Lição 10 | 30 de agosto a 6 de setembro |
Sábado à tarde | Ano Bíblico: Ez 8–10 |
VERSO PARA MEMORIZAR: "Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama" (Lc 7:47). |
LEITURAS DA SEMANA: Lc 8:41-55; Jo 4:1-40; At 16:14-16; 18:1-3, 24-28; Rm 16:3-5
Pensamento-chave: Embora as mulheres freqüentemente recebessem papéis nos bastidores, o Novo Testamento as mostra fortemente envolvidas no avanço da missão da igreja.
As mulheres tiveram uma parte importante na história bíblica. Entre elas, houve rainhas boas e más, servas justas, mães que oraram, líderes poderosas, esposas influentes, doadoras generosas, prostitutas, profetisas, diaconisas, gentis anfitriãs, apoiadoras fiéis e amigas de Jesus.
Em histórias como as de Ester e Débora, as mulheres tomam o centro do palco. Ao longo da ampla paisagem da Bíblia, podemos ver como as mulheres com uma missão ajudaram, de muitas formas, a fazer avançar o reino do Céu.
No Novo Testamento, vemos exemplos do trato de Jesus com as mulheres. Ao mesmo tempo, muitas mulheres seguiram Jesus e O sustentaram financeiramente (Lc 8:1-3) e ajudaram a atender às Suas necessidades (Mc 15:41). Em várias ocasiões, Jesus ministrou especificamente às mulheres. Na morte de Jesus, enquanto muitos de Seus discípulos O abandonaram, as mulheres permaneceram fiéis e ficaram com Ele até a cruz. As mulheres foram as primeiras testemunhas de Sua ressurreição.
Nesta semana, vamos estudar algumas mulheres no Novo Testamento que, embora sua história seja breve, tiveram uma parte vital na missão da igreja.
Domingo | Ano Bíblico: Ez 11–13 |
Quebrando as regras
Na sociedade em que Jesus viveu e trabalhou, as mulheres ficavam fora da vida pública. No culto do sábado, elas eram meras espectadoras, não participantes. Como os gentios, as mulheres tinham um pátio exterior especialmente designado na sinagoga, do qual elas não podiam sair. Significativamente, este era localizado em posição inferior ao dos homens.
Em público, os homens tinham restrições quanto ao que podiam falar com uma mulher, até mesmo a esposa. Não era permitido às mulheres estudar a Torah; de fato, não lhes era permitido sequer tocar as Escrituras, a fim de não as contaminar.
Jesus usou uma abordagem diferente. As mulheres eram Suas filhas amadas, tanto quanto os homens. Sua morte as incluiu tanto quanto os homens.
Embora os rabinos de Seu tempo não tivessem permissão para ensinar as mulheres, Jesus fazia isso com alegria. Em certa ocasião, Maria, irmã de Lázaro, assentou-se a Seus pés como uma aluna (Lc 10:38-42).
O preconceito contra as mulheres envolvia cada aspecto da vida. Aos homens era permitido divorciar-se da mulheres até mesmo pelas ofensas mais triviais, mas às mulheres não era permitido divorciar-se, nem mesmo pelas mais sérias das ofensas. Jesus tinha palavras fortes sobre a prática do divórcio, que tratava as mulheres como se fossem objetos possuídos por homens (Mt 19:3-8).
No espaço de dois capítulos em Lucas, Jesus quebrou as leis relativas ao contato com as mulheres cerimonialmente impuras. Ele tocou uma menina morta e a restaurou à vida (Lc 8:41, 42, 49-55); permitiu que uma mulher com hemorragia O tocasse (Lc 8:43-48); e permitiu que uma mulher de má fama lavasse Seus pés (Lc 7:37-39).
1. Leia essas histórias. Que princípio levou Jesus a quebrar essas regras? Como esse princípio é aplicável hoje?
Enquanto esteve na Terra, Jesus quebrou as barreiras humanas. Como o apóstolo Paulo disse, "dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gl 3:28). Que tipo de preconceitos você ainda abriga contra algum grupo de pessoas? Como você pode reconhecer esses preconceitos? Mais importante, por que deve abandoná-los? |
Segunda | Ano Bíblico: Ez 14–17 |
A mulher junto ao poço – I
A divisão entre judeus e samaritanos vinha de há muito tempo e era amarga (Leia as raízes históricas disso em 2Rs 17:24-41). Quando os exilados retornaram de Babilônia e tentaram reconstruir o templo e os muros de Jerusalém, os samaritanos tentaram impedir seu trabalho (veja Ed 4:7-22 e Ne 4:1-5). Incidentes como esse e também a disputa sobre o local verdadeiro do templo alimentavam o ódio entre os dois grupos. Em certa ocasião, um grupo tentou insultar Jesus chamando-O de possesso de demônio e samaritano (Jo 8:48).
A via mais reta e mais rápida entre Jerusalém, no sul, e Galiléia, no norte, era através de Samaria. Porém, quando faziam essa viagem, freqüentemente as pessoas efetuavam um desvio ao redor de Samaria – apesar do inconveniente da maior distância – a fim de evitar seus inimigos de tanto tempo.
