sábado, 17 de abril de 2010

Estudo nº 04 – A água da vida - Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks

Lições da Escola Sabatina Mundial – Estudos do Segundo Trimestre de 2010

Tema geral do trimestre: Saúde e cura

Estudo nº 04    A água da vida

Semana de   17 a 24 de abril   

Comentário auxiliar elaborado por Sikberto Renaldo Marks, professor titular no curso de Administração de Empresas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (RS)

Este comentário é meramente complementar ao estudo da lição original

www.cristovoltara.com.br - marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (55) 3332.4868

Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil

 

 

Verso para memorizar: "Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (João 4:14).

 

Introdução de sábado à tarde:

JESUS e seus discípulos estavam viajando de um lugar para outro, a pé, como de costume, e chegou a hora de comerem alguma coisa. Estavam próximos de Samaria, e resolveram ir até à cidade para comprar alimento. JESUS, no entanto, resolveu esperar pelos outros, sentado, junto ao poço da cidade. Ele não tomou essa decisão por acaso, ou porque estava cansado, mas sim, foi uma decisão estratégica. Havia algo na mente dEle.

JESUS sabia que uma mulher daquela cidade logo viria buscar água. Esse era um trabalho estafante. Ela viria de uma certa distância para se abastecer naquele poço, que Jacó havia aberto há uns 1.700 anos antes. A água é essencial para a vida. Em todo lugar de nosso corpo há água, e nós precisamos beber dela ao longo de todo o dia. Há regras para se beber água, e outros líquidos como sucos: Até 20 minutos antes de uma refeição, e duas horas depois dela. É um procedimento importante para a saúde, pois evita que o quimo, aquela massa que se forma no estômago, por excesso de água, se transforme numa 'lavagem' como o alimento dos porcos. Nesse caso, a alimentação ficará seriamente prejudicada. Uma reforma da saúde bem poderia iniciar por esse cuidado bem simples. Quem o segue nota a diferença em seu corpo e em sua disposição em pouco tempo.

Enquanto a mulher se esforçava para tirar água do poço, JESUS iniciou uma conversa. Ele lhe disse, a certa altura, que possuía água que, bebendo dela uma vez, não sentiria mais sede, pois essa água viva lhe supriria para sempre. E mais: Em vez de faltar, se tornaria em uma fonte a jorrar continuamente para outros.

O que era isso, que JESUS estava falando? Ele se referia à Palavra de DEUS, a Bíblia. A água é essa palavra, que Ele estava ensinando. Quem dela bebesse, ou seja, aprendesse o conhecimento da verdade, e se saciasse dela, isto é, fosse transformado, seria outra pessoa. Estaria salva, teria a vida eterna, e seria capaz de ensinar a outros sobre a salvação. Por isso, dela jorraria água permanentemente. JESUS estava se referindo à água espiritual, que no fundo era Ele mesmo, o que tinha para ensinar e o que iria fazer pela humanidade: dar a salvação para que o homem viva eternamente.

 

  1. Primeiro dia: A água viva

Havia na região do poço de Jacó dois tipos de água: a que se necessita beber a cada pouco de tempo, e a que só se necessita beber uma vez. A água que sacia só por um tempo é a natural, e dessa JESUS também necessitava a cada pouco de tempo. Ela se encontrava dentro do poço, e há mais de um milênio as pessoas tiravam essa água dali. Era uma água que satisfazia fisicamente, por isso era necessário beber a cada pouco. "Quem beber desta água tornará a ter sede..." (João 4:13 e 14).

Mas recém chegara outra água, a "água viva", que era o próprio JESUS. Essa água era a salvação que só Ele poderia oferecer, que resultaria na vida eterna. Ele ofereceu essa água: "Se tu conheceras o dom de Deus", disse Ele, "e quem é o que te diz: Dá-Me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva" (João 4:10). O que JESUS ofereceu à mulher era "alguma coisa melhor do que ela possuía, a própria água viva, a alegria e a esperança do evangelho" (A Ciência do Bom Viver, p. 156 e 157).

Comparando, o mundo oferece muitas soluções, mas vendo bem, são todas temporárias. Os governos estão o tempo todo planejando, e esses planos, quando dão certo, tem efeito temporário. As igrejas de Babilônia oferecem seus encantos, mas, é temporário, não dão a vida eterna. Porém com JESUS é diferente. "Aquele que busca matar a sede nas fontes deste mundo, beberá apenas para tornar a ter sede. Por toda parte estão os homens descontentes. Anseiam qualquer coisa que lhes supra a necessidade da alma. Unicamente Um lhes pode satisfazer essa necessidade. O que o mundo necessita é "o Desejado de todas as nações", é Cristo. A divina graça que só Ele pode comunicar é uma água viva, purificadora, refrigerante e revigoradora da alma" (O Desejado de Todas as Nações, 187).

O que se passou junto ao poço de Jacó, foi ilustração real da água viva. JESUS disse que, quem bebesse dessa água, não só seria saciado para sempre como ainda dele jorraria mais água, para outras pessoas. Foi o que aconteceu imediatamente. "Essa mulher representa a operação de uma fé prática em Cristo. Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida" (O Desejado de Todas as Nações, 195).

A água viva é JESUS. Quando O recebemos em nossa vida, nossos problemas são resolvidos para sempre. São os problemas do pecado. E ainda, nosso viver se torna testemunho para outros que se sentem atraídos para JESUS. Assim funciona a água viva. Beber dela é o mesmo que aprender a verdade da Bíblia, e o jorrar água de nós, é quando testemunhamos do que essa água fez em nós. Foi isso que aconteceu com a mulher samaritana, pois logo chamou os cidadãos daquela cidade.

 

  1. Segunda: As águas do batismo

O que acontece ao uma pessoa ser batizada? Depende. Pode não acontecer absolutamente nada, a não ser um banho muito rápido. Ou pode acontecer tudo.

Na primeira hipótese, seria o caso de alguém que foi ao batismo sem a consciência de seu significado, nem com conhecimento suficiente para tomar uma decisão corajosa de mudança radical de vida. Pode acontecer de, no afã de atingir alvos (hoje em dia está muito forte a pressão em todos os lugares, empresas, bancos, e até na igreja, para se atingir metas), a realização de um apelo ao batismo a pessoas sem suficiente consciência do que estão fazendo levar essa pessoa a se batizar. Mas o batismo é um passo na vida que requer muita reflexão, após estudo suficiente sobre as verdades que precisa saber. Com batismo não se brinca, pois não deve ser um banho que apenas molha. O batismo é muito mais que isso.  Com ele ocorre, ou deve ocorrer, uma operação quase incrível do ESPÍRITO SANTO. "O batismo significa a maior e mais solene renúncia do mundo. Mediante profissão, o eu é morto com a vida de pecado. As águas cobrem o candidato, e na presença de todo o Universo é feita uma mútua promessa. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo o homem é imerso na sepultura líquida, "sepultado com Cristo no batismo", e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis mas presentes" (A fé pela qual eu vivo, MM 1959, 143 e 146).

Vamos primeiro estudar o texto de Romanos 6:1 a 6, por partes, que assim se entende melhor.

Logo de início (Rom. 6:1), Paulo pergunta: "permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante?" Ele estava dizendo o seguinte: a graça foi dada por causa do pecado, portanto, até parece lógico continuarmos pecado, para termos mais e mais graça, que é o perdão dado por JESUS a partir de Sua morte na cruz. Ele mesmo responde que "de modo nenhum". Aí ele faz outra pergunta: Se já morremos para o pecado (isto é, não queremos mais pecar) como continuaremos pecando? Eis a questão: há um momento em que a pessoa decide, e precisa ser assim, que não quer mais pecar. Esse é o ponto central: NÃO MAIS PECAR. Ela NÃO QUER mais pecar!

Então Paulo explica (Rom. 6:3 e 4) que, quem é batizado, morre (espiritualmente) junto com CRISTO. Ele chega a dizer, simbolicamente, que no batismo somos sepultados com CRISTO. E aí vem o ponto importante. Não só sepultados na morte com CRISTO, MAS COM Ele ressuscitados, para uma nova vida, uma vida diferente da anterior, uma vida em que o desejo de pecar é severamente combatido. Ele disse assim: "assim também andemos nós em novidade de vida". Se a vida anterior era de pecado, a nova vida é sem pecado. Isso quer dizer, enquanto não formos transformados por completo (isso ocorrerá na segunda vinda), nessa novidade de vida estaremos, cada dia, sendo transformados pelo poder do ESPIRITO SANTO, sendo santificados, num processo de transformação gradativo. Já ouviu falar no batismo do ESPÍRITO SANTO? Estamos chegando ao ponto para entender o que é esse batismo.

Então, Paulo diz que, assim como fomos sepultados unidos com CRISTO, do mesmo modo ressuscitaremos unidos com Ele, ao sairmos das águas do batismo (Rom. 6:5). Outro ponto vital: unidade com CRISTO.

Mas, enfim, o que significa morrer unidos com CRISTO e ressuscitar unidos com Ele? CRISTO ao morrer, foi à sepultura como um vencedor, um que enfrentou todas as tentações desde criança, e não caiu. Ele morreu a segunda morte. E ao ressuscitar, Ele ressuscitou para a vida eterna, como vencedor sobre a morte, consequência do pecado. Ora, se morremos unidos com Ele no batismo, isso significa que estamos enfrentando as tentações do pecado unidos com um vencedor. E se descemos à sepultura com um vitorioso, é certo que de lá sairemos vitoriosos. Mas isso só é possível se estivermos, nesse momento, com Ele. Ou seja, no momento do batismo, que é símbolo dessas coisas, temos que ter a consciência do que estamos fazendo, morrendo com um vencedor para sairmos vencedores com Ele, para não mais pecarmos. Portanto, não devemos banalizar o batismo, transformando-o num mergulho vinculado a obtenção de metas.

E em Romanos 6:6 ele diz que o velho homem ficou para trás, está simbolicamente naquelas águas, e saiu um novo homem ou uma nova mulher. Nas águas ficou o pecador, e delas emergiu um vitorioso. Continuará sendo cada dia mais vitorioso se permanecer unido com CRISTO. O novo homem ou mulher que saiu das águas é uma pessoa perdoada, tem naquele momento sua vida limpa de pecado (Rom. 6:7). O sepultamento nas águas também significa, simbolicamente, a purificação dos pecados.

E, agora, afinal, o que é o batismo do ESPÍRITO SANTO?

"O batismo do Espírito Santo dissipará as imaginações humanas, derrubará as barreiras criadas pelo próprio eu, e fará cessar os sentimentos de "eu sou mais santo do que você". Haverá um espírito humilde em todos, mais fé e amor; não será exaltado o próprio eu. ... O espírito de Cristo, Seu exemplo serão manifestados em Seu povo. Seguiremos mais estritamente os caminhos e obras de Jesus. ... O amor de Jesus nos permeará o coração" (Para conhecê-Lo, MM 1965, 114, grifos acrescentados). O batismo do ESPÍRITO SANTO ocorre para o início de uma contínua mudança de vida na pessoa. Ela vai vencendo o desejo de continuar pecando, vai sendo transformada. Ela sente vontade cada vez maior de partilhar sua experiência com outros. Ela recebe poder para testemunhar e para ensinar. Ela será capacitada a servir a JESUS. Ela terá cada vez mais maior capacidade para servir a JESUS. Ela mesma perceberá, em sua vida, que cada dia as coisas mudam, os velhos interesses já são diferentes, e há novos interesses. Velhos hábitos foram abandonados, novos hábitos apareceram. Os interesses dela agora são pelas coisas do alto, não mais pelas do mundo.

Isso está acontecendo com você? Aquelas músicas do mundo que você gostava, deixaram de lhe atrair? Aquelas novelas, agora lhe causam repugnância? O Big Brother lhe parece algo imoral, e não assiste nadinha dele? Já não suporta mais ficar assistindo competições esportivas? Modas do mundo não exercem mais atração? Sente crescente desejo de falar a outros de sua experiência, e do que sabe? Quer fazer algo, e faz, para salvar outros? Gosta disso? Quer participar na igreja, e se sente bem assim? Quer ajudar pessoas a vencer o pecado? Se as respostas forem positivas, você tem o ESPIRITO SANTO em sua vida, pois as coisas do mundo, ao natural não sentimos vontade de abandonar. Mas gostamos cada vez mais. E partilhar do amor de JESUS, ao natural, também não acontece. É preciso haver uma transformação. Mas se ainda não sente isso, e já é adventista, então o alerta vermelho está ligado, só foi batizado nas águas, mas não no ESPÍRITO SANTO. E é uma decisão sua, se quer mudar essa situação, ou se deseja permanecer nela.

