sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lição 12 - Unidos a Cristo - Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

Lição 12
13 a 20 de dezembro


Unidos a Cristo

Lição 1242008


Sábado à tarde

Ano Bíblico: Hb 4–6


Verso para Memorizar: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Coríntios 5:17).

Leituras da semana: Rm 5:19; 6:3-6, 8:9; 2Co 5:17; Gl 4:5-7; 6:15; Ef 4:24; Cl 3:10

Pensamento-chave: Demonstrar que a obra expiatória de Cristo continua quando Ele nos chama para nos tornarmos membros da nova humanidade instituída por Ele em Si mesmo.

O sacrifício de Cristo provê tudo o que precisamos para a salvação. Isso inclui a possibilidade de união e permanente ligação com Ele como Salvador e Senhor. Essa incorporação em Cristo, pela cerimônia do batismo, é nossa participação em Sua morte e ressurreição; o reconhecimento de que Sua morte é nossa morte porque Ele morreu como nosso substituto. Assim, nos tornamos unidos a Ele. Nessa unidade, não só nos apropriamos de todos os benefícios infinitos de Seu sacrifício como também nos tornamos membros da nova humanidade instituída por Ele em Sua própria pessoa. Essa união com Cristo, pela obra do Espírito, é personificada em nossa incorporação à igreja como corpo de Cristo. Assim, ser incorporados em Cristo é ter comunhão pessoal com Ele e ser unidos uns aos outros no mistério de Sua igreja.


Domingo

Ano Bíblico: Hb 7–9

As duas humanidades

Estude os paralelos e contrastes abaixo e resuma a natureza da humanidade que se tornou pecadora em Adão e a nova humanidade estabelecida por Cristo:

Adão

Cristo

1. Filho de Deus (Lc 3:38)

1. Filho de Deus (Lc 3:22)

2. Foi desobediente (Rm 5:19)

2. Foi obediente (Rm 5:19)

3. Introduziu o pecado (Rm 5:12)

3. Trouxe graça a todos (Rm 5:20-21)

4. Introduziu o reinado da morte (Rm 5:17)

4. tornou possível o reinado da vida (Rm 5:17)

5. Todos os seus descendentes são pecadores (Rm 5:19)

5. Por Ele muitos serão feitos justos (Rm 5:19)

6. Trouxe condenação (Rm 5:18)

6. Trouxe justificação (Rm 5:18)

7. Nele todos morrem (1Co 15:21)

7. NEle todos serão vivificados (1Co 15:21)

A queda de Adão resultou na morte e na separação espiritual de Deus. Todos os seus descendentes se acharam na mesma situação dele, impossibilitados de vencer o pecado e a morte. Por nascimento natural, os seres humanos são parte da humanidade que pertence a Adão, pecadores separados de Deus.

Então, como alguém se torna parte da nova humanidade instituída por Deus em Cristo? Existe só uma maneira, e isto, pelo novo nascimento. A nova humanidade é formada por aqueles que nasceram de cima e não da carne (Jo 3:3, 5, 6). Estes são os que viram em Cristo o único meio divino de salvação, creram nEle e agora têm a vida eterna (v. 15). Agora, eles pertencem à nova criação, libertados do poder escravizante do pecado (2Co 5:17). Tornaram-se filhos de Deus, membros da família celestial. Paulo descreve isso como adoção na família de Deus (Gl 4:5-7). Jesus foi declarado Filho de Deus no batismo, e nós participamos em Sua filiação pela adoção no batismo. A adoção não sugere que somos menos que filhos; ao contrário, "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8:16).


Segunda

Ano Bíblico: Hb 10, 11

Uma nova humanidade

O objetivo máximo da obra de salvação efetuada por Cristo é renovar todas as coisas, desfazendo assim, permanentemente, o dano causado pelo pecado. Essa esperança do "novo" foi anunciada pelos profetas do Antigo Testamento, particularmente por Isaías, que falou sobre a criação de um novo Céu e uma nova Terra (Is 65:17). O conceito do que é novo no Antigo Testamento é desenvolvido mais plenamente no Novo Testamento, agora sob a perspectiva da obra de redenção em Jesus. Conseqüentemente, o "novo" não é só o que nós antecipamos pela esperança em Cristo, mas também o que já estamos experimentando agora como cristãos. Por exemplo, já entramos em uma nova aliança com Cristo (Mc 14:24); já estamos em novidade de vida (Rm 6:4). A nova vida está aqui porque Cristo a iniciou pelo poder de Sua morte e ressurreição.

