quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O SÁBADO E O POVO DE DEUS

O SÁBADO E O POVO DE DEUS

Deus criou os primeiros seres humanos, e depois, descansou no sábado. Essa associação do povo de Deus com o sábado dá início a um padrão que segue ao longo do restante da Bíblia. Desde o início do tempo e até o fim, o sábado se tornou repetidamente símbolo do poder de Deus para restaurar, Seu povo.

 

Embora desde o Éden e, daí em diante, a humanidade se tenha rebelado, Deus ainda buscou um povo para Si mesmo. Depois do dilúvio, Ele chamou Abrão para dar início a esse povo. Mais tarde, Seu povo foi para o Egito, onde a escravidão quase o destruiu. 0 Senhor precisou instilar neles o senso de identidade como Seu povo. Enquanto os levava pelo deserto, Ele lhes assegurou que cuidaria deles concedendo-lhes o maná (Êxo. 16:13-36). Sua obediência durante o ciclo do maná e seu descanso no sábado se tornaram um sinal de que aceitavam Deus como seu Senhor e se propunham a ser Seu povo.

 O Sinai

No Sinai, Deus os declarou "nação santa" (Êxo. 19:6). Eles existiam só porque Ele os livrara da escravidão (Êxo. 20:2; Deut. 5:15), e os criara como um povo. Lá, Ele proclamou os Dez Mandamentos, inclusive o do sábado. A observância do sábado se tornou símbolo de que reconheciam serem Seu povo. O sábado não foi preeminente apenas na formação do povo de Deus; também se fornou preeminente na Escritura sempre que enfrentavam ameaça de destruição, assimilação ou dispersão. Por exemplo, II Reis 11. Depois da execução de Atalia, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, para que fossem o povo do Senhor" (v. 17).

 

A troca regular da guarda no sábado permitiu que Joiada reunisse todas as forças do templo sem atrair suspeita imediata, e foi possível explicar que, mesmo sendo sábado, o motivo era corriqueiro. A Bíblia raramente entra em grandes detalhes sobre qualquer coisa, especialmente sem razão. Seu estão literário é extremamente conciso e inclui só o que o autor considerou vital. Assim, quando a Escritura menciona o que a princípio poderia parecer um ponto secundário, devemos prestar atenção especial. O autor de II Reis poderia ter descrito o golpe de Estado sem

declarar em que dia isso ocorreu. A Escritura raramente declara o dia em que algo aconteceu. Ao mencionar o sábado junto com a estipulação de uma aliança, o autor  dirige nossa atenção para a experiência do Sinai. O povo que Atalia quase destruiu com suas atividades pagãs estava agora restaurado à relação com Deus.

 O profeta Isaias, promove o sábado como instituição Divina

Igualmente, o livro de Isaías fala muito sobre o sábado. Mostra como os estrangeiros residentes e os eunucos ambos com poucos direitos ou, pelo menos, cidadãos de segunda classe - podiam, observando o sábado, se tornar parte do povo de Deus (Isa. 56). A observância do sábado também faz parte da discussão do profeta sobre a verdadeira adoração (Isa. 58), e adoração verdadeira consiste em relacionamento adequado com Deus e com a humanidade. Isaías também declarou que o povo de Deus iria para o exílio por causa da rebelião nacional, mas quando Ele os restabelecesse com o restante da humanidade em uma Nova Terra, eles adorariam o Senhor de um sábado a outro sábado (Isa. 66:22 e 23).



 Escrito por Augusto

VOLTANDO-SE PARA DEUS

VOLTANDO-SE PARA DEUS 

Pouco antes de as forças de Babilônia destruirem Jerusalém, o profeta Jeremias também enfatizou o sábado (Jer. 17:19-27). Judá corria o risco de extinção como nação e até como povo. No entanto se eles honrassem o sábado, ]erusalém seria habitada para sempre (vs. 24-26). Mas eles se recusaram a ouvir o profeta.

O Profeta Jeremias 

Também aparecem referências ao sábado durante o exílio e, mais tarde, Ezequiel esboça a história do povo de Deus antes de anunciar que Ele haveria de restaurar Israel, fazendo o povo retornar do exílio (Ezeq. 20).

Por duas vezes, Ezequiel mencionou que o sábado era um sinal ou símbolo da relação de Deus com Israel como povo (vs. 12 e 20).

Quando alguns dos exilados voltaram de Babilônia, novamente o sábado foi realçado na Bíblia. Em seu esforço para restaurar a identidade da vida religiosa em Jerusalém, Neemias verificou que seus habitantes, associados aos pagãos ao seu redor, haviam transformado o sábado em nada mais que outro dia de negócios (Nee. 13:15-22). A passagem menciona especificamente os tírios - não israelitas - que traziam a Jerusalém peixes e outras mercadorias e usavam o sábado como dia de negócios (v. 16).

 os exilados em Babilônia

Esse incidente mostra o perigo da assimilação que ameaçava o povo de Jerusalém. os não israelitas atuavam na cidade e até mesmo no pátio do templo (vs, 1-9). Muitos dos que pertenciam ao povo de Deus, inclusive um dos filhos do sumo sacerdote, tinham esposas não israelitas (vs. 23-30). As crianças nem sequer sabiam falar a língua dos seus pais. O povo de Deus estava perdendo a identidade. A fim de deter o processo destrutivo, Neemias enfatizou o sábado como símbolo de sua identidade como povo de Deus e de sua submissão a Ele.

