3 º Trimestre de 2008 - Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus
Comentário da Lição 06 - O Salvador compassivo
Terça-feira, 5/8/2008
› Perdão
Comentário por Pr. Albino Marks
No caso da mulher adúltera, apresentado a Jesus, para proceder o seu julgamento, houve falhas gritantes e maldosas. De acordo com a lei, os dois flagrados no pecado de adultério deviam ser julgados, condenados e mortos. (Lev. 20:10, Deut. 22:22).
Com sua retirada silenciosa, Jesus dirigiu-Se à mulher e pergunta: "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores?" - v. 10. Certamente o amor redentor de Jesus não foi menor pelos acusadores do que por esta mulher adúltera. O amor de Jesus é o mesmo para qualquer pecador.
Com sua retirada silenciosa, Jesus dirigiu-Se à mulher e pergunta: "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores?" - v. 10. Certamente o amor redentor de Jesus não foi menor pelos acusadores do que por esta mulher adúltera. O amor de Jesus é o mesmo para qualquer pecador.
Na sentença: "Eu também não a condeno", Jesus concedeu o perdão e a justificação por graça. Por este ato Jesus restabeleceu o relacionamento rompido em conseqüência do pecado da prostituta. Agora, já não era prostituta, mas tornou-se filha e co-participante da natureza divina. Na outra sentença: "Agora vá e abandone sua vida de pecado", Jesus responsabiliza a mulher para harmonizar sua conduta com os princípios morais do Reino da graça, restabelecendo o vínculo do relacionamento de amor, confiança, harmonia, obediência e felicidade.
Ellen G. White transmite esta inspirada mensagem do amor de Jesus pelo pecador, nestas palavras que se referem ao incidente em foco: "Em Seu ato de perdoar esta mulher e animá-la a viver vida melhor, resplandece na beleza da perfeita Justiça o caráter de Jesus. Conquanto não use de paliativos com o pecado, nem minore o sentimento de culpa, procura não condenar, mas salvar. O mundo não tinha senão desprezo e zombaria para com essa transviada mulher; mas Jesus profere palavras de conforto e esperança. O Inocente Se compadece da fraqueza da pecadora, e estende-lhe a mão pronta a ajudar". - DTN. pág. 462.
Pense: "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo Jesus". - Ef. 4:32 –NVI.
Desafio: "Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus". – I João 2:12 – NVI.
COMENTÁRIOS:
albino itamar gomes:
bom como estou fazendo minha primeira liçao completa sou novato porem pronto para obatismo.Acho q primeiro tenho q compreender q no mundo tudo é passageiro.Desde um incidente um asasinato acidente etc...Voltando lá atras lembramos q o maliguino habita no mundo com a autorizaçao de [DEUS]portanto perdoar é esquecer q algém me deve dinheiro ou me ofendeu nao lembrar mas estar sempre com ele
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/
Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!