terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lição 1 - O Povo a Caminho - O Livro de Números - Lições da Bíblia

Lição 1 - O Povo a Caminho - O Livro de Números

Publicado em 28 September 2009 by jonatan

Lição 1                                       26 de setembro a 3 de outubro

 

Uma nova ordem

Sábado à tarde

 

"Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos" (1 Coríntios 10:11, NVI).

 

Por mais que nosso mundo tenha sido danificado pelo pecado, ainda podemos ver a ação de nosso Criador no desígnio e na ordem do mundo natural. Até mesmo um fanático darwinista foi forçado a admitir que a natureza é algo que dá "uma ilusão de desígnio".

 

Ilusão? Por favor! Desígnio e ordem são reais e representam a mão de nosso Criador.

Mas a ordem de Deus não se encerra apenas mediante a natureza. Também pode ser vista no trato com Seu povo da aliança, os israelitas, mesmo enquanto vagavam pelo deserto. Nesta semana, vamos estudar melhor como Deus organizou Seu povo para seu sagrado chamado e vamos tirar algumas lições para nós em nossos dias.

Domingo, 27 de setembro                                                    Organizando o exército

Tendo escapado milagrosamente do Egito, as multidões de Israel transbordaram para o deserto do Sinai. Acampados em torno da montanha, os israelitas ouviram a voz de Deus proclamando Sua vontade (Êx 20). Apesar dessa incrível manifestação do poder de Deus, alguns apostataram e adoraram o bezerro de ouro (Êx 32). Depois dessa queda, a nação arrependida construiu um santuário portátil (Êx 25:8). O trabalho foi concluído no primeiro dia do primeiro mês no segundo ano (Êx 40:17).

Foi no mês seguinte que o Senhor passou a organizar mais completamente a nação (Nm 1:1) do que anteriormente. E foi nesse momento, com a nova organização, com essa nova ordem, que o livro de Números deu início à história sagrada das obras de ­Deus com Seu povo da aliança.

1. Que tipo de censo o Senhor pediu que Moisés e Arão fizessem, e por quê?Nm 1:2, 3

R. Um censo militar.

2

Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça;

3

Da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra, a estes contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão.

 

 

Os israelitas não foram uma nação guerreira. Sua ocupação era a de pastores; cuidavam de gado (Gn 47:3). Além disso, naquele momento, os israelitas eram escravos recém-libertos, sem armas nem treinamento para a guerra. Pode parecer estranho que o Senhor passasse a organizá-los em tropas. Mas deve-se lembrar que sua tarefa envolvia a remoção de várias nações das mais ímpias e corruptas no Oriente Médio, inclusive os amorreus e cananeus. O povo de Israel serviria como executor da vontade de Deus contra essas nações que haviam enchido o cálice de suas transgressões (Gn 15:14-16). Osisraelitas eram agora uma teocracia, dirigida pelo próprio Deus. Eles eram um povo, um exército poderoso, em movimento.

 

2. Por que Deus determinou que os israelitas fizessem guerra às nações vizinhas? Gn 15:14-16 (veja também Dt 9:5)

R. A fim de puni-las por sua iniquidade.

14

Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.

15

E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.

16

E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

5

Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o SENHOR teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o SENHOR jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.

 

 

No tempo de Abraão, Deus não havia permitido que os amorreus fossem destruídos. Deus revelou Sua misericórdia. "Os amorreus eram inimigos de Sua lei; não criam nEle como o ­Deus verdadeiro e vivo; mas, entre eles, havia algumas boas pessoas e, por amor desses poucos, Ele guardou Sua misericórdia" (Comentários de Ellen G. White, SDA BibleCommentary, v. 1, p. 1.093).

Muitos ficam incomodados porque Israel precisou destruir esses povos, e com razão. Por que, em casos como esses, em que há muita coisa que não entendemos, simplesmente precisamos ir pela fé, confiantes na bondade de Deus, que Se revelou a nós em Jesus? Jo 14:9

 

9

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

 

Segunda, 28 de setembro ................. A presença do Senhor

3. De que tarefa a tribo dos levitas foi encarregada? Nm 1:50-54

R. De cuidar do tabernáculo e de seus utensílios.

50

Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.