 

No Novo Testamento, o povo de Deus havia pendido para o outro extremo. A rígida observância do sábado por parte de muitos o havia tornado uma barreira que isolava seu testemunho às outras nações. Em Seus milagres no sábado, Jesus buscou remover todo empecilho que desencorajasse os outros de juntar-se ao povo de Deus. Quando Deus fizer Seu apelo final aos que desejarem ser Seu povo, o sábado representará novamente o papel que teve desde o início em restaurar e fortalecer sua identidade.



 Escrito por Augusto

O PRINCÍPIO UNIVERSAL DO SÁBADO

O PRINCÍPIO UNIVERSAL DO SÁBADO

O sábado chama para a Natureza nossos pensamentos, e põe-nos em comunhão com o Criador. No canto do pássaro, no sussurro das árvores e na música do mar, podemos ouvir ainda Sua voz, a voz que falava com Adão no Éden, pela viração do dia. E ao Lhe contemplarmos o poder na Natureza, encontramos conforto, pois a palavra que criou todas as coisas, é a mesma que comunica vida à alma.

Aquele "que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo". II Cor. 4:6. Foi esse pensamento que despertou o cântico:"Tu, Senhor, me alegraste com os Teus feitos;Exultarei nas obras das Tuas mãos. Quão grandes são, Senhor, as Tuas obras. Mui profundos são os Teus pensamentos." Sal. 92:4 e 5.

 

O sábado estava incluído na lei dada no Sinai; mas não foi então que primeiro se tornou conhecido como dia de descanso. O povo de Israel tinha disso conhecimento antes de chegarem ao Sinai. No caminho para aí, o sábado era guardado. Quando alguns o profanaram, o Senhor os repreendeu, dizendo: "Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?" Êxo. 16:28.

 

O sábado não se destinava meramente a Israel, mas ao mundo. Fora tornado conhecido ao homem no Éden, e, como os demais preceitos do decálogo, é de imutável obrigatoriedade. Dessa lei de que o quarto mandamento é uma parte, declara Cristo: "Até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mat. 5:18. Enquanto céus e Terra durarem, continuará o sábado como sinal do poder do Criador. E quando o Éden florescer novamente na Terra, o santo e divino dia de repouso será honrado por todos debaixo do Sol. "Desde um sábado até ao outro", os habitantes da glorificada nova Terra irão "adorar perante Mim, diz o Senhor". Isa. 66:23.

 

Nenhuma outra das instituições dadas aos judeus tendia a distingui-los tão completamente das nações circunvizinhas, como o sábado. Era intenção do Senhor que sua observância os designasse como adoradores Seus. Seria um sinal de sua separação da idolatria, e ligação com o verdadeiro Deus. Mas a fim de santificar o sábado, os homens precisam ser eles próprios santos. Devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo. Quando foi dado a Israel o mandamento: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" (Êxo. 20:8), o Senhor lhes disse também: "E ser-Me-eis homens santos." Êxo. 22:31. Só assim poderia o sábado distinguir Israel como os adoradores de Deus.



 Escrito por Augusto

O SÁBADO JUDAICO

O SÁBADO JUDAICO

Ao se apartarem os judeus do Senhor, e deixarem de tornar a justiça de Cristo sua pela fé, o sábado perdeu para eles sua significação. Satanás estava procurando exaltar-se e afastar os homens de Cristo, e trabalhou para perverter o sábado, pois é o sinal do poder de Cristo. Os guias judaicos cumpriram a vontade de Satanás, rodeando o divino dia de repouso de enfadonhas exigências.

 

Nos dias de Cristo, tão pervertido se tornara o sábado, que sua observância refletia o caráter de homens egoístas e arbitrários, em lugar de o fazer ao caráter do amorável Pai celeste. Virtualmente os rabis representavam a Deus como dando leis que os homens não podiam obedecer. Levavam o povo a olhar a Deus como tirano, e a pensar que a observância do sábado, segundo Ele a exigia, tornava os homens duros de coração e cruéis. Competia a Cristo a obra de esclarecer essas mal-entendidas concepções. Embora os rabis O seguissem com impiedosa hostilidade, Ele nem sequer parecia conformar-Se com o que requeriam, mas ia avante, guardando o sábado segundo a lei divina.

 

Um sábado, ao voltarem Jesus e os discípulos do local do culto, passaram por uma seara madura. Jesus continuara Seu trabalho até tarde e, ao passarem pelos campos, os discípulos começaram a apanhar espigas e a comer os grãos depois de esfregá-los nas mãos. Em qualquer outro dia, esse ato não teria despertado nenhum comentário, pois uma pessoa que passasse por uma seara, ou pomar, ou vinha, tinha liberdade de colher o que lhe apetecesse comer. Deut. 23:24 e 25. Mas, fazer isso no sábado, era considerado um ato de profanação. Não somente era o apanhar a espiga uma espécie de ceifa, como o esfregá-la nas mãos uma espécie de debulha. Assim, na opinião dos rabis, havia dupla ofensa.

 

Os espias queixaram-se imediatamente a Jesus, dizendo: "Vês? por que fazem no sábado o que não é lícito?"

