sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

CPB - Lição da Escola Sabatina - Nº 7 – Preparação para o discipulado

Lição da Escola Sabatina - Nº 7 – Preparação para o discipulado

Você já estudou a sua Bíblia hoje?

Durante a semana, de 9 a 16 de fevereiro, vamos estudar a lição de nº 7. Você tem a oportunidade de conhecer como Deus, o nosso Criador, utiliza para ensinar o Seu povo. Eu lhe convido a passar pelo resumo dos principais temas e faço a seguinte sugestão: Confia no SENHOR! Ele tem o melhor método para nos conduzir até a vida eterna.

Os temas abordados são:

A Lição em poucas palavras...


Preparação para o discipulado


A Lição em poucas palavras...

Texto-chave: Mateus 7:1-5

O aluno deverá

Conhecer: Deus nos julga assim como nós julgamos os outros.
Sentir: O desejo de ser misericordioso em vez de ser crítico.
Fazer: Deixar o julgamento para Deus.

Esboço do aprendizado

I. Conhecer: Não julgueis

A. Que significa não julgar?
B. Que advertência essencial fez Jesus no Sermão do Monte sobre o não julgar? Como essa advertência nos ensina a seguir melhor a Cristo?
C. O que a "trave" no olho sugere que acontece à nossa visão no momento em que deixamos de enxergar nossa própria fraqueza e passamos a olhar a fraqueza dos outros?

II. Sentir: A misericórdia de Jesus

A. A Bíblia fala de dois tipos de julgamento. Um é tolerado, o outro é condenado. Qual é a diferença entre uma atitude crítica e o verdadeiro discernimento?
B. Como o espírito crítico faz morrer a misericórdia?

III. Fazer: Tirando a trave

A. O que podemos fazer para mudar um espírito crítico?
B. Note que Jesus usou a palavra irmão – não inimigo ou estranho – para se referir àquele que está sendo julgado. Com isso em mente, como devemos tratar os membros da igreja que cometem erros?
C. Jesus não diz que não podemos ajudar a remover o cisco do olho de um irmão. Só precisamos primeiro remover a trave maior em nosso próprio olho. Como Ele nos ajuda a fazer isto?

Resumo: Olhando para as culpas dos outros, ficamos cegos para suas necessidades espirituais – e também para as nossas.


VERSO PARA MEMORIZAR: "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus" (Mt 5:14-16, NVI).

LEITURAS DA SEMANA: Mt 5-7; 10:1, 10:5-11:1; Mc 3:1-19; Lc 6:12-16

Prévia da semana: Como Jesus preparou Seus discípulos? A partir do que Jesus disse antes de enviar os discípulos, que princípios podemos aprender a respeito do discipulado? O que podemos aprender no Sermão do Monte sobre o discipulado? Que tipo de oposição os discípulos de Cristo devem esperar?


A indicação dos apóstolos

1. O que Jesus fez em seguida? Mc 3:13-18. Veja também Lc 6:12-16.

Jesus nomeou os doze para que eles estivessem com Ele e que Ele os pudesse enviar para pregar. Mateus diz que Jesus lhes deu "autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades" (Mt 10:1). Parece que Ele os escolheu para prover obreiros treinados que O ajudassem no atendimento às grandes multidões que se ajuntavam onde quer que Ele fosse (adaptado de SDA Bible Commentary, v. 5, p. 322).

Qual é o seu grau de satisfação sobre o trabalho que você está fazendo para o Senhor? Você deveria estar fazendo mais? Poderia estar fazendo mais? O que o está impedindo? Na maioria dos casos, não será seu orgulho e egoísmo?


O Sermão do Monte

2. Qual poderia ser a motivação da multidão a quem Jesus dirigiu Seu sermão. Mt 5:1

3. Que mensagem existe em Mateus 5:13-16 para os discípulos de Cristo? Por que essas palavras são importantes particularmente para nós, adventistas, tendo em vista nossa compreensão das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12?

4. Que outra lição expressou Jesus a respeito do discipulado? Mt 6:5-13

5. Qual é a verdadeira essência do discipulado? Pergunte a si mesmo: "Onde está o meu tesouro [isto é, onde está meu coração], no Céu ou na Terra?" Se não gostar da resposta, o que você pode fazer para mudar? Mt 6:19-21


O Sermão do Monte – Continuação

6. Que importante lição e advertência é dada para que todos os discípulos de Cristo aprendam? O que significa não julgar? Mt 7:1-5

7. Que advertência Jesus deu a Seus discípulos em Mateus 7:15-20? Ao ler esses versos, pergunte a si mesmo: Que tipo de fruto estou dando?