51

E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.

52

E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos.

53

Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho.

54

Assim fizeram os filhos de Israel; conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim o fizeram.

 

 

Moisés ergueu o tabernáculo portátil no meio do acampamento de Israel. Os levitas ergueram suas tendas ao redor do tabernáculo, nos quatro lados. Sua presença agia como um tipo de barreira, protegendo o lugar em que Deus manifestava Sua presença.

Por que o acampamento foi instalado assim? A Bíblia não diz diretamente, mas podem ser aprendidas algumas lições importantes desse arranjo.

Yahweh, o Deus vivo, estava em seu meio. Ele, o Criador, estava entre Seu povo – portanto, o que poderia vencê-los se os israelitas permanecessem fiéis? Mas, ao mesmo tempo, eles ergueram suas tendas a certa distância do tabernáculo (Nm 2:2), e isso porque Ele era santo, e eles, como pecadores, como seres caídos, só podiam chegar até ali. Assim, por um lado, eles tinham a realidade da proximidade e cuidado compassivo de Deus; ao mesmo tempo, eram constantemente lembrados de Sua grandeza e santidade e que só pela mediação eles poderiam, como pecadores, se aproximar de um Deus santo.

4. O que dizem outros escritores da Bíblia sobre a distância (transcendência) e proximidade (imanência) de Deus da humanidade? Sl 139:1-10; Is 57:15; Jr 23:23, 24; Jo 14:15-18, 23

R. Deus habita a eternidade, mas esquadrinha o nosso viver.

1

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

2

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3

Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4

Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

5

Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

6

Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

7

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

8

Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

9

Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10

Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. (Sal. 139:1 a 10)

 

15

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. (Isaías 57:15)

 

 

 

 

 

 

 

 

23

Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?

24

Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR. (Jer. 23:23 e 24)

 

15

Se me amais, guardai os meus mandamentos.

16

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

23

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:15 a 18, e 23.)

 

"Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se afigura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre ao nosso lado, para apoiar, suster, erguer e animar" ( Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 669, 670).

 

De que maneiras você experimentou a realidade da presença de Deus, Seu cuidado compassivo e Sua proximidade? Por outro lado, que coisas o impedem de manter uma intimidade muito mais profunda com Deus?

 

Terça, 29 de setembro                                                                                    Debaixo dos estandartes

"Assim fizeram os filhos de Israel; conforme tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, se acamparam segundo os seus estandartes e assim marcharam, cada qual segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais" (Nm 2:34).

 

5. Que característica sobre a religião de Israel se destaca logo no início do livro de Números? Números 2

R. Uma nação ordeira.

1

E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:

2

Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas.

3

¶ Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá.

4

E o seu exército, os que foram contados deles, era de setenta e quatro mil e seiscentos.

5

E junto a ele armará as suas tendas a tribo de Issacar; e Natanael, filho de Zuar, será príncipe dos filhos de Issacar.

6

E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e quatro mil e quatrocentos.

7

Depois a tribo de Zebulom; e Eliabe, filho de Helam, será príncipe dos filhos de Zebulom.

8

E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e sete mil e quatrocentos.

9

Todos os que foram contados do exército de Judá, cento e oitenta e seis mil e quatrocentos, segundo os seus esquadrões, estes marcharão primeiro.

10

A bandeira do exército de Rúben, segundo os seus esquadrões, estará para o lado do sul; e Elizur, filho de Sedeur, será príncipe dos filhos de Rúben,

11

E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta e seis mil e quinhentos.

12

E junto a ele armará as suas tendas a tribo de Simeão; e Selumiel, filho de Zurisadai, será príncipe dos filhos de Simeão.

13

E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e nove mil e trezentos.

14

Depois a tribo de Gade; e Eliasafe, filho de Deuel, será príncipe dos filhos de Gade.

15

E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta e cinco mil e seiscentos e cinqüenta.

16

Todos os que foram contados no exército de Rúben foram cento e cinqüenta e um mil e quatrocentos e cinqüenta, segundo os seus esquadrões; e estes marcharão em segundo lugar.

17

Então partirá a tenda da congregação com o exército dos levitas no meio dos exércitos; como armaram as suas tendas, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo as suas bandeiras.