Quando acusado de pisar o sábado, em Betesda, Jesus Se defendeu, afirmando Sua filiação de Deus e declarando que operava em harmonia com o Pai. Agora, que eram acusados Seus discípulos, cita aos acusadores exemplos do Antigo Testamento, atos praticados no sábado pelos que estavam ao serviço de Deus.

Os mestres judaicos orgulhavam-se de seu conhecimento das Escrituras, e na resposta do Salvador havia indireta censura a sua ignorância das sagradas letras.

 

"Nunca lestes", disse Ele, "o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, ... os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes?" Luc. 6:3 e 4. "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Mar. 2:27 e 28. "Não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo." "O Filho do homem até do sábado é Senhor. Mat. 12:5 e 6.

 

Se era lícito a Davi satisfazer a fome comendo do pão que fora separado para um fim santo, então era lícito aos discípulos prover a sua necessidade colhendo umas espigas nas sagradas horas do sábado. Demais, os sacerdotes no templo realizavam maior trabalho no sábado que em outros dias. O mesmo trabalho, feito em negócios seculares, seria pecado, mas a obra dos sacerdotes era realizada no serviço de Deus. Estavam praticando os ritos que apontavam ao poder redentor de Cristo, e seu trabalho achava-se em harmonia com o desígnio do sábado. Agora, porém, viera o próprio Cristo. Os discípulos, fazendo a obra de Cristo, estavam empenhados no serviço de Deus, e o que era necessário à realização dessa obra, era direito fazer no dia de sábado.



 Escrito por Augusto

JESUS CURA NA SINAGOGA NO SÁBADO

JESUS CURA NA SINAGOGA NO SÁBADO

Outro sábado, ao entrar Jesus na sinagoga, viu aí um homem cuja mão era mirrada. Os fariseus O observavam, ansiosos de ver o que faria. Bem sabia o Salvador que, curando no sábado, seria considerado transgressor, mas não hesitou em derribar o muro das exigências tradicionais que atravancavam o sábado. Jesus pediu ao enfermo que se adiantasse, perguntando então: "É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?" Era uma máxima entre os judeus que deixar de fazer o bem, havendo oportunidade para isso, era fazer mal; negligenciar salvar a vida, era matar. Assim Jesus os atacou com suas próprias armas. E eles calaram-se. "E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-Se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra". Mar. 3:4 e 5.

 

Quando interrogado: "É lícito curar no sábado?" Jesus respondeu: "Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados." Mat. 12:10-12.

 

Os espias não ousaram responder a Jesus em presença da multidão, por temor de se envolverem em dificuldades. Sabiamque Ele dissera a verdade. De preferência a violar suas tradições, deixariam um homem sofrer, ao passo que socorreriam um animal por causa do prejuízo para o possuidor, caso fosse o mesmo negligenciado. Assim, maior era o cuidado que manifestavam por um animal, que por um homem, criado à imagem divina. Isso ilustra a operação de todas as religiões falsas. Criam no homem o desejo de se exaltar acima de Deus, mas o resultado é degradá-lo abaixo do animal.

 

Toda religião que combate a soberania de Deus, despoja o homem da glória que lhe pertencia na criação e lhe deve ser restituída em Cristo. Toda religião falsa ensina seus adeptos a serem descuidosos para com as necessidades, sofrimentos e direitos humanos. O evangelho dá alto valor à humanidade, como resgate do sangue de Cristo, e ensina uma terna solicitude pelas necessidades e misérias do homem. O Senhor diz: "Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir." Isa. 13:12.

 

Quando Jesus Se voltou para os fariseus com a pergunta se era lícito no dia de sábado fazer bem ou mal, salvar ou matar, pôs-lhes diante os próprios maus desígnios deles. Estavam-Lhe dando caça à vida com ódio amargo, ao passo que Ele salvava a vida e trazia felicidade às multidões. Seria melhor matar no sábado, como estavam planejando, do que curar o aflito, como fizera Ele? Seria mais justo ter o homicídio no coração durante o santo dia de Deus, que amor para com todos os homens - amor que se exprime em atos de misericórdia?

 

Na cura da mão mirrada, Jesus condenou o costume dos judeus, e colocou o quarto mandamento no lugar que Deus lhe destinara. "É ... lícito fazer bem nos sábados", declarou Ele. Pondo à margem as absurdas restrições dos judeus, Cristo honrou o sábado, ao passo que os que dEle se queixavam estavam desonrando o santo dia de Deus.

 

Cristo queria ensinar, aos discípulos e aos inimigos, que o serviço de Deus está acima de tudo. O objetivo da obra de Deus, neste mundo, é a redenção do homem; portanto, tudo quanto é necessário que se faça no sábado no cumprimento dessa obra, está em harmonia com a lei do sábado. As necessidades da humanidade sofredora não devem jamais ser negligenciadas. Por Seu exemplo o Salvador nos mostrou que é correto aliviar os sofrimentos no sábado. O trabalho desnecessário, porém, tal como tratamentos usuais e operações, que possam ser adiados, devem sê-lo.



 Escrito por Augusto

DOUTRINAS ADVENTISTAS

DOUTRINAS ADVENTISTAS

1. As Escrituras Sagradas

 

As Escrituras Sagradas, o Antigo e Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina, através de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão do caráter, a prova da experiência, o autorizado revelador de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na História. (II Pedro 1:20 e 21 ; II Tim. 3:16 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e 6; Isa. 8:20; João 17:17; I Tess. 2:13; Heb. 4:12.)

