quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comece seu dia com Deus - comentario da lição de 23/9/2009 - Quarta

Comentário da Lição dos adultos de 23/9/2009

Dando testemunho sobre Demétrio (3Jo 12)
Texto por: Pr. Dr. José Carlos Ramos

João agora menciona um membro da igreja de seu domicílio, Demétrio (nome comum entre os gregos), fazendo dele uma referência positiva; era outro exemplo de firmeza na verdade. Crê-se que ele foi o portador da carta a Gaio, e é a este que o apóstolo o recomenda, não à igreja, pelo motivo óbvio de que, por influência de Diótrefes, ele não seria bem-vindo ali; da parte de Gaio, todavia, João tinha certeza que Demétrio teria uma acolhida cordial.

Pouco foi falado desse fiel cristão. Demétrio é mencionado em apenas um verso da epístola, mas o que João disse foi mais que suficiente: ele mesmo o recomendava, bem como "todos", o que pode indicar a congregação da qual Demétrio e o próprio João participavam, ou pessoas de fora, com quais se relacionava. Enfim, todos que o conheciam.

Como é bonito o quadro de um cristão exemplar, que dá bom testemunho da fé que professa, que reúne qualidades, desperta admiração e goza de bom conceito e da estima de todos. Não é este o ideal de Deus para com cada um de Seus filhos, nesse mundo ímpio que, muito naturalmente, detesta a Deus e a tudo que é de Deus? A esse respeito, Pedro dá uma significativa admoestação: "...mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores [os cristãos, no império romano, eram tidos como marginais, inimigos da lei e da ordem], observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação" (1Pd 2:12).

Mas o mais importante era que a própria verdade dava bom testemunho sobre Demétrio. Em outras palavras, ele era íntegro com ela; seguia-a à risca. Ou, então, João pode estar se referindo Àquele que é a verdade, o Senhor Jesus (Jo 14:6). Nesse caso, era o próprio Deus que assim estimava Demétrio, e isso é tudo, pois tem a ver com caráter. Com efeito, conceito e caráter, ambos nos envolvem; a diferença é que o primeiro prescreve o que as pessoas pensam e dizem de nós; mas o segundo é o que Deus vê em nós, e te a ver com o que Ele pensa e diz a nosso respeito.
continue seu estudo agora no site da Escola no Ar... e faça o seu comentário também!