A Lição em resumo
Texto-chave: Isaías 46:10
O aluno deverá...
Conhecer: Que Deus ama aqueles que criou.
Sentir: Confiança de que Ele o ama incondicionalmente.
Fazer: Buscar a intimidade dessa relação.
Esboço do aprendizado
I. A importância de compreender o caráter e a natureza de Deus
A. O caráter de Deus é amor. Ele tem amor por todas as Suas criaturas, mesmo quando pecam. Como cristãos, como somos chamados a amar – até os mais desprezíveis?
B. Seu amor levou Deus a ser proativo, elaborando um plano para salvação antes que fosse necessário. Quando Deus tomou conhecimento de todos os nossos pequenos segredos pecaminosos, por que Ele não anulou o projeto do planeta Terra e começou tudo de novo? O que este fato lhe diz sobre Seu amor pelos outros seres que criou no Universo?
II. Um Deus criador (Sl 19:1-3; Rm 1:20, 21)
A. Deus não precisa de uma empresa de relações públicas para promover Sua imagem. Podemos aprender muito a respeito dEle pela natureza ao nosso redor (Sl 19:1-3). Como Satanás usa a idéia da evolução para lançar dúvidas sobre o caráter e a natureza de Deus (Rm 1:20, 21)?
B. Paulo descreve cristãos como seres criados de novo (2Co 5:17). Imagine Deus assoprando o primeiro fôlego de vida sobre Adão. Qual é o equivalente em nossa vida? Como podemos experimentar isso? Com que freqüência precisamos do fôlego de Deus?
Resumo: Deus quer recriar novas criaturas neste mundo danificado pelo pecado. Vamos permitir que Ele faça isso diariamente em nós.
Ciclo do aprendizado
| Motivação |
Quando nossa mente procura entender os conceitos de Deus, e particularmente Sua natureza, conforme são apresentados nas Escrituras, somos humilhados e inspirados ao mesmo tempo. Calvin Coolidge descreveu como se colocava à noite em uma janela aberta para contemplar a amplidão do espaço sideral e as incontáveis estrelas, a fim de se lembrar de seu lugar no Universo. Quando nos debruçamos nas janelas do Céu e consideramos as muitas facetas de nosso Deus eterno, santo e amoroso, as janelas de nosso ser são abertas e a luz do trono de Deus ilumina, eleva e enobrece nossa própria natureza. Pergunte aos membros de sua classe que atividades lhes ajudam a contemplar os atributos de Deus.
Alternativa: Recapitule as qualidades da natureza de Deus, examinadas na lição: eterno, santo, criador, amoroso, onisciente. Peça que a classe aumente a lista oferecendo outras qualidades da natureza de Deus.
| Compreensão |
Comentário bíblico
I. Deus é eterno
(Leia Gn 1:1 com sua classe.)
Nós temos, ou esperamos adquirir, várias características de Deus. Mas a natureza eterna de Deus será sempre exclusivamente Sua. "As palavras de abertura das Escrituras... traçam um notável contraste entre tudo o que é humano, temporal e finito, e o que é divino, eterno e infinito" (SDA Bible Commentary, v. 1, p. 207).
Pense nisto: À luz de Colossenses 1:15-19, comente o efeito que a natureza eterna de Deus tem sobre Sua provisão para nossa salvação.
II. Deus é amor
(Leia Rm 8:31-39.)
O amor é um daqueles aspectos da natureza de Deus que precisamos muito que seja parte de nossa natureza, e é despertado pela contemplação do amor de Deus por nós. "Filhos do celeste Rei! Preciosa promessa! Tema para a mais profunda meditação! O inigualável amor de Deus por um mundo que O não amou! Este pensamento exerce um poder subjugante e leva cativo o entendimento à vontade de Deus" (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 15).
Pense nisto: Que histórias da Bíblia o ajudam a meditar no amor de Deus?
III. Deus é criador
(Leia Jo 1:1-14.)
Pense nisto: Que exemplos das Escrituras você pode usar para demonstrar as intenções de Deus de nos recriar à Sua imagem e restabelecer nossa comunhão com Ele? Examine 2Co 4:11 e Jo 17:24, 25.
"Assim como Gênesis 1 estabelece a natureza da criação e o fato de que o homem foi formado originalmente à imagem de Deus, também o prólogo do Evangelho de João estabelece a natureza do Criador (v. 1-4) e o meio pelo qual Deus tencionava tornar possível a restauração de Sua imagem no homem (v. 5-14)" (SDA Bible Commentary, vol 5, p. 896).
Pense nisto: Como os versos 12-14 de João 1 descrevem o poder restaurador de Deus? Que parte temos nesse processo de restauração?
IV. Deus é santo
(Leia Is 57:15.)