8. Que diferença quis Jesus fazer entre aqueles que constroem sobre a rocha e os que constroem sobre a areia? Como devemos entender estas palavras em comparação com as promessas bíblicas de que a salvação é pela fé e não pelas obras? Mt 7:24-27


Instruções para uma viagem missionária

9. Que princípios dirigidos por Jesus aos doze se aplicariam a nós hoje no trabalho de fazer discípulos? Mt 10:1; 10:5–11:1

10. Leia novamente os textos de hoje. Que tipo de oposição, tumulto e sofrimento devemos esperar? Em sua vida, você experimentou algum tipo de oposição como a que Jesus descreveu dois mil anos atrás?


A missão dos setenta

11. Qual era a vantagem de enviá-los de dois em dois? O que podemos aprender para nosso testemunho hoje?

12. O que era verdadeiramente importante? Por que Jesus disse isso? Lc 10:20

Podemos estar tão ocupados trabalhando pelos outros que negligenciemos nossa própria vida e saúde espiritual. Como você pode evitar essa armadilha? Ao mesmo tempo, como o trabalho pela salvação de outros fortalece nossa experiência com Jesus?


Sexta

Ano Bíblico: Nm 12–14

ESTUDO ADICIONAL

Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 312-314; 349-358; Educação, p. 79, 80; Mc 6:6-13.

"Nesse breve texto [Mt 5:1, 2] existem três indicações para o real significado do Sermão do Monte. (1) Jesus começou a ensinar quando Ele Se assentou. Quando um rabino judeu estava ensinando oficialmente, ele se assentava para ensinar. ... Portanto, a própria afirmação de que Jesus Se assentou para ensinar aos discípulos é a indicação de que esse ensino era central e oficial. (2) Mateus continua dizendo que quando abriu a boca, Ele os ensinou. ... No grego, a expressão tem um duplo significado. (a) É usada para uma afirmação solene, séria e digna. ... (b) É usada quando a pessoa está realmente abrindo o coração e extravasando sua mente. É usada para um ensino íntimo sem barreiras. ... (3) ... Agora, o ponto central é que no grego desta oração, que estamos estudando, o verbo ensinar não é um aoristo [tempo verbal], mas um pretérito imperfeito que descreve ação continuada e habitual, e a tradução deve ser: 'Isto é o que Ele costumava ensinar-lhes'. Mateus disse tão claramente quanto o grego lhe permitia que o Sermão do Monte não foi um único sermão de Jesus, dado em uma ocasião específica e particular; é a essência de tudo o que Jesus ensinou contínua e habitualmente aos Seus discípulos." – William Barclay, The Gospel of Matthew, v. 1, p. 86, 87.

Perguntas para consideração

1. Que programa de discipulado tem sua igreja local? Quais são seus pontos fortes? Seus pontos fracos? Que passos práticos sua igreja pode dar para ser mais forte na área do discipulado?

2. Quando uma pessoa se une à sua igreja local, o que você pode fazer, pessoalmente, para ajudar a conduzir essa pessoa ao discipulado? Que dons específicos você tem para ajudar? Igualmente, o que sua classe da Escola Sabatina pode fazer para ajudar no processo de discipulado?

3. O discipulado requer discípulos, aqueles que conhecem o que significa seguir a Jesus, aprender dEle, ser imitador de Jesus. O que você aprendeu nesta semana nos textos que estudamos e que, se aplicados à sua vida, podem ajudá-lo a se preparar melhor para conduzir os novos membros ao discipulado?


Você quer acompanhar o estudo completo em questão? Então, não perca mais tempo e acesse o link agora mesmo: http://www.cpb.com.br/ no setor de "Serviços".

Não deixe de conhecer o material da Casa Publicadora Brasileira, vale a pena; então vá ao setor de serviços acesse todos os temas até agora estudado.

Você ainda pode acompanhar um comentário excelente da lição com os autores:

Bruce Cameron - http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/noticias1.htm

Escola no Ar - http://www.escolanoar.org.br/

Gilson Nery - http://www.oestadio.com/escola_NCCcomentario.shtml

Sickberto Marks - http://www.cristovoltara.com.br/

Boas compras e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário