terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Comentário da Lição 01 - Meios de comunicação do Céu - ESCOLA NO AR

1º Trimestre de 2009 - O Dom Profético

Comentário da Lição 01 - Meios de comunicação do Céu

 

 

sábado, 27/12/2008
› Introdução

Qual o papel básico da comunicação? Toda relação entre seres é baseada no conhecimento entre as partes. A linguagem utilizada, apesar de esta não ser a única a permitir entendimento e conversação entre as partes, poderá garantir uma base de condições que tornam mais produtiva essa interação. Além da linguagem, outros elementos podem compor essa base para que se alcance o objetivo da comunicação.

Deus utilizou, além dos recursos disponíveis e por Ele criados, técnicas que se adéquam aos momentos e objetivos daquilo que Ele quer comunicar. Porém, além da mensagem, das técnicas e recursos que funcionam como meios, na comunicação existem dois componentes essenciais, aquele que dá a mensagem e aquele que a recebe, e cada um deles tem uma parte importante a desempenhar nesse processo.

Nessa semana vamos analisar alguns aspectos importantes que apontam para a relevância dos meios que Deus utilizou para comunicar-se conosco. Vamos perceber que cada meio utilizado por Ele tem o propósito de apresentar algum aspecto do caráter e da natureza de Deus. Porém, por mais clara que seja essa revelação, a fé será sempre um componente que permitirá uma riqueza maior na percepção e entendimento da mensagem completa.

Pense: Deus escolhera Israel para revelar Seu caráter aos homens. Ele queria que eles fossem fontes de salvação no mundo. A eles foram entregues os oráculos do Céu, a revelação da vontade de Deus. Nos primeiros dias de Israel, as nações do mundo, mediante práticas corruptas tinham perdido o conhecimento de Deus. Eles O haviam conhecido antes; mas porque "não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu". Rom. 1:21. Mas em Sua misericórdia Deus não as riscou da existência. Ele Se propôs dar-lhes nova oportunidade de se familiarizarem com Ele por intermédio de Seu povo escolhido. Atos dos Apóstolos pág. 14.

Desafio: O canal de comunicação entre o homem e seu Deus tem de estar continuamente aberto, para que a alma cresça na graça e no conhecimento do Senhor. E Recebereis Poder - Meditação Matinal, pág. 63.



domingo, 28/12/2008
› No princípio

A princípio temos a idéia de que a comunicação de Deus com o homem foi perdendo em originalidade, não por culpa de Deus, mas pelo grau de pecaminosidade humana crescente. A princípio Deus tinha tanta intimidade com o casal Adão e Eva que conversava com eles quando passeava pelo Jardim do Éden. Ainda no Jardim do Éden, o casal escondeu-se de Deus porque tinha percebido a sua nudez. Note, não é Deus afastando-se do casal, e sim o casal escondendo-se de Deus.

Vemos nisso uma evidência de que Deus está sempre disposto a comunicar-se com o homem. Na medida em que o homem envolve-se mais e mais com o pecado, a comunicação com Deus parece-lhe mais difícil. Mas Deus, em Sua misteriosa misericórdia e piedade, não permite que o homem, obra de Suas mãos, afaste-se definitivamente da Sua presença. Deus não tolera o pecado, mas ama o pecador! Ele, mais do que nós, sabe identificar o pecador em sua fraqueza, e toma sempre a iniciativa.

A comunicação com Deus é, além de um antídoto contra o pecado, um fortificante para a alma. Não importa se pessoalmente ou através de anjos, ou mesmo através da comunhão, reflexão e oração, o relacionamento com Deus comunica poder em dose superior ao poder do pecado em nossa vida. Assim foi com Enoque, que mesmo comunicando-se com Deus através de anjos, serviu como uma forte advertência ao pecado em sua época, e ficou tão intimamente ligado a Deus, que Deus o levou para morar com Ele.


Pense: Enoque continuou a crescer celestialmente enquanto se comunicava com Deus. ... O Senhor amava Enoque porque Ele firmemente O seguia, aborrecendo a iniqüidade, e fervorosamente buscava conhecimento celestial, para fazer com perfeição a Sua vontade. Anelava unir-se ainda mais estreitamente a Deus, a quem temia, reverenciava e adorava. O Senhor não permitiria que Enoque morresse como os demais homens. Enviou anjos para levá-lo ao Céu sem provar a morte. Na presença de justos e ímpios, foi Enoque removido deles. A Verdade Sobre os Anjos pág. 67.

Desafio: Podemos proceder como Enoque. Foi tomada provisão em nosso favor. ... Anjos de Deus, excelentes em poder, são enviados para ministrar aos herdeiros da salvação. Estes anjos, ao perceberem que estamos fazendo o último esforço possível para sermos vencedores, realizarão a sua parte, e sua luz brilhará em torno de nós, dissipando a influência dos anjos maus que nos rodeiam. Criarão uma fortificação semelhante a muros de fogo à nossa volta. Review and Herald, 19 de abril de 1870.



segunda-feira, 29/12/2008
› Pela natureza

A natureza revela, através de uma imensidão de evidências, o poder de Deus e o Seu caráter. Nada conhecemos sobre a eternidade porque julgamos não ter em nossa esfera nada que nos reporte a ela. Mas vejam só: considere um segmento de reta. É um elemento finito, aparentemente. Em quantas frações é possível dividir um segmento de reta? Isso não é conhecer um pouco da eternidade? Como é possível algo que, aos nossos olhos, é limitado, dividir-se em frações infinitas?