2. Como Jesus Se comportava em relação aos samaritanos? O que Seu exemplo deve nos dizer sobre nossas atitudes para com os que, tradicionalmente, são menosprezados por nossa cultura? Lc 9:51-56; 10:30-37; 17:11-19
Em mais de uma ocasião, os escritores dos Evangelhos mostram Jesus viajando diretamente através de Samaria. Certa vez, a caminho da Judéia para a Galiléia, Ele parou na cidade samaritana de Sicar – o local do poço de Jacó e do Monte Gerizim, lugar sagrado para os samaritanos, local de seu templo. Foi ali que Ele teve Seu diálogo famoso não só com um samaritano, mas com uma mulher samaritana (veja Jo 4).
Para surpresa da mulher, Ele lhe pediu que tirasse água para beber. O pedido a chocou, porque Jesus era judeu, e ela, uma samaritana, e mulher!
Falando com essa mulher, Jesus quebrou vários tabus culturais. O apóstolo João diz que quando ele e os outros discípulos retornaram, eles "se admiraram de que estivesse falando com uma mulher" (Jo 4:27). Não era considerado apropriado um homem, e um mestre religioso, ser visto em público a falar com uma mulher – especialmente uma mulher samaritana.
Jesus não permitiu que nenhum costume social interferisse com Sua missão. Como você encontra o equilíbrio correto entre não provocar uma ofensa social e fazer o que é correto? |
Terça | Ano Bíblico: Ez 18–20 |
A mulher junto ao poço – II
3. Como Jesus relacionou a vida e as circunstâncias diárias da mulher com a verdade espiritual que Ele queria transmitir? Em outras palavras, como Ele pode Se relacionar com suas necessidades espirituais? Jo 4:1-40
A mulher ficou tão agitada com o que viu e ouviu que se apressou em ir de volta à cidade, nem mesmo se incomodando de deixar o cântaro de água (Jo 4:28). Ela havia encontrado o Messias, e tinha que anunciar isso aos outros!
A primeira parte de seu testemunho foi um convite para que eles conhecessem por si mesmos Aquele que dissera a história de sua vida (v. 29). Aqui está um verdade simples mas clássica sobre o testemunho. Nossa missão não é converter as pessoas. Nossa tarefa é semear a semente e levar as pessoas a Jesus. Depois disso, o Espírito Santo cuidará da conversão. Como mais tarde o povo testemunhou, depois de conhecer Jesus: "Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo" (Jo 4:42).
A segunda parte de seu testemunho é uma pergunta: "Será este o Cristo?" (v. 29). A forma como essa pergunta foi estruturada no grego sugere que ela pretendia que a resposta à sua pergunta fosse negativa. Assim, a pergunta é literalmente: "Ele não pode ser o Messias, pode?" ou "Este não é o Cristo, é?"
Ou a mulher ainda não estava cem por cento certa a respeito de que Jesus fosse o Messias ou, mais provavelmente, estava dando uma notícia suavemente para pessoas que poderiam ser hostis a ela por fazer uma afirmação dessas.
Podem ser tiradas muitas lições desse relato. Uma importante afirmação é que, fazendo o que fez, Jesus claramente cortou relações com as tradições de Seu tempo, testemunhando não só a uma mulher, mas a uma mulher samaritana, e então usando essa mulher para ser mensageira e evangelista.
Quarta | Ano Bíblico: Ez 21–23 |
Mulheres no início da Igreja
Ao longo do livro de Atos e nas cartas de Paulo, mulheres são mencionadas freqüentemente por ter um papel no início da igreja. Os primeiros cristãos não adoravam em igrejas, mas se reuniam nas casas de pessoas, freqüentemente ao redor da mesa de alimentação.
Muitas dessas casas eram dirigidas por mulheres como Lídia, mulher de negócios que vendia tecido púrpura. Paulo, Silas, Timóteo e Lucas a encontraram em Filipos, na Macedônia, quando adoravam em um sábado com um grupo de mulheres reunidas junto ao rio.
4. Qual foi a participação de Lídia na pregação do evangelho? At 16:13-15
Que história rica deve haver por trás dessas poucas palavras! No espaço de duas sentenças, Lídia aceita Jesus, testemunha sobre sua nova crença para sua família toda, é batizada com seus familiares e abre a casa para os apóstolos. Lídia é registrada como a primeira convertida na Europa, e sua casa forneceu a base da qual os apóstolos pregaram na área.
5. Como Priscila foi usada por Deus para o ministério? At 18:1-3, 24-28; Rm 16:3-5; 1Co 16:19
Depois de certo tempo em Corinto, Paulo navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áqüila. Ali, Priscila e Áqüila abriram sua casa para um judeu chamado Apolo e lhe ensinaram sobre Jesus (At 18:24-26). Mais tarde, Apolo se tornou de grande ajuda para a igreja na Acaia (vs. 27, 28).
