2 Reis 2-3 é uma leitura bem gostosa de se fazer. No entanto, há um verso que precisa ser explicado, pois há pessoas que o interpretam de forma errada. Essa interpretação termina apoiando a heresia antitrinitariana, o que acaba atrapalhando a fé de muitas pessoas sinceras, como se o Espírito Santo - Deus - fosse uma coisa.
Você já ouviu o jargão "porção dobrada do Espírito Santo"? Sabia que isso é uma aberração teológica? Reflita comigo: já pensou se eu fosse escrever um comentário e dissesse para você: "Amigo, apesar de sozinho, estou aqui com a minha presença em dobro, ao escrever estas palavras"? Faz sentido algo assim? Fico imaginando sobre a hipótese de um namorado falando ao telefone com a namorada que está distante, naquela saudade melosa: "Volta logo, minha querida, mas volta em dobro, viu?" Que coisa, hein? Ou ela ficaria ofendida ou se acharia insuficiente.
Você já viu uma pessoa sendo o dobro dela mesma? Esquisito, não é? É por isso que eu disse que esse jargão é uma aberração. Afinal, o Espírito Santo é um ser, uma pessoa divina. Sendo assim, como Ele pode ser dois? Como o Espírito Santo é Deus - uma das pessoas da Trindade -, esse jargão também não faz sentido.
Os crentes aprenderam isso e saíram falando por aí o que está escrito em 2 Reis 2:9, quando Eliseu pediu para Elias: "Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim."
Daí você pode questionar: "Mas a Bíblia não diz exatamente isso?" Ela fala sim, mas note que ela se refere à porção dobrada do espírito de Elias e não do Espírito Santo. Perceba o que Eliseu falou para Elias: "Eu quero o dobro do teu espírito."
E o que era o "espírito de Elias"? É uma expressão da língua para falar de algum traço de caráter da pessoa, por exemplo, o "espírito aventureiro" de Tiradentes, de quem lembramos ontem, 21 de abril. Dizer que Tiradentes tinha um "espírito ativista" significa apenas dizer que ele tinha uma forte inclinação para o ativismo político.
Então, o pedido era: "Elias, quero ter essa mesma disposição que você. Quero ter esse seu mesmo jeito, essa mesma vocação sua, mas de maneira muito mais intensa, pelo menos, em dobro." É isso!
Eliseu recebeu, pois quando pedimos um dom, Deus dá. Portanto, quando você orar, sentindo saudade da companhia do Espírito Santo, não peça o dobro dEle próprio. Peça Sua presença, e também uma boa porção do poder que Ele pode lhe conceder. Que Ele lhe conceda uma porção dobrada de amor, carinho e poder.
Fique com a companhia do divino Espírito Santo!
(Pastor Valdeci Júnior; colaboração Marily Reis)
Marcadores: teologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário