sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lição 13 - “Eis-me aqui, envia-me a mim:” O profeta Isaias - Comentário Gilson Nery

Lição 13. Terceiro trimestre.  20 a 27 / 09 / 008

Comentários de Gilson Nery

Esc. Sabatina.

 

"Eis-me aqui, envia-me a mim:" O profeta Isaias

 

É o Espírito Santo que nos leva a Cristo ( João 15:26 ), intercede por nós com gemidos inexprimíveis ( Rom. 8:26 ), e, Cristo nos leva ao Pai Celestial por Seu Sacro Santo Sacerdócio e Sumo Sacerdócio exercido dentro do Santuário Celestial, localizado, geograficamente e literalmente, no Terceiro Céu. Apc. 11:19; Heb. 8:1 e 2; diante disto, cai por terra toda a tendência de se estabelecer intercessores e orações intercessórias de méritos, entre o ser humano e Deus, ou, entre este ser humano e Cristo; o Espírito Santo com Sua plenitude preenche todos os espaços vazios entre nós e Cristo, e, Cristo preenche todos os espaços vazios entre Ele e Deus, no que diz respeito a nós seres humanos; não existe lugar para os santos intercessores e suas orações intercessórias de méritos, ABSOLUTAMENTE, NÃO EXISTE!

As evidências bíblicas indicam que o Trono da Divindade se constitui um único trono e que este é ocupado Pelas Pessoas Desta Divindade, ( Apc. 22:1 ), também, é evidente que o Filho de Deus, que é o Deus Unigênito, ocupa a parte central deste Trono ( Apc. 5:6 ) e, que este lugar central deste Trono, é equivalente ao lado direito ( destra ), do Pai Celestial ( Heb. 8:1 ); neste caso, temos as seguintes evidências: que existe um espaço neste Trono do lado direito do lugar da Pessoa do Deus Únigênito e que existem, três  espaços reservados no Trono de Deus, note as evidências:

1 – O  espaço na parte central do Trono.

2 – O espaço de um lado do Trono.

3 – O espaço do outro lado do Trono.

 

a – O espaço reservado para o Deus Unigênito. João 1:18; Apc. 5:6.

b – O espaço reservado, do lado esquerdo de Cristo, para Deus, o Pai Celestial.

c – O espaço reservado para a Pessoa do Deus Espírito Santo. João 14:16.

 

Note mais estes esclarecimentos:  O Deus Unigênito do lado direito do Pai Celestial em Seu Trono, significa, naturalmente, que a Pessoa do Espírito Santo Se encontra do lado direito do Deus Filho Jesus Cristo; o que não é condizente com estas evidências e com esta lógica, é que exista um espaço vazio neste Trono, do lado direito de Cristo. A grande pergunta que faço sobre a grande visão de Isaias quando viu o Trono de Deus é: Qual dos Personagens que compõem a Divindade neste Trono, foi mostrada ao profeta Isaias nesta visão? A resposta a esta pergunta se encontra no conteúdo bíblico de Isa. 6:1,9-10 em conjunção com At. 28:25-27 e seu conteúdo, vamos ler: "...Eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime Trono..., Isa. 6:1; Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia:...então disse Ele: Vai, e dize a este povo: Ouvi, ouvi, e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhes os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos, e a entender com o coração, e se converta e seja salvo." Versos 8-10. Agora veja a interpretação da própria Bíblia definindo quem foi Este Senhor que pronunciou estas palavras: "...Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaias, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: de ouvido ouvireis, e não entedereis; vendo vereis, e não percebereis. Portanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os seus olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por Mim sejam curados."  At. 28: 25-27. Al.At. Note que O Personagem que falou estas palavras em Isa. 6, em At. 28, é definido como sendo O Espírito Santo, portanto, foi a Pessoa do Espírito Santo que Isaias viu assentado no Seu devido espaço que corresponde ao lado direito Daquele que Se encontra na parte central do Trono conforme apresentado acima.  Para os que tem levantado a questão de que nunca foi apresentado evidências bíblicas de um lugar no Trono da Divindade reservado para Este Personagem,  aí está uma evidência e prova direta sobre esta matéria. A visão que Isaias teve da sala do Trono, e da Divindade neste Trono, segundo definição da própria Bíblia, apresenta o espaço que compreende o lado direito da Pessoa do Deus Unigênito e Filho de Deus, ou seja, o lugar do Espírito Santo, e, note, que nesta visão é apresentado um plural de Pessoas nas seguintes palavras: "Quem há de ir por "nós?" (Isa. 6:8), esta expressão claramente indica uma conversa entre os Membros da Divindade que ocupa este Trono, dos Quais, Um Deles foi mostrado em visão ao profeta Isaias, segundo acabamos de ver.

