A Lição em resumo
Texto Chave: Amós 3:7
O aluno deverá...
Conhecer: Como o dom profético enriqueceu a Igreja Adventista, assim como aconteceu com o povo de Deus no passado.
Sentir: Gratidão e orgulho por ver como Deus guiou nossa igreja.
Fazer: Envolver-se mais no progresso e desenvolvimento de nossa igreja.
Esboço
I. Missão (Mt 28:19, 20)
A. Até que ponto pode-se atribuir a Ellen G. White o nosso crescimento como denominação?
B. Leia Deuteronômio 6:4-9. Como a educação e as publicações cristãs beneficiaram nossa igreja?
II. Saúde (Lv 13:46)
A. Qual foi o benefício prático das leis de higiene e alimentação para os israelitas? Como igreja, como fomos beneficiados pela direção profética nesses assuntos?
B. Por que você acha que as práticas de saúde estão declinando no meio dos adventistas? Como você se sente a esse respeito? O que podemos fazer, como pessoas, para inverter esse declínio?
C. O que podemos fazer para promover práticas inovadoras de estilo de vida que sejam relevantes hoje?
III. Teologia (Sl 33:6)
A. Qual deve ser a relação dos escritos de Ellen G. White para com as novas ideias sobre teologia, medicina ou ciência? Ellen G. White limita a expansão de nossa compreensão? Explique sua resposta.
B. Como podemos nos envolver mais em promover o trabalho da igreja e em abençoar os outros?
Resumo: Pelo dom de profecia, trabalhando em harmonia com os outros dons espirituais, Deus abençoou graciosamente nossa igreja. Nosso compromisso com a missão mundial, educação, publicações, saúde e obra médica e com as descobertas científicas e teológicas que afirmam a Palavra de Deus tiveram começo com os escritos de Ellen G. White. Podemos ser agradecidos pela guia de Deus.
Ciclo do aprendizado
| Motivação |
No que foi, talvez, o motim mais famoso de toda a história, o navio H.M.S. Bounty foi tirado do Capitão William Bligh enquanto velejava pelos mares do Pacífico Sul. Nove dos amotinados e um grupo de taitianas fugiram para a desabitada Ilha de Pitcairn a fim de evitar captura e castigo. Segue-se uma história sórdida de tragédias. "Por volta de 1800, devido à bebida e às brigas, todos os homens estavam mortos a não ser Alexander Smith. ... Com ele estavam onze mulheres e 23 crianças. Logo depois disso, ele se converteu pela leitura da Bíblia do Bounty e, imediatamente, começou a ensinar as crianças a partir da Bíblia" (Seventh-Day Adventist Encyclopedia, v. 11, p. 355).
A atmosfera social da ilha mudou da noite para o dia! Onde havia violência, passou a existir paz. Onde reinava a embriaguez, passou a existir temperança. A paixão viva foi substituída pela paixão pelo Espírito. Por quê? Porque uma pessoa achou uma Bíblia, foi transformada e abençoada pelo dom profético, e então, compartilhou essas bênçãos com todos os que estavam ao seu redor. Quantos lares, famílias, cidades e até nações podem testemunhar das bênçãos de seguir os conselhos de Deus!
Pense nisto: Como é o lugar em que você vive? À semelhança de Alexander Smith, o que você pode fazer para influenciar positivamente os que o rodeiam? Como você pode mudar sua situação para melhor?
Comentário Bíblico
| Compreensão |
I. Missão (Dt 7:7, 8; Is 43:21; 44:8; 49:6; 66:19; Mt 28:19, 20)
Leia At 16:6-10. Paulo e Silas estavam expandindo seu trabalho para incluir áreas não alcançadas na Ásia Menor. Muitos lugares daquela região não haviam sido tocados pelo evangelho. Consideraríamos Paulo e Silas uns visionários; mas, aparentemente, sua visão não era ampla o suficiente! Deus os estava chamando para a Europa. As circunstâncias orquestradas pelo Espírito Santo impediram que eles executassem seus planos de viagem. Porém, foi em visão que Paulo recebeu claramente a direção de Deus.
Pense nisto: Comente a guia de Deus sobre a igreja para uma compreensão mais ampla de Sua missão ou diga como Deus liderou os membros da classe a oportunidades inesperadas de testemunho.
II. Educação (Gn 18:19; Dt 6:4-7, 20-25)
Leia 2Rs 6:1, 2; Pv 22:6; 2Tm 1:5, 6. Embora o lar tivesse a maior responsabilidade para educar os jovens nos caminhos de Deus, a comunidade ampliada também compartilhava essas responsabilidades. As escolas dos profetas eram fundadas de forma que os profetas pudessem educar os líderes nos conselhos de Deus. Samuel, Eliseu e outros foram considerados "fundadores" dessas primeiras "instituições" educacionais.