 

2. A Trindade

 

Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelaçâo. É para sempre digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação. (Deut. 6:4; Mat. 28:19; II Cor. 13:13; Efés. 4:4-6; 1 Pedro 1:2; I Tim. 1: 17; Apoc. 14:7.)

 

3. 0 Pai

 

Deus, o Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, tardio em irar , e grande em constante amor e fidelidade. As qualidades e os poderes manifestados no Filho e no Espírito Santo também constituem revelações do Pai. (Gên. 1: 1; Apoc. 4:1 l; 1 Cor. 15:28; João 3:16; 1 João 4:8; I Tim. 1: 17; Exo. 34:6 e 7; João 14:9.)

 

4. 0 Filho

 

Deus, o Filho Eterno, encarnou-Se em Jesus Cristo. Pormeio dEle foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade, e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele tornou-Se também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu, e experimentou a tentação como ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por Seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu para ministrar em nosso favor no santuário celestial. Virá outra vez, e

 glória, para o livramento final de Seu povo e a restauração de todas as coisas. (João 1: 1-3 e 14; Col. 1:15-19; João 10:30; 14:9; Rom. 6:23; II Cor. 5:17-19; João 5:22; Lucas 1:35; Filip. 2:5-11; Heb. 2:9-18; I Cor. 15:3 e 4; Heb. 8:1 e 2; João 14:1-3.)



5. 0 Espírito Santo

 

Deus, o Espírito Eterno, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção.

Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis são por Ele renovados e transformados à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre com Seus filhos, Ele concede dons espirituais à Igreja, a habilita a dar testemunho de Cristo e, em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade. (Gên. 1: 1 e 2; Lucas1:35; 4:18; Atos 10:38; II Pedro 1:21; IICor. 3:18; Efés. 4:11 e 12; Atos 1:8; João 14:16-18 e 26; 15:26 e 27; 16:7-11)

 

6- A Criação

 

Deus é o Criador de todas as coisas e revelou nas Escrituras o relato au tênt ico de Sua atividade criadora. "Em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra" e tudo que tem vida sobre a Terra, e descansou no sétimo dia dessa pri meira semana. Assim Ele estabeleceu o sábado como perpétuo monurnento comemorativo de Sua esmerada obra criadora. 0 primeiro homem e a primeira mulher foram formados à imagem de Deus como obra prima da Criação, foi-lhes dado domínio sobre o mundo e atribuiu-se-lhes a responsabilidade de cuidar dele. Quando o mundo foi concluído, ele era "muito bom", proclamando a glória de Deus. (Gên. l: 2; Êxo. 20:8-11; Sal. 19:1-6; 33:6 e 9; 104; Heb. 11:3.)

 

7. A Natureza do Homem

 

0 homem e a mulher foram formados à imagem de Deus, com individualidade, poder e liberdade de pensar e agir. Conquanto tenham sido criados como seres livres, cada um é uma unidade indivisível de corpo, mente e espírito, e dependente de Deus quanto à vida, respiração e tudo o mais. Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, eles negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição abaixo de Deus. A imagem de Deus, neles, foi desfigurada, e tornaram-se sujeitos à morte. Seus descendentes partilham dessa natureza caída e de suas conseqüências. Eles nascem com fraquezas e tendências para o mal. Mas Deus, em Cristo, reconciliou consigo o mundo e por meio de Seu Espírito restaura nos mortais penitentes a imagem de seu Criador. Criados para a glória de Deus, eles são chamados para amá-Lo e uns aos outros, e para cuidar de seu ambiente. (Gên. 1:26-28; 2:7; Sal. 8:4-8; Atos 17:24-28; Gên. 3; Sal. 5 1:5; Rom. 5:12-17; II Cor. 5:19 e 20; Sal. 5 1: 10; I João 4:7, 8, 11 e 20; Gên. 2:15.)



8. 0 Grande Conflito

 

Toda a humanidade está agora envolvida num grande conflito entre Cristo e Satanás, quanto ao caráter de Deus, Sua lei e Sua soberania sobre o UDiverso. Este conflito originou-se no Céu quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria tornou-se Satanás, o adversário de Deus, e conduziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo, ao induzir Adão e Eva em pecado. Este pecado humano resultou na deformação da imagem de Deus na humanidade, no transtorno do mundo criado e em sua conseqüente devastação por ocasião do dilúvio inundial. Observado por toda a criação, este mundo tornou-se o palco do conflito universal, dentro do qual será finalmente vindicado o Deus de amor. Para ajudar Seu povo nesse conflito, Cristo envia o Espírito Santo e os anjos leais, para os guiar, proteger e amparar no caminho da salvação.  (Apoc. 12:49; Isa. 14:12-14; Ezeq. 28:12-18; Gên. 3; Rom. 1:19-32; 5:12-21; 8:19-22; Gên. 6-8; II Pedro 3:6; 1 Cor. 4:9; Heb. 1: 14.)


