segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Anúncio com mulher de minissaia causa polêmica na Suécia

 


A popular Ryanair, conhecida pelos vôos regionais de baixas tarifas na Europa, chegou a ridicularizar os "comentários estúpidos" feitos por uma política feminista sueca, que sugeriu um boicote contra a empresa após a recusa da companhia em se retratar.

A companhia aérea foi criticada num relatório do Conselho de Ética em virtude de uma campanha comercial realizada na Suécia no ano passado, com a meta de promover vôos baratos no período de volta às aulas.

Na campanha, os anúncios e outdoors da Ryanair mostravam uma mulher de minissaia e mini blusa posando como uma estudante ao lado de um quadro-negro com o texto: "As ofertas mais quentes da volta às aulas".

Na visão do Conselho de Ética sueco, a mulher vestida no pequeno uniforme escolar "é usada para atrair a atenção de uma forma sexual, que é ofensiva às mulheres em geral".

Direito de tirar a roupa

O Conselho, um órgão independente criado em 1988, divulgou uma recriminação pública contra a Ryanair.

A companhia aérea recusou-se a fornecer a explicação solicitada pelo órgão e decidiu partir para a ofensiva, defendendo "o direito das garotas suecas de tirarem suas roupas se elas quiserem".

Em tom irônico, a empresa acusou o Conselho de Ética sueco de estar "fora de sintonia com a geração Britney Spears", e questionou se a agência estaria de fato refletindo a visão da maioria dos suecos.

"Temos certeza de que os sem-graça do ERK não falam pela maioria dos notoriamente liberais suecos", disse a Ryanair em um comunicado, acrescentando não ter recebido reclamações sobre as campanhas realizadas na Grã-Bretanha e Irlanda, que usaram a mesma imagem do comercial sueco.

"Os anúncios simplesmente refletem a maneira como muitas jovens gostam de se vestir. Esperamos que os integrantes do ERK relaxem um pouco", completou a nota".

Boicote

Diante da evidente recusa da Ryanair em se desculpar pela campanha, a política feminista sueca Birgitta Ohlsson decidiu sair em campo para pedir um boicote dos consumidores à companhia aérea.

"É meu dever apontar e envergonhar empresas como esta", disse Birgitta. "A Ryanair está se apoiando em valores ultrapassados e anacrônicos, e se orgulha disso. Há muitas outras empresas aéreas de baixo custo para escolher", acrescentou ela.

Em resposta, a empresa divulgou nota oficial ridicularizando os "comentários estúpidos" feitos por "Birgitta Chata Ohlsson".

O porta-voz da companhia aérea, Stephen McNamara, anunciou no comunicado que vai "celebrar o sexy comercial sueco" com uma promoção especial de um milhão de bilhetes aéreos de baixíssimo custo, aproveitando a onda de interesse gerada pela controvérsia em torno dos anúncios.

"Estamos certos de que 'Birgitta Chata' vai ser inundada pela enxurrada de pessoas sensatas e liberais que apóiam a determinação da Ryanair de defender os direitos de garotas e rapazes de tirarem suas roupas - se eles quiserem", afirmou o porta-voz no comunicado, acrescentando em seguida:

"Vamos também mandar passagens gratuitas para 'Birgitta Chata' para que ela possa fazer uma boa pausa, relaxar e parar de pedir boicotes tolos".

Sexismo

A troca de farpas gerou um intenso debate esta semana em blogs e websites da Suécia.

Grande parte dos comentários critica os comerciais da Ryanair, e um deles chega a dizer que a campanha "é um sinal da postura da empresa em relacão a seus funcionários e clientes".

Outros não chegam a classificar os anúncios como sexistas, mas destacam que são comerciais "de mau gosto".

Líder do ranking dos países com maiores índices de igualdade entre os sexos, a Suécia tem notória aversão a propagandas que reforçam estereótipos sexuais e outdoors com mulheres (ou homens) seminus não costumam fazer parte da paisagem urbana sueca.

Em janeiro deste ano, um relatório governamental sugeriu a criação de uma lei banindo qualquer propaganda de teor sexista a partir de janeiro de 2009.

"Não pode e não deve caber apenas à indústria da propaganda a responsabilidade de preservar os valores democráticos de nossa sociedade", defendeu a relatora da proposta, Eva-Maria Svensson.

No relatório, a propaganda sexista é definida como qualquer mensagem distribuída com fins comerciais que possa ser "ofensiva tanto às mulheres como aos homens".