Ao observar um pouco do que se conhece do Universo, podemos perceber a imensidão que se esconde atrás desse escuro que permite o brilho das estrelas. Quantas estrelas há no Universo? Quantas galáxias há no Universo? Será que existem outros Universos?

A natureza, por si só, é uma fortíssima evidência da existência de Deus e do Seu caráter. Uma outra observação intrigante é a de que, apesar de o homem tentar manusear a Natureza, ele não tem nenhum poder para alterar o seu curso, e quando tenta, a natureza deixa claro o seu descontentamento.

Atualmente, o assunto que toma conta da mídia, além da Crise Financeira Mundial, é a questão ambiental. Assim como ela é dadivosa, por outro lado, é visível a forma como a natureza reage às ações de desrespeito do homem e cobra pela negligência com que é tratada.

Através da natureza, Deus também envia mensagens de que o fim do mundo está às portas. É um fato real e que está sendo amplamente divulgado através da própria natureza (veja esse vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=i-yk5fMX_V4). Jesus autorizou a natureza como um "farol" dos tempos (Mateus 24). Deus também falou e fala através dela.

Pense: Os avisos de Deus são uma evidência do Seu amor pela raça que Ele redimiu na cruz.

Desafio: Os céticos recusam-se a crer em Deus, porque não podem compreender o infinito poder pelo qual Ele Se revela. Mas Deus deve ser reconhecido, tanto pelo que não revela de Si mesmo como por aquilo que é franqueado à nossa limitada compreensão. Tanto na divina revelação como na Natureza, Ele deixou mistérios a fim de reclamar a nossa fé. Assim deve ser. Devemos estar sempre indagando, sempre pesquisando, sempre aprendendo, e resta todavia um infinito para o além. A Ciência do Bom Viver pág. 429.



terça-feira, 30/12/2008
› Pelos profetas

Ninguém é colocado como profeta pela sua própria vontade. Deus é quem escolhe o profeta e lhe incumbe de ser o canal para a Sua mensagem. A natureza da mensagem que o profeta tem a tarefa de transmitir é definida por Deus para objetivos diferentes. Além de predizer fatos e acontecimentos, o profeta também transmite mensagens de advertência, de conforto e de orientação espiritual. Da mesma forma que o profeta, a mensagem também é de escolha exclusiva de Deus (I Pedro 1:21).

Não é uma tarefa simples ser profeta de Deus, porque o profeta tem mensagens espirituais que, embora aceita por muitos, sofre o preconceito e o descrédito de muitos também. Considerando que existe incompatibilidade entre os interesses materiais e os interesses espirituais, geralmente as pessoas que estão mais entretidas com o material não compreende em sua plenitude a mensagem espiritual (I Coríntios 2:14).

Deus utiliza o profeta como um mensageiro seu. Deus não dita as palavras para os profetas, exceto em situações especiais. Deus impressiona o profeta com o Seu Espírito para transmitir com as palavras do profeta a mensagem que é de Deus.


Pense: "É assim que Deus Se agradou comunicar Sua verdade ao mundo por meio de agências humanas que Ele próprio, pelo Seu Espírito, faz idôneas para essa missão, dirigindo-lhes a mente no tocante ao que devem falar ou escrever. Os tesouros divinos são deste modo confiados a vasos terrestres sem contudo nada perderem de sua origem celestial. O testemunho nos é transmitido nas expressões imperfeitas de nossa linguagem, conservando todavia o seu caráter e testemunho de Deus, no qual o crente submisso descobre a virtude divina, superabundante em graça e verdade." O Grande Conflito, pág. 7.

Desafio: É importante o reconhecimento da voz de Deus através dos Seus profetas.



quarta-feira, 31/12/2008
› Pela Palavra

As provas materiais da autenticidade da Bíblia são muitas. A arqueologia ]tem levantado provas surpreendentes de alguns fatos mencionados somente na Bíblia e que representam evidências claras de que o que está escrito nela hoje é o mesmo que foi escrito nos originais. Para quem tem um pouco mais de curiosidade sobre esse assunto, o Prof. Rodrigo Silva apresenta muitos fatos e evidências em seu trabalho "Evidências". São quatro DVD's recheados de provas incontestáveis.

Mas deve ficar bem claro para nós que a Bíblia não é um livro comum. Nela estão orientações que têm o objetivo de nos aproximar de Deus. A natureza humana busca por provas e comprovações, mas não podemos perder de vista que, apesar de o próprio Deus nos oferecer algumas provas ou evidências que revelam parte das coisas espirituais, a fé é a base da relação do homem com Deus. Se tudo for provado e revelado, de que valerá a fé? Qual é a participação da fé na vida do cristão? "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6.

A Bíblia foi escrita para servir-nos como um roteiro confiável para o nosso relacionamento com Deus. "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça". II Tim. 3:16. Nela encontramos experiências de pessoas que se relacionaram com Deus, relatos de experiências de pessoas que rejeitaram a orientação divina e quais foram as suas conseqüências, de experiências de pessoas que foram utilizadas por Deus para propósitos divinos e, sobretudo, o plano da Salvação. Mas nunca devemos nos esquecer: o relacionamento com Deus é baseado na fé! "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração. II Ped. 1:19.


Pense: Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra ( II Tim. 3:16 e 17)". O Grande Conflito, págs. 8 e 9.