 9. Vida, Morte e Ressurreição de Cristo

 

Na vida de Cristo, de perfeita obediência à vontade de Deus, e em Seu sofrimento, morte e ressurreição, Deus proveu o único meio de expiação do pecado humano, de modo que os que aceitam esta expiação pela fé possam ter vida eterna, e toda a criação compreenda melhor o infinito e santo amor do Criador. Esta expiação perfeita vindica a justiça da lei de Deus e a benignidade de Seu caráter; pois ela não somente condena o nosso pecado, mas também garante o nosso perdão. A morte de Cristo é substituinte e expiatória, reconciliadora e transformadora. A ressurreição de Cristo proclama a vitória de Deus sobre as forças do mal, e assegura a vitória final sobre o pecado e a morte para os que aceitam a expiação. Ela declara a soberania de Jesus Cristo, diante do qual se dobrará todo joelho, no Céu e na Terra. (João 3:16; Isa. 53; I Pedro 2:21 e 22; I Cor. 15:3, 4 e 20-22; II Cor. 5:14, 15 e 19-21; Rom. 1:4; 3:25; 4:25; 8:3 e 4; I João 2:2; 4: 10; Col. 2:15; Filip. 2:6-1)


 10. A Experiência da Salvação

 

Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo, que não conheceu pecado, Se tornasse pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo, sentimos nossa necessidade, reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressoes e temos fé em Jesus como Senhor e Cristo, como Substituto e Exemplo. Esta fé que aceita a salvação advém do divino poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo, somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus, e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente, escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nEle, torriamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza de salvação agora e no Juizo. (II Cor. 5:17-21; João 3:16; Gál. 1:4; 4:4-7; Tito 3:3-7; João 16:8; Gál. 3:13 e 14; I Pedro 2:21, e 22; Rom. 10:17; Lucas 17:5.)

 

11. Crescimento em Cristo


Por sua morte na cruz, Jesus triunfou sobre as forças do mal. Ele, que subjugou os espíritos demoníacos durante Seu ministério terrestre, quebrantou o poder deles e garantiu Sua condenação final. A vitória de Jesus nos dá a vitória sobre as forças do mal que ainda buscam controlar-nos, enquanto caminhamos com Cristo em paz, gozo e na segurança de Seu amor. Agora, o Espírito Santo mora em nosso interior e nos dá poder. Continuamente consagrados a Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos libertos do fardo de nossas ações passadas
.



12. A Igreja

 

A Igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Se-i nhor e Salvador. Em continuidade do povo de Deus nos tempos do Antigo Testimicrito, somos chamados para fora do mundo; e nos unimos para prestar culto, para comunhão, para instrução na Palavra, para a celebração da Ceia do Senhor, para serviço a toda a humanidade, e para a proclamação mundial do evangelho. A Igreja recebe sua autoridade de Cristo, o qual é a Palavra encarnada, e das Escrituras, que são a Palavra escrita. A Igreja é a família de Deus; adotados por Ele como filhos, seus membros vivem com base no novo concerto. A Igreja é o corpo de Cristo, uma comunidade de fé, da qual o próprio Cristo é a Cabeça. A Igreja é a noiva pela qual Cristo morreu para que pudesse santificá-la e purificá-la. Em Sua volta triunfal, Ele a apresentará a Si mesmo Igreja gloriosa, os fiéis de todos os séculos, a aquisição de Seu sangue, sem mácula, nem ruga, porém santa e sem defeito. (Gên. 12:3; Atos 7:38; Efés. 4:11-15; 3:8-11; Mat. 28:19 e 20; 16:13-20; 18:18; Efés. 2:19-22; 1:22 e 23; 5:23-27; Col. 1: 17 e 18.)

 

13. 0 Remanescente e Sua Missão

 

A Igreja universal se compõe de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo; mas, nos últimos dias, um tempo de ampla apostasia, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.

Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo, proclama a salvação por meio de Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. Esta proclamação é simbolizada pelos três anjos de Apocalipse 14; coincide com a obra de julgamento no Céu e resulta numa obra de arrependimento e reforma na Terra. Todo crente é convidado a ter uma parte pessoal neste testemunho mundial. (Apoc. 12:17; 14:6-12; 18:1-4; 11 Cor. 5: 10; Judas 3 e 14; 1 Pedro 1: 16-19; 11 Pedro 3:10-14; Apoc. 21:1-14.)

 

14. Unidade no Corpo de Cristo

A Igreja é um corpo com muitos membros, chamados de toda nação, tribo, I íngua e povo. Em Cristo somos uma nova criação; distinções de raça, cultura e nacionalidade, e diferenças entre altos e baixos, ricos e pobres, homens e mulheres, não devem ser motivo de dissensões entre nós. Todos somos iguais em Cristo, o qual por um só Espírito nos uniu numa comunhão com Ele e uns com os outros; devemos servir e ser servidos sem parcialidade ou restrição. Mediante a revelação de Jesus Cristo nas Escrituras, partilhamos a mesma fé e esperança, e estendemos um só testemunho para todos. Esta unidade enconIra sua fonte na unidade do Deus triúno, que nos adotou como Seus filhos. (Rom. 12:4 e 5; 1 Cor. 12:12-14; Mat. 28:19 e 20; Sal. 133:1; 11 Cor. 5:16 e 17; Atos 17:26 e 27; Gál. 3:27 e 29; Col. 3:10-15; Efés. 4:14-16; 4:1-6; João 17:20-23.)



