A lição em poucas palavras
Texto-chave: 3 João 4
O aluno deverá...
Conhecer: João é o vínculo de ligação, física e espiritualmente, entre a primeira igreja e a segunda geração.
Sentir: O desejo de ver a classe desenvolver os traços de caráter moldados por Jesus como era o de João.
Fazer: Peça que os membros da classe façam uma avaliação própria à luz da vida e das realizações de João.
Esboço do aprendizado
I. O Logos: O melhor da teologia (Jo 1:1-3)
A. Esboce com a classe as várias aplicações da palavra grega logos (Veja lição de terça-feira).
B. Como João aplicou a Jesus esse conceito de Logos? Por que João usou justamente esta palavra quando falou sobre Jesus cerca de trinta anos depois de Seu ministério na Terra?
II. Chamados (Lc 5:1-11)
Estudo de Caso: Imagine-se gerente desta empresa: "Pescados Pedro & João, Ltda" (Lc 5:10), tentando entender-se com Pedro, o nacionalista militante, armado, sócio de João, o ambicioso alpinista social de temperamento explosivo. Como você lidaria com a situação?
III. Refinamento de caráter (Mc 10:35-45; 1Jo 2:10)
Estudo de Caso: Peça que a classe descreva João alguns anos mais tarde. Como ele mudou, o que o transformou e como ele passou a reagir? Acrescente alguns textos da Bíblia para ilustrar sua análise.
Resumo: João permitiu que os ensinos de Jesus se mostrassem em todas as suas palavras e ações. Sua vida e seus escritos posteriores nos lembram a primazia do amor na vida cristã.
| Motivação |
Algumas pessoas lêem a Bíblia como se estivessem se preparando para um exame ou para um jogo de perguntas e respostas. Eles enchem a cabeça com muitos detalhes: nomes, lugares, capítulos e versículos. Mas esse tipo de conhecimento, embora seja útil até certo ponto, não tem o poder de transformar vidas. Jesus disse aos que O perseguiam: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. Contudo, não quereis vir a Mim para terdes vida" (Jo 5:39, 40).
Nesta semana, a lição estuda um dos discípulos de Cristo que, talvez mais que qualquer outro, compreendeu o caráter de amor incondicional e aceitação irrestrita dos pecadores por parte de Jesus.
Sua tarefa como professor é lembrar sua classe de que o conhecimento sobre a Bíblia só nos levará até aí na obtenção da salvação. Na análise final, só o relacionamento com Cristo nos salvará e transformará – como aconteceu com João – que, de "Filho do Trovão" se tornou "o discípulo que Jesus amava."
| Compreensão |
Comentário bíblico
I. Surpreendidos pela graça
(Leia para sua classe Lc 5:1-11.)
Alguns anos atrás, o livro The Tipping Point apareceu em várias listas de best-sellers. Nele, o autor Malcolm Gladwell descreveu o processo pelo qual uma pessoa, idéia ou produto deixa de ser praticamente desconhecido da sociedade até tomar conta dela como fogo em uma floresta.
É provável que João, Tiago, Pedro e André conhecessem Jesus por algum tempo antes de deixarem as redes para segui-Lo. Não seria inteligente deixar tudo para seguir alguém de quem nada sabemos. Que pais encorajariam seus filhos a se casar com alguém que tivessem conhecido em uma viagem de duas horas, apenas?
Pense nisto: O que havia em Jesus e em Seus ensinos que chamou a atenção destes primeiros discípulos? Lembre-se: eles ainda não haviam visto nenhum de Seus maiores milagres nem ouvido alguns de Seus ensinos mais populares. Que papel o milagre dos peixes teve em sua decisão?
II. Transformados pouco a pouco
(Alguém, leia em voz alta Lc 9:51-56 e Mc 10:35-45.)
Na Bíblia, a única pessoa que teve uma vida perfeita foi Jesus. Todos os demais tiveram que crescer no desenvolvimento espiritual para se tornarem mais semelhantes a Cristo. O fato de que podemos ler em alguns versos tanto seus fracassos como seus triunfos podem dar a alguns a falsa esperança de que a transformação ocorre sem esforço e instantaneamente. De fato, o crescimento espiritual exige disciplina, paciência e perseverança praticada ao longo de toda a vida.
