Lição 12 - Comunidade - 13 a 20 de Junho
Publicadod em 13 June 2009 by jonatan
VERSO PARA MEMORIZAR: "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo". (1 Coríntios 12:27)
Os seres humanos são sociais. Deus poderia ter criado cem milhões de seres humanos perfeitos e solitários que procurassem cada um seus objetivos independentemente. Ao contrário, Ele criou primeiramente um homem e uma mulher e declarou que não seria bom que o homem estivesse só. O primeiro casal deveria complementar-se mutuamente. Eles deveriam se multiplicar e criar uma comunidade de membros de famílias, a partir dos quais se organizariam maiores unidades sociais.
Uma das unidades sociais mais importantes a que as pessoas podem pertencer é a igreja. Infelizmente, muitos não mais reconhecem os benefícios sociais da comunhão da igreja. Evidentemente, a igreja é mais que um clube para homens e mulheres que compartilham um interesse em comum. A igreja é uma comunidade de crentes que compartilham a grande experiência da salvação e reconhecem Cristo como seu Senhor.
A semana em resumo: Crer e pertencer estão intimamente ligados. Deus quer que sejamos parte da comunidade que Ele originou. É um privilégio pertencer a essa comunidade, mas isso também representa responsabilidades. Todos temos nossa contribuição singular a dar para o corpo de Cristo.
Domingo, 14 de junho Deus quer um povo
Em Gênesis 11, achamos o registro de uma experiência de construção de comunidade que não contou com a aprovação de Deus. Depois do Dilúvio universal, quando os descendentes dos sobreviventes originais decidiram reunir-se e construir uma cidade com uma enorme torre, no sul do que agora é o Iraque, Deus ficou extremamente descontente. Não era isso que Ele havia planejado para a humanidade. E no capítulo seguinte – Gênesis 12 – a ideia de construir uma comunidade é trazida mais uma vez à tona, mas agora, em um senso muito positivo. Deus disse a Abraão (que naquele tempo ainda era chamado de Abrão) que Ele queria formar um povo a quem Ele chamaria de Seu próprio.
1. Qual foi a diferença fundamental entre a iniciativa de edificar a comunidade por meio da Torre de Babel e o plano divino de fazer de Abraão e sua posteridade Seu povo especial? Gn 11:1-4; Gn 12:1-3 1. R. Os habitantes de Sinar queriam por si mesmos tornar célebre o seu nome. O plano de Deus era tornar célebre o nome de Abraão, fazendo dele uma bênção ao mundo. - E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
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A partir da história do chamado de Abraão em diante, o Antigo Testamento se concentra nas experiências do povo de Deus, seus fracassos e seus triunfos. O povo de Israel teve a missão de tornar o Deus da aliança conhecido de todas as outras nações. Eles deviam preparar o caminho para a vinda do Messias. Sabemos que, como um povo, Israel falhou no cumprimento de sua tarefa. Quando o Messias veio, foi rejeitado e morto como um criminoso por certos líderes que Lhe deveriam ter dado as boas-vindas como seu Redentor. Ao mesmo tempo, muitos permaneceram fiéis ao Senhor e formaram o núcleo do que se tornaria a igreja cristã.
2. Quem é hoje o povo de Deus? 1Pe 2:9, 10 R. A igreja. - Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; |
No Novo Testamento, o povo de Deus consiste em judeus e gentios, homens e mulheres de cada nação, tribo e grupo linguístico. Como os israelitas dos tempos do Antigo Testamento, também agora os fiéis têm a responsabilidade de ensinar aos outros sobre a graça divina. Como o antigo Israel, eles também pertencem a uma comunidade especial de crentes.
Que paralelos você pode tirar entre o antigo Israel e a igreja de hoje? Que lições devemos aprender deles? Que enganos devemos evitar?
Segunda, 15 de junho O privilégio de pertencer
Laurence J. Peter, pedagogo e escritor americano, certa vez disse: "O ato de ir para a igreja não faz de você um cristão, assim como ir para a garagem não torna você um carro!" Pertencer verdadeiramente à igreja de Cristo é mais que ter o nome no livro de registro da igreja. Significa uma percepção do que é a igreja e do papel que se tem nela.
