quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Comece seu dia com Deus - comentario da lição de 8/10/2009 - Quinta

Comentário da Lição dos adultos de 8/10/2009

A BÊNÇÃO ARAÔNICA
Texto por: Pr. Albino Marks

Iahweh te abençoe e te guarde! Iahweh faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! Iahweh mostre para ti a sua face e te conceda paz. Num. 6:24-26 BJ.

O conceito da pluralidade da divindade - Trindade - não foi compreendido pela grande maioria do povo de Israel. E tem suas razões. Por mais de quatro séculos viveram sob a influência do politeísmo cananeu e egípcio. No politeísmo desenvolvido entre os povos antigos proliferou a idéia de deuses independentes para cada atividade necessária para o bem da humanidade. Assim passaram a existir, o deus da paz, da guerra, chuva, sol, fertilidade, amor, ódio e muitos mais.

Quando Deus comissionou a Moisés para a tremenda tarefa de liderar o povo de Israel em seu êxodo para Canaã, o fez nestas palavras: Deus falou a Moisés e lhe disse: Eu sou Iahweh. Apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como El Shaddai; mas pelo meu nome, Iahweh, não lhes fui conhecido. - Êx. 6:2 e 3 - BJ.

Mas ali, perante Moisés, está El-Shaddai, capaz de resolver todos os problemas e satisfazer todas as necessidades de suas criaturas. Não há necessidade de uma multiplicidade de deuses para atender a cada necessidade do ser humano. Ele satisfaz e preenche cada uma delas.

Na bênção sacerdotal Deus apresenta-se repetindo três vezes o seu nome, Iahweh, que é o nome da Trindade.

Nesse contexto, Deuteronômio 6:4, que declara: Ouve, ó Israel: Iahweh nosso Deus é o único Iahweh. - BJ., traduzido em harmonia com Gênesis 1:1, onde a Trindade é identificada por ELOIM, teríamos: Ouve, ó Israel: Jeová nossos Deuses ( ELOIM) são um Jeová.
continue seu estudo agora no site da Escola no Ar... e faça o seu comentário também!