Desafio: Deus nos ordena encher o espírito com elevados e puros pensamentos. Deseja que meditemos sobre Seu amor e misericórdia, e estudemos Sua maravilhosa obra no grande plano de redenção. Então, nossa percepção da verdade tornar-se-á mais e mais clara, e nosso desejo de pureza de coração e clareza de pensamento mais elevado e mais santo. A alma que descansa na pura atmosfera de santa meditação será transformada pela comunhão com Deus mediante o estudo das Escrituras. Parábolas de Jesus, pág. 60.



quinta-feira, 1/1/2009
› Por Cristo

Jesus veio como homem para mostrar em linguagem humana, verbal e não-verbal, quem é Deus, qual a Sua natureza, e qual o verdadeiro sentido das orientações divinas para a humanidade. "Os ensinos de Cristo eram tão diferentes das explicações bíblicas feitas pelos escribas e fariseus que prendiam a atenção do povo. Os rabis apegavam-se à tradição, às teorias e especulações humanas. Muitas vezes, o que os homens haviam ensinado e escrito acerca das Escrituras era posto em lugar delas próprias. O tema dos ensinos de Cristo era a Palavra de Deus. Ele respondia aos inquiridores com um positivo Está escrito (Mat. 4:4), Que diz a Escritura? (Rom. 4:3), Como lês?. Luc. 10:26. Em todas as oportunidades, despertando-se em um amigo ou adversário qualquer interesse, Ele apresentava a Palavra. Proclamava a mensagem evangélica de maneira clara e poderosa. Suas palavras derramavam abundante luz sobre os ensinos dos patriarcas e profetas, e as Escrituras chegavam aos homens como uma nova revelação." A Ciência do Bom Viver, pág. 21.

Jesus vivia dentro de uma esfera de proteção criada pela sua própria conduta. As suas atitudes eram tão diferentes das pessoas comuns que havia respeito em relação a tudo o que se referisse a Ele. "Deus viu que era necessária uma mais clara revelação, tanto de Sua personalidade como de Seu caráter, do que a que nos é oferecida pela Natureza. Enviou Seu filho ao mundo para, tanto quanto a vista humana podia suportar, manifestar a natureza e os atributos do Deus invisível." A Ciência do Bom Viver, pág.419. "Cristo estava escondido em Deus, e Deus era revelado no caráter de Seu Filho. Era a essa revelação que Jesus desejava dirigir a mente do povo." A Ciência do Bom Viver, pág. 32.


Pense: Deus nos fala a nós por Sua Palavra. Aí temos em linhas mais claras a revelação de Seu caráter, de Seu procedimento com os homens, e da grande obra de redenção. Aí está aberta perante nós a história de patriarcas e profetas e outros homens santos da antiguidade. Eram homens sujeitos "às mesmas paixões que nós". Tia. 5:17.

Desafio: O conhecimento de Deus segundo a revelação dada em Cristo, eis o que devem ter todos quantos se salvam. É o conhecimento que opera transformação no caráter. Recebido, esse conhecimento recriará a alma à imagem de Deus. Comunicará a todo o ser um poder espiritual que é divino. A Ciência do Bom Viver, pág. 425.



sexta-feira, 2/1/2009
› Revelação, luz e testemunha

"Visto como o livro da Natureza e o da revelação apresentam indícios da mesma mente superior, não podem eles deixar de estar em harmonia mútua. Por métodos diferentes em diversas línguas, dão testemunho das mesmas grandes verdades. A ciência está sempre a descobrir novas maravilhas; mas nada traz de suas pesquisas que, corretamente compreendido, esteja em conflito com a revelação divina. O livro da Natureza e a palavra escrita lançam luz um sobre o outro. Familiarizam-nos com Deus, ensinando-nos algo das leis por cujo meio Ele opera." Educação, pág. 128.

"Deus escolhera Israel para revelar Seu caráter aos homens. Ele queria que eles fossem fontes de salvação no mundo. A eles foram entregues os oráculos do Céu, a revelação da vontade de Deus. Nos primeiros dias de Israel, as nações do mundo, mediante práticas corruptas tinham perdido o conhecimento de Deus. Eles O haviam conhecido antes; mas porque "não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu". Rom. 1:21. Mas em Sua misericórdia Deus não as riscou da existência. Ele Se propôs dar-lhes nova oportunidade de se familiarizarem com Ele por intermédio de Seu povo escolhido." Atos dos Apóstolos, pág. 14

"Cristo, o resplendor da glória do Pai, veio ao mundo como sua luz. Veio representar Deus aos homens, e dEle está escrito que foi ungido com o Espírito Santo e com virtude, e andou fazendo o bem. Atos 10:38. Na sinagoga de Nazaré, disse: O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Luc. 4:18 e 19. Esta foi a obra de que encarregou os discípulos. Vós sois a luz do mundo, disse Ele. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos Céus. Mat. 5:14 e 16." Parábolas de Jesus, pág. 416.


Pense: "Aqueles que deviam ter sido a luz do mundo têm projetado apenas raios pálidos e fracos. Que é luz? É piedade, bondade, verdade, misericórdia, amor; é a revelação da verdade no caráter e na vida. O evangelho, com o seu explosivo poder, depende da piedade pessoal de seus crentes, e Deus proveu, pela morte de Seu amado Filho, os meios para que cada alma esteja perfeitamente preparada para toda boa obra". Review and Herald, 24 de março de 1891. Beneficência Social, pág. 36.

