quarta-feira, 11 de junho de 2008

Divindade - Parte V


Divindade - Parte V


É mesmo impressionante como as pessoas se apegam em argumentos frágeis para tentarem fundamentar um questionamento teológico.

Este tipo de situação é visto com freqüência entre os que dizem não crer na doutrina bíblica da Trindade.

Uma pergunta, certa vez apresentada, foi a seguinte (baseada em João 10:30):
'Por que Jesus não disse: Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um'?

Este verso de João 10:30 foi até usado como título de um conhecido livro anti-trinitariano divulgado no meio Adventista brasileiro.

A resposta para esta pergunta é muito simples...*

Primeiro, porque o capítulo 10 do evangelho de João está tratando de um debate entre Jesus e os Judeus sobre se Ele era o Messias. Não se tratava de um questionamento sobre as Pessoas da Divindade, mas se Jesus era ou não enviado pelo Pai. O contexto da passagem deixa isso muito claro.

Segundo, se desejarmos saber a natureza e missão do Espírito Santo, os capítulos a pesquisar terão que ser outros: 14, 15 e 16. Neles se declara que o Espírito Santo é 'outro' Consolador (a palavra aqui traduzida por 'outro' vem do grego ALLÓS , que significa 'outro igual', 'da mesma natureza'. Diferente de HETERÓS, que significa outro 'diferente', por exemplo: 'heterossexual' - aquele que é atraído por 'outro' ser do sexo oposto).

Nestes capítulos o Espírito Santo ainda é chamado de 'Ele', 'Aquele' (do grego EKEINÓS, que é um pronome PESSOAL, MASCULINO, SINGULAR, conforme a gramática grega).

Também é dito que a obra do Espírito Santo seria mais ampla (todo mundo), mais profunda (dentro de vós) e mais duradoura (para sempre) do que a de Jesus. O próprio Jesus também disse que o Espírito Santo seria mais 'conveniente' do que Ele próprio ('convém-vos que eu vá...' - 'convém' é a tradução do grego SUNFEREI, que significa 'vantajoso', 'lucrativo').

É um absurdo (ou, no mínimo, ingênuo) perguntar por que Deus não disse isso ou aquilo em determinada parte da Bíblia. O que devemos fazer é aceitar o que Ele diz, não importando em que parte da Bíblia esteja.


Uns dizem assim:
- Onde aparece a palavra 'Trindade' na Bíblia?

Alguém, usando este mesmo tipo de argumento, poderia dizer:
- Por que o nome de Deus não é mencionado no livro de Ester?
Será que o autor não cria em Deus? Isso é mera especulação.

Mas um descrente teimoso desafiaria:
- Mostre-me o nome 'Jesus' no AT e 'Jeová' no livro de Ester que eu crerei no Cristianismo.

Outro poderia dizer:
- Mostre-me onde a Bíblia apresenta a palavra 'cigarro', condenando-o, e eu deixarei de fumar.

Ainda outro:
- Diga-me onde aparece a repetição do mandamento proibindo as imagens no NT, e eu deixarei de adorar (venerar?) meu santinho.

Outros ainda dizem:
- Mostre-me o nome de Ellen White na Bíblia e eu acreditarei que ela é uma profetisa.

Essas pessoas NÃO QUEREM crer, e procuram a 'verdade' que precisam nos lugares onde sabem que ela não está. Além do mais, desprezam TODAS as outras claras evidências onde ela está, de forma nítida.

"Buscai, e achareis...", é o conselho de Cristo.

Para compreender a a unidade do Espírito Santo com o Pai e o Filho, basta ler as passagens onde os três aparecem juntos, e ainda sendo colocados com os mesmos atributos (qualidades) e prerrogativas (direitos). Algumas postagens anteriores eu coloquei uma extensa lista dessas passagens para o pesquisador sincero verificar.

* Adaptado de material do Pr. Demóstentes Neves, SALT-IAENE.


'A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós' (2Cor. 13:13).


Autor: Prof. Gilson Medeiros


FONTE: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/





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