quinta-feira, 18 de março de 2010

O que o Salmo 95:11 fala das pessoas que não entrarão no descanso de Deus?

O que o Salmo 95:11 fala das pessoas que não entrarão no descanso de Deus?

No verso 11 do Salmo 95 encontramos o seguinte: "Por isso, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso". Este texto de salmo 95:11 é repetido em Hebreus 4:4-11. Mas o que significa? Vejamos: O descanso mencionado em hebreus não se refere ao descanso sabático. Paulo usa o Sábado apenas como um exemplo. O descanso aqui mencionado é um descanso das obras do pecado e de qualquer tentativa de comprar a salvação. Refere-se ao "descanso da fé". Uma pergunta natural que vem à nossa mente é esta: "Em que tempo o cristão entra para este repouso?" Quando aceita a cristo ou apenas após a sua vinda ? O estudo do contexto, especialmente das palavras "resta" (grego Katakeipo), "hoje" (grego semeron) e "entrar" (eiserkomai), (capítulo 4, versos 7,9,11) nos dão a idéia de que o repouso está à nossa disposição no presente. Este descanso pode ser parcialmente desfrutado agora, mediante a lealdade a Cristo, mas a apropriação plena deste descanso só será possível no futuro, na nova terra. Como se entra para este repouso? A resposta está em Hebreus, no capítulo 4, verso 3. Este é o repouso no qual entrarão os crentes e do qual fala Jesus em Mateus 11:28 e 29. "Vinde a mim". Porque nós, os que cremos, entramos neste descanso. Crer é ter fé, é obedecer, é ter confiança em Deus. E esta oportunidade não estará para sempre a nossa disposição, por isso Hebreus 3:3,15, nos mostra que ela deve ser aproveitada hoje. Este privilégio está a disposição de todo aquele que aceita a Cristo como seu Salvador. Mesmo que se refira ao "descanso da fé", o fato de Paulo mencionar o Sábado demonstra que o sétimo dia é um "símbolo", é uma amostra do repouso da graça. Isto demonstra que Paulo acreditava na guarda do Sábado; não é por coincidência que o autor menciona o Sábado

FONTE: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?ARS=vocepergunta_perguntas