18

A bandeira do exército de Efraim segundo os seus esquadrões, estará para o lado do ocidente; e Elisama, filho de Amiúde, será príncipe dos filhos de Efraim.

19

E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta mil e quinhentos.

20

E junto a ele estará a tribo de Manassés; e Gamaliel, filho de Pedazur, será príncipe dos filhos de Manassés.

21

E o seu exército, os que foram contados deles, era de trinta e dois mil e duzentos.

22

Depois a tribo de Benjamim; e Abidã, filho de Gideoni, será príncipe dos filhos de Benjamim,

23

E o seu exército, os que foram contados deles, era de trinta e cinco mil e quatrocentos.

24

Todos os que foram contados no exército de Efraim foram cento e oito mil e cem, segundo os seus esquadrões; e estes marcharão em terceiro lugar.

25

A bandeira do exército de Dã estará para o norte, segundo os seus esquadrões; e Aieser, filho de Amisadai, será príncipe dos filhos de Dã.

26

E o seu exército, os que foram contados deles, era de sessenta e dois mil e setecentos.

27

E junto a ele armará as suas tendas a tribo de Aser; e Pagiel, filho de Ocrã, será príncipe dos filhos de Aser.

28

E o seu exército, os que foram contados deles, era de quarenta e um mil e quinhentos.

29

Depois a tribo de Naftali; e Aira, filho de Enã, será príncipe dos filhos de Naftali.

30

E o seu exército, os que foram contados deles, era de cinqüenta e três mil e quatrocentos.

31

Todos os que foram contados no exército de Dã foram cento e cinqüenta e sete mil e seiscentos; estes marcharão em último lugar, segundo as suas bandeiras.

32

Estes são os que foram contados dos filhos de Israel, segundo a casa de seus pais; todos os que foram contados dos exércitos pelos seus esquadrões foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.

33

Mas os levitas não foram contados entre os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés.

34

E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais.

 O governo de Israel se caracterizava por uma estrutura organizacional muito precisa, vista, por exemplo, na organização que o Senhor instituiu para o acampamento e nas posições em que o povo deveria erguer suas tendas. O acampamento hebreu era separado em três grandes divisões, cada qual com sua posição designada no acampamento, com base nas famílias e nos laços tribais.A posição de cada tribo no acampamento também era especificada. Cada qual deveria marchar e acampar ao lado de seu próprio estandarte. Nada era deixado ao acaso. O Senhor organizou cuidadosa e precisamente a nação. Embora eles fossem um povo, suas conexões familiares distintivas não foram rompidas.

 

6. Que indicação temos de que, apesar do claro padrão organizacional, ainda havia espaço para a distinção e singularidade das várias tribos?  Nm 2:34

R. Estavam organizados por clãs e famílias.

34

E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assimmarcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais.

 

A exemplo de Israel, por que é tão importante que a igreja, hoje, seja organizada? O que acontece quando as pessoas são deixadas para agir por conta própria? Por que essa costuma ser uma receita para o caos e ilusão? Como o fato de pertencer a um corpo organizado o tem ajudado em sua experiência espiritual?

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Quarta, 30 de setembro                    Chamado para o ministério

Em memória da libertação da escravidão egípcia, a morte dos primogênitos egípcios e da libertação dos seus próprios filhos sob o sinal do sangue, Deus pediu que os primogênitos de Israel fossem dedicados a Ele(Êx 13:2, 12-15).

7. Que indicação temos sobre o quanto devemos ao Senhor por nossa redenção e libertação? Neste contexto, por que o orgulho e a autossuficiência são tão pecaminosos? Êx 13:2, 12-15

R. Deus estipulou que todos os primogênitos Lhe pertenciam. Na verdade, todos nós somos propriedade Sua.

2

Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.

12

Separarás para o SENHOR tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.

13

Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.

14

E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O SENHOR nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.

15

Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao SENHOR todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.

