sábado, 24 de maio de 2008

Lição da Escola Sabatina - Nº 09 – A ternura de Seu amor

Lição da Escola Sabatina - Nº 09 – A ternura de Seu amor

Você já estudou a sua Bíblia hoje?

Durante a semana, de 24 à 31 de maio, vamos estudar a lição de nº 09. Você tem a oportunidade de conhecer como Deus, o nosso Criador, utiliza para ensinar o Seu povo. Eu lhe convido a passar pelo resumo dos principais temas e faço a seguinte sugestão: Confia no SENHOR! Ele tem o melhor método para nos conduzir até a vida eterna.

Lição 9

24 a 31 de maio


A ternura de Seu amor


A Lição em poucas palavras...

Texto-chave: 1 Tessalonicenses 5:17

Orai sem cessar.

O ALUNO DEVERÁ...

Reconhecer: Que o poder de Jesus para vencer a tentação vinha de Sua proximidade com o Pai.
Sentir:
O desejo de passar mais tempo diariamente em oração.
Fazer: Desenvolver uma conexão íntima com Deus.

ESBOÇO DO APRENDIZADO

I. Um forte fundamento

A. A educação de Jesus Lhe deu um forte fundamento espiritual.
B. Muito cedo na vida, Jesus desenvolveu e manteve um relacionamento íntimo com Seu Pai celestial.
C. A conexão íntima de Jesus com o Pai Lhe deu força e estabilidade em Seu ministério público.

II. Tentado como nós

A. Cada resposta ao tentador no deserto deu testemunho da comunhão inabalável de Jesus com o Pai celestial.
B. Jesus viveu na Terra como ser humano – experimentando o que nós experimentamos (com maior intensidade) – mas não sucumbiu ao pecado.

III. Um propósito para toda a vida

A. Ao longo de Sua vida na Terra, Jesus freqüentemente passava muitas horas sozinho em oração.
B. Jesus estava sempre ciente de Sua missão para alcançar os perdidos. Este era Seu enfoque e propósito diário.
C. Cristo nos deu o exemplo de relacionamento com o Pai. Da mesma forma, nosso serviço ao Senhor e relacionamento com Ele devem ser constantes.

Resumo: Devemos ser totalmente dependentes do Senhor, como Jesus era dependente do Pai no Céu. Como Jesus, também podemos adquirir uma conexão íntima com Deus pela oração e pela comunhão contínua com Ele.


Sábado à tarde

Ano Bíblico: Ed 7–10

 

Verso para Memorizar: 'Vendo Ele as multidões, compadeceu-Se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor' (Mt 9:36).

Leituras da semana: Mt 5:44-48; 19:13-14; 23:37; Lc 10:38-42; Jo 8:2-11; At 6:7

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." (Mat. 5:44-48)
Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. (Mat. 19:13-14)
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! (Mat. 23:37)
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. (Lu. 10:38-42)
De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.] (João 8:2-11)
Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé. (Atos 6:7)

Mateus 9:35 descreve como Jesus percorria muitas áreas da Palestina 'pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades'. Em nossa idade cética, quando as pessoas suspeitam que todo esforço para ajudá-las seja maculado com algum objetivo oculto, o motivo por trás do ministério de Jesus vem como uma lufada de ar fresco: amor genuíno, descrito como 'compaixão' (v. 36).

E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. (Mat. 9:35)
Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. (Mat. 9:36)

Ele era movido para as pessoas; Seu coração voltava-se para elas. Vemos essa mesma preocupação geral em Marcos 8:1-3, onde Jesus Se preocupa com a fraqueza do povo a caminho de casa. 'Há três dias que permanecem comigo', Ele lembra Seus discípulos, 'e não têm o que comer. Se Eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe' (v. 2-3).

Naqueles dias, quando outra vez se reuniu grande multidão, e não tendo eles o que comer, chamou Jesus os discípulos e lhes disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe. (Mar. 8:1-3)
Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe. (Mar. 8:2-3)

É uma preocupação notavelmente terna, e diz muito sobre Jesus. Ele conhecia Seu público. Ele simpatizava com suas necessidades. Sentia suas dores. Ele nem nos pede que sejamos exatamente iguais a Ele ou que façamos exatamente o que Ele fez. Pois embora Ele mesmo tivesse passado por quarenta dias de jejum, estava preocupado com a saúde e a segurança de pessoas que haviam passado apenas três dias comendo quase nada (embora talvez não totalmente sem comida).

Esse é o tipo de compaixão amorosa que queremos encontrar na lição desta semana, na vida de pessoas da nação de Israel como um todo.


