20 a 27 de setembro |
"Eis-me aqui, envia-me a mim": |
Ano Bíblico: Am 5–9 |
"Ai de mim!"
1. Descreva a visão de Isaías, registrada em Isaías 6:1-6
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; (Isa. 6:1-6)
Deus transportou Isaías em visão para a sala do trono celestial, onde viu o próprio Deus sentado em um trono "alto e sublime" (Is 6:1).
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. (Isa. 6:1)
Em sua visão da sala do trono de Deus, Isaías pôde contemplar um espetáculo surpreendente. Ele viu as abas das vestes de Deus enchendo o templo e seres voadores com seis asas, chamados serafins. Ele os ouviu chamando uns aos outros em louvor a Deus. Suas vozes devem ter sido poderosas, porque fizeram os batentes das portas tremerem e o templo se encheu de fumaça.
2. Compare a visão de Isaías com as destes outros que tiveram a experiência de ver a Deus. Qual foi a reação comum? Que lição importante podemos tirar dessas reações sobre nossa relação para com o Criador? Êx 20:18, 19; Jz 13:22; Jó 42:5, 6; Ap 1:17
Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. (Êxo. 20:18-19)
Disse Manoá a sua mulher: Certamente, morreremos, porque vimos a Deus. (Juí. 13:22)
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:5-6)
Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último (Apoc. 1:17)
Em resposta à sua visão do "Rei, o Senhor dos exércitos", Isaías clamou: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos!" (Is 6:5).
Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Isa. 6:5)
Damah, o verbo hebraico traduzido como perdido, significa cortar ou acabar. A Versão Almeida também traduz essa palavra como perecer (Sl 49:12, 20) e destruir (Os 4:6). Esta palavra indica que a experiência assolou Isaías totalmente. A visão de Deus ajudou Isaías a entender o que ele era realmente, em contraste com seu Criador.
O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem. (Sal. 49:20)
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Osé. 4:6)
Por que a visão de Deus provocou essa reação? Como este fato nos ajuda a entender por que Jesus veio em carne humana para nos revelar como é Deus realmente? |
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic1332008.html
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!