Pense nisto: Convide os membros da classe para contar como Deus usou a educação cristã para abençoar a eles ou a sua família. Comente a importância de passar a tocha da fé para as futuras gerações.
III. Saúde (Êx 15:26; Lv 7:22-26; 11:1-8; 13:46)
Leia Pv 17:22; Jo 5:1-9; 1Co 6:18-20; Tt 1:12; 3Jo 2. A Bíblia mostra uma clara associação entre saúde espiritual e física. Não é por acidente que a desonestidade e a crueldade são associadas à glutonaria. O abuso sexual do corpo tem consequências espirituais, porque o corpo é o templo de Deus. Primeiramente, Jesus curou o homem junto ao poço de Betesda e mais tarde o instruiu a deixar de pecar. No lado positivo, a saúde espiritual contribui para a saúde física. Um "coração" despreocupado, livre do senso de culpa é um medicamento "poderoso".
Pense nisto: Comente a relação entre a saúde física e a espiritual. Por que a pessoa voltada para o reino espiritual deve estar interessada em um estilo de vida saudável? Como o interesse na saúde pode levar a pessoa à busca da integridade espiritual?
IV. Publicações (Êx 17:14; 34:27; Dt 6:1-9; 31:24)
Leia 1Co 10:11; Jo 21:24, 25; Lc 1:1-4 com At 1:1; e Ap 1:1, 2. Deus conhece o poder de uma revelação registrada na obra de disseminar o evangelho. Muitos profetas não só falaram a mensagem, mas também a escreveram, fornecendo um registro duradouro da interação de Deus com a humanidade que pode ser compartilhada de geração a geração.
Pense nisto: Nesta época de explosão tecnológica, publicar as boas-novas pode ir muito além da página impressa. Comente sobre as tecnologias que podem ser incluídas na "publicação" hoje.
V. Teologia (Gn 1:1-3; Êx 20:8-11; Sl 33:6; Is 42:5)
Leia 2Tm 3:14-17; 4:3, 4; e 2Pe 1:19-2:3. As Escrituras nos conduzem à salvação que vem pela fé em Cristo. Elas nos mostram o que é verdadeiro e correto e nos preparam para uma vida plena nEle. A teologia cheia de erros, como o pensamento cheio de erros, leva a uma vida cheia de pecados. Devemos nos surpreender de que Deus considere importante a verdade?
Pense nisto: Comente o conceito de que a verdade é relativa – o que é verdade para você pode não ser verdade para mim. Se tudo é verdade, até mesmo ideias opostas, então, como alguma coisa pode ser verdade? Qual é o significado da expressão "a verdade é exclusiva"?
| Aplicação |
Se o espaço da reunião, o tamanho da classe e a personalidade dos membros permitirem, divida a classe em grupos de cinco a sete. Deixe que cada grupo se concentre em uma ou duas das bênçãos especiais estudadas na lição. Outra opção seria permitir que os grupos se selecionassem espontaneamente. Aqueles que têm uma história sobre "educação" podem formar o grupo um, aqueles que têm uma história sobre "saúde" podem formar o grupo dois, e assim por diante. Então, peça que esses pequenos grupos busquem respostas para as perguntas a seguir:
1. Como minha vida seria diferente se Deus não usasse as publicações, orientações sobre educação, saúde, e assim por diante, para fazer a diferença em minha família ou minha vida pessoal?
2. Que benefícios eu ou os que me rodeiam recebemos pela direção de Deus no uso dos meios compartilhados na pergunta acima?
3. O que Deus está me chamando a fazer para estender a outros a bênção que me deu?
| Transformação |
Comece um projeto contínuo individual ou com a classe a partir desta lição. Não é suficiente receber as bênçãos fornecidas pelo dom profético. Recebemos os dons de Deus a fim de reparti-los. Estas sugestões não são as únicas, mas podem ser o ponto de partida na discussão:
Missão: Selecione um missionário em outro país e faça contato com ele. Ofereça-se para orar por ele ou, sendo-lhe possível, até mesmo ofereça apoio financeiro. Outras maneiras de ajudar podem incluir o fornecimento de literatura. Procure grupos locais esquecidos, como os prisioneiros.
Educação: encontre um jovem de sua igreja que não tem recursos para obter uma educação cristã. Proveja auxílio financeiro ou oportunidade de obter os próprios recursos a fim de que possa frequentar uma escola cristã.
Saúde: Comece um ministério baseado na saúde para alcançar sua comunidade. Sua Associação pode ajudá-lo e orientá-lo.
Publicações: Distribua literatura de porta em porta.
Teologia: Ofereça estudos bíblicos ao seu vizinho.
FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1212009.html