15. 0 Batismo

 

Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida. Assim reconhecemos a Cristo como Senhor e Salvador, tornamo-nos Seu povo e somos aceitos como membros por Sua Igreja. 0 batismo é um símbolo de nossa união com Cristo, do perdão de nossos pecados e de nosso recebimento do Espírito Santo. É por imersão na água e depende de uma afirmação de fé em Jesus e da evidência de arrependimento do pecado. Segue-se à instrução nas Escrituras Sagradas e à aceitação de seus ensinos. (Rom. 6:1-6; Col. 2:12 e 13; Atos 16:30-33; 22:16; 2:38; Mat. 28:19 e 20.)

 

16. A Ceia do Senhor

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A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expressão de fé nEle, nosso Senhor e Salvador. Nesta experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo. Participando da Ceia, proclamamos alegremente a morte do Senhor até que Ele volte. A preparação para a Ceia envolve o exame de consciência, o arrependimento e a confissão. 0 Mestre instituiu a cerimônia do Iava-pés para denotar renovada purificação, para expressar a disposição de servir um ao outro em humildade semelhante à de Cristo e para unir nossos corações em amor. A Cerimônia da Comunhão é franqueada a todos os crentes cristãos. (I Cor. 10: 16 e 17; 11:23-30; Mat. 26:17-30; Apoc. 3:20; João 6:4863; 13:1-17.)

 

17. Dons e Ministérios Espirituais

 

Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as épocas, dons espirituais que cada membro deve empregar em amoroso ministério para o bem comum da Igreja e da humanidade. Outorgados pela atuação do Espírito Santo, o qual distribui a cada membro como Lhe apraz, os dons provêem todas as aptidões e ministérios de que a Igreja necessita para cumprir suas funções divinamente ordenadas. De acordo com as Escrituras, esses dons abrangem tais ministérios como a fé, cura, profecia, proclamação, ensino, administração, reconciliação, compaixão, e serviço abnegado e caridade para ,ijuda e animação das pessoas. Alguns membros são chamados por Deus e dotados pelo Espírito para funções reconhecidas pela Igreja em ministérios pastorais, evangelísticos, apostólicos e de ensino especialmente necessários para habilitar os membros para o serviço, edificar a Igreja com vistas à maturidade espiritual e promover a unidade da fé e do conhecimento de Deus. Quando os membros utilizam esses dons espirituais como fiéis despenseiros da multiforme graça de Deus, a Igreja é protegida contra a influência demolidora de falsas doutrinas, tem um crescimento que provém de Deus e é edificada na fé e no amor. (Rom. 12:4-8; 1 Cor. 12:9-11, 27 e 28; Efés. 4:8 e 11-16; Atos 6:1-7; 1 Tim. 3:1-13; 1 Pedro 4: 10 e 1)

 

18. 0 Dom de Profecia

 

Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é um sinal identificador da Igreja remanescente, e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade que proporciona conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1: 1-3; Apoc. 12:17; 19: 10.)



19. A Lei de Deus

 

Os grandes princípios da lei de Deus estão incorporados nos Dez Mandamentos e foram exemplificados na vida de Cristo. Expressam o amor, a vontade e os desígnios de Deus quanto à conduta e às relações humanas, e são obrigatórios a todas as pessoas, em todas as partes. Estes preceitos constituem a base do concerto de Deus com Seu povo e a norma no julgamento divino. Por meio da atuação do Espírito Santo, eles apontam para o pecado e despertam o senso da necessidade de um Salvador. A salvação é inteiramente pela graça, e não pelas obras, mas seu fruto é a obediência aos Mandamentos. Esta obediência desenvolve o caráter cristão e resulta numa sensação de bem-estar. É uma evidência de nosso amor ao Senhor e de nossa solicitude por nossos semelhantes. A obediência por fé demonstra o poder de Cristo para transformar vidas, e fortalece, portanto, o testemunho cristão. (Êxo. 20:1-17; Sal. 40:7 e 8; Mat. 22:36-40; Deut. 28:1-14; Mat. 5:17-20; Ileb. 8:8-10; João 15:710; Efés. 2:8-11) 


20. 0 Sábado

 

0 bondoso Criador, após os seis dias da Criação, descansou no sétimo dia e instituiu o sábado para todas as pessoas, como memorial da Criação. 0 quartomandamento da imutável lei de Deus requer a observância deste sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia o ensino e a prática de Jesus, o Senhor do sábado. 0 sábado é um dia de deleitosa comunhão com Deus e uns com OS outros. É um símbolo de nossa redenção em Cristo, um sinal de nossa santificação, uma prova de nossa lealdade e um antegozo de nosso futuro eterno no reino de Deus. 0 sábado é o sinal perpétuo do eterno concerto de Deus com Seu povo. A prazerosa observância deste tempo sagrado duma tarde a outra tarde, do pôr-do-sol ao pôr-do sol, é uma celebração dos atos criadores e redentores de Deus. (Gên. 2:1-3; Êxo. 20:8-11; Lucas 4:16; Isa. 56:5 e 6; 58:13 e 14; Mat. 12:1-12) 


21. Mordomia

 

Somos despenseiros de Deus, responsáveis a Ele pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, das capacidades e posses, e das bênçãos da Terra e seus recursos, que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus por meio de fiel serviço a Ele e a nossos semelhantes, e devolvendo os dízimos e dando ofertas para a proclamação de Seu evangelho e para a manutenção e o crescimento de Sua Igreja. A mordomia é um privilégio que Deus nos concede para desenvolvimento no amor e para vitória sobre o egoísmo e a cobiça. 0 mordomo se regozija nas bênçãos que advêm aos outros como resultado de sua fidelidade. (Mal. 3:8-12; 1 Cor. 9:9-14; Mat. 23:23; 11 Cor. 8:1-15; Rom. 15:26 e 27.)

