Lição 07. Segundo trimestre. 08 a 15 / 05 / 2010
Comentários de Gilson Nery
Esc. Sabatina.
Descanso e restauração
"...O Senhor é o Deus Eterno, o Criador de toda a terra..., Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças..., aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças, voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam... ." Isa. 40:28-31. Nova Versão Internacional. Note esta tradução Almeida: "Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor;" Verso 29; mesmo que já tenhamos chegado aos extremos de se encontrar sem nenhum vigor, o Deus Eterno que criou a terra e os Céus do nada, pode criar em nós e no nada que exista em nós, forças multiplicadas; em Exd. 33:14, Deus nos diz: "Irá a Minha Presença contigo para te fazer descansar;" tendo em vista esta promessa e Palavra de Deus, nós, pelos méritos de Cristo podemos descansar no Senhor e esperar Nele ( Sl. 37:7 ), renovar as nossas forças e voar alto como águias e, também, ao calor deste deserto da vida, descansar à sombra do Onipotente. Sl. 91:1; Ele é o Pão da vida para o faminto ( João 6:35 ), a Água da vida para o sedento ( João 4:10,14;Apc. 22:17 ); a Manutenção da vida para os que estão vivos; ( João 11:26; o Retorno à vida aos que já morreram; o Advogado das causas perdidas ( I João 2:1 ), o Juiz dos humanos ( João 5:22,27 ) e a vida eterna a todos os que crêem Nele. João 17:3. é partindo deste contexto divino-humano, que o cansado, oprimido e sobrecarregado encontra o verdadeiro e completo descanso e restauração para o espírito, alma e corpo. Mt. 11:28-29; I Tes. 5:23. Esta espécie holística de descanso e restauração não existe em outras fontes, em outras origens, pessoas, coisas e sistemas, mas, apenas no Infinito e Todo-Poderoso Manancial de águas vivas é que podemos encontrar ( Jr. 2:13 ), e, como tenho dito em outros comentários, não devemos beber água engarrafada, mesmo que seja Desta Fonte, mas sim, diretamente e com a "boca na bica;" nem mesmo as nossas mãos devem ser usadas para recolher Esta água e beber, permitamos, isto sim, que a Fonte destas águas encha o nosso ventre da alma desta água viva até que transborde para a vida eterna, amém! O descanso e a restauração do corpo é de grande importância, mas não preenche os vazios da alma e do espírito, ao passo que quando o espírito e a alma estão descansados e restaurados, o corpo, por sua vez, é grandemente beneficiado, e, em situações precárias, dispensa o descanso e a restauração do corpo; note bem, eu disse, em situações precárias, porém, em nenhuma circunstâncias ou situações, o descanso e a restauração do corpo, substitui o descanso e restauração do espírito e da alma, portanto, comecemos sempre com esta última opção sem omitir a primeira opção.
Verso para memorizar: Note bem esta seqüência muito importante: Em primeiro plano, Cristo vem a nós em nossa porta para nos oferecer o Seu descanso e restauração, a seguir, nós vamos a Ele e, depois, vamos com Ele para um lugar a parte para um descanso espiritual e físico, note bem, a prioridade absoluta é o plano espiritual, a seguir o físico, primeiro a alma e espírito, depois o corpo físico.
Restaurar: É o plano de Deus restaurar em nós o estado original edênico, e, esta restauração começa agora e culminará com a glorificação por ocasião da segunda vinda de Cristo; em Sua primeira vinda, Cristo lançou as bases para esta restauração, e nós, por Sua Graça, devemos trabalhar nesta restauração a partir destas bases lançadas por Ele e, ombro a ombro com a Pessoa Dele ao nosso lado; mesmo no plano físico, esta restauração depende do descanso que encontramos Neste Salvador Maravilhoso; até mesmo o descanso físico de um descrente e seus benefícios, depende do sacrifício de Cristo, isto é assim porque, sem este sacrifício, a extinção da espécie humana já teria ocorrido a muito tempo. Medite em Sl. 80:3. Al. At. ( Almeida Atualizada).
Parte de domingo. Sem tempo.
Sem tempo !?! A Bíblia diz que Deus providenciou tempo para tudo e para todo o propósito de baixo do Céu ( Ecl. 3:1 ), se estamos sem tempo, especialmente para Deus e Seu Reino, é porque não estamos administrando devidamente este dom de Deus que é o tempo; acho que a grande maioria dos cristãos tem lido Eclesiastes 3 com as lentes dos seus óculos deformadas, confundindo este texto com predestinação de tempo; que estes procurem "comprar" do Oftalmologista Jesus Cristo, o Seu colírio precioso, para que possam enxergar devidamente as maravilhas da Palavra de Deus. VejaApc. 3:18.