Mas o batismo no ESPIRITO SANTO não é falar línguas novas? Não é fazer milagres? Também pode ser, se for necessário e se DEUS o desejar. Mas não se limita a esses sinais, nem ele são vitais. "Quando os homens e as mulheres recebem o batismo do Espírito Santo, eles confessam seus pecados e ser-lhes-á concedido o perdão, que quer dizer justificação." (Este dia com DEUS, MM, 1980, 324). "O batismo do Espírito Santo como no dia de Pentecostes levará a um reavivamento da verdadeira religião e à execução de muitas obras maravilhosas. Seres celestiais estarão entre nós, e homens e mulheres falarão movidos pelo Espírito de Deus" (CRISTO Triunfante, MM 2002, 370). "Oh! se pudesse vir sobre vós o batismo do Espírito Santo, para que fôsseis imbuídos do Espírito de Deus! Então, dia a dia vos tornaríeis mais e mais semelhantes à imagem de Cristo, e em cada ato de vossa vida, a pergunta seria: "Glorificará isto ao meu Mestre"? Por meio da paciente continuidade em fazer bem, buscareis glória e honra, e recebereis o dom da imortalidade" (E Recebereis Poder, MM, 1999, p. 78). "Precisamos orar, mais do que nunca, pelo batismo do Espírito Santo, pois se jamais houve um tempo em que precisamos desse batismo, é agora. Não há nada que o Senhor nos tem falado com mais freqüência do que de Seu desejo em nos conceder esse batismo, e nada poderia glorificar mais a Seu nome do que essa concessão. Quando partilharmos esse Espírito, homens e mulheres nascerão de novo. ... Pessoas outrora perdidas serão achadas e trazidas de volta" (O cuidado de DEUS, MM, 1995, 315).

 

  1. Terça: Usos da água

"A Terra é azul" disse Yuri Gagarin, astronauta russo, o primeiro a entrar na órbita terrestre. Ela é azul porque 70% de sua superfície é coberta de água, e existe a atmosfera formada de vapor de água. Portanto, a Terra é um planeta bonito. O jardim do Éden, posto nesse planeta azul, teve um toque de beleza especial, pois DEUS colocou ali um rio que se desdobrava em quatro. Era para regar o jardim, e evidentemente, também embelezar. Curiosamente o corpo humano é formado por proporção parecida à da Terra.

"A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. Ela é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina. Ela é responsável, por exemplo, por 20% dos ossos. Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo.

"Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia. "Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água", diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor "desperdiça" muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado. "É preciso se hidratar corretamente, caso contrário o organismo gasta mais água do que absorve", afirma a nutricionista Isabela Guerra." (http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286570.shtml)

O ritual do santuário utilizava água. Os sacerdotes lavavam as mãos, muitas vezes lavavam também os pés, e às vezes tomavam banho. Nos rituais de purificação usavam água. Por que DEUS determinou o uso da água nesses rituais? Havia pelo menos dois motivos. Um deles era ligado ao simbolismo da purificação, já que a água é ótima para limpar. Tratava-se da purificação espiritual e física. O outro era didático, pois deveria ensinar aos filhos de Israel que cuidassem de sua saúde usando a água para limpeza. Veja bem o seguinte: se para entrar no santuário de DEUS o sacerdote deveria se purificar, e o fazia com água, era evidente que essa purificação deveria fazer parte da vida diária dos israelitas. Mesmo assim, somente milênios mais tarde os seres humanos descobriram o poder da higiene da água nos hospitais. Fez grande diferença quando os médicos e enfermeiras passaram a lavar as mãos antes dos procedimentos em pacientes. E quando a humanidade passou a usar mais água na higiene, aumentou a expectativa de vida, e muitas pessoas deixaram de morrer por infecções.

A água, além de ser bonita, é prática e deixa as coisas elegantes e agradáveis. Agora, tente imaginar como seriam os seres humanos se não contivessem água? Conseguiu? Ora, seriam mais ou menos como os automóveis. Teriam que ter juntas lubrificadas com óleo, ter rolamentos, correias, e alguns componentes rígidos e outros flexíveis, como os de ferro, plástico, borracha, dobradiças e rolamentos. Fique imaginando as pessoas mais idosas criadas desse jeito. Que barulheira seria ao se deslocarem, com as peças se afrouxando. Não fica difícil entender que tal projeto é praticamente impossível. Como o ser humano seria gerado dentro do corpo feminino? Como ele cresceria? Falta a elasticidade e a maciez. Quem bom que DEUS nos criou com a proporção correta de água.

Você achou ridícula aquela comparação do ser humano com um automóvel? Então tenho uma pergunta: nesse caso, por que são tantas as pessoas que se hidratam com pouca água, e muitas delas preferem bebida à base de álcool? O que essas pessoas pensam que seu corpo é?

