Maçã tem vitaminas e minerais essenciais

A nutricionista explica, ainda, que a fruta é uma importante fonte de fibras, substâncias que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e que estabilizam a concentração de açúcar no sangue. "Uma maçã (peso médio de 100g) fornece, aproximadamente, 10% da quantidade de fibras que necessitamos ao dia. A principal fibra encontrada na maçã é a pectina, indicada principalmente para pessoas que sofrem com colesterol elevado e para diabéticos", conta.
A maçã é, também, uma importante fonte de ácido málico, responsável pela diminuição de secreções e pelo combate de diversos problemas que causam, entre outros, inflamações na boca, garganta e intestinos. "Não foi comprovado cientificamente, mas talvez se deva ao ácido málico uma revelação feita por um estudo realizado na Finlândia. Segundo a pesquisa, existe uma forte relação entre o consumo de maçã e a redução dos riscos de câncer de pulmão. O ácido málico trabalha diretamente no sangue e nos tecidos, eliminando o 'lixo' originado pelo metabolismo", completa a especialista.
Além das vitaminas e sais minerais, a maçã é uma importante fonte de flavonoides, substâncias responsáveis pela redução do risco de doenças do coração, derrames e que possuem, também, atuação no combate ao câncer.
(Lide Multimídia Assessoria de Imprensa; Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais)