ESCOLA NO AR
2º Trimestre de 2009 - A Caminhada Cristã
Comentário da Lição 04 – Vida
Sábado, 18/4/2009 - › Introdução
"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". - João 10:10.
Gloriosa realidade! A dádiva da vida e da graça que comunicava bem-estar e segurança ao psiquismo do homem no ambiente sem pecado, continua sendo oferecida por Deus para o homem pecador em um mundo conturbado pelas ações do diabo, mediante a aceitação de Jesus como Salvador e Senhor. Nele estão concretizadas a graça e a vida. É nesta decisão que a maioria da humanidade tropeça e falha.
Deus criou o homem perfeito, mas dependente e incompleto em si mesmo para compreender o dom da graça e da vida, entender sua permanente dependência, desenvolver amor e generosidade partilhando a graça e a vida e conservar-se humilde, revelando-o pela obediência. A idéia de ser perfeito, independente e completo em si mesmo, tornou o homem prepotente, egoísta, orgulhoso e rebelde.
A vida e a alegria, atributos inesgotáveis do manancial da graça foram comunicados para o homem sem pecado e deveriam inundar este mundo através da partilha.
Para desenvolver a experiência de partilhar a vida e a graça, o homem foi criado perfeito mas incompleto em si mesmo. "... mas para o homem não se achava... a sua outra metade". - Gên. 2:20. - BLH.
Deus o fez dormir e com amor modelou a mulher a partir de uma costela extraída do corpo de Adão. Para se tornar a "a outra metade" do homem, a matéria prima para modelar a mulher foi retirada de dentro de Adão. Despertou-o do sono e apresentou-lhe Eva. Adão reagiu: "Agora sim!"- Gên. 2:23. - BLH.
A vida e a alegria, atributos inesgotáveis do manancial da graça foram comunicados para o homem sem pecado e deveriam inundar este mundo através da partilha.
Pense: "Eu lhes disse isto para que vocês fiquem muito alegres. Sim, vocês vão ficar transbordando com a minha alegria". - e 15:11 - BV.
Desafio: "De graça recebestes, de graça dai". - Mat. 10:8 - BJ.
Domingo, 19/4/2009 - › O DOM DA VIDA FÍSICA
Como coroa de Sua obra criadora, Deus criou o homem. "Disse Deus: façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança..." - Gên. 1:26. No ato criador, Deus estabeleceu uma diferença fundamental entre os animais e o homem. Aqueles foram criados segundo a sua espécie, este, à semelhança de Deus. Os animais foram criados pelo poder da palavra; o homem foi modelado pelo poder das mãos do Criador.
"O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter". - PP. pág. 28.
O homem foi criado à semelhança de Deus, mas não como Deus. Os atributos do caráter de Deus foram colocados no caráter do homem, não em sua plenitude, mas de tal modo que pudessem ser desenvolvidos. Portanto, Deus criou o homem com a possibilidade de desenvolvimento, em todas as suas faculdades espirituais, morais e intelectuais. Logo, o homem sempre teria motivações para crescer. Semelhante a Deus em todos estes aspectos, mas não como Deus, ou um deus.
No ventre materno Deus cria cada ser humano. Declara o salmista Davi: "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção". – Salmo 139:13 e 14 – NVI.
Tu me criaste e me teceste - Eis a verdade fundamental de nossa existência: Somos obra da criação "especial e admirável" de Deus. Tudo é feito de tal maneira que passamos a ter a nossa identidade pessoal. Somos únicos, ainda que pertençamos a uma raça de bilhões de seres humanos. Criados por Deus somos filhos de Deus.
Pense: "Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador. 'Deus criou o homem a Sua imagem' (Gên. 1:27), e era Seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais completamente revelasse esta imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador. Todas as suas faculdades eram passíveis de desenvolvimento..." - Ed. pág. 15.
Desafio: "O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até submeter a si todas as coisas". - Filip. 3:21 – ARA.
Segunda-Feira, 20/4/2009 - › A VIDA FÍSICA
Nunca devemos esquecer que estamos vivendo em mundo contaminado pelo pecado e suas consequências malditas. A nossa passagem por este mundo é a nossa oportunidade de aceitar a proposta de Deus para viver no mundo por Ele idealizado.
Mas, mesmo esta curta passagem Deus quer coroar com uma vida física feliz e saudável. O profeta Isaías retrata-o nestas palavras: "O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz. Sobre aqueles que habitavam a terra da sombra, uma luz resplandeceu. Multiplicaste a sua alegria, aumentaste o seu júbilo. Eles rejubilaram diante de ti como na alegria da colheita, como a gente se alegra na repartição do despojo". – Is 9:1 e 2. – TEB.
A fé, a confiança no Deus pessoal, que tem interesse e cuidado por seus filhos é o remédio mais eficiente no combate as enfermidades que costumam se abater sobre o corpo e a mente e em proporcionar vida física com alegria e vigor.
De Caleb, homem de Deus no período do êxodo israelita, alguém escreveu: "Sua plena certeza da presença e poder de Deus lhe deu outra perspectiva e um equilíbrio tão importante que se refletiu em sua saúde e capacidade de suportar a tensão e estresse". - The Interpreter's Bible, Vol. 2, págs. 625 e 626.
Todos os problemas que atormentam o homem têm uma só origem: o pecado que separa o homem da fonte de poder, saúde e felicidade. O único remédio que cura estas feridas é a cruz, onde Cristo realizou a obra de reconciliação, tomando sobre si o nosso pecado.
Pense: "O amor difundido por Cristo por todo o ser, é um poder vitalizante. Todo órgão vital - o cérebro, o coração, os nervos - esse amor toca, transmitindo cura. Por ele são despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da culpa e da dor, da ansiedade e do cuidado que consomem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir - a alegria do Espírito Santo - alegria que comunica saúde e vida". - MCP. pág. 452.
Desafio: "Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança a vossa força, mas não o quisestes". - Is. 30:15 - ARA.
Terça-Feira, 21/4/2009 - › VIDA ESPIRITUAL
Paulo declara de modo enfático de que tudo o que somos precisa estar envolvido pelo processo espiritual: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". - I Tess. 5:23.
Em nosso corpo, a nossa estrutura física, onde dominam as paixões sensuais e os apetites pervertidos, deve estar sob a vigilância e o controle da razão santificada. Paulo adverte: "Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo". - I Cor. 6:18 - ARA.
O nosso psíquico, a alma, onde se manifestam nossos sentimentos, afeições, emoções e também as paixões precisa ser regido pelo poder espiritual.
"Nada façais por partidarismo, ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo". - Filip. 2:3 - ARA.
O espírito é o nosso caráter, e nele devemos desenvolver as características inalienáveis e inconfundíveis do caráter de Cristo. O amor, a justiça, a pureza, a paciência, a longanimidade e todos os outros atributos distintivos do caráter de Deus serão vistos naqueles que estão sendo guiados pela vida espiritual, adaptados para viver junto a Deus.
"A graça de Cristo deve operar uma maravilhosa transformação na vida e no caráter daquele que a recebe; e se formos verdadeiramente discípulos de Cristo, o mundo verá que o poder divino fez alguma coisa por nós, pois, embora estejamos no mundo, não somos daqui". - MM., 1974 - pág. 225.
Esta é uma experiência fascinante; estar no mundo mas não ser do mundo. Quem nos observa, divisa o semblante de alguém que é diferente, trazendo características divinas.
Pense: "Somente revelando em nossa vida o Seu caráter é que podemos com Ele colaborar... Quando os que professam servir a Deus seguirem o exemplo de Cristo, praticando na vida diária os princípios da lei, quando todos os seus atos testemunharem de que amam a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos, então a Igreja terá o poder de abalar o mundo" - MM. 1974 - pág. 340.
Desafio: "Então será o Senhor glorificado nos Seus santos, mesmo nas coisas comuns e temporais, com as quais se acham relacionados. 'Santidade ao Senhor' será a inscrição colocada sobre eles". - MM. 1974 - pág. 228.
Quarta-Feira, 22/4/2009 - › VIDA SOCIAL
Deus criou o homem para a felicidade. Para propiciar ao ser humano a realização deste objetivo, Ele estabeleceu a vida familiar, para no relacionamento de uns para com os outros desenvolver o espírito de sociabilidade. O amor, a simpatia, o interesse, a solidariedade, o terno cuidado e todas as virtudes nobres poderiam e deveriam ser aprimoradas ao mais alto grau pela prática do bem em favor de outros, começando com os membros da família, evitando fixar-se egoisticamente em si mesmo.
Li alhures o drama de um grande e bem sucedido empresário, que caiu em prantos perante um amigo seu em conversa informal entre os dois. Indagado pelo amigo a razão do pranto, fez esta confissão inusitada: "Minha filha vai se casar amanhã, e só agora me dei conta do acontecimento. Tornei-me um empresário de grande sucesso, mas muito mal conheço a minha filha. Tornei-me um profundo conhecedor de tudo sobre o meu negócio e cuidei de minha empresa com muita dedicação. Esqueci-me de minha família".
Estes princípios se aplicam para todo relacionamento social. Paulo exorta: "Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação... Porque nenhum de nós vive para si mesmo". - Rom. 15:1 e 2 e 14:7.
Depois de esmiuçar os deveres mútuos para estabelecer relacionamentos sadios, positivos e que promovem ambiente de paz e felicidade, Deus faz esta síntese para os israelitas: "é assim que amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor". – Lev. 19:18 – TEB.