Perg. 01 – Note que o Jardim do Éden já era perfeito em todos os seus aspectos, quando Deus o criou, mas o homem foi colocado ali para o lavrar e guardar; este trabalho do homem consistia em ter o prazer de lidar com as coisas criadas por Deus, não aperfeiçoando-as, mas, por permissão Dele, direcionando e adaptando às suas preferências; Deus criou todas as coisas perfeitas no Jardim do Éden, mas, deixou a cargo do homem, adaptá-las às suas preferências tornando-se assim, um co-criador com Deus; imaginem o encanto que seria deste nosso planeta hoje, se Adão e seus descendentes sem pecado, estivessem trabalhando para embelezar toda a superfície da terra, tendo como padrão e modelo o Jardim do Éden original!
Perg. 02 – Orar repousar e orar; o repouso não substitui a oração, O único intervalo que deve existir na oração, é a meditação na qual a alma para de falar para ouvir Deus falar.
Parte de segunda feira. A necessidade de repouso.
Perg. 03 – Bom mesmo é não esperar até ouvir estes sinais, e sim, antecipar esta situação; ninguém deve, por exemplo, esperar sentir sede para beber água, deve-se beber água para não sentir sede.
Perg. 04 – Como disse acima, devemos descansar para não ficarmos cansados e não apenas descansar por estar cansados; Deus não descansou por está cansado e nem mesmo Adão e Eva, eles se iniciaram na vida descansando.
Parte de terça feira. Descanso na presença de Deus.
Perg. 05 – É preciso observar que muitos que receberam a Cristo em seus corações, não encontraram o descanso holístico para todos os seus espíritos almas e corpos e por que não encontraram? Porque O receberam em seus corações, mas não O colocaram no trono dos seus corações. Compare com Heb. 4:1,3,5,6,9 e 10; Ele espera que O convidemos para ocupar este lugar em nossos corações, embora Ele seja o Proprietário Legitimo deste lugar, realmente Ele é a Elegância e a Nobreza em Pessoa!
Perg. 05 – Ver neste comentário, a introdução da lição.
Parte de quarta feira. Descanso diário.
O segredo para um descanso diário após um dia de trabalho, está revelado em Sl. 4:8; Isa. 30:15, comparar com Isa. 52:12; estas Palavras são como jóias preciosas que Deus em Sua Palavra escrita nos deixou para que possamos viver por elas. Nada pode afetar uma boa noite de sono em pessoas que seguem esta fórmula divina.
Parte de quinta feira. Descanso semanal.
Perg. 07 – É preciso não esquecer nunca, que antes de fazer o descanso semanal, Deus criou primeiro a semana de seis dias e, assim sendo, "o nosso" descanso semanal precisa estar rigorosamente aferido pelo ciclo semanal desta semana criada por Deus, não serve outro ciclo semanal de criação humana ou eclesiástica, assim como não serve outro sétimo dia de outra semana, é no descanso ( sábado ) do Senhor que devemos descansar e não no nosso descanso ou descanso derivado de uma semana criada por qualquer que seja instituição religiosa, política ou social ou individual; é o sábado do Senhor que deve ser observado e não os nossos sábados, os nossos sábados, por mais bem observados que sejam, não trarão o descanso holístico para o corpo, alma e espírito, por não estarem aferidos com o ciclo semanal original da Divindade.
Perg. 08 – Note o seguinte: Deus Se encontrava fisicamente e Pessoalmente aqui em nosso planeta quando descansou no sétimo dia da Sua criação do mundo e santificou todos os demais sétimos dias sincronizados com esta Sua semana criada que viessem depois no futuro do nosso planeta. Deus não santificou e abençoou aquele sábado passado, mas os futuros que viessem depois na história da humanidade para que possamos juntamente com Ele, participar desta santificação e bênção e sermos santificados e abençoados e, esta sincronização semanal permanecerá na vida futura da Nova Terra (Isa. 66:22-23, na Trad dos Monges Beneditinos ) e, assim sendo, como celebrar hoje, um sétimo dia não aferido pela semana original da criação e também, desarticulado dos sétimos dias da vida futura na eternidade!? Procuremos, portanto, entrar no repouso divino original da Divindade em todos os aspectos deste repouso divino. Amém!
Que todo o nosso corpo, alma e espírito estejam plenamente descansados e restaurados para que possamos empreender grandes coisas para Deus e a humanidade. Amém!
Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.
E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.
Estado de S. Paulo.Brasil.
Classe Universitários