Domingo

Ano Bíblico: Ne 1–4

Pela mulher apanhada em adultério (Jo 8:2-11)

De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.] (João 8:2-11)

1. Embora Ellen G. White deixe claro que a mulher apanhada em adultério havia sido induzida (O Desejado de Todas as Nações, p. 461), não havia dúvidas sobre sua culpa. Não obstante, como Jesus a tratou? O que podemos aprender dessa história?

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 1: Jesus a perdoou, animando-a a não pecar mais. A igreja precisa ter uma atitude mais perdoadora para com os pecadores.

'Em Seu ato de perdoar a essa mulher e animá-la a viver vida melhor, resplandece na beleza da perfeita Justiça o caráter de Jesus. Conquanto não use de paliativos com o pecado, nem diminua o sentimento da culpa, procura não condenar, mas salvar. O mundo não tinha senão desprezo e zombaria para essa transviada mulher; mas Jesus profere palavras de conforto e esperança. O Inocente Se compadece da fraqueza da pecadora, e estende-lhe a mão pronta a ajudar. Ao passo que os fariseus hipócritas denunciam, Jesus lhe recomenda: 'Vai-te, e não peques mais.' Jo 8:11' (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 462).

Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.] (João 8:11)

Que compaixão e terno amor da parte de Jesus! Ele manejou a situação de tal modo que, para sempre, a partir de então, os acusadores da mulher estariam ansiosos para afastar-se dela, visto que nunca poderiam estar certos do que ela havia lido no pavimento sobre sua vida privada naquela manhã.

2. Escrevendo sobre a areia, Jesus manifestou compaixão pela pecadora. Naquele episódio, houve outras pessoas beneficiadas pela compaixão de Jesus?

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 2: Os acusadores se conscientizaram de seus pecados. Os cristãos de todas as épocas aprenderam a perdoar como Jesus perdoava.

Se você ler a história cuidadosamente, poderá ver a compaixão de Jesus até mesmo pelos que eram tão maus em suas intenções. Como teria sido bom se o coração deles estivesse tão aberto aos apelos de Cristo como estava o daquela desgraçada mulher!

Como a congregação adventista típica trataria uma situação como aquela? Como equilibramos a adesão aos elevados padrões morais com a compaixão para com os que caem?


Segunda

Ano Bíblico: Ne 5–8

Pelas crianças (Mt 19:13-14)

Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. (Mat. 19:13-14)

As crianças têm suportado o ímpeto do sofrimento ao longo dos séculos. Impotentes e dependentes, com muita freqüência elas têm sido apanhadas no fogo cruzado de guerras, conflitos, revoltas públicas e contendas familiares. Foram as crianças, os meninos em particular, que suportaram o ímpeto da primeira e horrível 'solução do problema judeu' sob os antigos faraós do Egito (Êx 1:15-16). E os meninos novamente foram dizimados na matança de Herodes contra os inocentes (Mt 2:16), levando Mateus a recordar outra ocasião de matança indiscriminada de crianças no começo do cativeiro babilônico (Mt 2:17-18; compare Jr 31:15). Ao ter conhecimento da matança de Herodes, talvez nos joelhos de Sua mãe, como Jesus deve ter-Se lembrado de que esses inocentes pequenos morreram, de certo modo, por causa dEle (Ele veio para morrer por eles; mas antes de ter idade suficiente até para conhecer Sua missão, eles morreram por causa dEle)!

O rei do Egito ordenou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e outra, Puá, dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva." (Êxo 1:15-16)
Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. (Mat. 2:16)
Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem. (Mat. 2:17-18)
Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem. (Jer. 31:15)

3. Que mensagens nos são dadas nestes relatos sobre a maneira de tratarmos as crianças? Mt 18:2-6; 19:13-15

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 3: Deus ama a todos, inclusive as crianças. Nosso cristianismo deve se expressar por amor idêntico pelos mais fracos da sociedade, incluindo as crianças.

E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. (Mat. 18:2-6)
Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali. (Mat. 19:13-15)

Como pode ter sido o futuro daquelas crianças que se assentaram no colo de Jesus naquele dia, e a quem Suas mãos se estenderam em bênção? Que lembranças elas guardaram daquele dia, aquelas com idade suficiente para lembrar? Teriam algumas delas, mais tarde, aceitado Jesus como Messias? E como devem ter se sentido ao saber que aquela pessoa amorosa que havia colocado as mãos sobre elas em bênção estava agora no Céus ministrando em seu favor? Que profundidade de certeza isso deve ter trazido a elas! Os políticos beijam as crianças para conquistar os votos de seus pais; mas Jesus amava as crianças por elas mesmas. 'Deixem vir a Mim crianças', Ele repreendeu Seus discípulos, 'e não as impeçam; pois o reino dos Céus pertence aos que são semelhantes a elas' (Mt 19:14, NVI).