O serviço do santuário foi projetado para demonstrar a natureza santa de Deus e Suas providências a fim de nos restaurar para Si mesmo. "O santuário não era destinado a honrar o homem, e sim ao Deus do Céu. Ele havia dado instruções específicas sobre como tudo deveria ser feito. Ao povo deveria ser ensinado que Ele é um Ser de grandeza e majestade, e que deve ser adorado com reverência e respeitoso temor" (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 268).
Pense nisto: À luz de Hebreus 9:11-15, 28, comente os aspectos do serviço do santuário que ilustravam a santidade do caráter de Deus e os aspectos do serviço do santuário que ilustravam como Deus planejava santificar Seu povo.
V. Deus é onisciente
(Leia Sl 139:1-4, 15, 16.)
Pense nisto: Como você sabe que Deus é onisciente? Que evidência você tem disso nas Escrituras?
Visto que Deus conhece o fim desde o princípio, Ele sabia que o pecado entraria no mundo, a devastação que provocaria e também sabia o que fazer com o pecado (1Pe 1:19, 20). Ele sabia que Israel fracassaria como nação e predisse o surgimento e a queda dos poderes mundiais antes de finalmente instalar Seu reino (Dn 2).
| Aplicação |
Lição objetiva: "Assim como o arco na nuvem é formado pela união da luz solar e a chuva, o arco-íris que cerca o trono representa os poderes combinados de misericórdia e justiça. Não é unicamente a justiça que deve ser mantida; pois isso eclipsaria a glória do arco-íris da promessa sobre o trono; o homem só poderia ver a penalidade da lei. Se não houvesse justiça e penalidade, não haveria estabilidade para o governo de Deus. É a combinação de juízo e misericórdia que torna a salvação plena e completa" (SDA Bible Commentary, v. 6, p. 1.071, 1.072).
Pense nisto: Ilustre este conceito com um copo de água ou um prisma na janela ou outro meio de fazer um arco-íris. Que aspectos da natureza de Deus inspiram temor e respeito? Que aspectos da natureza de Deus inspiram o desejo de amor e intimidade? Como esses aspectos da natureza de Deus se relacionam?
Aplicações à vida diária
1. Os Salmos e o livro de Isaías são fontes maravilhosas de leitura sobre a natureza de Deus. Divida a classe em pequenos grupos e dê a cada grupo um dos capítulos a seguir para que examinem as características da natureza de Deus: Sl 18; 139; Is 43; 55.
2. Mencione todas as coisas que Deus sabe e que nós não sabemos. (Por exemplo, veja Is 46:10; Dn 12; Mt 10:30; Rm 16:25; Hb 4:13.) Como essa revisão da onisciência de Deus afeta sua relação para com Ele?
3. Descreva as características do santuário celestial que ilustram a natureza eterna, santa, criativa, redentiva e amorosa de Deus. Como sua compreensão da natureza de Deus o ajuda a se relacionar com Hebreus 10:19-24?
| Transformação |
Pense nisto: Tente estas idéias em sua classe de Escola Sabatina ou sugira que sejam executadas como atividades para os membros experimentarem.
1. Divida a classe em pequenos grupos e peça que cada grupo escreva um salmo original a partir de um aspecto da natureza de Deus. Por exemplo, o Salmo 139 se concentra na onisciência de Deus.
2. Visualize a sala do trono de Deus como um lugar em que nos aproximamos "do trono da graça com toda a confiança" (Hb 4:16, NVI), usando textos como Apocalipse 4 e 22 e Ezequiel 1. Que aspectos da natureza de Deus são ilustrados pelo arco-íris, pelo fogo, pelos quatro seres viventes, pelos raios e trovões, pelo rio da vida, etc.?
3. Divida sua classe em pequenos grupos e atribua um aspecto da natureza de Deus a cada grupo. Então, peça que cada grupo escolha dois ou três versos das Escrituras que descrevam esse atributo em particular. Em estilo de leitura responsiva, peça que cada grupo leia em conjunto os versos que escolheram. (Os membros de cada grupo devem ter acesso à mesma versão da Bíblia.)
4. Faça uma caminhada de oração, destacando os atributos de Deus ilustrados nas obras da natureza. "O que vocês vêem no mundo natural ilustrando a justiça de Deus? Seu amor? Sua santidade? Sua natureza eterna?"
5. Encontre no hinário cânticos que falem dos vários aspectos da natureza de Deus. Encerre sua Escola Sabatina com um dos primeiros vinte hinos do Hinário Adventista do Sétimo Dia.
6. Encerre seu período com a classe com uma oração coletiva, convidando os membros a dizerem cada um uma sentença reconhecendo e louvando a Deus pelos aspectos particulares de Sua natureza.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic142008.html
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