quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Guilherme Miller--Real Perspectiva Histórica

Caro amigo

O problema é que cada um conta a história como lhe convém ou segundo certas perspectivas preconceituosas.

Na verdade, eu desafiaria quem quer que seja a mostrar QUE OUTRAS DATAS foram marcadas oficialmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Isso é puramente uma distorção dos fatos.

Miller realmente errou na sua marcação de datas, mas os adventistas, que se organizaram como Igreja em 1863, JAMAIS aceitaram marcação de datas. O que se passa é que houve vários grupos que se dispersaram a partir do movimento milerita, e eram também chamados de "adventistas", mas não tiveram nada a ver com os adventistas do sétimo dia. Entre esses, realmente, houve vários marcadores de datas, inclusive um tal Jonas Wendell que marcava a data de 1874, e influenciou Charles Russell, fundador das "testemunhas de Jeová". Portanto, embora alguns digam que Russell foi adventista, isso é verdade só em parte. O fato é que nada teve a ver com os adventistas do sétimo dia, tanto que se refere a sua experiência inicial como tendo assistido a reuniões dos "segundos adventistas". Eu tenho a coleção completa dos 6 volumes dos Studies in the Scriptures, de Russell.

A própria Sra. White declarou:

"Muitos que se têm chamado adventistas, têm marcado tempo. Repetidamente marcaram uma data para a vinda de Cristo; e repetidos fracassos têm sido o resultado. O tempo exato da vinda de nosso Senhor, diz a Bíblia, acha-se além do conhecimento dos mortais. Mesmo os anjos que ministram aos que hão de ser herdeiros da salvação, não sabem o dia nem a hora. 'Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas unicamente Meu Pai'. Mat. 24:36. Como passou repetidamente a data marcada, o mundo está hoje em mais profundo estado de incredulidade do que antes, com respeito ao próximo advento de Cristo. Consideram com aborrecimento os fracassos dos que marcaram tempo; e por isso que os homens têm sido assim enganados, dão costas à verdade comprovada pela Palavra de Deus, de estar às portas o fim de todas as coisas". -- Testemunhos Seletos, Vol. 1, pag. 504.

Mas que tal apresentarmos uma perspectiva NOSSA sobre a experiência de Miller? Antes lembraria que os apóstolos de Cristo também tiveram expectativas falsas a respeito da natureza do Reino que Cristo prometeu instaurar. Veja Lucas 24:21 ("e nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir a Israel") e Atos 1:6 e 7 ("Então os que estavam reunidos lhe perguntavam: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para Sua exclusiva autoridade").

Assim, os fundadores humanos da Igreja Cristã também "erraram". E o que dizer do grave erro de Pedro, que mereceu séria reprimenda de Paulo, em Gálatas 2:11ss?

Muitos pensam que Miller é alguém de quem temos de nos envergonhar--mas estão errados. Aquele fazendeiro sem instrução teológica leu as Escrituras corretamente e reconheceu que elas previam o retorno pré-milenial de Cristo. Miller transcendeu a maioria dos eruditos estudiosos de seu tempo. Todos os principais comentários bíblicos usados nos lares americanos pela maior parte do século XIX ensinavam a vinda pós-milenial de Cristo.

Quem se empolgaria com um evento pelo menos mil anos distante? Adam Clarke, o Bispo Barnes, e antes deles Matthew Henry, cometeram esse mesmo erro. Miller ajudou a causar uma reviravolta no mundo religioso a respeito dessa questão vital que ressoa por todo o texto do Novo Testamento--a vibração com a esperança do breve retorno de nosso Senhor. Abrigar essa esperança é apropriado, vivamos na era apostólica ou agora.

Seguindo-se às duas guerras mundiais, quase todo o mundo religioso tem seguido a direção indicada por Miller. O fato de que estava errado em seguir a maior parte dos protestantes de seu tempo em seu empenho por fixar "datas proféticas" não diminui significativamente a sua estatura.

Quão apropriado foi a ocasião para a essência da mensagem ASD. Por exemplo, Darwin escreveu o seu primeiro esboço de A Origem das Espécies em 1844 e simultaneamente Deus reviveu a verdade do sábado para desafiar todas as teorias ateístas com respeito à origem da vida.

O espiritismo moderno também emergiu nos anos da década iniciada em 1840 e foi contestado pela ênfase do adventismo na imortalidade condicional. Também foi por essa ocasião que Marx e Engels escreveram o 'Manifesto Comunista', afirmando que "lei, moralidade, e religião, são apenas preconceitos burgueses". Desse modo, afirmo que Deus suscitou o movimento adventista para Seus propósitos nos últimos dias.

Quanto à questão de estar a Reforma ligada ao adventismo, sim, cremos que o movimento adventista teve a intenção divina de ser um prosseguimento da Reforma. Em Sua providência, Deus dirigiu a atenção dos adventistas para a arca e o propiciatório do lugar Santíssimo--a lei e a graça combinadas. Não pode haver um evangelho forte sem uma forte doutrina da lei. Isto é o que os adventistas tinham que oferecer ao mundo, com referência particular ao sábado, que está no próprio coração da lei que autentica o todo. É pelo fato de a lei e o evangelho procederem do Criador que têm validade e significado.

P.S.: Quando Miller proclamava a negligenciada mensagem da 2a. volta de Cristo, os protestantes de seu tempo estavam é expandindo suas plantações (de algodão e FUMO) porque a promessa de seus pregadores é de que haveria um período de 1000 anos de paz. Assim, o pós-milenismo era que prevalecia, conceito hoje praticamente abandonado pelos religiosos que acatam o pré-milenismo como mais correto. Portanto, termina que MILLER É QUE ESTAVA CERTO.

Sem falar em como esses protestantes contemporâneos de Miller, financiaram também a Guerra da Secessão pois era de seu interesse financeiro manter a escravidão. E empregavam até argumentos bíblicos para defenderem a manutenção de escravos.

Ellen White nessa época difícil escreveu testemunhos condenando a escravidão, o que não seria considerado "politicamente correto", nos padrões atuais. . .

Abraço a todos

 

Prof. Azenilto G. Brito

Ministério Sola Scriptura

Bessemer, AL, EUA

 

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