A obra de redenção é essencialmente de recriação, tão radical que resultará em um novo Céu e uma nova Terra. Mas essa obra de recriação não começa com novos Céu e Terra literais, nem mesmo com a recriação de nosso antigo corpo físico. Começa com a criação de uma nova humanidade. Devemos nos lembrar de que o problema do pecado está relacionado principal e diretamente com a queda do ser humano. A solução do problema começa com a erradicação de seu poder controlador no coração humano. Isso foi possível pela obra de Cristo por nós. Essa nova humanidade foi iniciada por Cristo, em quem o divino e o humano foram unidos permanentemente. Então, a nova humanidade é a participação humana na humanidade inaugurada por Cristo.

Essa nova humanidade não é um fenômeno abstrato, invisível, carente de expressão concreta na história. Ela se expressa na Igreja como corpo de Cristo. Essa nova humanidade não é determinada por diferenças étnicas ou sociais, mas unicamente pelo poder de Cristo de nos fazer um nEle. Paulo declara que, em Cristo, Deus reuniu na Igreja judeus e gentios, e que é Seu propósito "criar em Si [Cristo] mesmo, dos dois, um novo homem" (Ef 2:15, NVI). Esse novo "homem" é criado em Cristo no sentido de que participa da unidade com Deus, tornada possível por meio de Cristo.

Leia Gálatas 6:15, Efésios 4:24 e Colossenses 3:10. O que esses versos significam para você? Como essas promessas se manifestaram em sua existência? O que você pode fazer para vê-las cumpridas em sua própria vida?


Terça

Ano Bíblico: Hb 12 e 13

União com Cristo

1. Como Paulo descreve a incorporação dos seres humanos em Cristo? Rm 6:3-6; 2Co 5:17

Ninguém está automaticamente em Cristo sem um compromisso de fé pessoal para com Ele. Nossa incorporação pela fé em Cristo se expressa no batismo. A importância dessa cerimônia é vasta.

Primeiramente, é uma declaração pública de que a morte de Cristo foi nossa morte e que, pela Sua ressurreição, somos parte de uma nova criação, nova humanidade. Segundo, não morremos "em Cristo", mas fomos "batizados em Sua morte". Pelo batismo, nos unimos em Sua morte sacrifical, estabelecendo assim uma relação permanente com Ele. Terceiro, a expressão "batizados em Cristo" é interpretada por Paulo com o sentido de que morremos "com Cristo" (Rm 6:3, 8) e que fomos vivificados "com Cristo" (Cl 2:13, NVI). Essa é uma linguagem participativa, indicando que nossa morte para o pecado e nossa nova vida acontecem única e exclusivamente em união com Cristo, e nunca à parte dEle.

Em outras palavras, os benefícios plenos da morte de Cristo são apropriados por nós unicamente quando, pela fé, nos unimos a Ele em Sua morte e ressurreição. Morrer com Ele significa reconhecê-Lo como nosso Salvador. Pois reconhecê-Lo como Salvador significa que vemos nEle o Filho de Deus que morreu na cruz por nossos pecados e nossa rebelião, e que experimentamos arrependimento, batismo e o perdão dos pecados (At 2:38). Verdadeira conversão exige mais que o reconhecimento e aceitação da verdade bíblica. Requer o reconhecimento de nossa verdadeira condição como pecadores a fim de perceber que, separados de Cristo, somos destinados a uma vida de total escravidão ao pecado e à morte, e que nossa condição desesperada pode ser mudada radicalmente só quando vamos a Jesus. Isso acontece quando somos unidos com a morte de Cristo.

