Deus criou os primeiros seres humanos, e depois, descansou no sábado. Essa associação do povo de Deus com o sábado dá início a um padrão que segue ao longo do restante da Bíblia. Desde o início do tempo e até o fim, o sábado se tornou repetidamente símbolo do poder de Deus para restaurar, Seu povo.
Embora desde o Éden e, daí em diante, a humanidade se tenha rebelado, Deus ainda buscou um povo para Si mesmo. Depois do dilúvio, Ele chamou Abrão para dar início a esse povo. Mais tarde, Seu povo foi para o Egito, onde a escravidão quase o destruiu. 0 Senhor precisou instilar neles o senso de identidade como Seu povo. Enquanto os levava pelo deserto, Ele lhes assegurou que cuidaria deles concedendo-lhes o maná (Êxo. 16:13-36). Sua obediência durante o ciclo do maná e seu descanso no sábado se tornaram um sinal de que aceitavam Deus como seu Senhor e se propunham a ser Seu povo.
No Sinai, Deus os declarou "nação santa" (Êxo. 19:6). Eles existiam só porque Ele os livrara da escravidão (Êxo. 20:2; Deut. 5:15), e os criara como um povo. Lá, Ele proclamou os Dez Mandamentos, inclusive o do sábado. A observância do sábado se tornou símbolo de que reconheciam serem Seu povo. O sábado não foi preeminente apenas na formação do povo de Deus; também se fornou preeminente na Escritura sempre que enfrentavam ameaça de destruição, assimilação ou dispersão. Por exemplo, II Reis 11. Depois da execução de Atalia, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, para que fossem o povo do Senhor" (v. 17).
A troca regular da guarda no sábado permitiu que Joiada reunisse todas as forças do templo sem atrair suspeita imediata, e foi possível explicar que, mesmo sendo sábado, o motivo era corriqueiro. A Bíblia raramente entra em grandes detalhes sobre qualquer coisa, especialmente sem razão. Seu estão literário é extremamente conciso e inclui só o que o autor considerou vital. Assim, quando a Escritura menciona o que a princípio poderia parecer um ponto secundário, devemos prestar atenção especial. O autor de II Reis poderia ter descrito o golpe de Estado sem
declarar em que dia isso ocorreu. A Escritura raramente declara o dia em que algo aconteceu. Ao mencionar o sábado junto com a estipulação de uma aliança, o autor dirige nossa atenção para a experiência do Sinai. O povo que Atalia quase destruiu com suas atividades pagãs estava agora restaurado à relação com Deus.
Igualmente, o livro de Isaías fala muito sobre o sábado. Mostra como os estrangeiros residentes e os eunucos ambos com poucos direitos ou, pelo menos, cidadãos de segunda classe - podiam, observando o sábado, se tornar parte do povo de Deus (Isa. 56). A observância do sábado também faz parte da discussão do profeta sobre a verdadeira adoração (Isa. 58), e adoração verdadeira consiste em relacionamento adequado com Deus e com a humanidade. Isaías também declarou que o povo de Deus iria para o exílio por causa da rebelião nacional, mas quando Ele os restabelecesse com o restante da humanidade em uma Nova Terra, eles adorariam o Senhor de um sábado a outro sábado (Isa. 66:22 e 23).
