segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Lição 09 - Metáforas da salvação - Comentário Gilson Nery

Lição 09. Quarto trimestre.  22 a 29 / 11 / 008

Comentários de Gilson Nery

Esc. Sabatina.

 

Metáforas da salvação

 

Deus, em Seu amor e misericórdia, durante séculos e milênios, tem se esforçado ao máximo para  Se comunicar com o ser humano em seu próprio linguajar humano e, nestes esforços, Ele tem feito uso de metáforas, analogias, símiles, alegorias, parábolas e varias outras linguagens figuradas, visando despertar o interesse da humanidade para Ele como a Fonte de vida e o Autor da felicidade completa e eterna, desejoso de Se fazer entender em Sua mensagem de salvação, Ele tem procurado nos falar em nossa própria linguagem, uma linguagem pobre e cheia de erros de toda espécie e, neste aspecto podemos afirmar: Assim como o Verbo Eterno, como Pessoa, Se fez Carne Humana, para que pudéssemos entender Este Verbo Divino e Sua expiação e redenção, assim, também, a Palavra divina, a linguagem divina, foi substituída pela palavra e linguagem humana, em um sentido literal, para que pudéssemos entender os Seus caminhos eternos de salvação, redenção, expiação, justificação e santificação. Em Oséias 11:4 lemos: "Atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor...:", e, no cap. 12:10, lemos: "E falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e, pelo ministério dos profetas, proporei símiles." Existem erros na Palavra de Deus, em Sua Bíblia Sagrada? Eu respondo a esta pergunta dizendo: SIM, GRAÇAS A DEUS, EXISTEM ERROS NAS PALAVRAS DA BÍBLIA. Por que digo isso? Por que agradeço a Deus por estes erros? Resp.: Porque Deus falou, em Sua Bíblia para toda a humanidade, em nossa linguagem, na minha linguagem, na minha palavra, para que eu pudesse entender a Sua mensagem divina perfeita e absolutamente sem vestígios de defeitos ou erros; em certos aspectos, a Palavra escrita da Bíblia, é, na realidade, a palavra do homem, a mensagem contida nesta Palavra é que é divina e tudo o que é humano, depois do pecado, é sujeito a erros e falhas, assim é que, Deus para Se fazer entender em Sua mensagem de salvação, fez uso das nossas palavras humanas falhas e defeituosas, para nos alcançar e nos salvar; imaginem um cientista Phd, dando aula em uma linguagem altamente técnica sobre fissão e fusão nuclear, por exemplo, para uma classe de analfabetos! Assim, também, Deus, O Grande Cientista da nossa salvação, Se propôs falar conosco, analfabetos espirituais, em nossa linguagem repleta de uma pobreza mais que "franciscana" de fazer "dó," para nos alcançar e nos salvar; assim é que temos  na Bíblia exemplos vários desta pobreza linguajar, tais como: "O sol parou;" ( Jos. 10:19 ); "recuou o sol;" ( Isa. 38:8 ); "As estrelas do Céu caíram sobre a terra; ( Apc. 6:13 );  " os quatro cantos da terra;"  ( Apc. 7! ), etc. Graças a Deus por Sua mensagem de absoluta perfeição e que veio até nós, em nossa linguagem medíocre e repleta de defeitos; graças a Deus por Suas metáforas de salvação.

 

Verso para memorizar: A única e exclusiva oferta de salvação; note o seguinte: Cristo não é o Principal Salvador, Ele não é o Principal Intercessor; Ele é O ÚNICO E EXCLUSIVO SALVADOR, E, O ÚNICO E EXCLUSIVO INTERCESSOR, NENHUM OUTRO NOME FOI DADO ENTRE A HUMANIDADE!  At. 4:12;I Tim. 2:5.

 

Parte de domingo. Redenção.

 

Perg. 01 – No conceito divino, redenção significa pagar com a Própria vida o preço por pessoas que já eram propriedades Suas por Criação e que além disse, eram inimigas Suas. Comp.c/ Rom. 5:10.

 

Parte de segunda feira. Reconciliação.

 

Perg. 02 – Do ponto de vista teológico, a melhor resposta a esta pergunta está em Rom. 5:10 associado ao histórico de Gen. 3:8-9 e mais, II Cor. 5:19, ou seja, Deus procurando Seus inimigos para oferecer-lhes a Sua reconciliação pelo custo de Sua Própria vida, solicitando que aceitem esta reconciliação e que se tornem embaixadores desta salvação; a única coisa que nós precisamos fazer em toda esta salvação, é aceitar esta reconciliação, e, mesmo este nosso aceite só nos é possível, porque Deus correu e ainda está correndo atrás de nós e nos está dando condições para aceitarmos este Seu dom gratuito.