Em numerosos textos, Paulo se refere aos crentes como santos (Ef 1:1; Fp 1:1; Cl 1:2). Hoje, essa palavra adquiriu um significado que não tinha nos tempos bíblicos. Os santos não são pessoas perfeitas ou sem pecado. Certamente, não são pessoas que foram declaradas "santas" depois de um longo e complexo procedimento eclesiástico muito depois de morrer. "Para Paulo [e para outros escritores da Bíblia], a palavra santo não tinha nenhuma das conotações de vitrais coloridos que tem para nós. Santo não era um antigo cristão perfeito, maior que a vida, mas alguém chamado e separado por Deus para fazer parte da comunidade da fé" (John C. Brunt, The Abundant Life Bible Amplifier: Romans, p. 42).
3. Que papel importante é dado aos que pertencem à igreja – o "corpo de Cristo"? Como cada "santo" deve se relacionar com todos os outros? 1Co 12:12-27 R. Atuar como membros de um corpo. - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. |
Nenhum membro da igreja deve ser reduzido a uma simples estatística. Todo membro da igreja tem um papel inigualável a desempenhar e uma contribuição particular a fazer. Ninguém se perderá sem causar pelo menos certa medida de deficiência orgânica no corpo. Ao mesmo tempo, nenhum membro pode afirmar que sua contribuição é muito superior à de outra pessoa. A metáfora do corpo com seus muitos membros ilustra com sublimidade essa verdade. Algumas partes parecem ser mais vitais que outras. Pode parecer que o coração, o cérebro, os pulmões e o estômago estejam entre as partes mais preeminentes, mas o bom ou mau funcionamento de uma glândula secundária frequentemente prova ser também questão de vida ou morte.
Como você se relaciona com seu corpo (a comunidade) local? Você está contente com o papel que desempenha? Você tem inveja da função de outra pessoa? Você é um órgão morto, inanimado? Ou talvez você esteja tentando empreender mais do que precisa? Como as palavras de Paulo podem ajudá-lo a entender melhor qual deve ser seu papel?
Terça, 16 de junho A responsabilidade de pertencer
Pertencer ao corpo de Cristo é um grande privilégio. Outra figura de linguagem destaca essa grande verdade: todos somos parte da família de Deus. "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus" (1Jo 3:1). Mas cada privilégio vem sempre acompanhado de responsabilidades.
4. Que implicações tem a imagem da igreja como corpo de Cristo, e de cada um de nós sendo membros desse corpo, no que se refere às nossas responsabilidades pessoais? Ef 4:1-13 R. Defender e amparar uns aos outros. - Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, |
"Todos devem movimentar-se como peças bem ajustadas de uma máquina, cada parte dependendo da outra e, contudo, mantendo-se separada na ação. E cada um de nós deve assumir o lugar que lhe foi designado e fazer a obra que lhe foi dada a realizar. Deus chama os membros de Sua igreja para receberem o Espírito Santo, para se unirem em amor fraternal, para ligarem em amor os seus interesses" (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [Meditações Matinais, 1989], p. 276).
5. Que outras responsabilidades-chave têm todos os membros da igreja? 1Co 16:2; 1Ts 5:14, 17, 25; Hb 10:25; 1Pe 3:15 R. Sustentar a igreja por dízimos e ofertas, instruir e orientar os fracos, orar por todos, anunciar a salvação. - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. - Orai sem cessar. - Irmãos, orai por nós. - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. - Orai sem cessar. - Irmãos, orai por nós. - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. - Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. |
Muitos vivem em sociedades consumistas e, em resultado, tendem a trazer para a igreja essa mentalidade consumista. A primeira pergunta que trazem costuma ser: O que existe aqui para mim? em lugar de: Como posso contribuir com meus talentos e dons? Quando John F. Kennedy tomou posse, em 1961, como presidente dos Estados Unidos, ele disse estas palavras imortais: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer por seu país." Essas palavras também se aplicam à nossa atitude para com a igreja. Embora a igreja possa fazer, e realmente faz, pelos que frequentam fielmente e se unem em suas muitas atividades, devemos, em primeiro lugar, perguntar constantemente a nós mesmos: Como posso servir melhor? Como posso encorajar outros? Como posso ser um modelo para nossa mocidade? Como posso contribuir para tornar minha igreja local uma casa espiritual em que muitos encontrem a paz interior e nutrir aqueles que precisam?