Quando as pessoas são valorizadas, elas respondem positivamente ao incentivo do valor que lhes é atribuído.
Pense: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos". – Filip. 2:3 – NVI.
Desafio: "Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros". – Filip. 2:4 – NVI.
Quinta-Feira, 23/4/2009 - › PLENITUDE DE VIDA
Deus criou o homem para a vida e a felicidade. O inimigo, Satanás, induziu o homem para a desobediência e tirou-lhe estas dádivas de Deus.
O pecado obliterou a imagem e semelhança com Deus, rompeu o relacionamento da intimidade direta, face a face, mas não separou o homem do manancial da vida. O plano de Deus para que o homem viva feliz não sofreu alteração. Mesmo em face do pecado, o plano de Deus para o homem mediante a Sua graça continua o mesmo: desfrutar vida abundante e alegria transbordante. Tudo depende da atitude do homem de aceitar ou rejeitar o plano divino.
Jesus veio a este mundo para devolver para o homem o direito à vida e à felicidade. "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente". - João 10:10 - NVI.
Em verdade, com a queda, o rio da vida e da graça transbordou em suas margens: "... mas onde avultou o pecado, a graça superabundou". - Rom. 5:20 - BJ. Todo pecador que aceita a graça - Jesus, é transformado em um canal de vida e alegria para vivificar outros pecadores. "De graça recebestes, de graça dai". - Mat. 10:8 - BJ.
Não só isto, mas à medida que a vida e a graça são partilhadas, desenvolvem o potencial de habilidades do pecador transformado em bênção. Em verdade, todos os que aceitam os princípios do reino da vida e da graça, são desafiados a crescer no espírito de partilha.
Jesus, o Manancial da vida e da graça divina, transforma pecadores em fontes de vida e graça. A samaritana, esquecendo-se de si mesma, foi partilhar a Boa Nova da vida: "Vinde ver um homem... Não seria Ele o Cristo". - V. 29 - BJ.
Pense: "Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados; perdoai, e vos será perdoado. Dai, e vos será dado; será derramada no vosso regaço uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, pois com a medida com que medirdes sereis medidos também". - Luc. 6:36-38 - BJ.
Desafio: "O Espírito e a Esposa dizem: 'Vem!' Que aquele que ouve diga também: 'Vem!' Que o sedento venha, e quem o deseja receba gratuitamente água da vida". - Apoc. 22:17 -BJ.
Sexta-Feira, 24/4/2009 - › ESTUDO ADICIONAL
"Deus desejava fazer do povo de Israel um louvor e glória. ... Se fossem obedientes seriam preservados das enfermidades que afligiam outras nações, e abençoados com vigor intelectual". – PJ. pág. 288. "Prometeu conduzi-los diretamente à terra de Canaã, e estabelecê-los ali como um povo santo, sadio e feliz". – Ev. pág. 696.
É maravilhoso o pensamento de que um Deus infinito, Criador e Soberano dos mundos, volva com tamanho desvelo e interesse seu cuidado em torno de criaturas finitas e sempre rebeldes. Um povo que deveria desfrutar vida plena sob as bênçãos de seu amoroso Pai.
Santo, em conformidade com o concito divino exposto em Sua Palavra tem o profundo sentido de total separação do mundo, mundanismo, paixões e suas corruptoras influências, para crescer em identidade com Deus, reproduzindo o Seu caráter e refletindo-o para os outros. Esta identidade com Cristo se manifestará um poder envolvente revelando-se em todo o nosso ser.
Sadio, é outro propósito de Deus para seus filhos: "O Senhor afastará de ti toda enfermidade". – Deut. 7:15 – ARA.
Quando as leis de saúde estabelecidas por Deus são seguidas Ele ainda cumpre a promessa em nossos dias. Não apenas saúde física, mas a paz de espírito que tranquiliza nosso interior é assegurada: "Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar". – Salmo 119:165 – NVI.
"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele es colheu para sua herança" – Salmo 33:12 – ARA.
O homem somente encontra a verdadeira felicidade quando compreende o verdadeiro propósito da vida –Servir. Porque é aqui, justamente aqui, que o humano se funde com o divino na mais abarcante expressão de amor.
Pense: "Assim Deus escolheu um povo do mundo para ser instruído e educado por Cristo. ... Deveriam revelar os princípios de Seu reino. No meio de um mundo decaído e ímpio deveriam representar o caráter de Deus". – PJ. pág. 285.
Desafio: "Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus". – Lev. 20:26 – ARA.
Conheça o autor
Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
FONTE: http://www.escolanoar.org.br/Novo/impressao.asp?nivel=adultos_pt&data=24/4/2009