Conexão sem Fio com a Salvação
Tecnologia digital leva campanha evangelística aos lares e internautas aceitam a Jesus.
Por Williams Costa, Jr.
Para muitas pessoas, os avanços tecnológicos fazem mais mal do que bem. Com quase 196 bilhões de e-mails rodando diariamente nas redes de computadores, a luta para ficar livre de mensagens indesejáveis toma minutos preciosos no trabalho e nos lares.
Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos estão aumentando a habilidade dos adventistas do sétimo dia de proclamar e levar as boas novas sobre Jesus a pessoas em todo o planeta. Algumas vezes, a tecnologia é usada por evangelistas que não estão buscando prioritariamente grandes massas, mas um coração sedento da verdade.
HISTÓRIA RELACIONADA
Fórum de Internet Incentiva Evangelismo On-line
Aqui está um exemplo: Em agosto de 2007, no populoso bairro do Brás, na cidade de São Paulo, Brasil, o evangelista Luís Gonçalves apresentava na igreja local uma mensagem baseada em Apocalipse 12. As mensagens eram captadas por câmeras de televisão e transmitidas, ao vivo, pela Internet. Isso foi feito para atrair os moradores do Brás − bairro com a maior comunidade muçulmana do Brasil −, os quais poderiam ter o interesse em ir às reuniões dessa série evangelística, mas que estavam muito ocupados ou cansados no fim do dia.
No fim do sermão, o pastor Gonçalves fez um apelo ao público, mas também olhou diretamente para uma das câmeras de televisão, apelando especialmente aos que estavam assistindo pela Internet, para atenderem ao chamado. Cristina, presente na igreja, levantou-se de seu assento e foi à frente. Quando o pastor Gonçalves a viu, perguntou:
− Onde está seu esposo? − Edmilson, o marido dela, não estava ao seu lado, e ela respondeu:
− Eu vim sozinha.
− Que pena! Estamos sentindo a falta dele – disse Gonçalves.
Nesse momento, o celular da Cristina tocou. Ela olhou para a tela do telefone e exclamou:
− É meu marido!
− Atenda à ligação − disse Gonçalves.
− Oi, querido! −Cristina disse a Edmilson.
− Quando você saiu de casa e foi para a igreja, liguei o computador e assisti a toda a programação pela Internet − disse Edmilson.
BATISMO: Tatiana (direita) e o esposo de sua irmã, Edmilson (não fotografado), foram batizados no final da série evangelística realizada pela Igreja Adventista no Brás, São Paulo. As reuniões foram transmitidas, ao vivo, pela Internet para chamar a atenção das pessoas ocupadas, sem sair de casa.O pastor Gonçalves pediu a Cristina que o deixasse falar com o marido. O pregador fez um apelo direto e especial a essa única pessoa. Isso foi verdadeiramente "interativo": Edmilson estava ouvindo a mensagem ao vivo pela Web e o pastor estava fazendo um apelo personalizado por um telefone celular!
Gonçalves perguntou a Edmilson se ele poderia colocar o telefone nas "caixas de som" da igreja, e ele consentiu. Dessa maneira, toda a congregação pôde ouvir o diálogo. Momentos depois, Edmilson, profundamente movido pelo Espírito Santo, decidiu entregar o coração a Jesus. Lágrimas vieram aos olhos de Cristina. A congregação explodiu de alegria, aplaudindo com entusiasmo.
Fazia muito tempo que Cristina estava orando por aquela decisão. Agora, seu marido estava fisicamente longe do prédio da igreja, mas perto da família de Deus. Edmilson foi profundamente tocado ao ver tudo na tela do computador de sua casa. Foi uma combinação abençoada de ministério pessoal e tecnologia para alcançar um homem por meio da Internet e um telefone celular.
Tudo começou de um jeito pouco tecnológico. Márcia, fiel adventista do sétimo dia que vive na Bahia, a mais de dois mil quilômetros de São Paulo, ligou para sua irmã Cristina. Márcia convidou a irmã, não adventista, a assistir a uma série evangelística de 30 noites com o pastor Gonçalves, intitulada: "Apocalipse, a Resposta".