 

  1. Quarta: O poder da água

Sobre o uso da água, selecionamos três textos extraídos da internet. Eles são bastante esclarecedores na formação de bons hábitos de uso do mais precioso líquido disponível nesse planeta. Veja só, foram capturados na grande rede de computadores. Pessoas do mundo sabem postar instruções interessantes sobre saúde. Portanto, vai alto o tempo de nós, os que recebemos as instruções mais cedo que os outros, de realizarmos a reforma da saúde, a começar, por exemplo, pelo uso da água.

"Evidentemente, a água é o líquido mais recomendado, pois além de ser um nutriente isento de calorias, ela tem poder hidratante total. Outros líquidos, porém, podem ser consumidos no dia-a-dia: sucos de frutas naturais, chás e água de côco. A última tem a vantagem de repor o potássio, principal mineral eliminado no suor.

"Algumas bebidas, como os refrigerantes, devem ser evitadas, pois possuem reduzida capacidade de hidratação, devido ao alto teor de gás e açúcar. Os isotônicos, por sua vez, contêm um elevado teor de sais minerais, sendo recomendados para atletas. Além disso, alguns alimentos ricos em sal (enlatados, embutidos, salgadinhos e petiscos) devem ter consumo controlado, pois aumentam a retenção hídrica causando inchaços.

"Entre as funções da água podemos citar:

·  Auxilia em diversas reações químicas do organismo;

·  Promove o transporte de nutrientes e gases;

· Controla a temperatura corpórea, já que consegue absorver calor, sem provocar grandes alterações de temperatura;

· Dilui os resíduos do corpo, diminuindo a toxicidade;

· É constituinte das secreções líquidas do corpo: lágrimas, saliva e sucos gástricos (os quais lubrificam os órgãos);

·  Controla a elasticidade e maciez da pele.

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/o-poder-da-agua-11-1-70-171.html

 

"Beber água demais faz mal à saúde, diz estudo

"Água para matar a sede, para melhorar a saúde e para emagrecer. Todos esses conceitos populares ajudam a pensar que quanto mais água bebemos melhor. Mas cientistas dizem que a antiga fórmula está errada. Um recente estudo hispano-americano indica que o consumo excessivo de água até prejudica a saúde.

"Segundo o Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, "há recomendações para a quantidade diária que o corpo necessita, mas afirmar que um ser humano requer oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica", explicou o diretor do comitê espanhol, Alberto Casteller.

"O estudo indica que, em média, uma mulher deve ingerir diariamente uns 2,7 litros e um homem cerca de 3,7 litros. Mas nessa contagem entram todos os tipos de bebidas e até alimentos que contém água. O restante sobra. Para cada caso é preciso considerar a temperatura ambiente, o tipo de atividade diária e se há prática de exercícios físicos.

"Sem emagrecimento

"Os cientistas confirmam muitos dos conhecidos benefícios da água - fortalecimento da pele, unhas e cabelos porque hidrata e permite a eliminação de toxinas. Mas certos mitos como o emagrecimento acabaram rechaçados.

"O estudo também alerta para o perigo dessa crença. Destaca o aumento dos casos de anorexia porque muitas pessoas estão ingerindo mais água em substituição a outros alimentos.

"Essa moda está se transformando em um problema grave. Nosso corpo tem 70% do peso em água. Para uma pessoa normal beber água constantemente não tem muita transcendência, mas para certos casos pode ser um risco mortal. Para quem tem pouco peso, há uma tendência à intoxicação por água. A redução de sódio abaixo do limite provoca tremores, confusão, perda de memória e pode haver colapso e morte", explicou o cardiologista Juan José Rufilanchas, chefe de cirurgia da Clínica Ruber, de Madri.

"No processo de excesso de ingestão de água há uma reação anormal das células do cérebro. Como o líquido é mais do que o corpo está acostumado e necessita, os rins demoram mais tempo para filtrar. Até completar a absorção, as células se incham e podem levar a transtornos nervosos, coma e morte.

"Nos casos de anorexia que atingem entre 0,5% e 1% das mulheres de 14 a 25 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde, há transtornos psíquicos, infecções graves, inflamações intestinais. A recomendação é de consumir água mais 45 nutrientes presentes em alimentos.