 

No Monte Sinai, o Senhor fez uma permuta com os primogênitos de todos os israelitas. Em lugar deles, Ele tomaria os levitas (Nm 3:12, 13).Para tanto, foi necessário recensear aquela tribo, que até aquele momento não havia sido numerada com o restante de Israel. Moisés recebeu a ordem de contar os homens levitas de um mês para cima (v. 14, 15). A fim de fazer a troca, Moisés contou os primogênitos homens a partir de um mês de idade. O total somou 22.273 – isto é, 273 primogênitos israelitas a mais do que levitas.

8. O que os demais israelitas deveriam fazer como resgate? Para quem esse valor foi dado? Nm 3:46-51

R.  Apresentar uma oferta de resgate.

46

Quanto aos duzentos e setenta e três, que se houverem de resgatar dos primogênitos dos filhos de Israel, que excedem ao número dos levitas,

47

Tomarás, por cabeça, cinco siclos; conforme ao siclo do santuário os tomarás, a vinte geras o siclo.

48

E a Arão e a seus filhos darás o dinheiro dos resgatados, dos que sobram entre eles.

49

Então Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam sobre os resgatados pelos levitas.

50

Dos primogênitos dos filhos de Israel recebeu o dinheiro, mil e trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário.

51

E Moisés deu o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.

 

O Senhor também dedicou os levitas a Arão e seus filhos e descendentes sacerdotes; eles deveriam ajudar na adoração de Deus e no cuidado do tabernáculo. De certo modo, eles foram chamados para o ministério da igreja no deserto.

Ao chegarem à Terra Prometida, os levitas continuaram ligados ao santuário em diversas tarefas (1Cr 23:27-32).  Espalhados por todas as tribos, alguns se tornaram levitas instrutores (2Cr 17:7–9); outros se tornaram juízes (2Cr 19:8-11), instruindo o povo nos caminhos de Deus.

Como você pode ver a cruz, a morte substituinte de Jesus (Jo 3:16),prefigurada nessas cerimônias? O que significa que Jesus tomou o seu lugar? Como o conhecimento dessa realidade deve mudar sua vida?

 

Quinta, 1º de outubro                     Protegendo o que é sagrado

Pelo estabelecimento do sistema de adoração no Sinai, Deus escolheu uma família de levitas para atuar como sacerdotes. Esse trabalho foi registrado em Números 4.Moisés consagrou Arão como sumo sacerdote e seus quatro filhos – Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar – como sacerdotes assistentes. O restante da tribo de Levi ajudaria os outros mas não atuaria como sacerdotes. É óbvio que todos os levitas em condições de trabalhar tinham seu lugar e serviço, trabalhando harmoniosamente para preservar e proteger a santidade do sistema de adoração de Israel.

Sem dúvida, os levitas receberam uma responsabilidade solene. O mesmo se deu com os filhos de Arão, que atuariam como sacerdotes diante do Senhor no tabernáculo. Pense no que eles foram chamados a fazer. O próprio Senhor, o Criador, revelou Sua presença entre eles no santuário (Nm 14:10, 11), lembrança poderosa para eles de que sua segurança só existia nEle, aquele que os havia libertado do Egito. Esses sacerdotes eram os mediadores entre um Deus santo e o povo caído. Evidentemente, em seus papéis, eles também eram símbolos de Jesus, nosso verdadeiro Sumo Sacerdote no santuário celestial (Hb 8).

9. Que acontecimento estranho ocorreu no santuário? Lv 10:1-11. O que aconteceu, e que lições existem para nós, hoje?

R. Nadabe e Abiú trouxeram fogo estranho para dentro do santuário. Foram mortos pelo fogo que saiu de diante do Senhor. Não se deve confundir as coisas profanas com as sagradas.

1

 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.

2

Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.

3

 E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.

4

E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial.

5

Então chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera.

6

E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o SENHOR acendeu.

7

Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme à palavra de Moisés.

8

 E falou o SENHOR a Arão, dizendo:

9

Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;

10

E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,

11

E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés.

 

É difícil imaginar que esses jovens, a quem havia sido dada responsabilidade tão sagrada e que já haviam recebido tanto (veja Êx 24:9-11), violassem tão abertamente uma ordem expressa de Deus. Por mais duro e severo que nos pareça seu castigo, ele só destaca a realidade de quão sagrada foi a responsabilidade que lhes foi atribuída. Sem dúvida, outros entenderam a mensagem de quão seriamente o Senhor esperava que Seus mandamentos a respeito do santuário fossem cumpridos.

