Autor: Prof. Gilson Medeiros
Sabem aquelas páginas que muitos sites possuem, e que se chama FAQ? Esta 'palavrinha' é uma espécie de acrônimo da expressão em inglês Frequently Asked Questions, algo como 'perguntas freqüentes'.
Deus tem me dado a alegria de alcançar um enorme número de pessoas através deste espaço no Blog. São muitos os e-mails que recebo diariamente, tanto de Adventistas quanto de não-Adventistas... e até de pseudo-apologetas tentando me 'converter'... rsrsrs - dos antitrinitarianos, então, já perdi até a conta...rs
Então me veio a idéia de colocar aqui algumas das perguntas mais comuns que me fazem via e-mail, para que outros que talvez tenham as mesmas dúvidas também obtenham algum esclarecimento sobre elas.
Não quero, de forma alguma, ser a 'última palavra' em matéria de teologia Adventista... mas eu talvez tenha condições de ajudar outros que, assim como eu, gostam de estudar a Bíblia e de aprenderem qual seja a 'sã doutrina' (cf. Tito 2:1; 1Ped. 3:15).
Se você tem alguma dúvida que o 'martiriza', e achar que eu posso ajudá-lo na questão, então mande-a para mim (gilson.medeiros@oi.com.br), para juntos encontrarmos uma solução na Palavra de Deus.
Então, vamos à primeira pergunta...
OBS.: Por uma questão de ética, não mencionarei a identificação dos envolvidos.
Me chamo XXX, tenho 19 anos, sou Adventista a 10 anos. Sou o secretário de minha igreja, mas atualmente estou com uma dúvida em relação a doutrina de nossa igreja, tenho enviado e-mails para vários pastores mas até agora não fui respondido.
A dúvida é: recentemente debati com um cristão da igreja Batista a respeito da validade da Lei de Deus, e citei aquele verso de Mateus 5:17 'Não penseis que vim abolir a lei ou os profetas, não vim para abolir mas para cumprir', só que a versão da Bíblia dele é na linguagem de hoje NTLH. Foi ai que a coisa complicou, pois nessa versão diz exatamente 'Não pensem que vim abolir a Lei de Moisés ou os profetas'. Sendo assim, ele afirmou que Jesus não se referia ao decálogo mais sim a Lei de Moisés, e sendo assim eu teria que guardar toda a Lei cerimonial de Moisés já que Jesus não veio abolir, afirmando ele dessa maneira que Jesus cumpriu a lei na cruz, citando os versos do apostolo Paulo em Romanos e Gálatas e o do próprio Jesus quando disse no evangelho de Lucas que a Lei e os profetas duraram até João.
Gostaria de uma explicação pois eu fiquei completamente sem palavras para poder explicar a ele do que se tratava os textos.
Vamos por partes:
1) Mat. 5:17 está escrito desta maneira no original grego (apesar de o catolicismo, equivocadamente, ensinar que Mateus escreveu em aramaico):
Mh. nomi,shte o[ti h=lqon katalu/sai to.n no,mon h' tou.j profh,taj\ ouvk h=lqon katalu/sai avlla. plhrw/saiÅ
"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" (Almeida Revista e Atualizada).
A palavra em vermelho (NOMOS) é a expressão grega que foi traduzida por LEI em nossa língua. Veja que não aparece a palavra "Moisés" ( Mwu?se,wj) neste verso bíblico, o que mostra que não se pode traduzir Mateus 5:17 por "lei de Moisés", como está na NTLH.
É por isso que se diz em teologia que o texto só deve ser corretamente interpretado quando ele é visto em seu original, ou seja, no hebraico/aramaico para o Antigo Testamento, ou no grego para o Novo Testamento. Este estudo profundo do sentido do texto nós chamamos de 'exegese'.
Quando Jesus falou em Mat. 5:17 que não veio abolir a Lei, Ele não estava Se referindo especificamente à lei cerimonial, que era passageira, mas sim à Lei moral, o que pode ser facilmente visto no verso seguinte: "Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra". Todos sabemos que as leis cerimoniais deixaram de ter sentido após o verdadeiro Cordeiro ser morto na Cruz.
2) "A lei e os profetas duraram até João" (Luc. 16:16)
A expressão "a lei e os profetas" neste verso de Lucas é semelhante à de Mateus 5:17, mas não é igual. Veja que lá Jesus diz "a lei OU os profetas"; mas aqui Ele diz "a lei E os profetas".
Quando Jesus diz "a lei e os profetas", Ele está fazendo referência a todo o Antigo Testamento, porque era assim que a Bíblia hebraica era dividida: Lei, profetas e salmos (cf. Mateus 7:12; 22:40; Luc. 24:44).
Se usarmos o raciocínio de seu amigo batista, dizendo que Jesus ensinou em Luc. 16:16 que a lei moral (ou seja, os 10 Mandamentos) só vigorou até João Batista, também deveríamos usar o mesmo raciocínio para dizer que os PROFETAS também só existiram até João Batista. E isto é verdade? É claro que não! Basta ver o livro de Apocalipse, a grande prova de que existiram profetas depois de João Batista (aliás, outro João... que irônico!). E nem vou mencionar as inúmeras passagens que dizem que na Igreja também haveriam outros com o dom de profecia...
Portanto, não podemos misturar Mateus 5:17 com Lucas 16:16, porque nestas duas passagens Jesus está dizendo coisas totalmente diferentes, apesar de as palavras usadas serem as mesmas.
Em Luc. 16:16 Jesus está dizendo que as profecias do AT (a lei e os profetas) se cumpriram todas até João Batista, pois ele foi o último profeta a preparar o caminho do Messias esperado. Não tinha nada que ver com a validade da Lei Moral dos 10 mandamentos.
O problema dos que não aceitam a validade dos 10 mandamentos é exatamente esta incoerência com que eles se deixam guiar no estudo da Bíblia. Dizem que a Lei passou, e que hoje vivemos pela graça, mas dizem que há 9 mandamentos que ainda estão em vigor. Basta perguntar para seu amigo se adultério é pecado... certamente ele vai dizer que é.
Entretanto, segundo o que pregam dos antinomistas (os que se opõem à Lei de Deus), adultério, por exemplo, não deveria mais ser pecado, pois eles acredita que a lei passou.
Vê que incoerência?!
Sabe XXX, no fundo no fundo, o que eles questionam mesmo é o sábado. Esta história de dizer que a lei passou não é verdadeira, e eles sabem disso. O que eles querem derrubar é a crença de que o sábado do sétimo dia ainda tem valor hoje. Isso é que os deixa irritados com os Adventistas, porque eles dizem que nós queremos nos salvar por guardar mandamentos, o que é uma tremenda falta de conhecimento sobre a doutrina Adventista.
Graças a Deus que até no último livro da Bíblia está muito claro que o povo de Deus dos últimos dias seriam aqueles obedientes na guarda dos mandamentos (cf. Apoc. 14:12; 12:17), e que conciliavam esta obediência com a fé em Jesus.
Só conheço um povo profético que faz isso...
Um abraço.
prof. Gilson.
Marcadores: apocalipse, doutrinas adventistas, heresias, jovens, lei, Movimentos dissidentes, sábado, teologuês
FONTE: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/
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