O Brás, onde Cristina mora, sempre foi um lugar "difícil" para o evangelismo adventista, mas os líderes da Associação daquela região decidiram construir um templo numa área sem presença adventista. O Brás é um bairro extremamente comercial, com muitos imigrantes. Além da enorme comunidade muçulmana, há coreanos, italianos, bolivianos e muitos outros que fizeram daquele lugar o seu lar. A série evangelística foi planejada como "pontapé" inicial para a inauguração da igreja.
A Grande São Paulo, com mais de 20 milhões de habitantes, possui todos os elementos para induzir as pessoas a ficarem em casa, à noite: muito trânsito, poluição e falta de segurança. Depois de um longo dia de trabalho em uma metrópole, as pessoas estão completamente exaustas. Por essa razão, o pastor Gonçalves tomou a decisão de disponibilizar a série pela Internet. Se as pessoas não podiam, ou não queriam ir à igreja, a mensagem deveria ficar disponível em seus lares, ele pensou.
Cristina e Edmilson moram longe da igreja, mas aceitaram o convite de Márcia e começaram a assistir às pregações pela Internet. O casal conhecia o pastor Gonçalves, pois havia assistido a uma série de estudos bíblicos em DVD. Tatiana, outra irmã de Cristina, também decidiu assistir aos programas pela Internet, que causaram grande impacto em sua vida. No dia 22 de agosto, uma semana antes da conclusão da série evangelística, Tatiana decidiu ser batizada e convidou Cristina e o esposo a ir à igreja com ela. Edmilson recusou o convite e preferiu ficar. Depois que Tatiana assinou sua ficha batismal, junto com a irmã, decidiu ficar para o programa da noite, quando Gonçalves pregou sobre a graça de Deus. Foi nesse dia que Edmilson fez o que pode ter sido a chamada telefônica mais importante de sua vida.
FRUTOS DA TECNOLOGIA: O evangelista Luís Gonçalves entrevista Cristina, logo após o apelo. Durante a conversa, o esposo de Cristina, Edmilson, ligou para o celular da esposa. Gonçalves colocou a conversa no "viva-voz" e fez um apelo pessoal a Edmilson, que tomou sua decisão de aceitar a Jesus como seu Salvador.Três dias depois, Edmilson, a esposa Cristina e a cunhada Tatiana foram batizados na igreja do Brás. Como resultado dessa fantástica combinação de pregação num local com transmissão pela Web, 457 pessoas receberam estudos bíblicos, durante a campanha de testemunho. Desse número, 120 decidiram ser batizadas e 62 já foram batizados. A igreja do Brás, com 300 lugares, por muitas noites acomodou mais de 600 pessoas que lotavam o templo. No fim da série, aproximadamente 900 pessoas superlotaram a igreja para assistir à cerimônia batismal.
Muitas campanhas evangelísticas já foram transmitidas pela Internet, mas, dessa vez, o pastor Gonçalves "incluía" os expectadores on-line. Quando mencionava um texto bíblico, virava para a câmera e perguntava: "Você encontrou?" ou dizia: "Vou esperar por você. Já está pronto?" Isso criava uma ligação entre o pregador e os expectadores. No fim da série, 32.619 pessoas acessaram a transmissão pela Internet.
Noêmia Mendes, advogada, também tomou a decisão de ser batizada ao assistir à série da igreja do Brás, pela Internet. No dia 15 de agosto, ela foi à igreja e disse com toda a certeza: "Conheço a mensagem adventista desde os 15 anos de idade. Assisto constantemente à TV Novo Tempo e acompanhei esta série evangelística pela Internet. Estou muito segura ao tomar minha decisão ao lado de Jesus." Noêmia também foi batizada no fim da série.