Fonte: BBC Brasil

Nota:

Parece que no Brasil, a situação não é muito diferente. As propagandas são quentes por aqui também. Você já se perguntou por que nas propagandas de Cerveja geralmente aparecem mulheres seminuas? Por que pôsteres de empresas que fabricam pneus, contratam mulheres para vulgarizarem o corpo? Qual a relação existente entre uma pasta de dente com mulheres de fio dental numa piscina refrescante? Ou aquele comercial do "Desodorante Axe" com dois jovens fazendo sexo oral dentro do carro? Que tal a propaganda do novo "Vectra GT" com duas mulheres se tocando no elevador, com gracejos bem expressivos, incentivando o lesbianismo? O que me diz das músicas populares com dancinhas da garrafa, do quadrado, do hexágono e... "deixa pra lá, não vale a pena", mas sempre com mulheres vendendo uma imagem libertina e vulgar?

Pois bem... Chega de exemplos, por que esse problema não é e nem será mais novidade.

A mídia acredita que para vender os seus produtos, não basta falar do conteúdo, tem que vender uma idéia.

Exemplo:

Nas propagandas da pasta de dente "Sorriso", aparece um homem e uma mulher se beijando numa piscina maravilhosa. Qual a idéia principal que a empresa deseja deixar aos telespectadores? Quem usa "Sorriso" beija na boca. Em nenhum momento a empresa demonstrou interesse em divulgar os componentes usados para fabricação deste produto, nem mesmo a questão das doenças bucais e sua prevenção relacionada ao uso diário do creme dental. Sabe por quê? Eles querem vender uma idéia e se esta idéia se popularizar, o produto cairá na mão do povo. A empresa sabe que beijar é muito bom, por isso vendeu essa idéia. É por esse tipo de engano cada dia mais freqüente, que levou um Jovem a afirmar em rede nacional que o seu recorde foi 19 beijos na boca ao participar de um bailão em sua cidade. Aquilo que deveria ser bom dentro de um contexto especial como o matrimônio, passará a ser prejudicial pela mudança de valores imposta por uma sociedade desvirtuada.

O problema é que nem sempre a idéia, ou até mesmo uma embalagem bonita, atraente aos olhos, significa que o conteúdo é bom.

Não se deixe influenciar pela cultura marqueteira do capitalismo moderno, cujo foco principal é vender, vender e vender. Buscam de todas as maneiras o seu dinheiro, ainda que seja necessário para alcançar este objetivo, vulgarizar.

Ellen White afirma no livro Mensagens Escolhidas, vol 2 pág 352 e 353 que Satanás "está ligando a mente humana com a sua própria, imbuindo-a com seus pensamentos; e está fazendo este trabalho de modo tão enganador que aqueles que aceitam sua direção não sabem que estão sendo guiados por ele na sua vontade. O grande enganador espera assim confundir as mentes dos homens e mulheres, para que nada a não ser sua voz possa ser ouvida."

Num outro livro, a serva do Senhor diz que "Satanás toma controle de toda mente que não está decididamente sob o controle do Espírito de Deus." Testemonies to Ministers, p. 79.

Diante deste ataque sutil é bom saber que "...Ele (Satanás) não pode controlar mentes a não ser que sejam entregues ao seu controle..." O Desejado de Todas as Nações, p. 125.

É preciso controlar a nossa mente. Essa preocupação levou o apóstolo Paulo escrever o seguinte conselho: "...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Fil 4:8

A única saída é cuidar das avenidas da alma.

Leia com atenção o texto abaixo e se for preciso releia quantas vezes for necessário, mas que saibamos usar esse conselho sagrado para nos proteger dos perigos que freqüentemente assaltam a nossa mente.

"Aqueles que não desejam cair como presas dos enganos de Satanás precisam guardar bem as avenidas da alma; eles precisam evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que possa sugerir pensamentos impuros." Atos dos Apóstolos, p. 518.

PR. FÁBIO DOS SANTOS
Teólogo, Pastor Local da Igreja Adventista em Osório - RS, casado com Margarete Elisia dos Santos, professora da Escola Adventista nesta cidade. Filho de Adventistas (Nildo F. dos Santos - "Obreiro da CPB" e Lucila G. dos Santos - "Colportora da APC").
Webmaster e Editor geral do Blog Nisto Cremos
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