Como Identificar o Anticristo
Poucas imagens têm estimulado tanto a imaginação e causado tanta ansiedade como a misteriosa figura do anticristo. Enquanto gerações de cristãos têm contemplado o horizonte em busca de sinais do fim do mundo, têm acreditado ter descoberto o anticristo em homens como Nero, Constantino, Napoleão, Hitler ou Stalin. Não se deixando desalentar por causa de esforços feitos no passado para identificá-lo, alguns aficionados apocalípticos sugerem que Saddam Hussein é o amplamente antecipado anticristo.
A mesma palavra, anticristo, é usada apenas pelo apóstolo João em sua primeira e segunda epístolas. Antes de examinar outros textos bíblicos comumente reconhecidos como referências ao mesmo anticristo, examinemos nas cartas de João quatro características ressaltantes desse enganador:
Filhinhos, já é última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos . . . Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. 2 João 2:18-26.
Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. . . . Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. 2 João 7-9.
Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus. . . . todo espírito que não confessa a Jesus, não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. 1 João 4:1-3.
1. O caráter religioso do anticristo
O anticristo é espiritual. João admoesta: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus". 1 João 4:1. Nem tudo quanto é espiritual procede necessariamente de Deus (Efé. 6:12). A terça parte dos espíritos ministradores (anjos) do céu se uniram com Lúcifer em sua rebelião contra Deus (Apo. 1:20; 12:3-9). O apóstolo Paulo diz que os enganadores "são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça" 2 Cor. 11:13-15.
Um enganador é alguém que faz com que outros pensem ser ele algo que na verdade não é. Quanto maior for a semelhança do anticristo com Cristo, mais eficaz será o engano.
O prefixo grego anti significa "em lugar de". Também abrange a idéia de "substituição". Por exemplo, quando Paulo diz que Jesus Cristo "a Si mesmo Se deu em resgate por todos" (1 Tim. 2:6), não emprega a palavra comum para resgate (em grego-lutron), mas emprega o prefixo anti (grego-anti-lutron). A palavra literalmente significa resgate substitucionário.
Portanto, anticristo refere-se a uma figura que se coloca a si mesma no lugar de Cristo Jesus. É um Cristo substituto. Ocupando o lugar de Jesus Cristo, trata de levar a cabo o ministério de Cristo. Em 2 Tes. 2:4 Paulo diz que ele se assenta "no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus". O anticristo é de um caráter altamente religioso.
2. A realidade presente do anticristo
O anticristo de João não é somente uma identidade futura. É uma realidade presente: ". . . muitos anticristos têm surgido", "tendes ouvido que vem [o anticristo] e, presentemente, já está no mundo".
O tempo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo se chama "os últimos dias" (Heb. 1:2). O aparecimento do anticristo pertence ao "tempo do fim", e segundo o apóstolo João, o espírito do anticristo manifestado nos falsos mestres de seu tempo foi um indício dos últimos dias. Jesus predisse que viriam falsos Cristos. João declara que já estão aqui, e por isso estamos no tempo do fim.
A igreja é uma comunidade escatológica que tem o dom do Espírito Santo, o "penhor" da herança (Efé. 1:14); e enquanto o povo de Deus espera o regresso de Cristo, tem que entender que vive na hora em que o anticristo está em plena ação.
O apóstolo Paulo estava de acordo com isto quando escreveu: "o mistério da iniqüidade já opera". 2 Tes. 2:7. Assim, o anticristo sempre deve ser visto como uma realidade presente-em 65 AD, em 1517, e hoje, mas não devemos negar que o anticristo terá uma manifestação futura e final. Mas o problema com um futurismo absoluto é que se cega ante a realidade presente do anticristo.
Não basta ver o disfarce do anticristo no ano 65 AD quando João confrontava a heresia gnóstica, nem vê-lo em 1517, quando Martinho Lutero pregou o seu protesto na porta da instituição religiosa. O anticristo é uma realidade presente. Necessitamos ver como está trabalhando hoje.
3. O perigo interno do anticristo
Buscar o anticristo como um inimigo externo à Igreja é passar por alto uma parte essencial da advertência bíblica. O anticristo não é meramente um inimigo à porta; infiltrou-se dentro da cidade. É um lobo disfarçado de pastor entre o rebanho. É alguém que se apresenta como se fosse Cristo, e sua mensagem é um evangelho substituto. As advertências de João e Paulo deixam bem claro que este procede da própria igreja:
Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 1 João 2:19.
Depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Atos 20:29, 30.
4. Seu espírito nega a doutrina de Cristo
Embora o anticristo se apresente numa variedade de formas, cada uma de suas manifestações se caracteriza pelo mesmo espírito-o espírito de negar a doutrina de Cristo. Nega que Jesus foi Deus em carne humana, o Salvador do mundo. O espírito do anticristo sempre deseja obscurecer a distinção entre Deus e o homem. Deseja substituir a Cristo ou Sua obra com algo "bom". John MacArthur enfoca este espírito quando diz:
Inevitavelmente os sistemas religiosos falsos sempre atacam a Pessoa e a obra de Cristo. Toda religião falsa promove uma salvação . . . que nega a obra de Cristo, que é o único que salva. E todas elas têm um conceito distorcido de Cristo. Para algumas, é um anjo; para outras é uma classe de emanação elevada; ou unicamente um homem glorioso; ou um profeta de Deus. O espírito do anticristo sempre ataca a realidade de Cristo e Sua Palavra".-Sermão "The Coming Man of Sin", Pt. 6", Grace to You, cassete, GC53-12.
Finalmente, é um erro pensar que o anticristo só tem uma forma. João, o discípulo amado, diz que têm surgido muitos anticristos. Enquanto indicava um anticristo futuro, Paulo declarou aos tessalonicenses: "o mistério da iniqüidade já opera". 2 Tes. 2:7. Advertiu aos anciãos da igreja de Éfeso que mais de um lobo feriria o rebanho. E conquanto um lobo desmascare a outro, nem por isso se livra de ser também um anticristo.
Conclusões
O ensino bíblico é de que o anticristo tem caráter religioso e não-religioso, presente, e não unicamente futuro, interno, e não externo à Igreja, sendo insistente em pôr algo bom no lugar de Cristo e Sua obra. Por isso não nos convém fixar o olhar para um remoto século passado nem para um futuro distante. Identificar o anticristo no Século XXI não é questão de atirar pedras em Roma nem sobre os liberais. É questão de examinar nossa própria casa e coração, deixando que a mensagem bíblica da Pessoa e obra de Jesus Cristo desafie tudo o que fazemos e ensinamos. Que pusemos no lugar da gloriosa Pessoa e obra de Cristo? A menos que discernamos a obra do anticristo hoje, não teremos segurança de que discerniremos sua manifestação amanhã.
[Extraído de Pregonero de Justicia, julho de 1999, págs.3 a 6. Editor: Richard Marín.]
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