3 º Trimestre de 2008 - Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus
Comentário da Lição 02 - Paulo prega para o mundo
Sábado, 5/7/2008 |
"Fiz-me tudo para com todos, com o fim de por todos os modos, salvar alguns" - I Cor. 9:22
À conversão de Paulo seguiram-se três anos de retiro e preparo. Ao retornar, anunciou a mensagem em Damasco. Onde findou a senda de perseguidor, iniciou a de perseguido. Não mais era um algoz, mas um homem com uma mensagem. Contudo, quando rapidamente passou pela Judéia ao visitar Jerusalém, não pregou em nenhuma igreja apostólica.
Certamente poderosa era a palavra do apóstolo. Ele pregava aquilo que vira e ouvira. E, "palavras inefáveis" foram ditas aos seus ouvidos. Ao transmitir esta experiência maravilhosa, o poder de Deus operava poderosamente nos ouvintes. A fama do campeão da cruz espalhou-se com rapidez.
A conversão de Paulo fora inquestionavelmente o acontecimento da época. O maior e mais temido inimigo da Igreja nascente, transformado no mais aguerrido bandeirante do evangelho eterno. Sua convicção era inabalável: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê". - Rom. 1:16 - ARA. Em verdade tornou-se o personagem central no cenário evangélico do primeiro século. Havia razões para elevar a voz a Deus em louvor e glorificação.
Dominado pelo amor a Cristo e pelo evangelho da salvação dos pecadores perdidos, Paulo aprendeu do próprio Cristo os métodos de como aproximar-se das pessoas em sua maneira de pensar. Declara aos Gálatas: "Ao contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação". – Gal. 1:12 – NVI.
Por esta razão pôde dizer com plena convicção: "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de por todos os modos, salvar alguns" - I Cor. 9:22
Pense: "Pois o amor de Cristo nos constrange". – I Cor. 5:14 – NVI.
Desafio: "E glorificavam a Deus a meu respeito". – Gál. 1:24 – ARA.
COMENTÁRIOS:
João Jooji Takakuwa:
"Tudo para com todos – Paulo prega para o mundo" Sábado a tarde - 05.07.2008
'E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.' Mateus 24:14.
As palavras de afirmação dos apóstolos, de que 'as boas novas' (Isa. 52:7) de salvação eram para judeus e gentios igualmente, trouxeram esperança e alegria a todos os que não haviam sido contados entre os filhos de Abraão segundo a carne.
'E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.' Tendo finalmente a congregação se dispersado, 'muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos', que tinham aceitado as boas novas que lhes foram apresentadas naquele dia, 'seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus'. Atos 13:42 e 43.
O interesse despertado em Antioquia da Pisídia pelo discurso de Paulo, reuniu no 'sábado seguinte... quase toda a cidade a ouvir a Palavra de Deus. Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja; e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia. 'Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da Terra.' 'E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a Palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.' Eles se rejubilaram grandemente de Jesus os reconhecer como filhos de Deus, e com coração grato atentavam à palavra pregada. Os que creram foram zelosos em comunicar a mensagem evangélica a outros, e assim 'a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província'. Atos 13:44-49. Atos dos Apóstolos – Página 173/174
Desafio: Não precisamos ir aos países pagãos, nem mesmo deixar o estreito âmbito de nosso lar, se é ali que está nosso dever, a fim de trabalhar para Cristo. Podemos fazê-lo no lar, na igreja, entre os nossos amigos e com quem entretemos relações comerciais. Caminho para Cristo – página 81
Wilson Daniel Jaykosz:
Ao contrário dos outros Apóstolos, que vivera com Cristo, Paulo teve a honra de ser revelado a ele o poder de Deus, e foi arrebatado até ao terceiro Céu viu coisa inefáveis que ao ser humano nunca tinham sido visto.
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/
Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!