Leia novamente Romanos 16:3-5. Paulo está expressando gratidão tanto a Priscila como a seu marido. Obviamente, ela teve um papel muito importante, que Paulo queria reconhecer. Como podemos ser mais sensíveis em afirmar as mulheres, seja qual for o papel que desempenhem? |
Quinta | Ano Bíblico: Ez 24–26 |
"Recomendo-vos nossa irmã Febe"
Embora limitadas pelos costumes e expectativas sociais, no início da igreja cristã muitas mulheres se distinguiram pela vida de serviço. A Bíblia raramente dá muitos detalhes, mas está claro que as mulheres desempenharam um papel ativo na missão da igreja.
6. Que princípio importante podemos tirar do texto que fala das filhas de Filipe? At 21:9
Escrevendo para a igreja em Roma, Paulo lhes recomendou uma mulher pelo nome de Febe – a quem ele se referiu como "nossa irmã" (Rm 16:1). Febe pertencia à igreja de Cencréia – uma cidade portuária algumas milhas distante da cidade de Corinto.
Paulo descreve Febe como alguém que estava "servindo a igreja" (v. 1). Em seus escritos, Paulo usa freqüentemente a palavra grega diakonos, traduzida aqui como serva e em outros lugares com diácono. Qualquer que seja a palavra correta, o significado é que Febe era alguém que servia à igreja. Paulo continua: "Porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive" (v. 2).
7. Muitas outras mulheres do Novo Testamento são conhecidas por suas boas obras. Veja os textos seguintes. O que podemos reunir sobre as várias posições que as mulheres ocupavam nos dias iniciais do cristianismo? At 9:36; Rm 16:7, 12; Fp 4:2, 3; Fm 2
As mulheres não só desempenhavam papel importante por trás das cenas no sustento da primeira igreja; parece que muitas desempenharam uma função principal na linha de frente no trabalho de partilhar as boas-novas. Sem dúvida, no trabalho final do evangelho, na obra de anunciar as mensagens dos três anjos a "cada nação, e tribo, e língua, e povo" (Ap 14:6), as mulheres continuarão a ter um papel importante.
Seja homem ou seja mulher, qual é a melhor maneira de você utilizar seus dons no trabalho do ministério e da missão? |
Sexta | Ano Bíblico: Ez 27–29 |
Estudo adicional
'A samaritana que conversou com Jesus junto ao poço de Jacó, mal achou o Salvador, levou outros a Ele. Mostrou-se mais eficiente missionária que os próprios discípulos. Esses nada viram em Samaria que indicasse ser ela um campo animador. Tinham os pensamentos fixos numa grande obra a ser efetuada no futuro. Não viram que mesmo junto deles estava uma colheita a fazer. Mas, por intermédio da mulher a quem desprezavam, toda uma cidade foi levada a ouvir Jesus" (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 102).
"O Senhor tem uma obra para as mulheres fazerem, bem como para os homens. Eles podem realizar um bom trabalho para Deus se aprenderem primeiramente na escola de Cristo as preciosas, importantes lições de mansidão. Não apenas devem levar o nome de Cristo, mas possuir Seu espírito" (Ellen G. White, North Pacific Union Gleaner, 4 de dezembro de 1907).
Perguntas para consideração
1. Em algumas partes do mundo, as mulheres raramente desempenham qualquer função de liderança da igreja. Isto é freqüentemente considerado uma questão cultural; outros vêem nisso uma questão moral. Quando os costumes e assuntos culturais se tornam assuntos morais?
2. Ellen G. White diz que a mulher junto ao poço provou ser missionária mais eficiente que os discípulos de Jesus. Que forças especiais as mulheres podem trazer para a missão da igreja? Sem entrar no assunto controvertido da ordenação das mulheres, como podemos melhor afirmar e usar as mulheres que são parte de nosso movimento e mensagem?
3. Fale com sua classe sobre Jesus e a mulher samaritana. Tome essa história e coloque-a em sua própria cultura e contexto. Imagine Jesus ministrando tão prontamente a alguém que era menosprezado e odiado por sua própria cultura, alguém com quem muitas pessoas nem mesmo falariam. O que você pode aprender desse exercício sobre o que significa a comissão evangélica em toda parte?
Resumo: Ao longo do Novo Testamento, as mulheres aparecem mais ativas nos bastidores. Porém, Jesus e o apóstolo Paulo recomendaram freqüentemente as mulheres – por seus atos de amor e misericórdia e por levar avante a missão da igreja.
Respostas sugestivas:
Pergunta 1: Para Deus, todos são igualmente necessitados da Sua misericórdia e salvação. Todos somos um em Jesus Cristo.
Pergunta 2. Não demonstrava ódio nem menosprezo por eles. Devemos fazer o mesmo
Pergunta 3. Procurou conduzi-la das necessidades que percebia às necessidades mais profundas, espirituais.
Pergunta 4. Apoiou os missionários de Deus hospedando-os em sua casa.
Pergunta 5. Além de hospedar os apóstolos, procurou, com seu marido, instruir Apolo.
Pergunta 6. As mulheres também podem ser escolhidas como profetisas.
Pergunta 7. Funções de socorro aos necessitados, apoio e hospitalidade aos apóstolos, ensino.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic1032008.html
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