Desafio: "Os que aguardam a vinda do esposo devem dizer ao povo: "Eis aqui está o vosso Deus." Isa. 40:9. Os últimos raios da luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar Sua glória. Revelarão em sua vida e caráter o que a graça de Deus por eles tem feito." Parábolas de Jesus, pág. 415 e 416.


 

Conheça o autor

Wanderley Gazeta
É professor no UNASP desde 1982. Casado com Sônia M. M. Gazeta, tem dois filhos, Jean Marcel e Marcus Fernando.

 

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FONTE: http://www.escolanoar.org.br/Novo/impressao.asp?nivel=adultos_pt&data=2/1/2009

Qual a participação da mulher no culto público e na liderança?

Qual a participação da mulher no culto público e na liderança?

Alguns pontos característicos da vida cristã não são práticas rígidas, mas costumes que mudam com o tempo, dependendo da época, da cultura, e da região de um povo. Coisas como o comprimento de um vestido, ou de cabelo, o uso da barba, instrumentos musicais de adoração, posição da mulher na sociedade e na igreja, etc., têm mudado com o passar dos anos. Por isto é muito próprio o conselho de Ellen White: "Não deveríamos ser os primeiros a aderir a um costume, nem os últimos a abandoná-lo". O equilíbrio está em permanecer longe dos extremos. Existem algumas pessoas que têm uma certa dificuldade em aceitar as mudanças trazidas pelo tempo. Há pessoas e movimentos religiosos que tem maior dificuldade em acompanhar tais mudanças. Contudo, sempre devemos buscar qual o melhor caminho a tomar, com muita oração, humildade e acima de tudo com a guia do Espírito Santo, sob a luz da Palavra de Deus. Temos de entender em primeiro lugar, que todo princípio bíblico tem que ser estudado com base no contexto geral das Escrituras, respeitando a época, as circunstâncias e para quem foi escrito originalmente. O mundo é constituído por diversas culturas, ideologias, religiões, valores e padrões de pensamento completamente diferentes. Isto significa que o relacionamento do cristão com o mundo não deve tomar as mesmas formas em toda a parte. Um bom exemplo de tudo isso que estamos falando é a igreja de Corinto, nos tempos no Novo Testamento.

A igreja em Corinto era imatura. Lutava com o problema de oferecer a Deus um culto adequado, correto. Eles estavam confusos sobre a posição da mulher no culto, sobre a ceia do Senhor, sobre os dons espirituais e o problema do dom de línguas (I Coríntios 11-14). Paulo menciona certos costumes que nos parecem estranhos e esquisitos. Ele menciona o "uso do véu na cabeça", "sinal de poderio sobre a cabeça", "mulher orar com cabeça descoberta", "rapar a cabeça", "tosquiar a cabeça", "proibir a mulher de falar", "ósculo santo" e expressões conexas. Vamos analisar mais detidamente dois conceitos daquela época: o uso do véu, e a proibição da mulher falar em público.

1º - O uso do véu era costume oriental, sinal de virgindade e prova de submissão da mulher ao marido. Era muito usado naquele tempo e ainda é usado hoje em várias partes do Oriente. Não há menção do costume entre os judeus. Os Evangelhos não relatam incidente algum com mulheres, mesmo as mulheres que seguiam a Cristo, em que se mencionasse que alguma usasse o véu. Há referências em Gênesis 24:65; 38:14 e 19 das quais se deduz que naqueles tempos as mulheres de má fama o usavam (Gênesis 38:15). Note-se que até aí não existia a nação judaica. Mais tarde o véu mudou de conceito e passou a significar poderio do esposo ou submissão da mulher. Mas esse costume não existia entre os judeus e jamais teve lugar no Oriente. Na igreja de Corinto havia o costume de se usar véu. Sem véu, as mulheres seriam olhadas com suspeita.

2º - Outro costume daqueles tempos: a mulher, tida como inferior ao homem, não tinha certos direitos, como o de falar em público. Hoje há oradoras, educadoras, juízas, etc... Em Corinto, naquele tempo e naqueles lugares isto seria um escândalo. Note aqui, porém, que em Israel não havia esse problema. Afinal quem já não ouviu falar de Miriam (irmã de Moisés), de Débora (Juíza), de Hulda (profetiza) e outras mais que não só falaram em público como exerceram papel de liderança? Portanto entendemos que o princípio por traz dessa prática é o respeito pela autoridade. Na cultura daquela época e lugar envolvia a sujeição das mulheres à liderança masculina. Mas pensemos um pouco na igualdade entre o homem e a mulher diante de Deus. Pensemos também no chamado do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem dá os dons conforme lhe apraz para um fim útil. A Bíblia não fala que algum dom está restrito apenas aos homens e proibido às mulheres. Se Deus dá o dom de ensinar, de administrar, de pastorear (anciãs) e outros mais às mulheres quem somos nós para nos opormos à obra de Deus?? Por causa de cultura local, Paulo procurou evitar esse choque desnecessário com a cultura e costumes daquele lugar e proibiu as mulheres de falarem em público naquela ocasião particular.