Faça a si mesmo estas perguntas e examine honestamente suas respostas: Qual é meu principal motivo para ir à igreja? O que posso obter ou o que posso dar?
Quarta, 17 de junho Unidade na diversidade
Muitos cristãos se esforçam para obter maior unidade entre as muitas denominações. Falam do "escândalo" da divisão e desunião e nos lembram que Cristo pediu repetidamente que houvesse unidade entre Seus seguidores. A unidade também é um tema-chave para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que, por causa de seu crescimento, corre o risco de se fragmentar. Mas a unidade que os adventistas buscam não pode ser reduzida à mera unidade ou uniformidade organizacional em estilos de adoração e outras tradições. Deve ir muito mais a fundo.
6. Quais são as qualificações-chave para a verdadeira unidade cristã? Jo 14:6; Ef 4:3, 13 R. Estar em Cristo, ser dotado do Espírito. - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, |
Estar unidos em Cristo significa estar unidos na verdade. Cristo Se definiu como a Verdade. Significa que não pode haver verdadeira unidade entre pessoas que discordam no que se relaciona a certas visões teológicas ou na interpretação de certas passagens. Mas a verdadeira unidade exige um compromisso comum para com as Escrituras como Palavra de Deus e a seus ensinos fundamentais, e o desejo comum de praticar o que ensina a Palavra. Não exige que todos os membros pensem exatamente da mesma forma sobre a adoração. Não anula a maravilhosa diversidade cultural que tanto enriquece nossa comunidade da igreja mundial.
7. Como a descrição da Nova Jerusalém ilustra a rica diversidade que caracteriza o povo de Deus? Ap 21 e 22:1-6; veja, em particular, 21:12-14, 19, 26, e 22:2 R. Eles serão "povos de Deus", de "toda tribo, língua, povo e nação". - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. |
A Nova Jerusalém significa algo concreto e real que Deus cria para Seu povo, ainda que a descrição seja altamente simbólica. O que nos impressiona ao ler é a ênfase na diversidade. Não devemos nos maravilhar, porque os remidos virão de "toda tribo, língua, povo e nação" (Ap 5:9; cf. Ap 7:9).
Os que entrarão pelas portas da Nova Jerusalém e povoarão a Nova Terra são como os muitos ramos que brotam da mesma vinha. "Nos ramos de uma vinha existe diversidade, mas nessa diversidade existe unidade. Todo ramo está unido ao tronco. Cada ramo extrai nutrição da mesma fonte. Quando somos ramos da videira verdadeira, não existe disputa entre nós, não há disputa pela supremacia nem menosprezo mútuo" (Ellen G. White, General Conference Bulletin, 25 de abril de 1901).
Quinta, 18 de junho O fundamento da igreja: Jesus Cristo
Frequentemente, falamos de nossa igreja. Temos muitas razões para nos orgulhar dela. Por outro lado, percebemos que esta igreja não é perfeita. Investimos muito de nós mesmos, de nossos talentos, tempo, energia e dinheiro na igreja e temos boas razões para ter um claro senso de propriedade. Porém, na análise final, a igreja não é nossa. É de Deus. E isso faz grande diferença.