Alguém disse que existem pelo menos três maneiras de se chegar a Paris. Uma é através dos canais de esgoto, o que pode levar a pessoa a dizer que "Paris é escura, estreita e cheira muito mal." Outra, é de carro, causando a seguinte reação: "Oh! Paris é linda, seus jardins, maravilhosos! Mas tem um problema: o tráfego é tão intenso que não se consegue andar!" Pode-se, entretanto, chegar a Paris sobrevoando a cidade, e a impressão será inteiramente diferente: "Paris é brilhante, espaçosa, magnífica. É realmente a cidade das luzes!"
Dependendo da maneira como se usa a Internet, ela também pode ser brilhante ou escura, estreita ou espaçosa, feia ou bonita. A Internet oferece uma oportunidade única de compartilhar as boas novas da salvação a muitas pessoas confusas, que precisam de respostas. Em alguns países, a Internet é controlada pelas autoridades locais, mas, por sua própria natureza, ela transpõe todas as barreiras. Por isso, é tempo de pensarmos além das velhas rotinas, criando "espaços" na Web e dando oportunidade às pessoas de conhecer Jesus e Seu amor, por meio da Internet.
Todos os que acessam a Internet sabem quanto conteúdo ruim existe na Web; a torrente de "spams" é um tsunami de pecado em diversos níveis. Mas, ao mesmo tempo, a Internet é uma oportunidade de comunicar esperança e salvação, e é por essa razão que os adventistas devem usá-la. Se não usarmos essa ferramenta, o inimigo usará. No passado, muitas vezes, ficamos com medo de usar filmes, TV e rádio para compartilhar o evangelho; como resultado, Satanás está usando esses meios de diversas maneiras. Sinceramente, creio que o Senhor inspirou a invenção de todas essas mídias, que são ferramentas de alta tecnologia, para ajudar a expandir o nosso testemunho. Precisamos ter um propósito, sendo até ousados, para conseguir espaço na mídia secular. Freqüentemente, somos muito acanhados, tímidos e, às vezes, até omissos ao lidarmos com a mídia em geral. No mundo secular, as pessoas lutam para aparecer. As celebridades investem muito dinheiro para ser promovidas, fotografadas, e até para ter seus escândalos divulgados! Como cristãos, não promovemos escândalos. Nossa conduta dever ser sóbria, equilibrada e centrada em Cristo: "o amor de Cristo nos constrange" (2Co 5:14). Precisamos ser motivados a usar a mídia corretamente, não para autopromoção, mas para a causa de Deus.
COMPROMETIDOS COM JESUS: Sessenta e duas pessoas foram batizadas na Igreja Adventista do Brás. Da esquerda para a direita: Edmilson, sua esposa Cristina e a irmã de Cristina, Tatiana.A vida de Paulo de Tarso é bom exemplo. Ele havia abraçado a causa de destruir a igreja cristã que nascia. Após um encontro pessoal com Jesus, virou o mundo de cabeça para baixo, denominando-se "louco para Cristo". Seu evangelismo mudou a história.
Paulo precisou viajar todo o mundo conhecido, enquanto você e eu precisamos apenas de um computador e acesso à Internet em casa. Imagine que alguém do Afeganistão, agora morando no Brasil, comece a enviar e-mails para sua família em Kabul, dizendo algo mais ou menos assim: "Eu descobri Jesus. Você precisa conhecê-Lo. Sei que, se você O aceitar como Salvador pessoal, estará arriscando a vida, mas, por favor, tente. Minha vida mudou, agora sou feliz, estou livre de culpa. Você quer fazer um Curso Bíblico on-line?"
Imagine que uma senhora japonesa, que aceitou a Jesus no México, mande uma mensagem para sua tia em Osaka. Ela compartilha a nova vida que descobriu depois de aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Ela convida os parentes para assistir ao Hope Chanel pela TV a cabo ou pela Web. Finalmente, um muçulmano procedente do Oriente Médio aceitou a Jesus através de uma campanha evangelística realizada pelo pastor Mark Finley e decide compartilhar sua experiência com seu filho que ainda vive naquela região. O pai encoraja o filho a ouvir a AWR (Rádio Mundial Adventista).
