Segunda-feira, 14/7/2008
› Preparando o Preparador
O apóstolo Paulo apresenta duas idéias muito importantes na relação mente, corpo e glorificação a Deus: "Nós, porém, temos a mente de Cristo... Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo". - I Cor. 2:16 e 6:20.
Logo, glorificar a Deus, envolve mente e corpo, pois os dois são inseparáveis. Sem dúvida, todo o processo de glorificação começa na mente, porque a comunicação com Deus acontece através da mente. Mas a mente precisa conduzir o corpo à submissão para glorificação a Deus.
Ter a mente de Cristo significa conhecer a Deus através de uma experiência de intimidade pessoal. Experiência que transforme de tal modo o caráter, que o mundo veja a Cristo e O conheça revelado nos Seus seguidores, é o supremo propósito de Deus para seus filhos.
Este foi o modo de vida de João Batista. Falando sobre o seu preparo para cumprir a sua missão, o anjo declarou: 'Pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento". – Luc. 1:15 – NVI.
"Deveria ser por forma tal capaz de dominar suas faculdades, que pudesse estar entre os homens, tão inabalável ante as circunstâncias ambientes, como as rochas e montanhas do deserto." - DTN. pág. 69.
"As circunstâncias ambientes". Quantas vezes deixamos de cumprir nosso dever porque as pressões do ambiente nos desencorajam. Conta-se de um homem público que declarou ao amigo que não tomou posição em determinada proposta importante, por causa das pressões contrárias. Pressões - interpelou o amigo - Onde estavam suas reservas morais?
Pense: "E o menino crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente". – Luc. 1:80 – NVI.
Desafio: "Podia ficar ereto e destemido em presença de monarcas terrestres, porque se prostrara diante do Rei dos reis". - DTN. pág. 72.
Comentários:
Anderson Henrique Rieper:
Uma das características presentes em João Batista foi a sua capacidade de testemunhar do amor de Deus segundo a verdade, mesmo sabendo que iria ser perseguido por defender a verdade. Também nós precisamos ter a consciência de que devemos empunhar a 'bandeira' de Cristo o mais alto que pudermos, mesmo que estejamos sendo alvejados pelas mentiras do fogo inimigo. É certo que em meio a uma sociedade que pratica mentiras, é muito mais fácil se deixar levar pelo mesmo ritmo do que ser considerado 'diferente e anormal' perante os outros; mas no grande dia do juízo final veremos realmente a diferença como ela realmente é: salvos de um lado e perdidos do outro.
João Jooji Takakuwa:
Preparando o preparador – segunda feira 14.07.2008
O Senhor fez muitas predições sobre a vida de João Batista, dizendo até antes que ele nascesse o que ele poderia realizar.
Qual foi o preparo de João para seu ministério? Que princípios podemos tirar daqui para fortalecer nossa vida espiritual? Lucas 1:15
A mensagem enviada do Céu.
Cerca do tempo do primeiro advento de Cristo o anjo Gabriel veio ter com Zacarias, com uma mensagem semelhante à que fora dada a Manoá ( pai de Sansão ). Foi dito ao idoso sacerdote que sua esposa teria um filho, cujo nome seria João. 'E', disse o anjo, 'terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo.' Luc. 1:14 e 15.
Esse filho da promessa devia ser criado segundo hábitos estritamente temperantes. Uma importante obra de reforma ser-lhe-ia confiada: preparar o caminho para Cristo. Conselhos Sobre Regime Alimentar – página 225
'E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel'. Lucas 1:80. Deus chamara o filho de Zacarias para uma grande obra, a maior já confiada a homens. A fim de cumprir essa obra, precisava de que o Senhor com ele cooperasse. E o Espírito de Deus seria com ele, caso desse ouvido às instruções do anjo. No registro celeste dos homens nobres, declarou o Salvador: ( Mateus 11:11 - Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.) A obra que lhe foi confiada não exigia somente energia física e resistência, mas as mais elevadas qualidades do espírito e da alma. Tão importante era exercitar o pequeno em hábitos sãos de vida para prepará-lo para essa obra que o mais elevado dos anjos ( anjo Gabriel ) foi enviado com uma mensagem de instrução aos seus pais. A Ciência do Bom Viver, pág. 379.
Como precursor do Messias, João era 'muito mais do que profeta'. Pois ao passo que os profetas haviam visto de longe o advento de Cristo, a João foi dado contemplá-Lo, ouvir do Céu o testemunho de Sua messianidade, e apresentá-Lo a Israel como o Enviado de Deus. DTN – página 220
No batismo de Jesus, João ouviu a voz de Deus: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3: 17
João respondeu: 'Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.' João 1:23. Nos tempos antigos, quando um rei viajava de uma região para outra em seu país, os trabalhadores eram enviados adiante de sua comitiva para preparar as estradas. Deviam cortar as árvores, retirar as pedras e tapar os buracos de modo que o caminho pudesse estar aplanado para o rei. Assim, quando Jesus, o rei da corte celestial, estava para vir, João Batista foi enviado a preparar o caminho, anunciando-O ao povo e convidando ao arrependimento de seus pecados. Vida de Jesus – página 49-50.
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/
Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!