8. O que Cristo declarou em resposta à pergunta sobre a quem pertence a igreja? Mt 16:18 R. Jesus Se referiu à "Minha Igreja". - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; |
A declaração de Cristo sobre a pedra em que a igreja de Deus deveria ser construída foi mal-entendida por muitos. Quando todo o contexto e todas as outras evidências bíblicas são levadas em consideração, não existe motivo para sugerir que Pedro foi a pedra sobre quem a igreja deveria ser fundada e que foi transferida autoridade especial dele para os futuros bispos de Roma. A confissão de Pedro de que Cristo era o Filho do Deus vivo (Mt 16:16) foi a pedra sobre a qual Deus fundou Sua igreja.
9. Pense no significado de outros símbolos usados para sublinhar a mesma verdade de que a igreja está fundamentada em Jesus Cristo e que a igreja é dEle, a não nossa. Ef 2:20; Ef 4:15, 16; Ap 1:12-16, 20 R. A pedra angular dá forma e reforço ao edifício; A cabeça comanda o corpo; O sacerdote é o intermediário entre Deus e os seres humanos. - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. - E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. |
Da mesma forma que em tantas passagens no livro de Apocalipse, a descrição de Jesus Cristo em 1:12-20 está cheia de imagens do Antigo Testamento. Cristo é apresentado como alguém que caminha entre sete candeeiros, vestido como o Sumo Sacerdote. Nossa mente se volta automaticamente para o símbolo dos candeeiros no antigo tabernáculo que proclamava a presença de Deus entre Seu povo. Antes de o livro de Apocalipse entrar em detalhes sobre "as coisas que em breve devem acontecer" (1:1), ele procura certificar-se de que vemos sob a perspectiva correta. É a revelação de Jesus Cristo, o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, nosso Sumo Sacerdote celestial, que não é uma divindade distante, estática, mas aquele que caminha em meio a Sua igreja.
Se a igreja pertence a Deus, qual é nosso papel nela? Não somos apenas mordomos dela? Que tipo de responsabilidade esse fato coloca sobre nós? Você está à altura dessa responsabilidade? O que você pode fazer melhor? |
Sexta, 19 de junho Estudo adicional
Jesus respondeu a Pedro dizendo: 'Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas Meu Pai, que está nos céus' [Mt 16:17]".
"A verdade confessada por Pedro é o fundamento da fé do crente. É aquilo que o próprio Cristo declarou ser a vida eterna. A posse desse conhecimento, no entanto, não oferece motivo para nos glorificarmos a nós mesmos. Não fora por meio de sabedoria ou bondade do próprio Pedro, que ele lhe havia sido revelado. De si mesma, não pode a humanidade nunca chegar ao conhecimento do divino. 'Como as alturas dos Céus é a Sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o inferno, que poderás tu saber?' Jó 11:8. Unicamente o Espírito de adoção nos pode revelar as coisas profundas de Deus" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 412).
Perguntas para reflexão
1. A comunhão da igreja é condição necessária para a salvação? Ou nos unimos à igreja por outras razões? Neste caso, quais são elas? Que grandes vantagens temos em fazer parte de um corpo? Ao mesmo tempo, com que coisas devemos ser cuidadosos?
2. Alguns dizem: "Deixei de freqüentar a igreja. Quando eu ia, voltava vazio. Quando saio para a natureza, tenho uma experiência religiosa mais profunda do que quando ouço um sermão desinteressante." O que você responderia a essa pessoa?
3. Pense nas perguntas levantadas na lição de quarta-feira a respeito da diversidade étnica em nossa igreja. Por que, entre todos, os cristãos deveriam ser mais receptivos e amorosos do que outros, não importando as diferenças étnicas? O que pode ser feito para nos ajudar a viver à altura do que sabemos que o Senhor deseja que façamos a respeito da questão importante da harmonia racial e étnica?
Resumo: A igreja é uma iniciativa divina. É a igreja de Deus, e não a nossa igreja. Somos membros do corpo de Cristo – cada um de nós com função distinta – mas nos devemos sempre lembrar que Ele é a Cabeça. Não somos chamados à uniformidade, mas devemos fazer tudo o que pudermos para manter a verdadeira unidade em Cristo.
FONTE: http://www.novotempo.org.br/licoesdabiblia/?p=415#more-415