sábado, 17 de abril de 2010

Lição 02 - O poder da escolha - Comentários de Gilson Nery

Lição 02. Segundo trimestre. 03 a 10 / 04 / 2010

Comentários de Gilson Nery

Esc. Sabatina.

O poder da escolha

 "...Operai a vossa salvação com temor e tremor, "porque" Deus é O que opera "em" vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade." Fil. 2:12, últ. parte e o verso 13; note este mesmo texto na trad. da Bíblia Viva: "...Vocês devem ser ainda mais cuidadosos em fazer as coisas boas que resultam do fato de sermos salvos, obedecendo a Deus com profunda reverencia  e retrocedendo diante de tudo quanto possa desagrada-Lo; porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer." Note o seguinte: O poder da escolha antes da história do pecado, é uma coisa, e o poder da escolha, depois da história do pecado, é outro coisa; Adão e Eva antes do pecado não precisavam lutar ou se esforçarem para escolher fazer a vontade de Deus, ou lutarem contra a tentação, seja ela interna ou externa, aliais, não eram portadores de natureza pecaminosa, não é o caso, em se tratando destes personagens e de seus descendentes, depois do pecado, eles se tornaram escravos do pecado e possuidores de uma natureza pecaminosa; ora, um escravo não tem o poder da escolha, embora ele deseje possuir este poder. "O homem é salvo por Cristo da condenação da lei para ser livre para escolher permanecer salvo, ou se quiser, voltar para a escravidão do pecado onde não tinha liberdade e o poder de decisão por ser um escravo. O homem não é salvo por ter escolhido ser salvo, mas é salvo para escolher permanecer salvo ou não. Ser salvo é ser livre para exercer o poder de decisão e livre arbítrio em toda a sua plenitude. Está perdido é ser escravo não tendo assim o poder de decisão e não podendo exercer, em toda a sua plenitude, o seu livre arbítrio, isso porque o escravo não tem o poder de decisão, o escravo é um escravo e o homem escravo é salvo para sair da situação de escravo, são de Cristo as Palavras: "Se o Filho vos libertar "verdadeiramente" sereis livres." João 8:36. Quando Deus determinou salvar o homem, ele não tinha fé, não cria em Cristo, não estava arrependido e não tinha escolhido ser salvo, ele nem ao menos existia pois isto aconteceu no passado eterno muito antes da fundação do mundo. Ef. 1:3-5; Rom. 16:25-26. Onde estava o homem naquele tempo para escolher ser salvo? E, depois de ser criado, depois que se tornou escravo do pecado, ao escolher ser escravo, esperou Deus que ele escolhesse ser salvo para em seguida ir salvá-lo? A resposta, também, é NÃO, Deus o buscou e o salvou colocando-o em condições de escolher continuar salvo. Adão não escolheu se salvar depois que se tornou escravo do pecado, pelo contrário, ele escolheu fugir da Salvação e escondeu-se do seu Salvador . Gen. 3:8. É partindo deste contexto que não existe absolutamente, nenhum mérito humano para salvação, quer esteja ele arrependido, convertido ou santificado, suas obras sempre serão obras resultantes de uma grande salvação operante em sua vida e nunca obras da lei para justificação ou salvação eterna." Apostila Salvação Agora, de autoria de Gilson Nery.  Pág. 13 1 14.

O quadro que a Bíblia apresenta, nesta questão, é Deste Deus Maravilhoso e Amoroso. Operando em nós ajudando-nos em nossas decisões de escolherem crer, fortalecendo as nossas faculdades da alma para que possamos optar por querer a Sua salvação, e, assim, se quisermos, depois de ajudados, continuar sendo operados por Ele aceitando a Sua soberania sobre nós e sermos finalmente salvos para o Seu Reino da Glória; é partindo deste contexto que entendo o verdadeiro sentido de Fil. 2:12-13.

A "vantagem" que Adão e Eva, não tiveram, depois do pecado, e que nós temos.

Adão e Eva não tiveram, antes e durante a tentação, uma superabundância de Graça, segundo Rom. 5:20, que afirma que onde o pecado abundou, superabundou a Graça, eles, como nós, foram, depois do seu gigantesco e imenso pecado, beneficiados e salvos por esta superabundância de Graça, não antes nem durante a tentação, e, assim sendo, não existiu e nem existe desculpas justas para o pecador, nenhuma desvantagem existe para nós e, nenhuma desvantagem para eles que os justificassem em seu pecado; eu disse vantagem que eles não tiveram apenas no sentido de compensação, eles não tiveram a superabundância de Graça, mas, por outro lado, não possuíam uma natureza pecaminosa e assim sendo, não precisavam, como nós, lutar ou se esforçar para vencerem a tentação e, isso também pesa na balança contra eles, só podiam serem tentados nas adjacências da arvore proibida, em nenhum outro lugar mais e, nós, podemos ser tentados a pecar em qualquer lugar sem exceção, claro, com menos ou mais intensidades dependendo do lugar.