 

Nota da perg. 02, terceiro item: A reconciliação do mundo, no que diz respeito a parte divina, é "completíssima e absoluta."

 

Parte de terça feira. Justificação.

 

Perg. 03 – No que diz respeito a justificação em si, a única e exclusiva justiça que é exigida para que o homem seja justificado, NÃO É, a justiça que Deus requer deste homem, mas sim, a Justiça que Ele oferece a este ser humano, ou seja, a justiça de Cristo, Ele é a Justiça Nossa; o que precisamos fazer é tão somente, deixar que Ele tire os nossos trapos de imundícias e deixar estes com Ele, e, permitir que Ele nos vista de Suas vestes de nobreza celestial para que sejamos tratados por Deus como justos, tão justos como Cristo é Justo. Esta é a troca e o negócio mais estranho que existe, no conceito humano e, não passa de loucura pregar uma mensagem desta espécie, mas esta é a "loucura de Deus" que é muito mais sábia do que a sabedoria do homem.  I Cor. 1:18,25;2:14;Jr. 23:5-6.

 

Parte de quarta feira. Sacrifício expiatório.

 

Perg. 04 – Esta pergunta também pode ser feita como segue: O que o sacrifício de Cristo não fez por nós? Existe alguma coisa? Podemos argumentar: bem Cristo não aceita por nós este Seu sacrifício; mas, devemos não esquecer que, sem este Seu sacrifício nós nem mesmo teríamos a chance de existir para aceitar este Seu sacrifício expiatório. O que o sacrifício de Cristo fez por nós? Resposta: Propiciação, I João 2:2; Remissão; Redenção;Expiação; Justificação; Santificação; Perdão; Libertação da condenação da lei; etc; fez-nos existir ou nascer em nascimento biológico, para que possamos nascer de novo do Espírito Santo, de posse da vida eterna e, mesmo que passemos por um pequeno cochilo, o faremos de posse desta vida. O que o sacrifício de Cristo não fez por nós? A resposta a esta pergunta é: "Sem Ele nada do que foi feito se fez." João 1:3.

 

Parte de quinta feira. Demonstração do amor de Deus.

 

Perg. 05 – Os estranhos e maravilhosos caminhos de Deus em demonstrações de amor pelas Suas criaturas deveriam nos mover, também, exclusivamente por amor nos tornando homens e mulheres segundo o Seu coração fazendo-O Feliz e sendo para Ele, uma causa de alegria em meio a tantas tristezas que já sofreu desde o passado eterno, durante a história do pecado e ainda terá que sofrer no futuro; a Bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força ( Nem. 8:10,últ.P.); que privilégio o nosso! Fazer Deus feliz! Que maravilha, mentalizar Deus sorrindo de alegria por nossa causa! Estaremos dispostos a dar demonstrações de amor por Quem nos deu grande demonstrações de amor? Que a nossa reposta seja sim. Amém!

 

Pág. 116 em III histórias de salvação. Note o seguinte: É o poder da Palavra de Deus que pode criar no nada existente na mente do homem a certeza que Deus existe e que é Galardoador de todos os que O buscam; foi pela Palavra do Senhor que foram feitos os Céus e todo o exército deles pelo espírito de Sua boca, ( Veja Sl. 33:6. ), portanto, devemos sim citar as Palavras de Deus a qualquer auditório ou a qualquer pessoa em particular seja qual for o seu nível, classe social ou credo; o que tem acontecido com freqüência, é que estamos sempre vazios do poder e Espírito desta Palavra de Deus e passamos a falar as nossas palavras humanas sem este poder da Palavra de Deus. Seria muito oportuno que seguíssemos o conselho do Senhor que nos diz que devemos encher as nossas entranhas de Sua Palavra antes de falarmos ao povo. Veja Ezq. 3:1-3.

 

Que sejamos envolvidos em todo o nosso corpo, alma e espírito, pela redenção, reconciliação,justificação, expiação do sacrifício de Cristo na Cruz e, o Seu ministério Sacerdotal e Sumo Sacerdotal no Santuário Celestial e em toda a demonstração do amor de Deus por nós. Amém!

 

Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.

E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.

Estado de S. Paulo.Brasil.

Classe Universitários

www.oestadio.com/escola.shtml

FONTE: http://www.oestadio.com/escola_GNcoment9.htm