros Escritos, 71, grifos acrescentados). "O Senhor terá um povo tão verdadeiro como o aço, de fé tão firme como o granito. Eles devem ser-Lhe testemunhas no mundo, instrumentos Seus para realizar uma obra especial, gloriosa, nos dias de Sua preparação" (Testemunhos seletos – I, 590, grifos acrescentados).
Por isso, sou fã dos profetas. Eles já chegaram tão perto de DEUS que Ele Se revela a eles. As palavras dele, ditas por meio de profeta é que ensinam isto: "Cristo não Se manifestará, enquanto a vitória não for completa, e Ele vir 'o trabalho de Sua alma'. Isaías 53.11." (O Desejado de Todas as Nações, págs. 826-828, ênfases acrescentadas). Ou seja, Ele Se manifestará a todos quantos obtiverem, por meio d'Ele, completa vitória. Então, você também quer ser um profeta ou uma profetiza? Vai ser, se diariamente se entregar a CRISTO, e se for humilde para que Ele possa transformá-lo(a) em alguém tão separado do mundo (santo) que Ele possa lhe falar qual é a Sua vontade para a tua vida. Já pensou nisso? Isso é verdade? Acha que não? Então leia o que escreveu, exatamente sobre isto, o profeta Joel (2:28 e 29) também em Atos 2:17 e 18). Sim, no final da história a batalha será tão dramática que, para ser vencida, só mesmo ser formos profetas. Nesses dias o fogo da luta será tão intenso que se nos desligarmos de DEUS por um minuto, estaremos fulminados pelo inimigo. Cada um deverá ser porta-voz direto de DEUS. JESUS, o supremo comandante dirigirá seu exército de seres humanos diretamente de Seu trono, da mente d'Ele para cada mente de cada ser humano empenhado em salvar outro ser humano, tirando-o do império de satanás. Isso acontecerá em meio a uma fúria dos demônios jamais vista desde que há Universo e criação. Duvida que será assim? Então veja esta passagem: "Permiti-me dizer-vos que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da comum ordem de coisas e de um modo que será contrário a qualquer planejamento humano. ... Deus usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos. (Test. P/ Min. E Ob. Ev., 299, grifos acrescentados). Ele guiará cada soldado diretamente de Seu trono numa batalha que só poderá ser vencida se este soldado tiver o máximo do poder do ESPÍRITO SANTO, isto é, se for um profeta. Aliás, desde as crianças até os idosos, profetizarão nesses dias tremendos.
É por isso que sou fã dos profetas, eles vencem todos os inimigos porque estão ligados intimamente a DEUS, são seus amigos e confiam n'Ele inteiramente. Eles tem fé.
E sabe qual de todos os profetas antigos que mais me causa admiração? Moisés foi um dos gigantes do passado, ele se tornou grande aos 80 anos. Admiro-o muito por isso. Abraão foi outro gigante, até o chamam de pai da fé. Ele foi chamado aos 75 anos e sua prova de fé foi lá pelos 116 anos de idade, quando DEUS pediu que sacrificasse seu único filho. Admiro-o muito também. E assim há outros. Mas Daniel me causa admiração particular. Junto com seus companheiros, com apenas 17 anos de idade, foi exilado de seu país, separado de seus pais e parentes, longe de todos. Junto apenas com mais outros três adolescentes, e ele foi capaz de, com ousadia de um campeão de fé, decidir firmemente de "não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia" (Dan. 1:8). E seus companheiros, numa reunião de desafio ao DEUS do Céu no campo de Dura promovida pelo mais poderoso rei pagão daqueles tempos, onde milhares de todos os grandes do rei estavam se prostrando perante uma ridícula estátua, esses três tiveram a coragem de serem os únicos a ficar em pé, em uma atitude de respeito e reverência ao DEUS Criador. E desafiados até ao extremo, com a fornalha ardendo ao máximo calor, matando de imediato quem dela se aproximasse, sem em nada perderem algo de sua coragem, disseram ao rei em tom ameaçador: "e fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste" (Dan. 3:18).
