quinta-feira, 12 de junho de 2008

Comentário da Lição 11 - O poder de Sua ressurreição - Escola no Ar

Sexta-feira, 13/6/2008

Estudo Adicional

As principais verdades bíblicas encontram eco em alguma instância de nossa experiência. Jesus compara o seu corpo ao pão, o seu sangue ao vinho da uva, e tantos outros aspectos da vida cristã como: Ele é o caminho por onde devemos trilhar; a figueira que deve dar frutos; a videira que une os ramos ao tronco; a água da vida, da qual, quem beber, nunca mais terá sede, e muitas outras aplicações mais. Entre todas essas metáforas, existe a do batismo é a mais significativa.

O batismo é uma simbologia que se materializa em nossa experiência cristã. Ao sermos batizados, observamos três momentos da vida cristã: a) morte para o pecado, quando enterramos o velho homem, no processo da conversão; b) santificação, quando estamos sob a água e somos "lavados"; c) glorificação, quando ressurgimos como um novo homem.

Ao descermos às águas, ficamos submersos por um curto espaço de tempo. Submersos na água não ficamos confortáveis, pois este não é o nosso habitat natural. Assim também, ao entrarmos para a vida cristã, passamos por um processo teologicamente chamado de santificação. É neste estágio que passamos pelo que é simbolizado biblicamente também como purificação. É o período em que estão incluídos momentos como o do crisol, do qual estudamos no 4º trimestre de 2007. Essa etapa da vida cristã tem o objetivo de nos livrar das amarras do pecado. É quando temos a oportunidade de perceber o quanto o pecado é destrutivo e provoca conseqüências terríveis e, por outro lado, quanto poder existe no amor, na confiança em Deus, na prática das orientações divinas e na comunhão.

Em seguida, ao sairmos das águas, representamos o símbolo da ressurreição, quando surgiremos como um novo ser, livre de tudo o que pode estar relacionado com o pecado e suas conseqüências.

Pense: O concerto do Senhor é com Seus santos. Cada um deve discernir os próprios pontos fracos de caráter, guardando-se contra eles com vigor. Os que foram sepultados com Cristo no batismo, sendo ressuscitados com Ele na semelhança de Sua ressurreição, comprometeram-se a viver em novidade de vida. 'Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da Terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, então, também vós vos manifestareis com Ele em glória.' Col. 3:1-4. (Conselho aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 258)

Desafio: A Palavra de Deus, como o caráter de seu divino Autor, apresenta mistérios que não podem ser nunca perfeitamente compreendidos por criaturas finitas. A entrada do pecado no mundo, a encarnação de Cristo, a regeneração, a ressurreição, e muitos outros assuntos apresentados na Bíblia, são mistérios demasiado profundos para serem explicados, ou mesmo cabalmente compreendidos pelo espírito humano. Não temos, porém, motivos de duvidar da Palavra de Deus pelo fato de não podemos compreender todos os mistérios de Sua providência. Estamos, no mundo natural, continuamente cercados de mistérios que não podemos penetrar. Mesmo as mais simples formas de vida apresentam problemas que o mais sábio dos filósofos é impotente para explicar. Encontram-se por toda parte maravilhas que escapam à nossa percepção. Deveríamos, então, surpreender-nos ao verificar que no mundo espiritual existem também mistérios que não podemos sondar? Toda a dificuldade jaz na debilidade e estreiteza do espírito humano. Deu-nos Deus nas Escrituras suficientes provas de Seu caráter divino, e não devemos duvidar de Sua Palavra pelo fato de não podermos penetrar todos os mistérios de Sua providência. O Caminho a Cristo, pág. 106.

Comentário por: Wanderley Gazeta

É professor no UNASP desde 1982. Casado com Sônia M. M. Gazeta, tem dois filhos, Jean Marcel e Marcus Fernando.

FONTE: http://www.escolanoar.org.br/

Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu!