3 º Trimestre de 2008 - Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus
Comentário da Lição 07 - O apóstolo João
Sábado, 9/8/2008
› Introdução
Comentário por Pr. Albino Marks
"Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade". – III João 4.
INTRODUÇÃO – Em nosso estilo de vida somos influenciados pelos instintos e heranças de nossos pais - Infra-Ego; e pelos valores que a sociedade nos transmite - Super-Ego. Esses valores moldam nosso modo de pensar e agir, formando o nosso Ego.
Vivemos neste mundo, mas não somos deste mundo. Deus coloca diante de nós o Seu modo de pensar para mudar o nosso modo de pensar: "Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos: converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar". - Is. 55:7- ARA.
O grande problema do homem é o pecado. O pecado destruiu no homem o modo divino de pensar, e em sua conduta o homem perdeu o estilo divino de agir. O pecado distanciou o homem das heranças legadas pelo Criador. O tempo apagou a influência destas heranças, e o homem passou a viver sob o domínio da influência do pecado.
"O homem deveria ter a imagem de Deus... A mente era capaz de compreender as coisas divinas... e estando em perfeita obediência à Sua vontade". - PP. pág. 28.
O plano da salvação tem por objetivo restaurar no homem o modo divino de pensar e de conduta. No entanto, como o homem desenvolve seu modo de pensar e agir em um ambiente de pecado, esta transformação só é possível mediante o milagre da conversão.
Paulo declara: "Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida". - II Cor. 5:17 - BV.
Esta foi a maravilhosa e impressionante experiência de João.
Pense: "Vocês estão vivendo uma espécie de vida totalmente nova, que consiste em estar aprendendo cada vez mais o que é correto, e procurando constantemente ser cada vez mais semelhantes a Cristo, que criou esta vida nova no íntimo de vocês". - Col. 3:10 - BV.
Desafio: "E agora, irmãos, ao terminar esta carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas". - Filip. 4:8 - BV.
COMENTÁRIOS:
Rodrigo Matias:
O novo nascimento é um processo gradual de mudanças no comportamento e principalmente no caráter e sentido da vida. Mas para João se tornar no discípulo do amor, se passou muito tempo. Ele conheceu a Cristo e foi transformado por Ele. Ou melhor, deixou-se ser transformado por Ele. A grande questão é qual a nossa atitude diante da verdade, diante de Cristo com seu poder em nos fazer melhores. Esse processo é longo e envolve renúncia, porém, vale a pena ser vivido. Afinal, Ele nos amou primeiro.
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!