Finalmente, nossa incorporação na ressurreição de Cristo significa que Ele Se tornou nosso único Senhor. Nossa participação no poder de Sua ressurreição indica que o pecado não mais domina sobre nós. Paulo perguntou: "Viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?" (Rm 6:2). Para ele, é inconcebível que os cristãos sejam controlados pelo poder do pecado. Mas ele está ciente do fato de que o pecado, apesar de destronado de nossa vida, ainda tenta governar novamente sobre nós. Conseqüentemente, ele escreve: "Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que obedeçam aos seus desejos" (Rm 6:12, NVI). Isso é possível pelo poder do Espírito Santo, recebido no batismo. Nossa participação pela fé em Sua morte e ressurreição são inseparáveis e testemunham sobre o fato de que pertencemos a Ele (Gl 3:27, 29; Cl 2:12).


Quarta

Ano Bíblico: Tg

"Em Cristo"

2. Nos textos seguintes, como entendemos a expressão "em Cristo"? Rm 16:7; Gl 3:28; Ef 1:1; Cl 1:28; 1Ts 4:16

A expressão "em Cristo" é usada por Paulo em uma variedade de modos. Em alguns casos, Paulo usa "em Cristo" para se referir a algo que Deus faz em Cristo. Por exemplo, "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2Co 5:19). Aqui, a expressão traz duas idéias principais: que Cristo é o instrumento exclusivo de Deus para a reconciliação e que a reconciliação é localizada na pessoa e na obra de Cristo. Daí, entendermos que só podemos desfrutá-la em união com Ele. De fato, somente nEle estão disponíveis a todos nós os benefícios da salvação encontrados em Seu sacrifício. Aqui estão incluídos a graça (Ef 1:2), o dom da vida eterna (Rm 6:23), o chamado de Deus a uma vida santa (Fp 3:14), eleição (Ef 1:4), redenção (Cl 1:14), justificação (Gl 2:17), perdão (Ef 4:32), e santificação (1Co 1:2). NEle fomos criados para boas obras (Ef 2:10), temos acesso a Deus (Ef 3:12), estamos agora assentados nos lugares celestiais (Ef 2:6), temos uma herança (Ef 1:10, 11), somos triunfantes (2Co 2:14), podemos fazer todas as coisas (Fp 4:13), estamos arraigados e edificados (Cl 2:7). Tudo isso e muito mais é nosso unicamente em união com Cristo.
A expressão também é usada para indicar que tudo o que o cristão faz é feito em união com Ele: Nos alegramos nEle (Fp 3:1), nEle nos gloriamos (Rm 15:17), permanecemos firmes nEle (Fp 4:1), somos fortes nEle (Ef 6:10), e nEle praticamos obras de fé (Gl 5:6).
A expressão "em Cristo" também trata de um dos efeitos mais prejudiciais do pecado. O pecado nos descentrou e desorientou, pondo-nos sob a influência controladora do mal. Agora, Cristo é nosso centro original de existência e guia tudo o que somos e fazemos. Mas esse centro está localizado fora de nós, em Cristo, e é a Ele que vamos para conhecer a nós mesmos e o destino glorioso preparado para nós. Todo o que somos deve ser determinado pela união com Ele, não pelas preocupações egoístas.


Quinta

Ano Bíblico: 1Pe

Em Cristo: o Espírito e a Igreja

3. Qual é a relação entre estar em Cristo e estar no Espírito? É a mesma coisa? Rm 8:9

Há uma conexão muito íntima entre o Espírito e Cristo. Existem várias idéias em Romanos 8:9 que merecem alguma atenção. Primeira, existe um contraste entre estar na carne e estar no Espírito. O crentes não estão na carne; isto é, não são controlados por sua natureza caída, em estado de rebelião contra Deus e impossibilitados de se submeter à vontade divina (v. 6-8). Ao contrário, estão no Espírito, isto é, estão espiritualmente vivos (v. 10), se tornaram filhos de Deus (v. 14), e o pecado não governa sobre eles. A passagem descreve dois estilos de vida incompatíveis: Um pertence à velha criatura e a outra, à nova criatura, a nova humanidade em Cristo.

Segunda, estar no Espírito significa que a pessoa pertence a Cristo. Isso indica que estar em união com Cristo é sinônimo de estar no Espírito. O Espírito e Cristo não são igualados, mas é sugerido que Cristo Se relaciona com os crentes através do Espírito. União com Ele é união com o Espírito. Os dons que são nossos em Cristo, a Bíblia também diz são nossos no Espírito. Por exemplo, somos justificados e santificados pelo Espírito (1Co 6:11), temos "justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Rm 14:17) e temos comunhão tanto com o Espírito como com Cristo (1Co 1:9; Fp 2:1).

