Frustrados com o lento progresso dos projetos de lei sobre energia e aquecimento global em Washington, os governadores de diversos Estados americanos estão promovendo iniciativas regionais para limitar as emissões dos gases do efeito-estufa, e vêm conduzindo um esforço coordenado de lobby para forçar o Congresso a agir.
A partir da segunda-feira, três governadores de Estados do oeste serão os porta-vozes de uma campanha publicitária nacional, veiculada em TV e promovida por um grupo ecológico, em uma tentativa de angariar apoio público e político a um projeto de lei sobre as alterações climáticas que está agora em estudo pelo Senado.
O comerciais de 30 segundos são estrelados pelos governadores Arnold Schwarzenegger (republicano, da Califórnia), Jon Huntsman Jr. (republicano, do Utah), e Brian Schweitzer (democrata, de Montana). Os três aparecem vestidos casualmente e diante de belos cenários naturais, e falam sobre a ameaça que o aquecimento global representa. Os governadores do país estão agindo, eles afirmam, mas o Congresso não. "Agora é a vez deles", Schwarzenegger afirma. (Leia mais: Terra)
(Colaboração: Maynart)
NOTA: A pressão para o Congresso Americano "fazer qualquer coisa" no combate ao aquecimento global surge agora de personalidades famosas. O fato dos políticos mencionados pertencerem ao Partido Republicano (apoiado pela Direita Cristã), até agora contrário ao ativismo ambiental, demonstra que o governo dos EUA (atualmente Republicano) pode, a qualquer momento, mudar de idéia e começar apoiar o combate ao aquecimento global (é claro que eles vão perceber nisso uma grande oportunidade para alcançar seus interesses, especialmente a implantação da Lei Dominical - menina dos olhos da Direita Cristã).
Marcadores: ECOmenismo, EUA