Verso para memorizar: Note a palavra: "firmemente," deste texto; firme decisão, diz a Bíblia Ecumênica Brasileira ( TEB ), e, isso significa decisão de coração inteiro e intrepidez sem vestígios de vacilação, é uma atitude igual a dos companheiros deste profeta por ocasião da adoração da imagem de ouro do rei Nabucodonozor, quando decidiram com intrepidez e sem vacilar, entre obedecer a Deus ou ao rei pagão mesmo com risco de virarem "churrasco" queimados e torrados na grande fornalha infernal deste rei. Dan. 3:16-18, na tradução dos Monges Beneditinos, da Editora Ave Maria. Este é o teor legitimo do testemunho público das testemunhas preciosas que Deus precisa como Suas testemunhas no contexto do grande conflito dos séculos entre o bem e o mal, particularmente e especialmente agora a partir do inicio do juízo investigativo que se iniciou à 166 anos, em 1844, segundo Dan. 8:13-14 e Apc. 11:15-18; 14:6-7.;  estas espécies de testemunhas são as que Deus vai precisar para atravessarem o tempo de angustia final e que estarão inabaláveis e imbatíveis diante de Deus sem o Intercessor Jesus Cristo; que nós estejamos entre estes heróis da fé. Amém!

Parte de domingo. A realidade da liberdade.

Não escolhemos nascer, mas, ao nascer podemos escolher nascer de novo no reino da Graça para sermos recebidos no reino da Glória.

Perg. 01 – Note o seguinte: Se Adão, Eva e os anjos, não possuíssem liberdade e oportunidade para optar entre servir a Deus ou não servi-Lo, neste caso eles não teriam sido criados perfeitos.

O cardápio de Adão e Eva se compunha de toda árvore frutífera do Jardim do Edem; alguém disse que se eles tivessem continuado no Jardim comendo das espécies de alimentos ali postos por Deus até hoje, ainda não teriam conseguido comer de todas as espécies de frutos e frutas ali existentes, e foram experimentar, "desgraçadamente," o único fruto e fruta proibido, e tudo começou com os primeiros passos de Eva ( a primeira feminista da história ), para longe de Adão e para perto do único lugar onde podia ser tentada, ou seja, as adjacências  da árvore proibida. Queridas e insubstituíveis "Evas," não abandonem os seus postos de mulher, vocês são insubstituíveis como mulheres, até mesmo o paraíso Edenico, era um lugar inóspito sem vocês! Gen. 2:18; sejam mulheres por dentro e por fora, na maneira de falar, na forma de vestir, nos trejeitos de se mover e nos lugares por onde andam; não sigam o exemplo de Eva, não sejam feministas, mas sim, femininas, este é o segredo do poder feminino, é com este poder que vocês perfumam o mundo, movem e balançam o coração dos homens. 

Nota da pergunta 01 – A situação era outra, mas onde o pecado abundou, superabundou a Graça. Rom. 5:20.

Perg. 02 – As nossas escolhas e a nossa permanência naquilo que escolhemos, podem determinar o nosso destino, daí a importância de fazermos escolhas acertadas e que tenham a aprovação divina.

Parte de segunda feira. Conseqüências: culpa e medo.

Perg. 03:

A palavra seria: Pavor, medo ou ainda, desespero; a palavra nu designa sensação de desamparo, e, a designação "nu," é referente, também, a ausência da Glória de Deus que era as suas vestimentas antes do pecado, eles se sentiram nas trevas sem esta Glória.

02 – Tentaram solucionar o seu problema tentando transferir a sua culpa um para o outro e para Deus, mas Deus mostrou-lhes que eles eram os culpados e mostrou-lhes a verdadeira solução para o caso deles tirando-lhes as suas precárias vestes de folhas e vestindo-os com vestes de peles confeccionadas por Suas próprias mãos. Imaginem a emoção que eles sentiram ao serem vestidos por uma vestimenta produzida pelas própria mãos de Deus!

Parte de terça feira. Escolhas: boas e más.