A televisão, o rádio, as publicações, a Internet – tudo isso precisa convergir para o objetivo de alcançar o propósito pelo qual, creio, foram inventados. São ferramentas para levar esperança às pessoas.
Deus não precisa de nós para concluir Seu trabalho. Ele poderia usar os anjos voando pelo meio do céu para anunciar a mensagem de salvação a este mundo enfermo. O uso criterioso e agressivo da tecnologia será mais poderoso que a maior campanha publicitária da história. Trilhões de reais, dólares e euros gastos com marketing não fariam o mesmo impacto na vida das pessoas. O poder da presença cristã adventista na mídia somente será calculado, um dia, pelos rostos, cheios de alegria, dos remidos que desfrutarão a eternidade conosco, porque ousamos testemunhar, falando sobre Jesus.
Esse mesmo Jesus nos dá o privilégio de compartilhar nosso testemunho pessoal com todos os nossos "vizinhos" – os 6,6 bilhões de moradores do planeta Terra. Não teremos maior alegria nesta vida do que a de levar aos pés de Jesus aqueles que, talvez, nunca encontraremos pessoalmente, mas podem ser alcançados por nosso testemunho pessoal.
Ellen White compreendeu a importância imperativa de compartilhar as boas novas: "Disponha-se toda a vez que houver trabalho a ser feito. Não importa se é rico ou pobre, grande ou humilde, Deus o convida para um serviço ativo para Ele."1
CONVERSÃO PELA INTERNET: Pastor Luís Gonçalves entrevista outra candidata ao batismo, Noêmia Mendes, advogada, que entregou seu coração a Jesus enquanto assistia à série evangelística da igreja do Brás, transmitida pela Internet. Note esta promessa maravilhosa: "No trabalho pelas almas que perecem, os anjos sempre fazem companhia. Milhares e milhares, e dez mil vezes dez mil anjos estão esperando para cooperar com os membros de nossa igreja na comunicação da luz que Deus generosamente tem dado."2
Mais de um século atrás, a mensageira de Deus escreveu as seguintes palavras inspiradas: "Há um trabalho missionário a ser feito em muitos lugares sem esperança. O espírito missionário precisa tomar conta de nós, inspirar-nos a alcançar as classes com quem não imaginávamos trabalhar. O Senhor tem Seu plano para a semeadura da semente do evangelho. Ao semearmos, de acordo com a Sua vontade, multiplicaremos as sementes de modo que Sua palavra alcance milhares que nunca ouviram da verdade."3
A Internet está dando a oportunidade de acessarmos maneiras e lugares com os quais "não imaginávamos trabalhar". Estou seguro de que "o Senhor tem Seus planos para a semeadura da semente do evangelho". Precisamos semear "de acordo com Sua vontade", e Sua Palavra alcançará não somente "milhares", mas bilhões de pessoas para o caminho da salvação.
Embora seja poderosa, a Internet nunca substituirá a importância do contato pessoal. A melhor maneira de compartilhar o plano da salvação é, certamente, por meio do testemunho pessoal. Mas a Internet pode ser usada corretamente, como um meio, não como solução final. Existe um enorme potencial para "fazermos evangelismo" pelo sábio uso do YouTube, Google, e-mail, MSN, blogs, websites, webpages. Usemos essas ferramentas associadas ao poder insubstituível do testemunho pessoal.
Por todas essas razões, vamos dar as boas-vindas ao futuro dessa nova mídia; vamos dar as boas-vindas às oportunidades de usar a Internet para o evangelismo. Que Deus abençoe você e o inspire. Que o Espírito Santo use sua vida para conectar as pessoas com a salvação, mesmo se seja por meio de um telefone celular!
1. Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 129.
2. Ibid.
3. Ibid. p. 130.
Williams Costa, Jr. é diretor dos Serviços de Mídia para o Departamento de Comunicação da Associação Geral.
FONTE: http://portuguese.adventistworld.org/issue.php?issue=2008-1006&page=16
Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!