"Lidar com coisas sagradas da mesma forma que fazemos com os assuntos comuns é uma ofensa a Deus; pois é santo aquilo que Ele separou para fazer Seu serviço em levar a luz ao mundo. Os que mantêm qualquer ligação com a obra de Deus não devem andar na vaidade de sua própria sabedoria, mas na sabedoria divina, do contrário estarão em risco de pôr no mesmo nível as coisas sagradas e as comuns, separando-se, assim, de Deus" ( Ellen G. White, Evangelismo, p. 639).

Leia cuidadosamente Levítico 10:10. Como nós hoje podemos distinguir entre o santo e o comum, entre o puro e o impuro? Leve sua resposta para a classe no sábado.

 

Sexta, 2 de outubro                                          Estudo adicional

10. O tema da santidade de Deus atravessa as Escrituras como um fio de prata. Defina santidade. Que relação tem a santidade com Seus servos? Êx 28:36; Lv 11:44, 45; Is 6:1-7; Hb 12:14; 1Pe 1:15, 16

R. Santo é algo ou alguém separado para o Senhor. Os servos de Deus devem ser separados das coisas profanas.

36

Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos:SANTIDADE AO SENHOR. (Êx. 28:36)

 

44

Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;

45

Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. (Lev. 11:44 e 45)

 

1

 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

2

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

3

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

4

E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

5

 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.

6

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7

E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. (Isaías 6:1 a 7)

 

14

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;(Hebreus 12:14)

 

15

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

16

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (I Pedro 1:15 e 16)

 

Os anjos trabalham harmoniosamente. Perfeita ordem caracteriza todos os seus movimentos. Quanto mais aproximadamente imitarmos a harmonia e ordem dos anjos, tanto maior êxito terão os esforços desses agentes celestiais em nosso favor. Se não virmos necessidade de ação harmônica, e formos desordenados, indisciplinados e desorganizados em nossa maneira de agir, os anjos que são perfeitamente organizados e se movem em perfeita ordem, não poderão com êxito trabalhar por nós. Eles se afastarão pesarosos, pois não estão autorizados a abençoar a confusão, distração e desorganização. Todos os que desejarem a cooperação dos mensageiros celestiais devem trabalhar em harmonia com eles. Os que receberam a unção do Céu, em todos os seus esforços incentivarão a ordem, a disciplina e unidade de ação, e então os anjos de Deus poderão cooperar com eles" ( Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, p. 28).

 

Perguntas para reflexão

1. A Lição desta semana destaca a necessidade de organização. Por que alguns são tão hostis à religião organizada? No entanto, por que a ordem é necessária? Ao mesmo tempo, quais são os problemas potenciais que a ordem traz? Como podemos aprender a trabalhar melhor com o sistema da igreja, apesar dos problemas que surgem?

2. Comente sua resposta à pergunta de quinta-feira. Faça em classe uma lista do que é sagrado e do que é comum. Como podemos perceber a diferença? Como a cultura afeta nossa compreensão dessas coisas? Ou nossa educação? Como, por exemplo, a ideia de fundir a seleção natural de Darwin com nossa fé pode ser uma mistura do sagrado com o profano? Que outros exemplos você pode dar?

3. Pense mais na ideia de substituição revelada no estudo da lição de quarta-feira. Por que esse conceito é tão importante para todo o plano de salvação? Como Jesus atuou, e ainda atua como nosso substituto, e por que isso é tão importante?

 

Resumo: O Senhor é um Deus de ordem. Assim que as tribos foram reunidas no deserto diante do Monte Sinai, Ele começou a organizá-las em torno do tabernáculo. Primeiro, os exércitos de Israel foram organizados, e o acampamento de cada tribo foi selecionado, bem como sua ordem de marcha. Os levitas se acamparam como uma barreira em torno do tabernáculo e receberam orientações específicas quanto a seu serviço de levantá-lo e transportá-lo. O Deus santo estava em seu meio quando Israel entrava em movimento.

 

FONTE: http://www.novotempo.org.br/licoesdabiblia/?p=776#more-776