sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Subsídios Para a Lição da Escola Sabatina nº 13

Subsídios Para a Lição da Escola Sabatina nº 13 - Período de 22 a 29 de dezembro

Cristo no Crisol

Willian Oliveira - Pastor e psicólogo - Dir. do Ministério da Família da Associação Bahia
willianwo@hotmail.com

 

"Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?" (Mt 27:46).

I. Os primeiros dias Mt 2:1-18; Lc 2:7, 22-24.

Os pais primavam pelo estudo da Palavra. "Jesus não dedicava, como tantos jovens, o tempo a diversões. Estudava a Palavra até familiarizar-se com seus textos. Mesmo na infância, Sua vida e todos os hábitos estavam em harmonia com as Escrituras, e era hábil no manejo das mesmas. ... Além da palavra escrita, Jesus estudava o livro da natureza, deleitando-Se nas belas coisas de Sua criação. Tomava terno interesse em todas as várias alegrias e sofrimentos da humanidade. Identificava-Se com todos - com o fraco e desamparado, com o humilde e necessitado e com o aflito" (CPPE, 178).

Tinham a certeza do cuidado divino sobre suas vidas. "Anjos assistiam José e Maria enquanto viajavam de seu lar, em Nazaré, à cidade de Davi". (DTN, 44).

Os pais tinham consciência que criavam seu filho para um propósito maior. "A vida de Cristo foi assinalada pelo respeito e o amor à Sua mãe. Maria acreditava em seu coração que a santa Criança dela nascida, era o tão longamente prometido Messias..." (DTN, 90)

Os pais não negaram a Jesus o assumir responsabilidades. O hábito do estudo e dos pequenos afazeres domésticos, bem como o aprendizado de uma profissão, constavam no rol das atividades de Jesus. "A infância de Jesus, passada na pobreza, não fora contaminada pelos hábitos artificiais de uma era corrupta. Trabalhando ao banco de carpinteiro, desempenhando as responsabilidades da vida doméstica, aprendendo as lições da obediência e da labuta, encontrava recreação entre as cenas da natureza, colhendo conhecimento enquanto buscava compreender os mistérios dessa natureza. Estudava a Palavra de Deus, e as horas de maior felicidade para Ele eram aquelas em que Se podia afastar do cenário de Seus labores e ir para o campo a meditar nos quietos vales, a entreter comunhão com Deus na encosta da montanha, ou entre as árvores da floresta. O alvorecer encontrava-O muitas vezes em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras, ou em oração. Com cânticos saudava a luz da manhã. Com hinos de gratidão alegrava Suas horas de labor, e levava a alegria celeste ao cansado e ao abatido" (CBV, 52).

II. Menosprezado e rejeitado pelos homens Jo 8:58 e 59.

A rejeição é uma das mais doloridas sensações a que estamos sujeitos:

  • Não fomos criados para a solidão.
  • Queremos saber que pertencemos a alguém.
  • Em muitos casos a rejeição está associada à perda da auto-estima.

De que forma Jesus foi rejeitado? O que podemos aprender com a Sua experiência?

O menosprezo e a rejeição ainda hoje se renovam no coração daqueles que não aceitam Suas palavras. "Olhem para o nosso mundo hoje, vocês que alegam ser cristãos. Estão despertos diante da situação, ao verem como a bondade e o amor de um Deus longânimo são tratados com desprezo e absoluta rejeição? Seres humanos finitos, caídos, necessitados de perdão e paz, e todos convidados a ir. O Senhor Jesus, o Grande Mestre, faz o convite, mas muitas vezes é ele recebido com desculpas frívolas ou recusado com zombaria e menosprezo. Todos os que quiserem poderão vir e aceitar o gracioso convite. Por que não podem as pessoas ver a importância de aceitar o chamado e fazer as pazes com Deus?" (MM 2002, Cristo Triunfante, p. 65)

III. Jesus no Gêtsemani Lc 22:41-44.

IV. O Deus crucificado Lc 27:51 e 52.

V. O Deus sofredor Rm 6:23; Tt 1:2.


 

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