domingo, 7 de junho de 2009

Lição 10 - D i s c i p u l a d o - Comentários de Gilson Nery

Lição 10. Segundo trimestre. 30 / 05 a 06 / 06 / 009

Comentários de Gilson Nery

Esc. Sabatina.

 

D i s c i p u l a d o

 

Jesus Cristo é o Fundador, Criador, Doutor e PhD do discipulado no qual todo o Universo tem sido discípulo, e, como Filho de Deus e Filho do Homem, Ele Mesmo tornou-Se Discípulo neste discipulado; a Bíblia diz: "Embora sendo Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu," ( Heb. 5:8 ), neste colegiado, todos, sem exceção tem se tornado discípulos, particularmente, no que diz respeito ao maravilhoso plano da redenção do Universo e, é com muita reverência que digo que, a Própria Divindade, em um sentido e aspecto pratico, aprendeu, como Discípula de Si Mesma, algo que não ou que nunca antes tinha feito parte de Sua experiência de vida, e, em toda a eternidade passada, digo isto, porque, embora Deus não sido apanhado de surpresa pelo surgimento do pecado em Seu Universo, o Seu relacionamento, ou o Seu lidar com este misterioso intruso, foi, mesmo para Ele, uma experiência nova e até certo ponto, "surpreendente; desde a eternidade Deus planejou a encarnação do Verbo Eterno, Sua vida de sofrimentos, tentações ameaçadoras de morte eterna e, Sua morte vicária de natureza de segunda morte, mas, estas experiências, na pratica, mesmo para Ele como Deus-Homem e, também em Sua pré-existência divina, foi um aprendizado de extrema e excepcional magnitude, neste aspecto e partindo desta premissa, é que afirmei, que até mesmo a Divindade faz parte deste discipulado redentivo como Discípula de Si Mesma.

 

Verso para memorizar: Somo árvores plantadas por Deus em Seu jardim e, cultivadas, também, por Ele próprio ( Isa. 61:3, últ. parte;5:4;João 15:1-5 ) para que possamos dar muito fruto como discípulos Seus; em outra figura de linguagem, fomos enxertados na Videira (Oliveira, Rom. 11:7) para que, uma vez fazendo parte Desta Videira, possamos ser discípulos frutíferos, aprendendo sempre do Mestre dos mestres e repartindo este aprendizado com o mundo.

 

Parte de domingo. Seguidores e líderes.

 

Perg. 01 – Um líder genuíno aceita sugestões e, está sempre disposto a aprender, mas, em muitos casos, a maioria que quer ensinar, pouco ou nada tem para transmitir, são negligentes em adquirir conhecimentos e querem ensinar; ao mesmo tempo em que o verdadeiro líder precisa ser flexível em aprender e aceitar sugestões, ele precisa, também, ser inflexível e firme como uma rocha em questões de princípios; nos textos citados nesta pergunta temos: O líder, verso 23; líderes, verso 21 e, seguidores, verso 22; precisamos de líderes e lideranças, mas por outro lado, é necessário está alerta e vigiar para não sermos manipulados por seres humanos. Mt. 23:10;João 10:11; a nenhum ser humano foi dado o direito de ser a consciência do outro ser humano, é, neste aspecto que a Bíblia diz que maldito o homem que confia no homem ( Jr. 17:5 ) e, também diz: Bendito o homem que confia no Senhor. Verso 6.

Perg. 02 – Observe isto: Na época de Jesus Cristo, com exceção de João e mais alguns poucos da liderança da igreja daquele tempo, esta não merecia a menor confiança como líderes ou mestres;Que Deus tenha muita misericórdia do Seu povo hoje em nossa época, também. Amém.

 

Parte de segunda feira. Sinais de discipulado: obediência e lealdade.

Pergs. 03 e 04 – Note: Ir a Cristo; Seguir a Cristo; Negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz, ou seja, assumir as responsabilidades como cristãos custe o que custar, aconteça o que acontecer; precisamos nos conscientizar de que fora de Cristo e de Seu aprisco, nada existe; precisamos pastar nos verdes pastos do Evangelho puro de Cristo e nos mantermos em Sua igreja como luzes que brilham ajudando assim a dissipar as trevas existentes nesta comunidade e no mundo. Fora de Cristo e Seu aprisco, nada!