 

Verso para memorizar: Foi depois que contemplou a Glória, a Majestade e Santidade de Deus, que Isaias teve uma noção cada vez mais clara da sua pecaminosidade e indignidade, passo preparatório e decisivo para a sua purificação pela brasa viva do altar que simboliza o poder dos méritos do Deus Unigênito para nos purificar de todos os nosso pecados e, muito em breve, nos libertar da nossa natureza pecaminosa ,( I Cor. 15:51-54 ), mas, é quando ainda estamos de posse desta natureza pecaminosa, que Deus nos usa para o Seu serviço como mensageiros Seus em missão de salvação de pessoas pecaminosas como nós; a brasa viva do altar não nos isenta da nossa má natureza, mas implanta em nós uma outra natureza, a natureza divina e, também, nos purifica de todo o pecado, nos capacitando assim para sermos enviados em missão de salvação a um mundo perdido e rebelde contra Deus.

 

Parte de domingo. "Ai de mim."

 

Perg. 01 – Observe que a palavra "Santo" é repetida três vezes e, associe estas palavras a palavra "nós" do verso oito que indica pluralidade de Pessoas que, no caso, são Três Pessoas Santas, aliás, Santíssimas, portanto, nós poderíamos ler Isaias 6:3 como segue: Santo é o Pai Celestial, Santo é o Deus Unigênito Filho de Deus e Santo é o Espírito Santo que compõe Esta Divindade Única e Triúna.

Perg. 02 – Jesus nos informa que nunca ninguém viu a Deus ( João 1:18; I Tim. 6:14-16 )e nem pode ver; isso, naturalmente, depois da história do pecado, depois da entrada do pecado, Deus em toda a Sua Glória, poder e Majestade, jamais foi visto por nenhum ser humano pecaminoso, mas, Deus em Sua misericórdia, tem Se apresentado ao homem através de visões e sonhos e, as vezes Pessoalmente reprimindo amorosamente a Sua Glória e Onipotência para que pudesse Se aproximar o Maximo possível do homem, sem que este fosse destruído; mas, o extremo de todos os extremos que Deus fez neste aspecto, ocorreu quando Ele colocou dentro de um Invólucro humano, toda a Sua Onipotência, Onipresença e Onisciência, reprimindo estes Seus atributos para poder morar neste nosso planeta durante mais de trinta anos e, após a consumação dos séculos, para toda a eternidade e, mesmo para Ele como Deus Onipotente, seria e é impossível exceder este ato de infinito amor e carinho pelos Seus filhos. Durante mais de trinta anos a humanidade teve o altíssimo e insuperável privilégio de ver a Deus Pessoalmente, conviver com Ele fisicamente, comer e beber com Ele, tocar Nele como o Deus Unigênito feito carne, o Deus conosco das profecias Messiânicas. Isa. 7:14;Mt. 1:23;Isa. 9:6. Em Cristo Jesus podemos dizer: Vi o Senhor Deus, por isso viverei, não morrerei.  Isa. 45:22;João 3:14-15.

 

Parte de segunda feira. A tua iniqüidade foi tirada.

 

A Cruz e o Santuário de Cristo tem o poder de tirar a nossa iniqüidade, nossos pecados e culpas e lançá-los à uma distância tão longe de nós quanto o Ocidente está longe do Oriente em um sentido cósmico, ou seja, ao infinito. Comp. c/ Sl. 103:12.

Perg. 03 – Associe estes conceitos deste texto com Rom. 10:9-10 e Tiago 3:2-12.