Também é importante lembrarmos de que a união com Cristo pelo batismo não pode ser separada da união com o corpo de Cristo, a Igreja. Ser batizado em Cristo é, ao mesmo tempo, ser batizado em um só Espírito e em um corpo – isto é, a Igreja (1Co 12:13). A imagem da igreja como corpo de Cristo ilustra a unidade e a interdependência dos crentes uns com os outros e com Cristo. Essa união é refletida ou manifesta em uma vida em Cristo ou no Espírito. Freqüentemente, os membros da igreja são identificados como aqueles que estão "em Cristo", indicando que às vezes a expressão simplesmente significa "ser cristão" no sentido de viver na dependência do que Cristo fez por eles.

Examine sua vida nas últimas 24 horas. Que evidência prática existe de que você está vivendo "em Cristo"? Como sua união com Ele se reflete na maneira de se relacionar com outros membros da igreja que também fazem parte do corpo de Cristo?


Sexta

Ano Bíblico: 2 Pedro

Estudo adicional

"Cristo deu à humanidade uma existência provinda dEle mesmo. Levar a humanidade a Cristo, levar a raça caída à unidade com a Divindade, tal é a obra da redenção. Cristo tomou a natureza humana a fim de que pudessem os homens ser um com Ele, como Ele é um com o Pai, para que Deus demonstre Seu amor à humanidade como ama Seu Filho unigênito, e os homens se tornem participantes da natureza divina e sejam completos nEle" (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 251).

"Estão vocês em Cristo? Não, se vocês não se reconhecerem como errantes, desajudados, condenados pecadores. Não, se estão exaltando e glorificando o próprio eu. Se há qualquer bem em vocês, deve ser atribuído inteiramente à misericórdia do compassivo Salvador. Sua origem, reputação, riqueza, seus talentos, virtudes, piedade, filantropia, ou qualquer outra coisa que seja sua ou relacionada com vocês, não formarão um laço de união entre vocês e Cristo. Sua ligação com a igreja e o modo como os irmãos os consideram não terão qualquer valor a menos que creiam em Cristo. Não basta crer a respeito dEle; vocês precisam crer nEle. Têm de confiar inteiramente em Sua graça salvadora" (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 48, 49).

Perguntas para consideração

1. No presente, a nova criação e a antiga coexistem em nós. Como você experimenta a realidade diária dessas duas criações? Qual vem mais natural e facilmente à superfície, e por quê?

2. As Escrituras prometem um novo céu e uma nova Terra; isto é, tudo que existe aqui vai ser destruído, vai desaparecer para sempre. Como essa noção da transitoriedade de todas as coisas deve nos ajudar a organizar as prioridades da vida?

3. Descreva em condições práticas o que significa para você estar "em Cristo". Como essa experiência afeta sua maneira de se relacionar com Deus e com os outros?

4. Como a imagem da Igreja como corpo de Cristo deve afetar a qualidade de vida da Igreja? O que mantém os membros unidos como um corpo em Cristo? Cl 3:14. Como você pode melhor contribuir para a unidade da igreja em sua mensagem e missão?

Resumo: Com o pecado, Adão deu início a uma humanidade separada de Deus. Cristo veio em união com Deus, venceu o inimigo, morreu pelos nossos pecados e instituiu uma nova humanidade, livre dos poderes escravizantes do pecado da morte. Por natureza, fazemos parte da velha humanidade, mas nos tornamos membros da nova pela fé nEle. Assim, começamos uma nova vida em união com Jesus e Sua igreja.

Respostas Sugestivas

Pergunta 1: Somos unidos a Cristo no batismo, simbolizando Sua morte e ressurreição. Somos novas criaturas em Cristo.
Pergunta 2: Estamos unidos a Ele em espírito.
Pergunta 3: O Espírito é o instrumento de Cristo na Terra para nos conduzir a Ele. Assim, é praticamente o mesmo.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic1242008.html