 

Parte de terça feira. Sacrifício.

 

De uma coisa podemos estar certos, certíssimos: Deus não aceita nenhum sacrifício em substituição as Suas ordens; não aceita sacrifícios com finalidades de aquisição de méritos e nenhuma obediência de caráter legalista, apenas por amor, absolutamente por amor.

Lugares reservados no Reino da Glória? Que possam existir um dia, lugares reservados no Reino da Glória, pode até ser que sim, mas não com o espírito dos filhos de Zebedeu.

Perg. 06 – Mesmo que ganhássemos uma Galáxia com todos os seus sois, constelações e sistemas planetários e todos os rubis, esmeraldas e toda a sorte de pedras preciosas e ouro que possa existir neles, não compensaria, porque teríamos apenas alguns míseros anos para desfrutar destas preciosidades; somente para viajarmos em toda a extensão da nossa Via Látea, em sua extensão maior, gastaríamos mais de 60 anos luz no tempo, como faríamos isso vivendo apenas alguns 80 ou 100 anos??? Realmente não compensaria jogar fora milhões e bilhões de anos de vida na eternidade, seria o cúmulo de todos os cúmulos, todos acumulados, de insensatez, ou melhor, seria a maior das loucuras. 

 

Parte de quarta feira. As recompensas do discipulado.

 

Pergs. 07 e 08 – Cristo não tinha onde reclinar a Sua cabeça sendo o Dono absoluto de todo o Universo, o homem pretende viver em requintado luxo, não sendo dono de nada e sendo menos do que nada, o contraste é gritante, é mesmo de retinir as orelhas e, também, blasfemo.

Cristo não nos promete nada como condições para segui-Lo; Suas promessas não são de caráter precedentes, mas sim de caráter subseqüente, isto é, Ele já nos deu tudo quando Se deu a Si Mesmo por nós e, agora pede que O sigamos. Ver Mc. 10:29-30.

Note o seguinte: Pedro nunca se perdoou a si mesmo por ter negado ao seu Mestre, por este motivo foi que pediu para que fosse crucificado de cabeça para baixo, mas, neste ponto, não devemos seguir o seu exemplo; o próximo mais próximo que demos perdoar, somos nós mesmos quando recebemos o perdão de Deus, como ser totalmente feliz carregando o peso da culpa de nossos pecados? Talvez não nos percamos por isso, mas não gozaremos plenamente de uma felicidade interior negando a nós mesmos o perdão que Deus já nos concedeu plenamente. Que o perdão divino nos impele a sermos crucificados com Cristo, mas de cabeça para cima. Amém!

Quem nos separará do amor de Deus? Todas as vezes que leio Rom. 8:28-39, eu peço licença a Deus e a Paulo para acrescentar mais um item nesta lista de coisas ou pessoas que por mais que tentem não podem nos separar do amor de Cristo, e , esta coisa, é o pecado; o pecado pode nos separar da Pessoa de Deus, mas não pode nos separar do Seu amor, e, todos precisam saber desta maravilha excepcionalmente maravilhosa; que tal espalhar isso por ai?!

Perg. 09 – Na proporção da eternidade, todo sofrimento que tenhamos que passar significa menos do que nada na fração do tempo; o que significa 80 ou 100 anos na proporção da eternidade? Alguém se habilita a fazer esta operação matemática??? Mesmo que fossem apenas sofrimento sem nenhuma trégua, mesmo assim, ainda compensaria, e, é verdade que esta vida tem, também, os seus momentos de prazer e felicidade. Sejamos, portanto, inteligentes e sábios e, escolhamos a nossa fração de tempo de vida aqui de modo a vivermos a eternidade, já agora, e mais tarde esta mesma eternidade no porvir. Amém!

 

Parte de quinta feira. O Senhorio de Jesus Cristo.

 

Que Cristo permaneça, em nossa vida, como o Fundador, Criador, Doutor, PhD, Senhor e Soberano durante toda a nossa história. Amém!

 

Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal.

E-mail gilnery@uol.com.br Tel.19-3651-1987.

Estado de S. Paulo.Brasil.

Classe Universitários

www.oestadio.com/escola.shtml

 

FONTE: http://www.oestadio.com/escola_GNcoment10.htm