"Problemas cardíacos

"Quem tem problemas cardíacos corre o risco sofrer edemas por beber água demais. "Os doentes cardiovasculares precisam de diuréticos para evitar água e sal. Não tem sentido beber mais. Mas aumentam o consumo pela crença e modismo de que todos temos que beber mais água porque melhora a saúde. Veja que barbaridade", disse Rufilanchas.

"Os cientistas espanhóis e americanos usaram como exemplo a maratona de Boston de 2002 para confirmar o perigo do excesso de ingestão de água.

"Segundo o estudo, 488 atletas foram submetidos a um exame de sangue antes e depois da corrida. Dos que fizeram o teste e chegaram à meta à beira de um desmaio, cerca de 65% tinha baixo nível de sódio por ter bebido água demais.

"Médicos e cientistas, entretanto, ressaltam que água na medida certa é positiva. A falta de hidratação afeta o metabolismo. No caso de idosos, a porcentagem corporal cai até os 50% do peso e é responsável por problemas gastrointestinais, cardiovasculares, renais, ósseos, hematológicos e endocrinológicos."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u55603.shtml

 

"O médico nutrólogo, dr. Maximo Asinelli esclareceu que, apesar de o pouco consumo de água fazer muito mal, beber água demais também pode ser um problema. "Devemos tomar em média de 2 a 3 litros/dia, mas não adianta tomar tudo de uma vez só! Tem que ser aos poucos.

"De acordo com o nutrólogo, a cor da urina é o melhor indicador se a pessoa está tomando água na medida certa. "Se estiver branca e transparente, a pessoa está bebendo líquidos demais. Se estiver amarelo palha bem claro e com pouco odor, está com boa ingestão. Se estiver escura e de cheiro forte, está faltando líquidos", explicou.

"O dr. Asinelli comentou ainda que o consumo de águas saborizadas não é indicado para substituir a água "natural". "As águas saborizadas são ricas em sais e tem ácido fosfórico que pode inibir a absorção de minerais e causar gastrites. Lembre-se que elas são como refrigerantes, portanto não exagere no seu uso", alertou.

"Para aqueles que não gostam de beber água ao longo do dia, o nutrólogo orienta que as melhores opções para se hidratar são chás, sucos diluídos em água e sem açúcar..."

Fonte: http://www.noticiasparana.com.br/index.php?Secao=Noticia.Mostra&news=4521

 

  1. Quinta: Água como terapia

Há tratamentos simples com água, dos quais podemos nos beneficiar. Por exemplo, entre os italianos de nossa região (sul) há um costume interessante para relaxar no final de um dia quente, e ainda reunir a família em momentos agradáveis. Eles possuem uma bacia grande, colocam água fria e sentam ao redor com os pés na água, mexem um pouco, e ficam ali conversando por algum tempo, uns 20 a 30 minutos. Já experimentei, e se sente um descanso em todo o corpo, além de reunir a família de forma próxima.

Encontramos umas instruções bem simples e interessantes sobre hidroterapia que pode ser feita em casa. Inserimos para que todos possam se beneficiar. Aliás, sobre usos da água para a nossa saúde há muitas publicações boas, em livros e revistas confiáveis. Muitos desses métodos são bem fáceis de se usar, e às vezes, de baixo custo.

Tratamentos com hidroterapia simples caseira, técnicas:

"Se os seus pés ou as suas pernas estiverem inchados, coloque-os em uma bacia ou balde com água em temperatura ambiente e acrescente cubos de gelo aos poucos. À medida que a temperatura da água for caindo, movimente os pés e as pernas devagar, como se estivesse brincando com a água. Quando sentir mais conforto, retire as pernas da água e massageie tanto as pernas como os pés com um creme nutritivo ou tonificante.

"Se você estiver precisando relaxar as tensões das mãos ou dos pés, coloque-os em uma infusão morna de cascas de laranja, bergamota ou limão, até a água ficar na temperatura ambiente.

"Tome um banho quase frio, seque os pés e as mãos suavemente e tonifique a pele com uma loção neutra.

"Para eliminar toxinas e impurezas da pele, encha de vapor o banheiro deixando correr a água bem quente. Quando a umidade do ambiente estiver bem alta, sente-se durante 20 minutos em um banco, inspire e expire profundamente de olhos fechados, imaginando situações agradáveis.

"Tome um banho que começará morno e deverá ir ficando frio aos poucos, enquanto massageia o corpo todo com uma bucha ou luva vegetal.

"Mantenha sempre uma janela entreaberta para permitir a circulação do ar no banheiro.

