4 º Trimestre de 2009 - O Povo a Caminho - O Livro de Números
Comentário da Lição 11 - Imoralidade na Fronteira
Quarta-feira, 9/12/2009 | |
Comentário por Pr. Albino Marks |
Desviando-se da norma transmitida por Deus e estabelecendo os seus próprios valores de conduta, o homem perde o senso do certo e do errado. O parâmetro que baliza a conduta é: Desde que encontro prazer naquilo que estou fazendo, sempre deve estar certo. À luz deste conceito, em verdade, os critérios tornam-se pessoais. O que é errado para um, é aceito como certo para outro.
Os israelitas, que não puderam ser vencidos pelas armas ou pelos encantamentos de Midian foram presas de suas meretrizes... Foi assim que os filhos de Sete foram desviados de sua integridade e a semente santa se tornou corrupta. - Patriarcas e Profetas, pág. 482.
Este exemplo nos alerta de que o apelo do pecado sexual é dos mais violentos para resistir e dos mais devastadores em seus efeitos. Ele abala as convicções espirituais, derruba as resistências morais e mina as energias físicas destruindo o ser humano em seu todo. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 1Co 6:18 Nova Versão Internacional.
Tal como aconteceu na fronteira da terra prometida, assim também hoje o pecado é tratado como tabu e tabu precisa ser desfeito. O pecado que mais abertamente é defendido em todos os segmentos da sociedade, é a liberdade do envolvimento sexual. Defende-se uma nova filosofia de conduta, porque temos uma nova compreensão dos valores e das normas.
Quando olhamos para estes quadros do passado que são colocados como advertência para a geração que deve viver vigilante, na expectativa do mais glorioso acontecimento para seres humanos, que mensagem eles transmitem? Estamos no limita da eternidade?
Pense: Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral? Por que abraçar o seio de uma leviana? O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos. As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez - Pv 5:20-23 Nova Versão Internacional.
Desafio: Vocês não sabem que seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! - 1Co 6:15 Nova Versão Internacional.