Nota da perg. 03 – Confessar pecados não significa contar a história deles para Deus, esta Ele já está Cansado de saber, confessar pecados significa reconhecer sinceramente, que praticamos aqueles pecados sem apresentar nenhuma justificativa tentando nos justificar por alguma forma, de tê-los praticado, esta espécie de confissão somente é possível quando aceitamos a operação do Espírito Santo em nós convencendo-nos do pecado; peçamos, então a Este Espírito que nos convença de nossos pecados para que possamos confessá-los genuinamente.

Perg. 04 – Note que o pecado não somente é tirado do pecador, mas, também, o próprio pecador é purificado pela intercessão Sacerdotal exercida por Cristo no Santuário Celestial, no altar do Calvário nossos pecados são tirados de nós e, no altar de incenso existente dentro do Santuário Celestial, somos purificados pelo fogo dos méritos e poder deste Sacerdócio.

Nota da perg. 04, última parte – Primeiramente Deus nos reconcilia com Ele Mesmo, depois nós temos condições de nos reconciliar com Ele, isto é, aceitar esta reconciliação. Ver Rom. 5:10.

 

Parte de terça feira. "Eis-me aqui, envia-me a mim.

 

Em primeiro lugar, Deus Se apresenta a Isaias e diz: Eis-Me aqui em Meu alto e sublime Trono ( Isa. 6:1 ), e, a seguir, é que Isaias pode dizer: Eis-me aqui, envia-me a mim; Este Mesmo Deus continua, hoje, tentando Se apresentar a nós, na Pessoa do Espírito Santo, para que ao contemplarmos a Sua Glória, através da Cruz e do Santuário Celestial de Cristo ( Heb.10:19), possamos dizer, Eis-me aqui envia-me a mim.

 

Parte de quarta feira. O chamado de Isaias.

 

Perg. 05 – É preciso observar que Deus apenas apresentou Sua causa a Isaias, neste caso, não houve um chamado direto a Isaias, Deus apresentou o Seu "problema" e, esperou por voluntários e, Isaias se apresenta em cena como este voluntário, Isaias, portanto, é o grande voluntário evangélico, não um voluntariado mercenário como o de Judas, mas um voluntário que viu a Glória de Deus e a urgência de Seu trabalho em favor do Seu povo rebelde. Depois que Isaias se apresenta como voluntário é que ele foi comissionado a dar uma mensagem ao povo, mesmo que este não o quisesse ouvir e, que, aparentemente, não houvesse esperança de aceite por parte deste. Na obra de Deus nunca deve existir essa de não ir dar a mensagem em determinado lugar, por não termos esperanças de sucesso naquele lugar, Deus nos diz que a Sua Palavra é como o martelo que esmiúça a penha ( Jr. 23:29 ), e, não devemos nos esquecer nunca, que o mundo foi criado pela Palavra de Deus a partir de elementos não existentes ( Heb. 11:3;Sl. 33:6 ), a nossa missão, portanto, é falar a Palavra de Deus, quer seja ela aceita ou não ( Ezq. 3:11 ), semear é a nossa parte, fazer nascer a semente nos corações, não é da nossa competência.

Perg. 06 – Esta é uma cirurgia que compete exclusivamente ao Cirurgião Divino, nós apenas damos o nosso aceite para Ele opere por nós o nosso coração.

1 – Nós não fazemos algo para Deus para que Ele opere em nossos corações, é Deus que opera o nosso coração para que possamos fazer algo para Ele.

2 – Prv. 2:5 – Este "então" do texto, é referente ao contexto dos versos 3 e 4.

3 – Jr. 3:22 – Voltai e Eu curarei as vossas rebeliões. Este "voltai" é, em si mesmo, palavras de força e poder de Deus, como correu na criação do mundo, para criar um novo coração puro e um espírito reto. Ver Sl. 51:10;Ezq. 36:26-27.

