terça-feira, 6 de outubro de 2009

Qual o significado da expressão debaixo da lei mencionada em Romanos 6:14

Qual o significado da expressão debaixo da lei mencionada em Romanos 6:14?
   
O texto bíblico de Romanos 6:14 diz: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça". Pelo fato de não estarmos "debaixo da lei" isto não significa que possamos continuar pecando, ou seja, transgredindo abertamente a Lei de Deus. "Pecado é a transgressão da lei" (I João 3:4) e a conseqüência do mesmo é a morte do pecador (Romanos 6:23), pois desobedecer conscientemente à lei de Deus é tornar-se escravo do pecado (I João 3:4) e torna-se seu servo (João 8:34). Se formos servos de obediência ao pecado, iremos morrer; sendo servos de obediência à lei seremos servos para a justiça (Romanos 6:16). Paulo diz que, "uma vez libertos do pecado" (Romanos 6:18), fomos feitos "servos da justiça". Isto claramente ensina que a graça de Cristo, ao libertar-nos do pecado, não nos dá a liberdade de sermos transgressores conscientes. Ser servos da justiça significa termos um caráter reto. "Os atos de obediência produzem hábitos de obediência, e tais hábitos constituem um caráter reto" . "Muitas pessoas citam a expressão de Paulo – "não estamos debaixo da lei" (Romanos 6:14-15; Gálatas 5:18) querendo significar que a lei moral foi abolida. Nós cremos que "debaixo da lei" significa "debaixo da condenação da lei". Não estar debaixo da lei não quer dizer estar desobrigado de cumpri-la, mas sim não ser culpado de sua transgressão. A única maneira de não estarmos debaixo da lei é cumpri-la. Se transgredirmos uma lei, incorremos em multa, prisão, ou qualquer punição enfim. "A graça divina não erradica a lei dando ao homem licença para pecar. Isto é amplamente expresso em Romanos 6-8" "O texto diz que não estamos debaixo da "maldição da lei". Isto quer dizer que não estamos debaixo da "condenação" da mesma, que é a morte eterna. Note que Paulo fala que fomos libertados da maldição (morte) e não da guarda. Devemos obedecer aos mandamentos não para sermos salvos, pois a graça de Jesus nos salvou; mas sim, obedecer por amor, demonstrando que aceitamos tal salvação. A obediência por amor demonstra o tipo de fé que temos, se é uma fé forte e verdadeira (pela obediência) ou se é fraca e falsa (pela desobediência). O próprio Apóstolo Paulo disse que "tinha prazer na lei de Deus" (Romanos 7:22) Vejamos outro estudo sobre a passagem: "Leiamos tal como está escrito, o texto que é chave deste estudo: 'Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!' (Romanos 6:14-15 RA). Descobrimos imediatamente que, fosse o que fosse que Paulo desejasse compreendêssemos por meio desta passagem, não queria ele que concluíssemos que o reino da graça nos liberta da lei. "E daí?" diz ele; "havemos de pecar", isto é, quebrantaremos a lei, "porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum". "O versículo imediato torna claro que estar "debaixo da lei" significa estar debaixo da sua condenação, e que estar "debaixo da graça" significa estar vivendo debaixo do plano que Deus ofereceu para salvação do domínio do pecado. Essa é a razão pela qual Paulo assevera: "Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça". (Romanos 6: 16 e 18 RA). "O contraste está entre ser servos "do pecado" e servos "da obediência pra justiça"..."