A lição em resumo
Texto-chave: 1 Coríntios 13:7, 8
O ALUNO DEVERÁ...
Saber: Reconhecer que o amor vem de Deus.
Sentir: Confiança no amor de Deus.
Fazer: Expressar amor aos outros.
ESBOÇO DO APRENDIZADO
I. Saber: O amor de Deus vem a nós como Seu dom
A. Primeira aos Coríntios 13 afirma claramente que o amor de Deus é o maior poder do Universo:
1. Como podemos definir o amor de Deus?
2. Como o amor de Deus enche nosso coração? (Veja Rm 5:5.)B. O amor precisa ser expresso. Quais são as evidências de que o amor está trabalhando em nossa vida em relação a:
1. Outras pessoas?
2. Para com Deus?C. Como o amor pode envolver elementos de dor? Abnegação? Alegria? Paz? Frustração? Rejeição? Sacrifício?
II. Sentir: O amor é a base da salvação
Que razões existem para que confiemos na realidade e natureza inextinguível do amor de Deus?
III. Fazer: O amor de Deus, demonstrado em Cristo, desafia nossas relações para com Deus e outras pessoas
A. Por que não existe razão para duvidar da realidade do amor de Deus por nós, individualmente?
B. Se alguma vez sentirmos que somos tão maus que Deus não nos pode amar, qual é o remédio?
C. Que dano e perda sofremos se duvidarmos do amor de Deus?
Resumo: O amor vem de Deus. É inextinguível. Isso traz paz, confiança e liberdade à nossa vida. Quando Deus o demonstra por nosso intermédio, Ele abençoa e enriquece infinitamente outras vidas. Cristãos amorosos e amáveis são inestimáveis.
Ciclo do aprendizado
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Em 25 de junho de 1967, os Beatles lançaram "Tudo que você precisa é amor". De acordo com seu gerente, Brian Epstein, "o melhor de tudo é que essa mensagem não pode ser mal-interpretada. É uma mensagem clara dizendo que o amor é tudo". – "All you need is love", http://en.wikipedia.org/wiki/All_You_Need_Is_Love.
Mas pode ser e foi mal-interpretada. Não se deve imaginar saber o que os Beatles queriam dizer – convenientemente, eles se esqueceram de definir o amor – mas o Novo Testamento é bastante claro que o amor não é principalmente uma emoção positiva, mas um modo de ser.
Discuta com a classe: Quem ou o que você ama? Como você mostra isso? Por exemplo, se você ama a Deus, você se esforça para conhecer Sua vontade para sua vida e agir de acordo com ela?
Pense nisto: Se "tudo que você precisa é amor", essas são necessariamente boas-novas para nós como seres humanos, se considerarmos que o amor é mais que apenas ter sentimentos positivos sobre algo ou alguém? Onde se pode obter amor?
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Comentário bíblico
I. Philia
(Recapitule com a classe Tt 3:4.)
O grego Koine em que Paulo escreveu tinha quatro palavras diferentes para amor. Estas eram agape, philia, eros e storge. Dessas, só agape e philia são usadas com alguma frequência no Novo Testamento. Storge, o amor necessitado de uma criança pequena por seu pai ou mãe, é usada só uma vez – na combinação da palavra philostorgos em Romanos 12:10 para descrever o amor mútuo de pais e filhos ou de marido e esposa. Eros, embora não se referira necessariamente ao amor sexual, inclui isso e aparece só duas vezes nas traduções gregas do Antigo Testamento (Pv 7:18; 30:16).
Philia é a palavra que chega mais perto do significado comumente entendido da palavra portuguesa amor. Ela se refere principalmente ao afeto sentido por alguém em relação a outra pessoa, ou possivelmente uma coisa ou ideia. A maioria sabe, por exemplo, que Filadélfia – o nome de uma cidade antiga – significa "amor fraternal" ou, mais literalmente, "afeição fraternal".
Muitos comentaristas dirão que philia é o amor condicional, e é verdade no sentido de que o afeto provém da apreciação das qualidades de seu objeto. Mas não é condicional no sentido em que são eros ou storge, os quais incluem o uso egoísta de seu objeto para satisfazer necessidades ou lascívia.
Os escritores do Novo Testamento consideravam philia uma palavra útil e um tanto neutra moralmente, e a usaram muitas vezes para descrever tudo, desde o "amor do dinheiro" (philarguria; 1Tm 6:10) ao amor a Deus (philotheos; 2Tm 3:4).
