quinta-feira, 15 de novembro de 2007

LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO!

O novo descanso mencionado em Hebreus nos capítulos 3 e 4 não pode ser entendido como uma mudança do sábado para o domingo?

 

Não. A menção do sábado, o sétimo dia da semana, é apenas para facilitar o entendimento do leitor sobre o assunto do descanso que Deus prometera aos hebreus no deserto e cujo cumprimento tornou-se extensivo ao povo de Deus na Nova Dispensação.

 

Confira com Hebreus 3:7-11; 4:9. O tema destes capítulos não diz respeito ao cancelamento ou mudança de um dia de guarda.

 

Nos capítulos 3 e 4 de Hebreus, oito vezes é usada a palavra grega KATÁPAUSIS traduzida em português por "descanso" ou "repouso".

 

Essa palavra quando aparece na Septuaginta, em geral, é uma tradução da palavra hebraica MENUJAH: lugar de descanso, "repouso", que deriva de NÚAJ "estabelecer-se", "permanecer em um lugar", "repousar depois de uma atividade prévia".

 

"Não entrarão no Meu descanso" (Hebreus 3:11) é uma referência à Canaã, cujas bênçãos (o repouso espiritual) o antigo Israel não recebeu devido sua incredulidade.

 

Hebreus 3:11 pode ser esclarecido melhor com a leitura de Hebreus 4:9: "Portanto, resta um repouso para o povo de Deus."

 

Aqui a palavra "repouso" vem do grego SABBATISMÓS, que sugere a importância cósmica do dia do Senhor, como símbolo do repouso eterno que Deus quer que Seus filhos usufruam.

 

Corresponde ao que é dito em Hebreus 4:3: "Nós, porém, que cremos, entramos no descanso"; aqui "descanso" é o descanso da graça (no qual entram os cristãos, inclusive os de origem judaica).

 

O novo descanso, prezado ouvinte, nada mais é que a antecipação do gozo eterno prometido aos salvos em Cristo.

 

Você pode conferir também Hebreus 3:1, 7, 15: 4:7-11. Leia também Isaías 30:15; Jeremias 6:16 e Mateus 11:29.

 

PENSE NISTO!

FONTE: RÁDIO NOVO TEMPO - http://www.novotempo.org.br/radio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário