terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Comentário da Lição 11 - Imoralidade na Fronteira - Terça-feira - Escola no Ar

4 º Trimestre de 2009 - O Povo a Caminho - O Livro de Números
Comentário da Lição 11 - Imoralidade na Fronteira

Terça-feira, 8/12/2009

PECADO E CASTIGO

Comentário por Pr. Albino Marks

 

A santidade de Deus e a malignidade do pecado não podem conviver no mesmo ambiente. Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo e os separei dentre os povos para serem meus. Lv 20:26 Nova Versão Internacional.

No entanto, a santidade e a justiça de Deus têm a mesma medida de Seu amor, misericórdia e graça. Quando Lúcifer se rebelou contra Deus e pecou, todos os atributos de Seu caráter estiveram envolvidos na reconquista do rebelde. Quebrantou-se então a perfeita harmonia do Céu Com grande misericórdia, de acordo com o Seu caráter divino, Deus suportou longamente a Lúcifer. Patriarcas e Profetas, págs 15 e 19.

Por esta razão, Lúcifer e seus anjos não foram destruídos imediatamente, mas foram expulsos do lugar, no universo, onde está o trono de Deus e foram confinados ao planeta Terra, quando este ainda não havia sido tornado habitável para o homem.

Todavia, como o universo criado por Deus, forma um grande Reino indiviso, a permanência de rebeldes ao Reino de santidade, justiça, amor e graça, mesmo confinados, é impossível. Assim, quando o caráter de Deus e o caráter de Lúcifer estiverem plenamente evidenciados perante todo o universo, Lúcifer e seus anjos serão aniquilados. Aniquiladas também serão as idéias de pecado que foram semeadas contra o governo de Deus.

Assim foi com Israel. A justiça foi executada contra os rebeldes impenitentes. A graça e a misericórdia envolveram os fiéis e os contritos e arrependidos. A santidade de Deus foi vindicada e o acampamento de Israel foi purificado de seu pecado.

Pense: Entretanto, esforços quais somente o amor e a sabedoria infinitos poderiam imaginar, foram feitos para convencê-lo de seu erro Um compassivo Criador, sentindo terna piedade por Lúcifer e seus seguidores, procurava fazê-los retroceder do abismo de ruína em que estavam prestes a imergir Os anjos fiéis ainda instavam com ele e com os que com ele simpatizavam, para que se submetessem a Deus; apresentavam-lhes o resultado inevitável caso se recusassem a isso. Patriarcas e Profetas, págs. 21-25.

Desafio: Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? - Rm 2:4 Nova Versão Internacional.

FONTE: http://www.escolanoar.org.br/