 

22. Conduta Cristã

 

Somos chamados para ser um povo piedoso que pensa, sente e age de acordo com os princípios do Céu. Para que o Espírito recrie em nós o caráter de nosso Senhor, nós só nos envolvemos naquelas coisas que produzirão em nossa vida pureza, saúde e alegria semelhantes às de Cristo. Isto significa que nossas diversões e entretenimentos devem corresponder aos mais altos padrões do gosto e beleza cristãos. Embora reconheçamos diferenças culturais, nosso vestuário deve ser simples, modesto e de bom gosto, apropriado àqueles cqja verdadeira beleza não consiste no adorno exterior, mas no ornamento imperecível de um espírito manso e tranqüilo. Significa também que, sendo o nosso corpo o templo do Espírito Santo, devemos cuidar dele inteligentemente. Junto com adequado exercício e repouso, devemos adotar a alimentação mais saudável possível e abster-nos dos alimentos imundos identificados nas Escrituras. Visto que as bebidas alcoólicas, o fumo e o uso irresponsável de medicamentos e narcóticos são prejudiciais a nosso corpo, também devemos abster-nos dessas coisas. Em vez disso, devemos empenhar-nos em tudo que submeta nossos pensamentos e nosso corpo à disciplina de Cristo, o qual deseja nossa integridade, alegria e bem-estar. (Rom. 12: 1 e 2; 1 João 2:6; Efés. 5:1-2 1; Filip. 4:8; 11 Cor. 10: 5; 6:14-7: l; 1 Pedro 3:1-4; 1 Cor. 6:19 e 20; 10: 31)



23. 0 Casamento e a Família

 

0 casamento foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, em amoroso companheirismo. Para o cristão, o compromisso matrimonial é com Deus bem como com o cônjuge, e só deve ser assumido entre parceiros que partilham da mesma fé. Mútuo amor, honra, respeito e responsabilidade constituem a estrutura dessa relação, a qual deve refletir o amor, a santidade, a intimidade e a constância da relação entre Cristo e Sua Igreja.

No tocante ao divórcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cônjuge, a não ser por causa de relações sexuais ilícitas, e casa com outro, comete adultério. Conquanto algumas relações de família fiquem aquém do ideal, os consortes que se dedicam inteiramente um ao outro, em Cristo, podem alcançar amorosa unidade por meio da orientação do Espírito e a instrução da Igreja.

Deus abençoa a família e quer que seus membros ajudem uns aos outros a alcançar completa maturidade. Os pais devem educar os seus filhos a amar o Senhor e a obedecerLhe. Por seu exemplo e suas palavras, devem ensinar-lhes que Cristo é um disciplinador amoroso, sempre terno e solícito, desejando que eles se tornem membros do Seu corpo, a família de Deus. Crescente intimidade familiar é um dos característicos da mensagem final do evangelho. (Gên. 2:18-25; Mat. 19:3-9; João 2: 1 -11; 11 Cor. 6:14; Efés. 5:21-33; Mat. 5:31 e 32; Mar. 10: 11 e 12; Lucas 16:18; 1 Cor. 7: 10 e 11; Êxo. 20:12; Efés. 6:1-4; Deut. 6:5 -9; Prov. 22:6; Mal. 4:5 e 6.)

 

24. 0 Ministério de Cristo no Santuário Celestial

 

Há um santuário no Céu, o verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios de Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas, na cruz. Ele foi empossado como nosso grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessor por ocasião de Sua ascensão.

Em 1844, no fim do período profético dos 2.300 dias, Ele iniciou a segunda e última etapa de Seu ministério expiatório. É uma obra de juizo investigativo, a qual faz parte da eliminação final de todo pecado, prefigurada pela purificação do antigo santuário hebraico, no Dia da Expiação. Nesse serviço típico, o santuário era purificado com o sangue de sacrificios de animais, mas as coisas celestiais são ptirificadas com o perfeito sacrificio do sangue de Jesus. 0 juizo investigativo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos dorme em Cristo, sendo, portanto, nEle, considerado digno de ter parte na primeira ressurreição. Também torna manifesto quem, dentre os vivos, permanece em Cristo, guardando os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, estando, portanto, nEle, preparado para a trasladação ao Seu reino eterno. Este julgamento vindica a justiça de Deus em salvar os que crêem em Jesus. Declara que os que permaneceram leais a Deus receberão o reino. A terminação desse ministério de Cristo assinalará o fim do tempo da graça para os seres humanos, antes do Segundo Advento. (Heb. 8:1-5; 4:14-16; 9:11-28; 10:19-22; 1:3; 2:16 e 17; Dan. 7:927; 8:13 e 14; 9:24-27; Núm. 14:34; Ezeq. 4:6; Lev. 16; Apoc. 14:6 e 7; 20:12; 14:12; 22:12.)

