Espírito – Neste contexto, esta palavra "quer dizer as faculdades superiores da mente. Você pode comparar com as experiências de Paulo relatadas em Romanos 7:15 a 8:6.
Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
Para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Está pronto – do grego próthumos – que significa "disposto, "inclinado", ... "preparado". Se você ler os versos 33 a 35 perceberá que algum tempo antes, nesta mesma noite, os discípulos haviam demonstrado que sua mente estava disposta.
A Carne - "Quer dizer, as tendências e os desejos naturais que são estimulados pelos sentidos. O termo 'carne' no Novo Testamento muitas vezes representa a natureza inferior do homem com seus diversos apetites e desejos por exemplo, Romanos 8:3.
Fraca - Jesus não desculpa a debilidade da 'carne', senão destaca que esta debilidade é a razão pela qual é necessário velar e orar.
A relativa facilidade com a qual os discípulos repetidamente se adormeceram nesta hora de crise, é a debilidade a qual Cristo se refere especificamente (... verso 40).
FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntasok&VCP_Codigo=00000455
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