Algo que deveria estar sempre vívido em nossa mente é o seguinte: Devemos estar o mais próximo possível da cultura daqueles a quem queremos alcançar para Cristo, desde que não estejamos ferindo os princípios da Palavra de Deus. A verdadeira religião baseia-se em princípios, Os princípios são eternos, mas a aplicação destes princípios pode mudar com o passar dos anos e de lugar para lugar. Quando aceitamos que a aplicação dos princípios pode mudar podemos entender que Paulo estava certo em proibir as mulheres de falarem em público em Corinto, e a igreja dos nossos dias também está certa em permitir que as mulheres participem da liderança pública. Concluímos, pois que não há nada intrinsecamente mau em uma mulher participar do culto público. Não é uma questão de princípio, mas de aplicação do princípio do respeito pela autoridade e pela cultura. Por que Paulo proibiu? Porque não seria aceito, nem benéfico, na cultura e nas condições da igreja de Corinto. Mudando as condições muda-se a aplicação do princípio. Por exemplo, o princípio da reverência para com Deus é imutável, mas a maneira de expressá-lo pode variar. No Oriente se expressa tirando os sapatos para entrar na igreja. Já no Ocidente, não temos por costume tirar os sapatos para entrar na igreja, mas nem por isso estamos sendo irreverentes. São apenas formas diferentes de cumprir o Princípio.

Quando Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência e sim pela reta justiça" (João 7:22-24). Ele pretendia restaurar a glória e a grandeza original da Lei de Deus. O princípio revela a misericórdia de Deus no cumprimento do preceito. Ao tentarmos professar uma religião calcada somente na letra da lei, ou seja, nos dogmas e preceitos, podemos cair no erro de julgar as pessoas, sermos intolerantes, observarmos o exterior, (cabelo, roupa, pintura, formas e mais formas), o que não é agradável a Deus. Os fariseus faziam isso o tempo todo e foram severamente advertidos por Cristo a mudarem. A lei de Deus deve estar inscrita em nosso coração. Aí reside a diferença, porque seria o resultado da entrega do coração diariamente a Cristo, que produz os frutos do Espírito. Professar uma religião de princípios, em nenhum momento significa a quebra ou a transgressão do preceito. É uma obediência que se desloca do formalismo religioso, para uma vida pura, reta e com uma liberdade e alegria que vem de dentro para fora. A essência da religião cristã não está nas exterioridades, mas sim num eterno relacionamento com a pessoa de Jesus. A ênfase em aspectos exteriores, culturais e formais pode produzir dentro da igreja os chamados "sepulcros caiados" (Mateus 23). Por fora estão bem, mas por dentro está faltando a vital conexão com Cristo. Sem Ele nada poderemos realizar ou produzir (João 15).

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000958

Se a salvação é gratuita porque tantas regras nos são colocadas para alcançá-la?

Se a salvação é gratuita porque tantas regras nos são colocadas para alcançá-la?

Você tem razão. A salvação é gratuita. NADA do que o ser humano pode vir a fazer pode se constituir em um mérito para a salvação. A obediência NUNCA deve ser um caminho para a salvação, e sim uma conseqüência dela. Jesus não disse que devemos guardar os mandamentos PARA obter a salvação. Apenas disse que se o tivermos no coração, se o amarmos, iremos fazer a nossa parte em guardar os seus mandamentos. Como Jesus bem colocou: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (João 14:15)

Com certeza a salvação é gratuita. Então porque as regras? Será que como seres humanos "somos totalmente incapazes de vencer o menor de nossos pecados?" Sim, se lutarmos apenas com a nossa força. Mas na verdade Deus não quer que vençamos em nossa força, mas na força dEle!! Ai reside a beleza do plano da redenção exposto na Bíblia: I João 1:9 diz que "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

O desejo de Deus não é apenas nos conceder o perdão. O desejo de Deus é também nos conceder a vitória. Isaías 27:5 menciona que esta não é uma obra na força humana, mas é uma obra na força que vem do Senhor!! Quando Deus fala que ele quer nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça Deus está mencionando que Ele quer prover transformação para as nossas vidas, ou seja, vitória.

Uma outra palavra para vitória é santificação. I Pedro 1:16 diz que devemos ser santos porque Deus é santo. Romanos 6:22 diz que "agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna." Hebreus 12:14 aconselha seguir a paz com todos e "a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."

Quando Deus nos convida para sermos santos, Ele está nos convidando para nos apoderarmos de Sua força a fim de sermos vitoriosos contra o mal. Vamos imaginar uma pessoa que fuma e não consegue abandonar o hábito do cigarro. Ela sabe que desperdiçou muito de sua saúde com este mau hábito. Sabe também que está transgredindo o sétimo mandamento da Lei de Deus que ordena não matar. (Quem fuma está matando a si próprio).

Com alegria esta pessoa aceita a Jesus como salvador e sente a paz de ter os seus pecados passados perdoados. E agora? Jesus exige que esta pessoa deixe de fumar para ser salva? CLARO QUE NÃO! E Jesus pode capacitá-lo a deixar do pecado do cigarro? - O que você acha????

Deveria a comunidade cristã onde esta pessoa aceitou a cristo como salvador incentivá-lo a aceitar a Jesus também como "Senhor" de sua vida? "Senhor" do cigarro ajudando-a a libertar-se deste mau hábito? Será que isto é esperar demais da salvação que Cristo tem a oferecer a raça humana? Sempre que dizemos que uma pessoa não tem condições de abandonar um mau hábito, estamos na verdade deixando de confiar no que Deus pode fazer. Estamos limitando a Deus por nossa falta de fé...

