As Origens do Domingo
1. Qual foi o comportamento de Cristo quanto à lei e em especial quanto ao Sábado?
Mateus 5:17 e 18 - Marcos 2:23 a 28
Longe de tentar abolir ou transformar a instituição sabática, Cristo, através de uma observância escrita, mas justa e de acordo com a vontade de seu Pai, conferiu-lhe Seu verdadeiro caráter. Não podendo aceitá-la tal como os Seus contemporâneos a compreendiam e a observavam, não podendo igualmente aboli-la sem Se pôr em contradição consigo mesmo, espiritualizou-a e desta forma a tornou o que ela era quando da sua instituição.
Atos 13:14, 27, 42 e 44 - Atos 15:21 - Atos 16:13 - Atos 17:2 - Atos 18:4
Não existe nem uma só passagem no Novo Testamento - livros que no entanto foram escritos entre os anos 40 e 100 de nossa era, conseqüentemente durante um período que cobre cerca de sessenta anos - que estabeleça:
1- que o dia de repouso tenha sido transferido do sétimo para o primeiro dia;
2- que o primeiro dia seja um dia santo e que seja necessário observá-lo como tal;
3- que Jesus o tenha observado ou que o tenha instituído para que fosse observado pelos apóstolos e pela Igreja em honra da ressurreição;
4- que os apóstolos o tenham observado ou recomendado sua observância;
5- que era um hábito da Igreja reunir-se nesse dia;
6- que outro nome lhe tenha sido dado além de "primeiro dia", ou considerado de outra forma senão como um simples dia semanal;
7- que o Sétimo Dia tenha sido chamado de outra maneira a não ser "Sábado" ou "Dia de Sábado";
8- que o Sábado tenha sido abolido e que estejamos dispensados de o observar como memorial da Criação.
3. Podemos nós apoiar-nos em João 20:19 para afirmar que os discípulos estavam reunidos no primeiro dia para comemorar a ressurreição do Salvador?
De modo nenhum.
Lucas 23:56 a 24:1 mostra que o Sábado conserva toda a sua importância, que a lei é mantida, que nada distingue o primeiro dia dos outros. Além disso, como poderiam os discípulos estar reunidos para comemorar a ressurreição de Jesus se eles ainda não acreditavam nela? (Marcos 16:11 e 14). Além disso, os discípulos ocupavam um recinto isolado, onde se congregavam todos os dias. (Atos 1:13 e 14).
4. Qual a explicação para a passagem de Atos 20:7?
Os cristãos encontram-se reunidos para partir o pão, comemorando assim a morte do Senhor; trata-se de um fato ocasional, portanto completamente excepcional. A reunião tendo-se prolongado tarde da noite, tem o seu término no domingo - os judeus contavam os dias de pôr-do-sol a pôr-do-sol e Paulo viaja durante o dia de domingo.
5. A declaração de Paulo em I Coríntios 16:2 permite concluir que as assembléias da Igreja tinham lugar no primeiro dia da semana?
Este versículo fala de uma coleta que cada um punha de lado em sua casa, - e não "numa caixa de esmolas da congregação" (Morton) - após ter avaliado os seus ganhos da semana precedente. Olshausen, no seu 'Comentário sobre o Novo Testamento', diz a este respeito:
"De forma alguma podemos concluir desta passagem que as coletas eram feitas ao domingo nas assembléias da Igreja; porque a idéia é que cada um ponha de parte em sua casa o dinheiro em causa."
6. Que culto ocupava lugar de honra entre os Romanos?
O culto do sol cujo dia santo era o primeiro dia da semana, ou "Dies solis".
7. Como se infiltrou pouco a pouco este culto ao cristianismo?
A partir dos começos do século II, à semelhança dos pagãos romanos, os cristãos entregam-se ao domingo a prazeres. Pretendem fazê-lo em honra da ressurreição de Jesus. O fim desse século e o começo do século seguinte marcam um progresso nítido no domingo e um recuo quanto à observância do Sábado. A festa do primeiro dia, com um caráter totalmente do de Sábado, é primeiramente justaposta a este, mas tende a tomar-lhe o lugar. O século III é, no seu conjunto favorável ao domingo, mas é o século IV que prepara o seu triunfo.
- Qual é a data que marca o triunfo do domingo sobre o Sábado?
É no dia 7 de março de 321, que o Imperador Constantino promulgou uma lei sobre a necessidade da observância do domingo, "o dia venerável do sol".
- Quem, afinal, reivindica a honra de ter substituído o Sábado pelo domingo?
É a igreja Católica.
"Foi a Igreja Católica que, pela autoridade de Jesus Cristo, transferiu esse repouso para o domingo em memória da ressurreição de nosso Senhor". (Mgr. de Ségur, Causeries sur le protestantisme d´aujourd´hui, 1903, p. 207).