Existe alguma criança dentro de sua esfera de influência? Como você as trata? Pense cuidadosamente na sua maneira de tratá-las. Que passos você pode dar para ter certeza de que sua influência é tão positiva quanto possível?


Terça

Ano Bíblico: Ne 9–11

Pela família de Lázaro (Jo 11:5)

Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. (João 11:5)

Não sabemos muito sobre a família de Lázaro de Betânia. Os Evangelhos dizem pouco sobre eles. Mas parece claro que eles eram três irmãos adultos, solteiros, vivendo na mesma casa. Provavelmente não fossem uma família judia típica, mas era ali que Jesus escolhia ir sempre que ia à cidade. João nos informa que 'Jesus amava Marta e a irmã dela (Maria) e (seu irmão) Lázaro' (Jo 11:5, NVI).

4. Como Jesus respondeu à queixa de Marta? Como, mesmo aqui, vemos a compaixão amorosa de Jesus? Lc 10:38-42

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 4: As coisas referentes ao reino de Deus são mais importantes até mesmo que o alimento.

Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. (Lu. 10:38-42)

O pedido de Marta parecia claramente justificado. Afinal, a refeição estava no centro da hospitalidade do Oriente, e a preparação era trabalhosa. Talvez pobre demais para contar com servas, Marta precisava de ajuda na cozinha. Levando em conta tudo isso, a resposta de Jesus a ela parece de uma negligência incomum.

Talvez a chave para entender isso seja considerar a dimensão mais ampla da missão de Jesus. Para Ele, nada era comum, como Seus próprios pais descobriram durante o incidente no templo (Lc 2:48-49). Para Jesus, o destino transparecia em cada minuto de Seu tempo conosco. Naquele contexto, o trabalho da cozinha não era importante, por mais que requeresse atenção.

Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? (Luc. 2:48-49)

Mas entendemos mal Jesus se pensamos que Ele era insensível a Marta. Bem ao contrário. Os Evangelhos não trazem videoclipes dos incidentes que registram. Não podemos ver o rosto de Jesus enquanto respondia a Marta. Não podemos ouvir o tom de Sua voz. Usando a imaginação, porém, conhecendo o que sabemos de Jesus em outros pontos dos Evangelhos, podemos imaginar Jesus Se erguendo de Seu lugar enquanto respondia a Marta, chamando afetuosamente seu nome duas vezes. 'Marta, Marta', Ele disse, caminhando até a cozinha e seguindo Maria, 'existe algo infinitamente mais importante que a hospitalidade, e Maria o descobriu' (Lc 10:41, 42, paráfrase).

Será que você pode estar na posição de Marta, tão ocupado com os cuidados deste mundo que esquece o que é realmente importante? Como você pode dizer se suas prioridades são corretas?


Quarta

Ano Bíblico: Ne 12, 13

Pelos inimigos (Mt 5:44)

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; (Mat. 5:44)

5. Uma das declarações mais famosas de Jesus está em Mateus 5:44-48. Por que essa mensagem é importante ainda hoje, para quem vive no século 21?

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 5: O ideal é que não tenhamos inimigos. O amor pode tornar os inimigos em amigos.

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." (Mat. 5:44-48)

Em sentido real, pode-se dizer que toda a vida e morte de Cristo foi uma expressão desse princípio: amar os inimigos, fazer o bem até mesmo aos que não nos fazem o bem.

Depois da queda de Adão e Eva, o mundo inteiro se tornou, de certo modo, território do inimigo, uma raça de seres caídos e rebeldes vivendo em oposição a Deus. No entanto, o que Deus fez por este planeta inimigo? Enviou um exército de anjos para arrasá-lo em sua iniqüidade? Não! Em vez disso, Ele enviou Jesus, Seu Filho, a fim de salvar o mundo, não para condená-lo.

6. Que exemplos públicos mostram o amor de Jesus, até mesmo pelos Seus inimigos? Quais se destacam em sua mente?

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 6: Jesus curou a orelha do servo do sumo sacerdote, que fora prendê-Lo. Amou Judas até o fim.

Que dizer, por exemplo, quando Ele curou a orelha do servo, cortada por Pedro (Lc 22:50-51)? Ou que tal a ocasião em que Ele revelou que sabia o que Judas iria fazer, dando ao discípulo endurecido outra oportunidade para abandonar o pecado (Mt 26:25)?

Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. (Luc. 22:50-51)
Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste. (Mat. 26:25)

Evidentemente, o maior exemplo tem de ser Sua oração ao Pai quando estava sendo crucificado: 'Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem' (Lc 23:34). De muitas formas, este é o maior exemplo de amor pelos que não o merecem. Apesar de não saberem o que estavam fazendo, eles não tinham desculpa. Enquanto aqui esteve, Jesus deu ampla oportunidade, tanto para os judeus como para os romanos, de saber quem Ele era, ou pelo menos de conhecer o suficiente para saber que Jesus não merecia o que estava sofrendo. Apesar disso, Jesus ainda mostrou compaixão por eles.

Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. (Luc. 23:34)

Uma coisa é dizer que você deve amar seus inimigos; outra coisa é saber como fazer isso. Qual é a chave para manifestar essa qualidade em sua própria vida? Quão disposto você está para fazer as mudanças necessárias a fim de poder amar seus inimigos?


Quinta

Ano Bíblico: Et 1–4

Por Israel (Mt 23:37)

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! (Mat. 23:37)

'Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!' (Mt 23:37).

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! (Mat. 23:37)

Como o caráter de Jesus é revelado no texto acima? O que ele nos diz sobre o amor de Deus para com Seu povo? O que ele diz sobre os limites daquilo que o amor pode fazer? Ao mesmo tempo, antes de começar a apontar o dedo a alguém, pergunte a si mesmo: Como essas palavras podem ser aplicadas diretamente a mim?

Se Deus tivesse as mesmas emoções que nós, humanos, a história de Sua relação com Israel totalizaria quatro mil anos de decepção e frustração quase contínuas. Para dizer a verdade, houve alguns pontos altos, em que a nação trouxe alegria a Deus, mas essas ocasiões foram raras e comparativamente breves. Finalmente, Sua paciência fenomenal se esgotou, e Deus deu à nação um período de 490 anos (Dn 9:24) que alcançaria a vinda do Messias. Jesus foi esse Messias; e o que vimos nEle, do início ao fim, foi uma atitude de compaixão, um amor severo e terno.

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. (Dan. 9:24)

7. Explique como a repreensão de Jesus em Mateus 23:25-35 pode ser uma expressão de amor.

Resposta sugestiva à pergunta da Lição:

Pergunta 7: Uma repreensão severa também pode exprimir amor, dependendo do tom de voz e da intenção.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas! Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar. (Mat. 23:25-35)

O que observamos aqui é o fenômeno da paciência divina se aproximando do fim. Mas, por mais severamente que tenha sido provocado, e por mais demorada que fosse a provocação, a ternura atravessa a crosta exterior da severidade de Jesus. Ele não teria falado essas palavras severas se não houvesse esperança de que algumas dessas pessoas enxergassem seu erro.


Sexta

Ano Bíblico: Et 5–7

Estudo adicional

Ellen G. White, 'Lázaro, Sai Para Fora', p. 524-536; 'Perante Anás e o Tribunal de Caifás' p. 710-715; 'Judas', p. 720-722, em O Desejado de Todas as Nações.

'Grande tato e sabedoria são necessários no trabalho de ganhar as pessoas para Cristo. O Salvador nunca suprimiu a verdade, mas disse-a sempre com amor. Em Suas relações com outros, exercia o máximo tato, e era sempre bondoso e cheio de cuidado. Nunca foi rude, nunca proferiu desnecessariamente uma palavra severa, não ocasionou jamais uma dor desnecessária a uma pessoa sensível. Não censurava a fraqueza humana. Denunciava destemidamente a hipocrisia, a incredulidade, e a iniqüidade, mas havia lágrimas em Sua voz ao proferir Suas esmagadoras repreensões. Nunca tornava a verdade cruel, porém manifestava profunda ternura pela humanidade.

'Todos eram preciosos aos Seus olhos. Conduzia-Se com divina dignidade; inclinava-Se, todavia, com a mais terna compaixão e respeito para todo membro da família de Deus. Via em todos, pessoas a quem tinha a missão de salvar' (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 117).

Perguntas para reflexão

1. Medite nesta idéia de amar os inimigos. O que significa isso, em sentido prático? Como esse amor deve se manifestar? Existe algum tempo em que seria impossível amar os inimigos? Neste caso, qual pode ser essa situação?

2. Qual é a situação das crianças em sua igreja local? Quanta atenção é dada às suas necessidades? O que vocês podem fazer como igreja para melhorar neste sentido?

3. Como é fácil confundir o amor com graça barata? Isto é, que perigo existe de permitir que as pessoas continuem fazendo o que não devem fazer, só porque queremos lhes revelar amor? Quando o amor é melhor manifestado por rígida responsabilidade moral? Como podemos chegar ao equilíbrio correto? Se você tiver que errar, de que lado é melhor errar?



 

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