"Se você tem banheira de hidromassagem, acrescente sais marinhos ou de algas à água para ajudar no relaxamento que a massagem do jato de água oferece.

"Se você quer relaxar o corpo e a mente depois de um dia estressante, tome um banho de banheira de no máximo 20 minutos, com água a menos de 38ºC. Você pode acrescentar à água espuma, ervas ou sais, além de reduzir a luz ambiente.

"Se a banheira for de hidromassagem, programe a saída dos jatos, alternando água fria e quente, para ativar a circulação do sangue, descongestionar as vias respiratórias e tonificar os músculos.

"Importante:

"Faça algum destes tratamentos de hidroterapia caseira pelo menos uma vez por semana. Além da hidroterapia, uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares ajudam a lidar melhor com o estresse do dia a dia."

Fonte: http://wiki.bemsimples.com/display/beleza/Relaxe+com+tratamentos+de+hidroterapia

 

  1. Aplicação do estudo Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:

Esta semana tivemos a oportunidade de estudar algo bem prático, que merece produzir mudanças em nossa vida. Veja bem, são mudanças bem simples, bem boas para se iniciar um processo de transformação, em quem isso ainda está por se realizar. Não pode deixar de aproveitar experimentar as mudanças de santificação em sua vida, se já foi batizado, mas ainda não experimentou o batismo do ESPÍRITO SANTO. A hora é agora, ou talvez fique tarde. Tem que iniciar a transformação em sua vida antes do decreto dominical, pois depois dele, como adventista, vai ter que participar do Alto Clamor, e para isso, deve preparar-se em tempo, antes desse decreto.

Fazer o melhor uso da água, como estudamos nessa semana, é uma boa e fácil maneira de dar início a mudanças. Pode começar por não mais beber líquidos à mesa, nem logo depois, e deixar dos refrigerantes que contém açúcar e gás. Saiba que durante a perseguição final não receberemos esses produtos industrializados (nem o mundo os terá, pois terá sangue para beber), mas sim, água pura, e pão do Céu (e não batata frita, chips, ou salgadinhos). Em lugar da bebida prejudicial, melhor é a pura água, os sucos de frutas e os chás. Isso não quer dizer que, vez por outra, para não escandalizar os mais fracos, não vá beber um pouco de refrigerante. Mesmo esse, sendo o caso, "beba com moderação", e bebidas alcoólicas, ou as que contém drogas (as cocas, por exemplo), não beba, jamais. Você é o templo do ESPÍRITO SANTO, e Ele é DEUS, que quer recriar a tua vida. Imagina só isso!

Veja só como a irmã White dava festas em sua casa. "Algumas vezes demos pequenas festas, e tomamos o cuidado de que tudo que íamos preparar para a mesa fosse apetecível e bom. Na estação das frutas utilizamos amoras, morangos e framboesas recém-apanhados. Fizemos da mesa uma lição objetiva que mostrava aos presentes que nosso regime alimentar, embora em harmonia com os princípios da reforma de saúde, estava longe de ser um regime pobre" (Beneficência  Social, 285).

Para concluir, veja só essa pérola de Ellen G. White, sobre a reforma da saúde, bem para os nossos dias. "A reforma de saúde, foi-me mostrado, é parte da terceira mensagem angélica, e está com ela tão intimamente relacionada como está o braço e a mão com o corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos fazer um movimento de progresso nesta grande obra. Pastores e povo precisam agir em harmonia. O povo de Deus não está preparado para o alto clamor da terceira mensagem angélica. Eles têm uma obra a fazer por si mesmos, e que não podem deixar para que Deus a faça por eles. Ele deixou esta obra para que eles a façam. É uma obra individual; uma obra que não pode ser deixada para outro. "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." II Cor: 7:1. A glutonaria é o pecado prevalecente neste século. O lascivo apetite torna homens e mulheres escravos, obscurecendo-lhes o intelecto e diminuindo-lhes a sensibilidade moral a tal ponto que as sagradas e elevadas verdades da Palavra de Deus não são apreciadas. As inclinações inferiores têm dominado homens e mulheres. (Conselhos sobre o regime alimentar, 32)

 

 

escrito entre: 11/03 a 17/03/2010

revisado em  17/03/2010

Corrigido por: Jair R. Bezerra

 

Declaração do professor Sikberto R. Marks

O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.

 

FONTE: http://www.cristovoltara.com.br/