A Lição em resumo
TEXTO-CHAVE: 1 Coríntios 5:7
O aluno deverá...
Conhecer: As muitas formas concretas pelas quais Deus revela ao Seu povo Sua presença e Seu poder guiador.
Sentir-se: Conectado a Deus pelo reconhecimento de Sua presença divina.
Fazer: Avançar em fé, respondendo à poderosa guia de Deus.
ESBOÇO DO APRENDIZADO
I. Conhecer: Deus revelado no sangue, na coluna de fogo e nas trombetas
A. Os israelitas precisaram se esconder detrás das portas marcadas pelo sangue do cordeiro para que o anjo destruidor os passasse por alto. O que esse ato físico lhes ensinou?
B. A coluna de fogo e as trombetas sinalizavam a presença e direção de Deus com Seu povo. Por que esses sinais tangíveis da direção de Deus eram tão importantes naquele momento da história de Israel?
II. Sentir: A presença visível e audível de Deus
A. Quando participamos da Ceia da Comunhão, comemoramos a morte do nosso Senhor por nós, simbolizada na Páscoa. Como esses símbolos físicos do sacrifício de Jesus falam a você?
B. De que modos você sente a presença de Deus em sua vida diária por meio de som, toque e visão? De que outras maneiras você sente a presença de Deus?
III. Fazer: Avançando sob a guia do Espírito Santo
A. Como você sente que Deus lhe está pedindo que saia de sua zona de conforto e mude de direção? Como você costuma responder?
B. Quais são algumas das áreas em que você está buscando a vontade de Deus para sua vida? Dê alguns exemplos de como Deus o guiou no passado.
Resumo: Os filhos de Israel eram crianças espirituais, e Deus lhes deu muitos exemplos concretos de Seu cuidado e direção. Em nossa fase da história e desenvolvimento, embora dependamos mais fortemente das Escrituras e do Espírito Santo, Deus ainda usa muitas experiências sensoriais para nos alcançar.
CICLO DO APRENDIZADO
![]() | Motivação |
Atividade de abertura: Peça que os membros da classe façam uma lista das coisas das quais já se esqueceram alguma vez. A lista poderia incluir tudo, desde chaves, aniversário de casamento, o aniversário de alguém, buscar uma criança na escola, pagar uma conta, horário com o dentista, levar o lixo para a calçada para ser recolhido, etc. Em seguida, peça que a classe mencione as consequências desse esquecimento. Primeiramente, enfatize as coisas mundanas e, então, passe para as mais espirituais. Se a classe não houver mencionado coisas espirituais, por exemplo: oração, leitura da Bíblia e frequência à igreja, você pode fazer a transição para a discussão das consequências. Encoraje a classe a refletir na diferença ou na importância de esquecer o lixo em comparação com, por exemplo, esquecer de orar.
![]() | Compreensão |
COMENTÁRIO BÍBLICO
I. Em memória de Mim
(Recapitule com a classe Nm 9:1-5; Êx 12:1-29; Mt 26:20-29; Mc 14:17-25; Lc 22:14-23; Jo 13:18-30)
"A páscoa foi instituída para comemorar a libertação de Israel da servidão egípcia. Deus ordenara que, de ano em ano, quando os filhos perguntassem a significação desta ordenança, a história desse acontecimento fosse repetida. Assim, o maravilhoso livramento se conservaria vivo na memória de todos.... Ao tempo de sua libertação do Egito, os filhos de Israel comeram a ceia pascoal em pé, ... prontos para a viagem. ... Estavam para ser mandados sair da terra do Egito, e deviam começar uma penosa e difícil jornada através do deserto" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 652, 653).
Pense nisto: Cristo é nossa Páscoa, nossa libertação do pecado. Que atividades específicas incorporamos em nossa vida para manter vívida essa libertação em nossa mente? Que resultados positivos vemos como consequência direta de repetir para o benefício dos outros nossa história pessoal com Jesus?
Enquanto comiam a ceia da Páscoa, a postura dos israelitas indicava que eles estavam se preparando para uma jornada que provaria ser muito dolorosa e difícil. Como nossa partida ("êxodo") da escravidão do pecado pode levar a sofrimentos e dificuldades?
II. "Nos servirás de guia"
(Recapitule com a classe Nm 10:29-32; Lc 9:28-31; Mt 26:36-43.)
É verdade que, em última instância, o único remédio certo para nosso temor do futuro é a confiança em Deus e um aprofundamento na apreciação por Sua obra anterior em nossa vida; mas o apoio e o conselho humanos têm seu papel em nos ajudar a enfrentar e superar a adversidade.
Pense nisto: Buscar o conselho de outros mostra necessariamente falta de confiança em Deus? Minha igreja é um recurso encorajador para os que têm dificuldades em encontrar a direção de Deus em um mundo frequentemente caótico, ou somos mais semelhantes aos discípulos, adormecidos quando somos mais necessários?
![]() | Aplicação |
Atividade de grupo:
Se você tivesseuma placa de metal e, por baixo dela, um ímã forte, pequenos objetos de metal, como clipes de papel ou arruelas poderiam se mover quando o ímã por baixo se deslocasse.
1. Como poderiam ser explicados os movimentos dos objetos de metal?
2. Você acreditaria se alguém lhe dissesse que os objetos na superfície se moviam por conta própria? Como o movimento poderia ser explicado na ausência de uma força visível?
3. Na vida real, as coisas realmente caem por acaso no lugar apropriado? Existe uma explicação melhor para os movimentos da vida?
4. O fato de que não podemos ver Deus face a face nega a possibilidade de que Deus esteja Se movendo ativamente em nosso mundo?
5. Na ilustração, podemos ver aonde foi o ímã observando o movimento na superfície. Na vida real, podemos ver aonde Deus foi e agiu quando estudamos os movimentos na história e em nossa vida pessoal?
![]() | Criatividade |
Atividade Um: Escreva sua história pessoal com Deus. Reflita como Deus o guiou através das adversidades, tais como perda de um ser amado, depressão ou solidão, desafios escolares, perda do emprego, problemas financeiros, vazio espiritual, etc. Registre seus altos e baixos, suas respostas à oração e as promessas de Deus que o fizeram superar as crises.
Atividade Dois: Estude documentos que possam elucidar a história da igreja local, como atas da comissão da igreja, registros financeiros, histórias escritas da igreja, boletins antigos. Entreviste aqueles que foram membros da congregação por muito tempo. Pergunte aos pastores e professores passados, inclusive aos evangelistas itinerantes. Tente descobrir por que a igreja prosperou ou "patinou" em certos períodos. Registre as lições que seu grupo aprender desse estudo e as compartilhe com a classe.
Sugestão final: Se você viver próximo a um local significativo da história espiritual, como um local da herança Adventista, faça uma visita com a classe.