São palavras não de um homem experiente de 116 anos, o pai da fé, nem de um príncipe de 80 anos, mas de três adolescentes exilados, diante de um rei furioso a ponto de ficar fora de si. Eu preciso admirar adolescentes que chegam a tal proximidade com DEUS, a ponto de não temerem mais nada do que venha dos poderes deste mundo, seja dos homens, seja dos demônios. Nada temem aqueles que se tornam amigos íntimos de DEUS, pois eles são Seus profetas. Aprenderemos, por certo, nesta semana, muito com estes garotos que só temiam a DEUS, e a mais ninguém.
- Primeiro dia: Um fundamento espiritual
Em nossa casa temos na parede da sala, um quadro bonito com uma linda estampa de JESUS com os Dez Mandamentos. O que acham, é importante fazer isso? Cheguei a conclusão que não muito, ou mesmo, quase nada. Sabem por quê? Aquele quadro já está lá há mais de dez anos. Nem eu, nem minha esposa, nem minha filha o percebem ali. Que me lembre, nunca o li naquele lugar. É muito raro nos darmos conta de que lá estão os Dez Mandamentos, senão na hora da limpeza.
Na verdade ele foi posto ali por um motivo diferente, que não é o de vê-lo todos os dias. Está na sala para que, vindo uma visita, ela perceba, e saiba que nessa casa essa é a lei que se obedece. O quadro é para as visitas, não para nós. Ele ali se tornou uma rotina sem valor algum para quem mora na casa. Essa é a verdade, e não há como negar, e isso é normal. Não está acontecendo nada de errado. Aliás, deve ser assim mesmo! Pois o verdadeiro lugar da lei não é num quadro!
Mas há outra coisa em nossa casa, e essa contribui para os que moram nela. É o pequeno culto matinal, que leva uns dez minutos, todos os dias. Nele fazemos uma curta oração, pelo culto, é lido um trecho de um livro escolhido, ao final do mesmo ocorre um pequeno debate de aplicação. Então nos ajoelhamos e cada um ora. Essas são orações intercessoras Após isso é recapitulada a lição daquele dia (já estudada individualmente no dia anterior) e é lido um capítulo da Bíblia (se ele é grande, só se lê a metade), também com um pequeno debate. Para concluir, mais uma oração curta, desta vez, pelo alimento. Isso tudo cabe em dez minutos.
É esse pequeno ritual diário que está mudando nossa vida, cada dia um pouco mais. É por ele que aqueles princípios da Lei são colocados em nossos corações e mentes. Queria chamar atenção para um ponto importante. Os israelitas moravam em redor das duas tábuas da lei, mas não a obedeciam o tempo todo. A lei estava apenas escrita nas tábuas de pedra, mas não nos corações.
Qual foi o poder que fez os quatro adolescentes manterem-se fiéis a DEUS num país estrangeiro de costumes pagãos? Eles estavam com a lei no coração, não apenas nas pedras, ou no quadro de parede. No quadro, ou na Bíblia, assim como na pedra, a Lei não é nada senão um conjunto de recomendações. Enquanto permanecer assim, nada vale para a nossa vida, senão para uma única finalidade: nos condenar, porque do quadro ela não tem força de princípio de vida que leva a obediência, só tem força de lei para condenar por falta de obediência. Mas estando em nossos corações (mente), a Lei modifica nosso caráter, e a obediência torna-se natural. Foi por isso que em Deuteronômios 6:5 a 9 diz: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas." Se estas palavras estiverem apenas nas duas tábuas, ou seja lá onde for, e não em nossas mentes, nada mudará em nossa vida, e na primeira dificuldade, ao contrário dos jovens hebreus, fracassaremos. Mesmo que seja uma dificuldade pequena.
Há uma recomendação de que permitamos que o ESPIRITO SANTO coloque em nossas mentes aquilo que fora antigamente escrito nas duas pedras. Aliás, esse texto bíblico é um dos mais poderosos argumentos de que a Lei Moral nunca mudou, mas infelizmente, pouco utilizado por nós. Está
Continua...
FONTE: http://www.cristovoltara.com.br/
Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!