Deus não espera que atinjamos 100% de perfeição neste mundo. Ele apenas pede que façamos a nossa parte em obedecer sua santa Lei. Não para conquistarmos a salvação, mas como fruto dela. Os cristãos que tem em alta consideração pela Lei de Deus, não estão com isso diminuindo o valor do sacrifício de Cristo na cruz. Estão na verdade exaltando este sacrifício e o poder que vem da cruz para transformar todo pecador. Pense bem amigo ouvinte: será que Deus iria pedir algo a seus filhos que eles não pudessem alcançar??

Lembre-se de que "quando Deus chama, Ele capacita". Se estamos no caminho da obediência, Deus saberá recompensar os esforços de cada humilde filho dele. Outro aspecto: a obediência EXALTA a Deus, não ao ser humano. Quando o pecado se originou neste mundo Satanás acusou a Deus de que Sua Lei era injusta, difícil demais, impossível de ser guardada!!!

Quando o povo de Deus se consagra para obedecer a Deus e Sua Lei está trazendo glória ao nome de Deus. Romanos 8:37 diz que "em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." Na terceira carta de João 1:4 encontramos essas lindas palavras: "Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade." Pense um pouco sobre a importância da obediência, não PARA a salvação, mas PARA a glória do nome de Deus!

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000957

Por que Mateus menciona uma profecia como sendo de Jeremias, sendo que ela consta no livro do Profeta Zacarias?

Por que Mateus menciona uma profecia como sendo de Jeremias, sendo que ela consta no livro do Profeta Zacarias?

A passagem de Mateus 27:9, realmente é uma menção da profecia de Zacarias 11:12 e 13 e não de Jeremias, embora exista uma alusão a passagem de Jeremias 32:8-14. As explicações desta aparente contradição são várias e têm dividido os teólogos em muitas facções. As mais plausíveis são as seguintes:

a) Alguns têm sugerido que a referência feita por Mateus à Jeremias se deve ao fato que este profeta aparecia em primeiro lugar entre os livros proféticos, e que ele fez a citação sobre o nome daquele que figurava em primeiro lugar entre estes livros, ao invés de identificar com mais exatidão o autor destas palavras.

b) Outros teólogos explicam que Mateus citou de memória, e que simplesmente incorreu em pequeno equívoco, por lapso de memória.

c) Outros dizem que provavelmente Mateus tivesse usado o material básico de Jeremias 32:8,14, e mediante uma paráfrase produziu a citação que encontramos aqui.

d) Alguns teólogos também chegam a afirmar que a intenção de Mateus era dar ênfase à profecia em si, não relevando desta forma, a participação do autor desta profecia.

e) Há uma possibilidade, de acordo com alguns teólogos, que no livro original de Mateus havia referência a profecia e não ao profeta, e que os copiadores dos manuscritos querendo consertar um suposto erro, adicionaram o nome do profeta cometendo assim um outro erro mais grave ainda. Alguns pensam assim, porque em alguns manuscritos não se faz menção alguma do autor da profecia. Contudo, nos manuscritos mais antigos e mais dignos de confiança existe esta menção profética e o seu autor.

f) A maioria, no entanto, concorda que nunca houve uma profecia complicada, em tudo a mais obscura, que tivesse um cumprimento mais admirável. Não precisamos buscar um acordo perfeito e completo nas circunstâncias históricas de uma profecia e sua real aplicação profética.

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000664

Tenho medo da volta de Jesus... o que devo fazer?

Tenho medo da volta de Jesus... o que devo fazer?

Você deve encarar a volta de Jesus da seguinte maneira: pensar em Quem virá, e não no que virá. O mais importante na vinda de Jesus será Sua presença conosco. Todas as vezes que você pensar na Volta de Jesus procure imaginá-lo como a Pessoa Maravilhosa que realmente Ele é: Aquele que te ama mais que todos, com "amor eterno" (Cf. Jeremias 31:3); não importa o que você tenha feito, Ele sempre te amará. Aquele que deu a vida para que você pudesse hoje ter vida, e que anseia muito poder ter-lhe no céu...

Em I João 4:18, lemos "No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor." Deus nos deu tempo para preparar-nos para esse grande dia, hoje é o dia de preparação. Essa preparação envolve comunhão, conhecimento e relacionamento íntimo com Deus (através do estudo da Bíblia e Oração).

Hoje é o tempo de preparo, hoje precisamos conhecer ao máximo o Nosso Deus, para que por esse conhecimento venhamos a amá-lo e também confiar totalmente nEle. Não podemos confiar, nem tão pouco amar uma pessoa que não conhecemos. Lembre-se que o Deus que você aguarda é a pessoa mais confiável no mundo. E Ele deixou bem claro na Bíblia que não precisamos ter medo. Encontramos a palavra NÃO TEMAS, 366 vezes em Sua Palavra, isto significa que a cada dia do ano Deus está nos dizendo que não precisamos temer, e se o ano for bissexto, ainda assim Ele estará a nos dizer NÃO TEMAS.

Imagine por um instante que ao você nascer aconteceu um problema e para que você não morresse seria necessário que alguém doasse o órgão necessário para que você pudesse viver. Com certeza você faria tudo para conhecer essa pessoa, não é? Imagine ainda, que embora more longe essa pessoa vai viajar para lhe visitar, e lhe levar para passar uns dias em sua casa. (Isso não é maravilhoso?)

Acontece que para que essa pessoa venha é necessário que você enfrente tempestades, e uma série de coisas nada agradáveis para chegar ao local em que irá recebê-la, e ainda se sua família não quiser ir com você, você terá que deixá-los para ir encontrá-la.