Pense nisto: Ellen G. White escreveu: "O caráter se revela, não por boas ou más ações ocasionais, mas pela tendência das palavras e atos costumeiros" (Caminho a Cristo, p. 57).
Mais provavelmente, notamos o crescimento espiritual em nós mesmos e nos outros ao longo de dias, meses, ou anos? O que isso nos diz sobre o crescimento espiritual?
III. Cativados pelo amor
(Peça que alguém leia em voz alta 1Jo 3:1-3)
Nos Evangelhos, os nomes de Pedro, Tiago e João sempre encabeçam as listas dos discípulos de Jesus. Mas no Evangelho de João, seu nome não parece. Por quatro vezes, João é identificado como "aquele que Jesus amava". João se debruçou sobre Jesus na Última Ceia, esteve ao pé da cruz quando todos os outros discípulos haviam fugido, foi um dos primeiros a visitar a tumba vazia e passou o resto da vida lembrando aos seguidores e Cristo a importância do amor.
Pense nisto: Com o que se parece o amor em sua vida? Que forma ele toma na vida de sua congregação?
| Aplicação |
Perguntas para reflexão
1. Você pode se lembrar de quando percebeu que a salvação é um dom que não pode ser comprado? Descreva em uma palavra como você se sentiu quando chegou a essa compreensão. Por que essa verdade é tão importante de se lembrar? Como você pode ajudar os outros a entenderem a realidade da salvação unicamente pela fé?
2. Algumas transformações parecem instantâneas: da embriaguez para a sobriedade, do vício para a liberdade, da culpa para libertação da culpa. Mas outras transformações menos dramáticas parecem não terminar nunca: impaciência, pavio curto, procrastinação, etc. Devemos ficar satisfeitos com graus de transformação? Neste caso, como devemos medir o progresso? Quais são os perigos potenciais em medir nosso progresso nessas coisas? Ao mesmo tempo, como podemos saber se precisamos fazer melhorias?
Perguntas de aplicação
1. Como João se tornou conhecido como "discípulo a quem Jesus amava"? O que teria que acontecer em nossa vida para que isso seja dito sobre nós?
2. "Nisto consiste o amor:" escreveu João, "não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1Jo 4:10). Amor abnegado (grego: agape) dá sem esperança de qualquer coisa de volta. Mencione pelo menos cinco exemplos de amor abnegado que não tenham que ver com relações familiares (i.e. marido e esposa, pais e filhos, irmãos e irmãs).
Testemunhando
Como classe, selecionem um indivíduo, uma família, ou grupo a quem vocês possam demonstrar o amor de Deus. Separem um tempo específico (uma semana, um mês, um trimestre) no qual vocês possam fazer algo tangível para atender suas necessidades materiais ou espirituais. Esboce um plano detalhado, juntamente com nomes, ações e resultados esperados.
| Transformação |
Quando João lançou suas redes de pesca junto ao Mar da Galiléia, ele nunca poderia ter imaginado aonde o levaria sua jornada com Jesus. É assim quando decidimos seguir Jesus. Não podemos deixar tudo para segui-Lo, como João e outros dos discípulos fizeram. Mas nossa vida será mudada; como não seria?
Existem dois caminhos para experimentar a presença de Cristo em nossa vida: Uma é como Seus agentes, refletindo Seu amor em atos de devoção e serviço pelos outros. A outra é servindo-O na pessoa dos menos afortunados, os desencorajados, os oprimidos. De qualquer modo, nosso caminho de discipulado nos levará para mais perto dEle.
Pense nisto: Pergunte aos membros de sua classe:
- Que hábitos você precisa cultivar para manter-se em comunhão com Cristo? O que funciona para você?
- Qual é seu método preferido de estudo da Bíblia? Você estuda por tópico? Por livro? Memorizando? Lendo ou consultando diferentes versões?
- Para você, qual é a maneira mais significativa de orar? Ajoelhado em um lugar silencioso? Em horas certas? Em lugares certos? Mantendo uma lista de oração e registrando as respostas de Deus?
- Em que ambiente você se sente confortável para fazer brilhar o amor de Deus, e para quem? Como você é conhecido por demonstrar o amor de Deus fora do ambiente de sua igreja?
Encerre com uma oração, pedindo que Deus abra seus olhos, como indivíduo e como classe, para refletir melhor o amor de Cristo aos outros.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic732008.html
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!