sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lição 04 - O dom de profecia e a Igreja Remanescente - Auxiliar da Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

A Lição em resumo

Texto chave: Apocalipse 12:17

O aluno deverá...

Conhecer: Que o povo de Deus tem o dom de profecia.
Sentir: Gratidão pelo testemunho de Jesus sobre Si mesmo e o desejo de testemunhar em Seu favor.
Fazer: Partilhar com outros o que Jesus nos revelou.

Esboço

I. O testemunho de Jesus (Ap 1:1-3; 19:10)

A. O que esta passagem diz sobre o processo de revelação?
B. Em que sentido João tinha o testemunho de Jesus? Em que sentido nós o temos?

II. Falando de Jesus (Ap 12:8-17)

A. Como os profetas são uma bênção para a igreja perseguida?
B. Leia Apocalipse 1:9; 2:13; 6:9; 20:4. A palavra grega
testemunho ou testemunha também pode ser traduzida pela palavra mártir. O que isso nos diz sobre o testemunho?

III. Profecia nos últimos dias (Jo 1:6-9; Ap 22:20)

A. Como um povo profético, de que maneira podemos dar testemunho a respeito da segunda vinda de Jesus?
B. Como seu próprio testemunho pode complementar a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus sobre Si mesmo?

Resumo: O testemunho de Jesus e o espírito de profecia são uma continuação da revelação de Deus por meio dos profetas do Antigo Testamento, culminando em Jesus e sendo transmitido por meio dos apóstolos, profetas e mártires da primeira igreja. O povo de Deus no tempo do fim é descrito por preservar e restaurar essa mensagem profética. Pelo poder do Espírito Santo e por suas palavras e ações, eles anunciam Jesus nos últimos dias.

Ciclo do aprendizado

Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: Alguns podem ser chamados a servir como profetas, mas, como membros da igreja remanescente de Deus, é nossa responsabilidade compartilhar a revelação da verdade de Deus com um mundo agonizante.

Era um suicídio, não uma guerra. E os 300 soldados espartanos sabiam que estavam indo para a morte. Mas os espartanos, desde os sete anos de idade, eram criados para buscar uma morte gloriosa. E então, a elite de guerreiros hoplitas seguiu calmamente seu rei para o estreito passo das Termópilas a fim de morrer.

Heródoto diz que os persas enviaram um espião para observar os espartanos na véspera da batalha. Os guerreiros hoplitas pentearam os longos cabelos e passaram óleo na pele, ungindo-se para a morte. Quando ouviu isso, o rei Xerxes riu, ridicularizando-os por serem femininos e por seu número imensamente inferior. Ele esperava uma vitória rápida e fácil.

Mas, três dias mais tarde, Xerxes não ria mais. No primeiro dia de batalha, dez mil Imortais, a elite do corpo do exército persa, estavam despedaçados contra a falange inimiga, com apenas duas ou três baixas espartanas. O dia seguinte terminou com resultados semelhantes. Começou a se erguer uma parede tão alta de cadáveres persas que o moral de seu exército começou a sofrer, apesar da superioridade numérica.

Depois de três dias de batalha, Xerxes teve conhecimento de um caminho de cabras que levava em torno das linhas gregas. Heródoto diz que, quando Leônidas, líder dos espartanos, ouviu que Xerxes o atacaria por trás, ele ordenou que o grosso da força retrocedesse para Atenas, concedendo-lhe tempo valioso para se preparar para uma batalha naval contra a Pérsia. Com um remanescente da força original, apenas, o pequeno exército se reduziu ainda mais, composto pelos soldados e escravos espartanos e setecentos tespianos.

O exército persa caiu de ambos os lados sobre o remanescente, fazendo chover setas sobre eles até que todos morreram. Mas o sacrifício feito pelo trezentos e seus aliados impediu que o mortal calvário persa varresse as forças gregas em retirada. Embora os gregos tivessem perdido a batalha, esse foi o início do fim do império persa (www.en.wikipedia.org/wiki/Battle of Thermopylae).

Pense nisto: Um remanescente é definido como um pequeno grupo que resta ou que é deixado. Nos últimos dias, Deus terá um remanescente fiel. Com base na história acima, como você definiria as características de um remanescente? Que qualidades os espartanos mostraram em batalha e que o remanescente deve ter na guerra espiritual?

Compreensão

"A unidade da fé ainda não foi completamente alcançada pela igreja [Adventista do Sétimo Dia] de Cristo; ela ainda não chegou ao conhecimento perfeito do Filho de Deus, ou até a medida da estatura da plenitude de Cristo. Ainda precisa ser salva dos falsos ventos de doutrina, da artimanha dos homens [e mulheres] e de sua astúcia. Portanto, os dons do Espírito de Deus são tão necessários na igreja, hoje, como sempre antes em sua história."

Pense nisto: Se o Pastor Wilcox estava certo 61 anos atrás sobre os adventistas, ao pronunciar essas palavras, você diria que está ainda mais certo agora? Que proteção ou proteções Deus nos oferece contra as falsas manifestações espirituais? Que tipo de certeza isso nos dá?

Aplicação


Pergunta para reflexão

Jesus foi claro: O que Ele dizia era o que o Pai O orientava a dizer (Jo 12:48, 49), e Deus Lhe deu o Espírito sem limites (Jo 3:34). Então, Apocalipse 19:10 declara que "o testemunho de Jesus", que inspirou os profetas, tem origem divina por meio "do espírito de profecia" ou do Espírito Santo. Ele ainda confirma que as mensagens do povo remanescente, que declaram o testemunho de Jesus, têm origem divina. Pensando nisto, como você explicaria a um jovem cristão que as mensagens da igreja remanescente são definitivamente de Deus?

Pergunta de aplicação

Deus chamou à existência a Igreja Adventista do Sétimo Dia para um propósito específico (Ap 14:6-12) e nos deu informações esclarecedoras pela pena de Ellen G. White. Qual é a importância dos escritos de Ellen G. White para nós como igreja?

Transformação

Leia para a classe o texto a seguir e comente seu significado. Respondendo à pergunta: "Vamos considerar os Testemunhos como um acréscimo às Escrituras?" em uma lição que estudava o dom de profecia, E.L. Cardey disse: "Não, devemos considerar os escritos do Espírito de Profecia como um telescópio, que não acrescenta estrelas ao Universo, mas as traz a uma visão mais clara."

Peça a um voluntário que ore para que Deus nos ajude a entender Seu amor verdadeiro por nós.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic412009.html