 

25. A Segunda Vinda de Cristo

 

A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da Igreja, o grande ponto culminante do evangelho. A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. Quando Ele voltar, os justos falecidos serão ressuscitados e, junto com os justos que estiverem vivos, serão glorificados e levados para o Céu, mas os ímpios irão morrer. 0 cumprimento quase completo da maioria dos aspectos da profecia, bem como a condição atual do mundo, indica que a vinda de Cristo é iminente. 0 tempo exato desse acontecimento não foi revelado, e somos portanto exortados a estar preparados em todo o tempo. (Tito 2:13; Heb. 9:28; João 14:1-3; Atos 1:9-11; Mat. 24:14; Apoc. 1:7; Mat. 24:43 e 44; 1 Tess. 4:13-18; 1 Cor. 15:51-54; 11 Tess. 1: 7- 10; 2:8; Apoc. 14:14-20; 19:11-2 1; Mat. 24; Mar. 13; Lucas 2 1; 11 Tim. 3:1-5; 1 Tess. 5:1-6.)



26. Morte e Ressurreição

 

0 salário do pecado é a morte. Mas Deus, o único que é imortal, concedei-á vida eterna a Seus remidos. Até aquele dia, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas. Quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, os.justos ressuscitados e os justos vivos serão glorificados e arrebatados para o encontro de seu Senhor. A segunda ressurreição, a ressurreição dos ínipios, ocorrerá mil anos mais tarde. (Rom. 6:23; 1 Tim. 6:15 e 16; Ecles. 9:5 e 0; Sal. 146:3 e 4; João 11: 11-14; Col. 3:4; 1 Cor. 15:51-54; 1 Tess. 4:13-17; João 5:28 e 29; Apoc. 20: 1 - 10.)

 

27. 0 Milênio e o Fim do Pecado

 

0 milênio é o reinado de mil anos, de Cristo com Seus santos, no Céu, entre a primeira e a segunda ressurreições. Durante esse tempo serão julgados. Os ímpios mortos; a Terra estará completamente desolada, sem habitantes humanos com vida, mas ocupada por Satanás e seus anjos. No fim desse período, Cristo com Seus santos e a Cidade Santa descerão do Céu à Terra. Os ímpios mortos serão então ressuscitados e, com Satanás e seus anjos, cercarão acidade; mas fogo de Deus os consumirá e purificará a Terra. 0 Universo ficarão assim eternamente livre do pecado e dos pecadores. (Apoc. 20; 1 Cor. 6:2 e 3; Jer. 4:23-26; Apoc. 21:1-5; Mal. 4:1; Ezeq. 28:18 e 19.)

 

28. A Nova Terra

 

Na Nova Terra, em que habita justiça, Deus proverá um lar eterno para os remidos e um ambiente perfeito para vida, amor, alegria e aprendizado eternos, em Sua presença. Pois aqui o próprio Deus habitará com o Seu povo, e o sofrimento e a morte terão passado. 0 grande conflito estará terminado e não niais existirá pecado. Todas as coisas, animadas e inanimadas, declararão que Deus é amor; e Ele reinará para todo o sempre. Amém. (II Pedro 3:13; Isa. 35; 05:17-25; Mat. 5:5; Apoc. 21:1-7; 22:1-5; 11: 15.)



 Escrito por Augusto - FONTE: http://doutrinas.adventistas.zip.net/

INTRODUÇÃO - Parte 1

INTRODUÇÃO - Parte 1

Talvez você não saiba mas APOCALIPSE no grego em que foi escrito o livro, significa REVELAÇÃO; o nome do livro está no original grego, mas seu nome traduzido, é Revelação.

 

"REVELAÇÃO  de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos AS COISAS QUE EM BREVE DEVEM ACONTECER". – Apocalipse 1:1

 

O Autor do Livro é Jesus Cristo, e é endereçado aos seus Servos, nós Cristãos de todos os Tempos.

 

O Apocalipse tem um Tema Central, onde a maioria das Visões terminam com esta cena, e sempre é mencionado o fato nos discursos feito pelo Profeta João, o Escrivão do Livro: (1: 7) - "Eis que vem (Jesus) com as nuvens, e todo olho o verá ..."

 

A MENSAGEM CENTRAL do Apocalipse:

(1:7)- Eis que VEM com as nuvens;

(3:11)- VENHO sem demora;

(16:15)- Eis que VENHO como VEM o ladrão; 

(22:7)- Eis que VENHO sem demora; 

(22:12)- E eis que VENHO sem demora;

(22:20)- Certamente, VENHO sem demora. Amém! VEM, SENHOR JESUS!

 

O Personagem Central de todas as Visões é Jesus, que se apresenta a cada capítulo como:

Cap.01 – O Alfa e Õmega;

Cap.02 e 03 – O que escreve às Igrejas;

Cap.03 – O que está diante do Trono; Cap.04 e 05 – O Cordeiro;

Cap.06 – O Vitorioso;

Cap.07 – O que recebe honra dos Mártires;

Cap.08 e 09 – O que reprime o poder do mal;

Cap.10- O que vem sem demora;

Cap.11 – O que recebe os reinos do Mundo;

Cap.12 – O Filho que rege as Nações;

Cap.13 – O que combate a besta;

Cap.14 – O Cordeiro no monte Sião;

Cap.15 e 16 – O que executa os Juízos de Deus;

Cap.17 e 18 – O q condena babilônia;

Cap.19 – O Vitorioso Rei dos reis;

Cap.20 – O que sujeita Satanás;

Cap.21 – O que enxuga nossas lágrimas;

Cap.22 – Aquele que testifica: ´Cedo venho´.



 Escrito por Augusto