domingo, 13 de setembro de 2009

Comece seu dia com Deus - comentario da lição de 12/9/2009 - sábado

Comentário da Lição dos adultos de 12/9/2009

Introdução
Texto por: Pr. Dr. José Carlos Ramos

Estamos diante do menor documento do Novo Testamento, senão de toda a Bíblia. Todavia, não de pouca importância; comparo a segunda epístola de João a uma gema de ovo: pequena, mas substanciosa.

Como ocorre em 1João, a admoestação apostólica na presente epístola foi dada face a problemas criados por dissidentes que, vez por outra, visitavam a congregação à qual João se dirigiu (como afirmado no comentário de 29 e 30 de junho, o mais provável é que "senhora eleita", no v. 1, personifica uma congregação local, e não uma determinada pessoa; veja também a nota que segue à pergunta 1 da lição). Esta admoestação envolve o exercício da verdade e do amor, manifestado na obediência aos mandamentos de Deus, isto é, na vivência da doutrina de Cristo.

Vivência implica perseverança, subentendida no emprego dos verbos "andar" (três vezes, vv. 4, 6) e "permanecer" (também três vezes, vv. 2, 9), este na forma negativa uma vez ("não permanece", v. 9) em referência aos referidos dissidentes que haviam se desviado da fé. Eles não haviam perseverado na doutrina e agora se empenhavam para que outros membros fizessem o mesmo. É muito triste quando uma pessoa se apostata e abandona de vez a igreja e seus antigos companheiros de fé; mais deplorável, todavia, quando ela, a serviço do diabo, fica por perto instigando outros a que façam o mesmo.

A exemplo do emprego em 1João, "andar" aqui tem o sentido de avançar, progredir, prosseguir. É inegável que perseverança é a chave do êxito, do triunfo, em qualquer empreendimento, e não seria diferente em assuntos espirituais. Daí o apelo do escritor, exarado no v. 8 como centro temático da epístola: "Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão." Que adianta nadar e nadar, só para acabar morrendo na praia?

Damos graças a Deus porque o Espírito Santo atua em nós para nos fazer perseverar. Se não resistido, Ele não só nos garante o conhecimento da verdade (Jo 16:13), mas também a permanência nela tanto quanto a permanência dela em nós; isso "para sempre" (2Jo 2), pois Ele veio para estar conosco também "para sempre" (Jo 14:15). Assim, não é por coincidência que o Espírito Santo seja não apenas identificado como "o Espírito da verdade" (15:26), mas como a própria verdade (1Jo 5:6). Em resumo, a verdade permanece em nós para sempre, e nós na verdade, porque o Espírito Santo nos foi dado para estar em nós para sempre. Negá-lO é negar a verdade.
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