No entanto, primeiramente, Philia era uma palavra que se referia ao sentimento. A fim de descrever o amor de Deus, mostrado no sacrifício de Jesus Cristo, o Novo Testamento precisou de uma palavra diferente, que existia, mas raramente era usada. Essa palavra foi agape.
Pense nisto: Por que o amor philia não é suficiente para descrever o amor de Deus? (Veja Mt 5:46, 47.)
II. Agape
(Recapitule com a classe 1Co 13:4-7.)
A palavra amor, usada por Paulo em 1 Coríntios 13:4-7 é agape. Embora essa palavra grega já fosse usada, seu uso era raro. Ela se referia ao amor como emoção geral, sem a particularidade e parcialidade de philia. Na tradução grega Septuaginta do Antigo Testamento, agape foi muito frequentemente usada para traduzir o hebraico ahaba, possivelmente por causa do som semelhante das palavras.
Provavelmente, agape tenha sido usada tão extensamente no Novo Testamento por dois motivos. Primeiro: os primeiros cristãos, a quem Paulo e outros autores do Novo Testamento escreveram, ou eram judeus que falavam o grego ou gentios gregos que tiraram da Septuaginta a maior parte de seu conhecimento sobre o Antigo Testamento. Segundo: a palavra agape expressa melhor a generalidade e imparcialidade do amor de Deus como se vê em Cristo.
Talvez a melhor ilustração da diferença entre philia e agape seja a conversa entre Jesus e Pedro em João 21:15-17. Em português, essa sequência é quase incompreensível. Pode parecer que Jesus estivesse Se repetindo para enfatizar ou estava duvidando da sinceridade de Pedro. Ou, possivelmente, Jesus estivesse dando a Pedro a oportunidade de afirmar por três vezes o que antes ele havia negado três vezes. Embora possa haver alguma validade nessas interpretações, é importante saber que, nas primeiras duas vezes em que Jesus perguntou a Pedro se O amava, Ele usou a palavra agapeo, e Pedro respondeu com a palavra phileo, indicando que sua devoção não era tudo o que devia ser. Imagine dizer a Deus que você gosta muito dEle. Por que Pedro se entristeceu quando Jesus lhe perguntou pela terceira vez se O amava? Porque Jesus usou intencionalmente a mesma palavra que Pedro usou: phileo, indicando que havia notado a dedicação incompleta de Pedro.
Pense nisto: Que se pode entender sobre a dedicação de Pedro no uso da palavra philia àquela altura? É possível ter alguma luz sobre seu comportamento nos eventos relacionados com a crucifixão?
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Perguntas para reflexão
1. Visto que o amor, como definido na Bíblia, é mais uma questão da vontade, da mente e dos atos que da emoção, ele ainda seria um tanto estéril e frio se não envolvesse as emoções. Qual é o lugar das emoções no esquema bíblico? Por que é correto dizer que devem estar sujeitas à vontade, à mente e aos atos, em vez de guiá-los?
2. Jesus disse que devemos amar os inimigos (Mt 5:44). Quem eram os inimigos de Jesus? Como Ele lhes mostrou amor?
Perguntas de aplicação
1. Jesus diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos (Mt 22:39). Assim, entende-se que amamos a nós mesmos e que é correto e apropriado fazer assim. O que significa amar a nós mesmos? Como isso se ajusta com o conselho de morrer para a si mesmo em Romanos 8:13? Qual é a diferença entre o amor bíblico por si mesmo e o egoísmo e a indulgência própria que as pessoas consideram ser amor próprio?
2. De acordo com João 13:35, os discípulos de Cristo serão conhecidos pelo fato de que amam uns aos outros. Discutivelmente, esse pode ser o ponto distintivo da vida e prática cristã. Mas é o mais difícil de fazer. De fato, muitos de nós achamos mais fácil inundar de amor estranhos e possíveis futuros conversos do que mostrar bondade comum aos membros da igreja ou membros da família a quem conhecemos há anos. Por quê? Como podemos adquirir o hábito de mostrar amor e apreciação de uns para com os outros?
![]() | Criatividade |
Examine com a classe as qualidades positivas e negativas do amor em 1 Coríntios 13:4-7. Imagine alguém lendo esses versos em um culto na igreja e, então, deixando o púlpito e fazendo ou dizendo algo espalhafatosamente invejoso, orgulhoso, etc. Qual seria a reação quando alguém lhe mostrasse que está errado? Racionalizaria suas ações? Ficaria ofendido? Ele se arrependeria?