sábado, 29 de março de 2008

Lição da Escola Sabatina - Nº 01 – Quem foi Jesus?

Lição da Escola Sabatina - Nº 01 – Quem foi Jesus?

Você já estudou a sua Bíblia hoje?

Durante a semana, de 29 de março a 05 de abril, vamos estudar a lição de nº 01. Você tem a oportunidade de conhecer como Deus, o nosso Criador, utiliza para ensinar o Seu povo. Eu lhe convido a passar pelo resumo dos principais temas e faço a seguinte sugestão: Confia no SENHOR! Ele tem o melhor método para nos conduzir até a vida eterna.


Quem foi Jesus?


A Lição em poucas palavras...

TEXTO-CHAVE: Mateus 16:13-15

ESBOÇO DO APRENDIZADO

I. Quem dizem os homens que Eu sou?

A. A questão da identidade de Jesus foi repetida ao longo de Seu ministério na Terra.
B. Os discípulos estavam muito familiarizados com as discussões sobre quem Jesus realmente era.
C. Jesus queria que os discípulos estivessem certos de quem Ele era, apesar do que os outros diziam.

II. Salvador ou figura histórica preeminente?

A. Nos séculos 18 e 19, passaram a ser aplicados novos critérios pseudo-científicos para o estudo da Bíblia.
B. O pensamento racional tomou o lugar da visão bíblica de um ser divino descendo para salvar a humanidade do pecado.
C. Jesus não mais era apresentado como Salvador, mas como figura histórica – um bom homem ou mestre que viveu muito tempo atrás.

III. A fé bíblica prevalece

A. Já no século 20, a visão pseudo-científica de quem era Jesus começou a ceder.
B. Hoje, o ponto-de-vista cristão prevalece entre muitos – apoiando a posição de Jesus como Salvador de um mundo pecaminoso.
C. Nossa fé em Jesus baseia-se nos relatos dos discípulos, registrados no Novo Testamento, os quais testemunharam os muitos milagres de Jesus e deram testemunho de que Ele era o Messias.
D. O próprio Jesus afirmou ser o Filho de Deus.

Resumo: Ao longo dos séculos, houve muito debate sobre a verdadeira identidade de Jesus. Porém, apesar das pretensas aplicações científicas aos ensinos da Bíblia, prevalece a fé em Jesus como Salvador do mundo.


Verso para Memorizar: "Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a Seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem?" (Mt 16:13).

LEITURAS DA SEMANA: Mt 16:13-16; Jo 20:26-28; 1Co 1:18-27; 15:3-7

Quem, realmente, foi Jesus? Por que Ele foi confundido com outros preeminentes personagens judeus? Que desafios houve sobre Sua integridade e identidade nos séculos seguintes ao tempo do Novo Testamento? Quão convictos estavam os escritores da Bíblia sobre Sua identidade, e por quê? Essas são algumas das perguntas que a lição desta primeira semana examinará.


Não era João Batista (Mt 16:14)

1. Leia a resposta dos discípulos em Mateus 16:14. Por que você acha que Jesus quis tratar desse assunto nessa ocasião específica?

2. Por que alguns poderiam achar que Jesus era a reencarnação de João Batista? Mt 3:1-3; 4:12, 13 e 17; 14:1, 2; Mc 1:1-5


Não era Elias nem Jeremias

3. Que significado você vê no fato de que os contemporâneos de Jesus O identificavam com esses personagens em particular?

4. Qual é a principal diferença entre Jesus e os demais profetas, e por que essa diferença é tão importante para nós? Jo 1:1-5; 17:5; Hb 1:1-3


Continuam os sofismas – I


Continuam os sofismas – II

A história dos estudos sobre Jesus é longa, sinuosa e complicada. Não precisamos nos deter mais a esse respeito, a não ser para mencionar o assim chamado Seminário de Jesus, um grupo atual de radicais estudiosos decididos a ter sucesso onde falharam outros questionamentos históricos antes deles. Seu objetivo é "resgatar Jesus das interpretações particulares daqueles doutores que escreveram os Evangelhos" (Roy Hoover, em Kenneth L. Woodward, "A Morte de Jesus", Newsweek, 4 de abril de 1994, p. 39).

5. Em uma de suas réplicas mais penetrantes para os sofisticados intelectuais de seus dias, Paulo dirigiu a atenção para a essência da proclamação cristã: "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus." (1Co 1:18). Por que a mensagem da cruz é tão importante para nós também?


O Messias, Filho de Deus (Jo 17:3)

6. Que evidências dá a Bíblia de que Jesus foi mais que um grande mestre da Palestina?

a. Mt 1:22 e 23

b. Mt 11:2-6

c. Mt 22:41-45

d. Mc 14:61-64

e. Jo 20:26-28


Estudo adicional

Sobre a questão da identidade de Jesus, leia, de Ellen G. White, "Não é Este o Filho do Carpinteiro?", p. 236-243, em O Desejado de Todas as Nações.

"Quem é esse Jesus?" indagaram. Aquele que reclamara para Si a glória do Messias, era o filho de um carpinteiro e trabalhara no ofício com José, Seu pai. Tinham-nO visto labutando acima e abaixo das colinas, conheciam-Lhe os irmãos e as irmãs, bem como Sua vida e labores. Haviam-Lhe acompanhado o desenvolvimento da infância à mocidade, e desta à varonilidade. Conquanto Sua vida houvesse sido sem mancha, não queriam crer que fosse o Prometido" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 237). "Não admitiriam que aquele que surgira da pobreza e da humildade fosse mais que um homem comum" (Ibid., p. 239).

"Um homem que fosse apenas homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus dizia não seria um grande mestre moral. Ou seria um lunático... ou então, seria o Diabo do inferno. Você deve fazer a escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou então, um louco ou algo pior. Você pode considerá-Lo um bobo, pode cuspir nEle e matá-Lo como um demônio; ou pode cair a Seus pés e chamá-Lo Senhor e Deus. Mas que não me venha com essa tolice de que Ele foi um grande mestre humano. Ele não deixou essa alternativa aberta para nós. Ele não tinha essa intenção" (C.S. Lewis, "A Alternativa Chocante", em Mere Christianity [Mero Cristianismo], p. 56).

Perguntas para reflexão

1. Em que sentido é mais fácil para nós, que vivemos dois mil anos depois de Jesus, aceitá-Lo como o Messias, do que para os que viveram no tempo de Jesus? Em que sentido é mais difícil?

2. É provável que o ceticismo a respeito de Jesus persista enquanto o tempo durar. Para você, qual é a evidência mais convincente da veracidade de Jesus e Sua graça salvadora? Como você pode compartilhar essa evidência com outros para que eles também sejam convencidos disso?


 

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Você ainda pode acompanhar um comentário excelente da lição com os autores:

Bruce Cameron - http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/noticias1.htm

Escola no Ar - http://www.escolanoar.org.br/

Gilson Nery - http://www.oestadio.com/escola_NCCcomentario.shtml

Sickberto Marks - http://www.cristovoltara.com.br/

Boas compras e bons estudos!

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