Valeria a pena passar por essas coisas para poder encontrar essa pessoa tão especial, não é? Jesus além de nos dar a vida, ainda teve que sofrer muito, mais do que qualquer pessoa do mundo, e Ele é a única pessoa que nunca fez nada para merecer sofrer. Para Ele será uma alegria imensa saber que você estará aguardando-O com muita alegria!! Oremos a Ele para que nos ajude a estarmos prontos para encontrá-lo com alegria.

A seguir enumeramos algumas razões pelas quais não precisamos temer:

1º Não há necessidade de nos preocuparmos com aquilo que haveremos de comer ou vestir, pois Deus providenciará tudo que for necessário para nossa sobrevivência, assim como Ele fez com o povo de Israel durante os 40 anos de peregrinação no deserto, assim como fez com Elias durante a seca, assim como fez com Hagar quando fugia, etc...

2º Deus nos protegerá em qualquer lugar que estivermos, quer seja no campo, quer seja na cidade. Lógico que será bem mais fácil sobreviver longe dos grandes centros, mas nem todos terão condições para tanto.

3º Assim como os filhos de Israel foram preservados durante as pragas que incidiram sobre o Egito, o povo de Deus também será preservado durante as últimas pragas, de tal forma, que nenhuma conseqüência delas os assolará.

4º Os últimos acontecimentos que antecedem a volta de Jesus serão muito rápidos. Confie em Deus, descanse em suas promessas e tenha coragem de entregar a Ele todos os seus sonhos, todos os seus planos e todo seu futuro - (I Pedro 5:6,7). Que Deus ilumine sua vida!

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000931

Por que os Adventistas dão mais ênfase ao sábado?

Por que os Adventistas dão mais ênfase ao sábado?

Nossa ênfase ao sábado se dá pelo fato deste mandamento de Deus ter sido esquecido pelo mundo. Deus, ao criar o mandamento, sabia que o mesmo seria esquecido; por isto, usa a expressão "LEMBRA-TE..." no momento em que ordena a observância do sábado como dia de repouso e adoração. (Êxodo 20:8).

Outro fator se dá pelo fato de Deus ter feito um chamado à humanidade para que o adore como Criador; esta mensagem está em Apocalipse 14:7: "Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas."

Se você comparar esse texto com Êxodo 20:8-11 verá as grandes semelhanças entre eles. Estão falando do mesmo assunto. Um convite a todos para que guardem o sábado, para que lembrem de seu Criador através do "memorial da criação" estabelecido por Ele.

Como igreja, como cristãos, temos de pregar esta mensagem de Deus. Isto não quer dizer que a doutrina Adventista centralize-se apenas no sábado. Cristo é o centro das Escrituras; "um fio de sangue passa por todas as páginas da Bíblia" (o sacrifício de Jesus em favor da humanidade é o tema predominante).

Mas não podemos falar de Jesus sem falar de Sua doutrina, pois a mesma é dEle. A doutrina é importante para nosso fortalecimento e solidificação na fé.

Pouco antes de subir aos céus, o Senhor Jesus instruiu os discípulos a ensinarem "todas as coisas..." (cf. Mateus 28:20). Sendo que o sábado foi criado por Jesus Cristo (João 1:1-3 é claro em afirmar que Jesus é Deus.

Em Gênesis 1:26-27 vemos a presença de Cristo com o Pai e o Espírito Santo ao dizer: 'Façamos o homem...'), devemos ensiná-lo também. O Centro do Sábado é Jesus, pois Ele é o criador. Não há como falar do sábado sem falar de Jesus, pois a santificação deste dia faz parte da adoração a Ele (Cristo).

Cremos como igreja que a fé cristã é composta de vários 'pilares'; o sábado é apenas um deles e não o todo. Mas este todo sem o sábado é incompleto.

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000658

Por que Deus fez o mundo em seis dias e não em sete?

Por que Deus fez o mundo em seis dias e não em sete?

A Bíblia resume a criação da seguinte maneira: "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera". (Gênesis 2:1-3).

Deus poderia ter feito o mundo em um segundo se quisesse; Ele é onipotente (Salmo 91:1; Ezequiel 1:24). Creio que não o fez para que pudesse desfrutar melhor de suas obras criadas juntamente com suas criaturas. Não sabemos todas as razões as quais levaram Deus a fazer o mundo em seis dias e não em sete.

Mas algo que pode servir para que endentamos pelo menos um pouco, é o fato de que Deus queria fechar sua obra com o descanso do 7º Dia, pois este dia é o estabelecido por Ele, para que descansássemos de nossas obras e lembrássemos de nosso Criador.

O Sábado é um memorial do Criador e da criação. Êxodo 30:8-11 apresenta a seguinte recomendação: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou". (Êxodo 20:8-11).

Ao guardarmos este dia santificado e abençoado por Deus, demonstramos crer que não estamos aqui por acaso, ou por 'evolução', mas sim que cremos em um Deus Criador de todas as coisas e o adoramos e amamos. Que melhor maneira haveria de Deus concluir a obra da criação estabelecendo o último dia como sendo de descanso, para que tenhamos a oportunidade de contemplarmos com Ele suas lindas obras criadas e para que fortaleçamos nossos laços de amor com o Senhor?

Isaías 56:2 diz que a pessoa que faz isso é feliz ou, como diz a Bíblia, bem-aventurada. "Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal". (Isaías 56:2). Outro fator que levou Deus a fazer tudo em seis dias talvez tenha sido com o propósito de nos ensinar a importância da "organização".

Deus fez tudo em seis dias mostrando que o "planejamento" é muito importante para que tenhamos êxito naquilo que fazemos. Deus é um 'Deus de ordem' (I Coríntios 14:33). Santifique o dia de sábado; desfrute da comunhão total com Deus neste dia e serás "bem-aventurado" ao fazer a vontade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000929

sábado, 27 de dezembro de 2008

LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR!


LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR!


LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; MAS O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO SENHOR TEU DEUS. Nesse dia não farás trabalho algum, .... , e ao sétimo dia descansou; POR ISSO O SENHOR ABENÇOOU O DIA DE SÁBADO, E O SANTIFICOU. (Êx. 20:8-11)


Éxodo 20 (João Ferreira de Almeida Atualizada)


8Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.


9Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;


10mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.


FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?book_id=2&chapter=20&version=25

LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR!

LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR!

Önnur bók Móse 20 (Icelandic Bible)

    8Minnstu þess að halda hvíldardaginn heilagan.

    9Sex daga skalt þú erfiða og vinna allt þitt verk,

    10en sjöundi dagurinn er hvíldardagur helgaður Drottni Guði þínum. Þá skalt þú ekkert verk vinna og ekki sonur þinn eða dóttir þín, þræll þinn eða ambátt þín eða skepnur þínar, eða nokkur útlendingur, sem hjá þér er innan borgarhliða þinna,

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=18;

Xuaát EÂ-díp-toâ Kyù 20 (1934 Vietnamese Bible)

    8 Hãy nhớ ngày nghỉ đặng làm nên ngày thánh.

    9 Ngươi hãy làm hết công việc mình trong sáu ngày;

    10 nhưng ngày thứ bảy là ngày nghỉ của Giê-hô-va Đức Chúa Trời ngươi: trong ngày đó, ngươi, con trai, con gái tôi trai tớ gái, súc vật của ngươi, hoặc khách ngoại bang ở trong nhà ngươi, đều chớ làm công việc chi hết;

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=19;

2 Mózes 20 (Hungarian Károli)

    8 Megemlékezzél a szombatnapról, hogy megszenteljed azt.

    9 Hat napon át munkálkodjál, és végezd minden dolgodat;

    10 De a hetedik nap az Úrnak a te Istenednek szombatja: semmi dolgot se tégy azon se magad, se fiad, se leányod, [se] szolgád, se szolgálóleányod, se barmod, se jövevényed, a ki a te kapuidon belõl van;

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=17;

2 Mosebok 20 (Levande Bibeln)

 8Kom ihåg att betrakta sabbaten som en helig dag.

 9Sex dagar i veckan är till för dina dagliga göromål och ditt vanliga arbete,

 10men den sjunde dagen är en ledig dag, som du ska vila på inför Herren, din Gud. På den dagen får du inte utföra något som helst arbete, och inte heller får din son, dotter eller tjänare, vare sig man eller kvinna, eller din boskap eller de som bor som främlingar ibland er göra det.

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=44;

2 Mosebok 20 (Det Norsk Bibelselskap 1930)

 8Kom hviledagen i hu, så du holder den hellig!

 9Seks dager skal du arbeide og gjøre all din gjerning.

 10Men den syvende dag er sabbat for Herren din Gud; da skal du intet arbeid gjøre, hverken du eller din sønn eller din datter, din tjener eller din tjenestepike eller ditt fe eller den fremmede som er hos dig innen dine porter.

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=5;

2 Mosebog 20 (Dette er Biblen pÃ¥ dansk)

 8 Kom Hviledagen i Hu, så du holder den hellig!

 9 I seks Dage skal du arbejde og gøre al din Gerning,

 10 men den syvende Dag skal være Hviledag for HERREN din Gud; da må du intet Arbejde udføre, hverken du selv, din Søn eller Datter, din Træl eller Trælkvinde, dit Kvæg eller den fremmede inden dine Porte.

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=11;

2 Mose 20 (Luther Bibel 1545)

    8Gedenke des Sabbattags, daß Du ihn heiligest.

    9Sechs Tage sollst du arbeiten und alle dein Dinge beschicken;

    10aber am siebenten Tage ist der Sabbat des HERRN, deines Gottes; da sollst du kein Werk tun noch dein Sohn noch deine Tochter noch dein Knecht noch deine Magd noch dein Vieh noch dein Fremdling, der in deinen Toren ist.

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=10;

20 (Chinese Union Version (Traditional))

 8

 9

 10  

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=22;

Éxodo 20 (Nueva Versión Internacional)

8 »Acuérdate del *sábado, para consagrarlo.9 Trabaja seis días, y haz en ellos todo lo que tengas que hacer,10 pero el día séptimo será un día de reposo para honrar al Señor tu Dios. No hagas en ese día ningún trabajo, ni tampoco tu hijo, ni tu hija, ni tu esclavo, ni tu esclava, ni tus animales, ni tampoco los extranjeros que vivan en tus ciudades.[b]

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=42;

Exodus 20 (English Standard Version)

 8(J) "Remember the Sabbath day, to keep it holy. 9(K) Six days you shall labor, and do all your work, 10but the(L) seventh day is a Sabbath to the LORD your God. On it you shall not do any work, you, or your son, or your daughter, your male servant, or your female servant, or your livestock, or the(M) sojourner who is within your gates.

FONTE: http://www.biblegateway.com/passage/?search=Exodus%2020%20;&version=47