Perg. 04 – Note que Abraão era o Amigo de Deus ( Isa. 41:8 ) e o pai da fé de todos nós (Rom. 4:16) e, como nós, tinha, também, as suas fraquezas e fracassos, mas esquecendo-se das coisas que atrás iam ficando, prosseguia para a frente e para o alto e, foi incluído na galeria dos heróis da fé e candidato ao Reino da Glória. Pode ser que tenhamos que colher as conseqüências dos nossos erros e escolhas erradas, mas lembremo-nos que Deus estará conosco dando-nos a Sua Graça para suportarmos estas conseqüências. Amém!

Perg. 05 – Esconder a Palavra de Deus no coração significa assimilar o espírito de vida existente nesta Palavra através da oração e meditação e em conectando a nossa mente com a mente do Espírito Santo O Qual intercederá por nós junto a Jesus Cristo e Este, junto a Deus o Pai Celestial.

Parte de quarta feira. Escolha e próxima geração.

Perg. 06 – Uma má herança genética pode se estender até a terceira e a quarta geração e parar por ai, se a próxima geração mudar radicalmente o seu estilo de vida em todos os seus aspectos, e, ao fazê-lo, estará beneficiando até mil gerações herdeiras desta mudança; este deverá ser o sentido verdadeiro das palavras de Deus em Exd. 20:5-6. Considerando que ao construirmos aqui nesta vida, um caráter santo e que este será levado para a eternidade, podemos assim entender, no caso, em um sentido literal, como as Palavras de Deus em Exd. 20:6, poderão se cumprir no que diz respeito o até mil gerações de beneficiados geneticamente; mil gerações adentram a eternidade.

Parte de quinta feira. Escolha e acaso.

Ninguém, absolutamente ninguém, escolheu nascer, mas todos uma vez nascidos, terão a oportunidade para escolher nascer de novo para o Reino de Deus, e, tem, também, a opção de não aceitarem serem incluídos entre os que optaram nascer de novo e permanecerem apenas entre os que viverão nesta vida e não na vida futura, e, nisto vemos o amor e o respeito que Deus tem pelo livre arbítrio dos Seus seres criados, Ele quer a todos em Seu Reino por isso permite que nasçam, mesmo não tendo escolha, nascem para que possam escolher nascerem de novo e vivam eternamente.

Perg. 07 – É sumamente importante lembrar que o Deus que julgará e julga o ser humano, é o Deus Unigênito que Se fez Carne e permanece humano para toda a eternidade, somente Ele nos julgará porque é Filho do Homem ( João 5:22,27 ) e, devíamos está felizes por isso por termos um Juiz que é também nosso Advogado Humano, que passou, na pratica, por nossa experiência aqui em nosso planeta; quando Jesus disse que até mesmo os cabelos da nossa cabeça estão todos contados ( Mt. 10:30 ), quis dizer que Ele, como nosso Advogado e Juiz, em Seu julgamento, considerará todos os mínimos detalhes circunstanciais da nossa vida, e isso, desde a nossa gestação lugares onde nascemos ( Sl. 87:5 e 6 ), e, também, onde passamos a nossa vida; nenhum "fio" de cabelo da nossa vida," será desconsiderado por Ele.

Mt. 7:1,2. Quando alguém, ou instituição, tem a pretensão de julgar o ser humano espiritualmente falando e no que diz respeito a salvação eterna, este alguém ou instituição, está se colocando em uma posição mais alta do que a posição de Deus, o Pai Celestial e usurpando a cadeira de Juiz do Senhor Jesus Cristo, são estas pessoas, segundo disse Jesus, ladrões e salteadores. João 10:1.

Nota de perg. 07 – A boa nova, a boa nova melhor do que boa, excelente e excelentíssima é que: "Onde o pecado abundou, superabundou a Graça." Rom. 5:20. Se a sua vida é uma abundância de pecados, saiba que uma avalanche de Graça espera por você, dê um "grito" de socorro e será provocada esta avalanche sobre você que o cobrirá totalmente com esta Graça. Amém!

Que a Graça de Cristo esteja sempre nos envolvendo por dentro e por fora como uma atmosfera pessoal, para que tenhamos sempre o poder da escolha para a vida eterna. Amém!

Por Gilson Nery B. Costa. Espírito Santo do Pinhal

E-mailgilnery@uol.com.br Tel(19)3651-1987

Estado de S. Paulo.Brasil

 Classe Universitários

www.oestadio.com/escola.shtml

FONTE: http://www.oestadio.com/escola_GNcoment2_2T.htm