4 – Jr. 4:1 – Note bem: "Para Mim voltarás;" costumamos dizer sempre: fulano veio para a igreja, saiu da igreja, voltou para a igreja, etc. Enquanto a Pessoa de Jesus Cristo não for o centro absoluto dos nossos pensamentos, das nossas palavras, das nossas mensagens e das nossas ações, continuaremos sempre sendo uma igreja desgraçada,miserável pobre cega e nua, segundo disse o Próprio Cristo. Apc. 3:17; o primeiro plano da mensagem de Deus em Jeremias quatro, é voltar, não para a igreja, mas para "Mim," diz o texto, o para a igreja, vem depois; quando uma pessoa vai para a igreja pela primeira vez, ela faz isso porque o Espírito Santo já Se encontra operante em seu coração e, ela, em certo sentido, já se encontra voltando para Deus, e, este aspecto é que deve ser destacado em nossas mensagens, ou seja, aquilo que Deus faz, aquilo que Deus está fazendo e aquilo que Ele ainda irá fazer por aquela alma e por todos nós.

 

Parte de quinta feira. Uma luz para os Gentios.

 

Perg. 07 – O Adventismo possui uma mensagem presente especial para uma época presente especial para todas as espécies de denominações e religiões existentes neste mundo; este movimento missionário ressurgiu das cinzas e poeira da história e das profecias, não como uma nova religião possuindo um fundador humano e partindo de uma localidade deste mundo, mas como um movimento universal que eclodiu em quase todas as religiões do mundo a partir do século 19 pregando uma mensagem específica relacionada com a volta de Cristo a terra chamando a atenção do mundo para as profecias de Daniel e, posteriormente, se intitulando os mensageiros ( anjos ) apocalípticos e suas mensagens, conforme apresentadas em Apc. 14:6-9. Não existe na história deste mundo, nenhum outro movimento religioso com estas características e pregando as mesmas mensagens contidas neste texto e que tenha surgido na época e na data marcada pela profecia de Dan. 8:14, cabe ao mundo, examinar as nossas credenciais e certificar-se desta verdade que pregamos; tivemos nossas falhas, é verdade, mas não como igreja, a nível de igreja organizada, nunca marcamos datas para a volta de Cristo, vejam bem, NUNCA! Neste aspecto, a falha foi cometida por pessoas de todas as religiões cristãs que em sua sinceridade erraram no que diz respeito ao acontecimento a ocorrer naquela época e não nos seus cálculos proféticos, estes estavam e estão precisamente exatos. Todas as credenciais existentes na mensagem apocalíptica de Apc. 14:6-9, podem serem encontradas no bojo doutrinário da Igreja Adventista do Sétimo Dia como sendo o destaque de sua mensagem e que chama a atenção do mundo para esta particularidade, nenhuma outra denominação da história passada e presente, mantém estas características, basta examinar e, compensa examinar, examinem!

Perg. 08 – Em primeiro plano, este Servo desta profecia é referente ao Messias; nós somos luzes no mundo, mas apenas como refletores da luz do Sol da Justiça, o Astro Rei do sistema solar da nossa salvação. Fil. 2:15;Mt. 5:14,16;João 8:12.

Perg. 09 – A igreja Adventista do Sétimo Dia, a primeira igreja fundada por Cristo desde o Edem antes do pecado, tem atravessado os séculos e passado por varias fases em sua história como igreja, inclusive fases de aparentes desaparecimentos do cenário histórico conforme indicaram as profecias de Daniel e Apocalipse ( Dan. 7:25;Apc. 12:6 e 14 ), mas, que estamos no mundo hoje, depois de ressurgir e voltar do deserto das profecias, como restauradores das verdade eternas que foram lançadas por terra pelos poderes políticos-religiosos, em tempos idos e remotos. Veja Dan. 8:12;Isa. 8:16 e 58:12.

Pág. 168, em pense nisto: Como definir o sucesso na missão hoje? Resp. Pelo número de pessoas transformadas e nascidas de novo e pelo alcance do evangelismo no mundo, as demais coisas vem como conseqüências e resultado desta operação.

 

Que tenhamos sempre uma conscientização clara da Santidade e da Presença de Deus em nossa vida para que possamos nos conscientizar da nossa pecaminosidade e indignidade e sermos desligados das nossas iniqüidades e purificados pelo fogo da altar de incenso do Santuário Celestial para que possamos estar habilitados a dizer sempre: "Eis-me aqui, envia-me a mim! Amém!.

 

por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.

E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.

Estado de S. Paulo.Brasil.

Classe Universitários

www.oestadio.com/escola.shtml

FONTE: http://www.oestadio.com/escola_GNcoment13.htm



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